sábado, 2 de dezembro de 2017

SOBRE O CREDO - “Subiu ao céu e está à direita de Deus Pai, Todo-Poderoso, De onde há de vir a julgar os vivos e os mortos.”


Pregado em 6 de novembro de 2016
                                   Credo Apostólico - Sermão 12


Resultado de imagem para volta de Jesus


                            SOBRE A VOLTA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

2Pedro 3.9-13 - 9 Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento.10 Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas.11 Visto que todas essas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade,12 esperando e apressando a vinda do Dia de Deus, por causa do qual os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão.13 Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça.
 A nossa vida deve ser vivida segundo a esperança futura da Segunda vinda de Cristo.

O tema do fim traz muitas curiosidades e especulações. Um dos personagens mais importantes é a besta. A besta é na verdade o personagem principal quando este assunto é tratado.
O Apocalipse foi deturpado por conta de uma doutrina chamada de Dispensacionalismo. Esta interpretação do Apocalipse apareceu a partir de 1830 na Inglaterra.
Existe muita confusão a respeito da Vinda de Cristo. Nesta doutrina, a Segunda Vinda foi divida em pelo menos mais duas vindas. Antes, durante e depois da Tribulação.
Isto é bem ilustrado nos livros e filmes da série Deixados para Trás.
Esta visão gerou muitas distorções, no comportamento dos cristãos. Paixão por Israel, ódio ao mundo, ódio à cultura, ódio aos muçulmanos, ódio às outras religiões. Falta de amor ao mundo, digo às pessoas.  Vida de isolamento, sentimento de superioridade. Falsa ideia de santificação e santidade. Equívocos sobre o que é estar preparados para a Vinda de Jesus.
Tornaram a “preparação” para a vinda de Jesus, mais importante do que crer na morte de Jesus, na obra de Cristo na cruz.
 
É muito importante fazermos algumas observações sobre este texto.
1 – A ESPERANÇA DA VINDA DE JESUS PRECISA SER ENTENDIDA À LUZ DA LONGANIMIDADE DE DEUS. V.9
Por isso, precisamos esperar a Vinda de Jesus precisa ser aguardada pelo cristão, mas ao mesmo tempo desejar mais a salvação dos perdidos. A esperança da vinda de Jesus, não deve ser uma vida pra si mesmo, como alguém se guarda ou como alguém que aguarda se guardando. O texto diz que a vinda de Jesus não é demorada, mas Deus em sua longanimidade está levando pessoas á salvação, enquanto nós aguardamos.
2 – A ESPERANÇA DA VINDA DE JESUS SERÁ O FIM DO SISTEMA CAIDO, ATINGIDO PELO PECADO. V.10
A Vinda do Senhor transformará este mundo caído num mundo novo. Este sistema de coisas, pecaminoso, iníquo terá fim. A Vinda de nosso senhor não apenas trará a transformação de nosso corpo, mas tornará todo o universo em um universo que resplandeça plenamente a glória de Deus.
3 – A ESPERANÇA DA VINDA DE JESUS, DEVE SER VIVIDA EM SANTIDADE E FIDELIDADE NO MUNDO. VS 11, 14
Enquanto aguardamos a vinda de Jesus necessariamente, deve nos levar à vida de santidade. Uma vida que demonstra que somos o povo de Deus. O povo de um novo sistema. Nossa missão é viver desta forma, neste mundo. Nossa cultura, nossa mentalidade, nosso estilo de vida deve ser de acordo com o mundo que aguardamos.
4 – A ESPERANÇA DA VINDA DE JESUS TRARÁ A CONSUMAÇÃO DA SALVAÇÃO PARA OS FILHOS DE DEUS. Vs 12-13
O Credo Apostólico diz que ele virá para julgar vivos e mortos e este julgamento será para os salvos de acordo com a justiça de Cristo aplicada aos seus na Cruz. Aqueles que não estão justificados em Cristo, serão julgados segundo a justiça de Deus.
As implicações disso tudo à deste texto:
Porque eu sei que Jesus vai voltar eu vou valorizar a vida.
Deus não nos criou para somente ir para o céu. Tem gente que vive pensando assim: Quando eu for para o céu...” Não, Deus te criou para ter comunhão com ele. Ser humano, é ser à imagem de Deus. Ser humano é uma coisa boa. Se a nossa única missão fosse ir para o céu – então – a melhor coisa era – se converter e morrer. Se converteu, Deus mataria, antes de se desconverter.  Deus nos levou à Cristo, para levar Cristo á outros. Viver intensamente nosso evangelho no mundo. Este é o sentido da vida e da conversão.
Porque eu sei que Jesus vai voltar eu vou dedicar minha vida ao Senhor e ao Evangelho.
É disso que fala o verso 11 – viver de modo santo. Eu preciso me preparar vivendo uma vida de dedicação ao Senhor.
Porque eu sei que Jesus vai voltar eu vou começar a viver aqui o que Deus me promete para a eternidade.
É isso que fala o verso 12 – esperar e apressar a vinda do Dia de Deus. É começar a viver aqui, a vida que me está prometida para a eternidade. A verdadeira adoração é o estilo de vida agradável a Deus. Não é liturgia. Não é celebração. Não são gestos. Não são ritos ou rituais – mas atitudes na vida e de vida. Fazendo a prioridade da vida o anuncio do Evangelho.
Porque eu sei que Jesus vai voltar onde a justiça vai ser manifestada eu vou promover a justiça neste mundo. A justiça de Deus revelada no Evangelho. A pregação do Evangelho ao mundo, é o principal modo de apressarmos a vinda do Senhor. A igreja se prepara, anunciando o Evangelho ao mundo.

Nenhum comentário:

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...