terça-feira, 19 de dezembro de 2017

O que acontece depois da morte. Breve Catecismo de Westminster - Pergunta 37 -

Pregado em  08 de outubro de 2017 - na Capela Missional /Porto
Alegre

 O QUE ACONTECE COM OS FIÉIS QUE MORREM


 



PERGUNTA 37. Quais são as bênçãos que os fiéis recebem de Cristo na hora da morte?
R. As almas dos fiéis na hora da morte são aperfeiçoadas em santidade, e imediatamente entram na glória; e os corpos que continuam unidos a Cristo, descansam na sepultura até a ressurreição.
Ap 14.13 - Então, ouvi uma voz do céu, dizendo: Escreve: Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem das suas fadigas, pois as suas obras os acompanham.
At 7.55, 59 - Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, fitou os olhos no céu e viu a glória de Deus e Jesus, que estava à sua direita, 59 E apedrejavam Estêvão, que invocava e dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito!
 1Ts 4.14 - Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem.
 Jo 5.28-29 - Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão: 29 os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.
Jo  14.2-3 - Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. 3 E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.
Hb 12.22-23 -  Mas tendes chegado ao monte Sião e à cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial, e a incontáveis hostes de anjos, e à universal assembleia 23 e igreja dos primogênitos arrolados nos céus, e a Deus, o Juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados,

Texto
Lucas 23. 39 -  Um dos malfeitores crucificados blasfemava contra ele, dizendo: Não és tu o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós também.
40 Respondendo-lhe, porém, o outro, repreendeu-o, dizendo: Nem ao menos temes a Deus, estando sob  igual sentença?
41 Nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o castigo que os nossos atos merecem; mas este nenhum mal fez.
42 E acrescentou: Jesus,  lembra-te de mim quando vieres no teu reino.
43 Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.

O cristão ao morrer é imediatamente conduzido à glória eterna onde viverá para sempre com Deus.
O que acontece quando um cristão morre? Ele fica deixa de existir? Ele fica dormindo até a Volta de Jesus? Ele vai para um local chamado purgatório onde vai se purificar para entrar na glória? Ele vai pra um lugar intermediário descansar até o dia de ressuscitar?
Algumas pessoas pensam que um cristão quando morre fica dormindo até Jesus voltar quando acontecer a ressurreição, ou até o Juízo final. Eles acham que a pessoa fica inconscientes, sem saber nada, como que se deixassem de existir temporariamente.
Alguns acham que existe o purgatório aonde o cristão iria para purgar, se purificar antes de entrar na glória
Outros acham que eles vão para um estado intermediário  – o paraíso ou Seio de Abraão – que seria um lugar perto do céu, mas que ainda não seria o céu onde Deus está. Elas ficariam do lado de fora esperando a hora de entrar. Elas só entrariam, também na volta de Jesus.
Jesus disse para o ladrão na cruz – “hoje mesmo estarás no paraíso”.
Estevão quando morreu disse: Senhor Jesus, recebe o meu espírito!
Jesus contou sobre o um rico e um home chamado Lázaro que haviam morrido e o que aconteceu com os dois. Lucas 16.19-26
Lucas 16. 19 Ora, havia certo homem rico que se vestia de púrpura e de linho finíssimo e que, todos os dias, se regalava esplendidamente.
20 Havia também certo mendigo, chamado Lázaro, coberto de chagas, que jazia à porta daquele;
21 e desejava alimentar-se das migalhas que caíam da mesa do rico; e até os cães vinham lamber-lhe as úlceras.
22 Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico e foi sepultado.
23 No inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio.
24 Então, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim! E manda a Lázaro que molhe em água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.
25 Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro igualmente, os males; agora, porém, aqui, ele está consolado; tu, em tormentos.
26 E, além de tudo, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que querem passar daqui para vós outros não podem, nem os de lá passar para nós.”

O ladrão na cruz, por todos os indícios que podemos observar e pressupor, realmente era um salvo. Ele recebeu sua salvação e a  vida eterna. Ele recebeu todas as bênçãos da salvação.
Ele estava prestes a morrer e recebeu a mais gloriosa promessa que alguém já recebeu: “hoje mesmo estarás no paraíso.”
O que podemos destacar e concluir sobre o que Jesus disse ao ladrão ao receber a promessa de Jesus e o  que devemos crer sobre isso?  Temos que ter em mente a frase dita por Jesus: Hoje mesmo estarás no Paraíso.

I – O CRISTÃO NÃO FICA DORMINDO OU INSCONSCIENTE.
Tanto o ladrão na cruz, como o Lázaro quando morreram não ficaram sem consciência, dormindo – mas morreram e foram para um lugar onde permaneceram conscientes. Eles não ficaram sem saber nada. O cristão quando morre não fica dormindo para acordar somente na volta de Jesus. No caso do ladrão na cruz, Jesus disse que naquele mesmo dia ele entraria no paraíso. Lázaro morreu e foi para o Seio de Abraão. Os dois lugares são o mesmo. É a presença de Deus. Como sabemos que o Paraíso é o Céu? Veja  Ap 2.7 – “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus.”
Outro fato é que quando a Bíblia diz que quem morre dorme, está dizendo que o corpo está dormindo, aguardando a ressurreição.

II  – O CRISTÃO NÃO VAI PARA O PURGATÓRIO – UM LUGAR DE ESPERA ONDE FICA SENDO PURIFICADO ANTES DE ENTRAR NA GLÓRIA.
Os católicos acreditam que o cristão morre e fica do lado de fora do céu, onde fica sendo purificado dos pecados. Somente quando estiver bem limpo e purificado é que ele entrará no céu. Isso não é assim, pois quem nos purifica dos pecados é Jesus. Pra isso existe a adoção de filhos. A justificação pela fé, onde somos aceitos por Deus e a santificação onde somos purificados.
Veja que Jesus diz de Lázaro que eles está “sendo consolado.”
Jesus diz ao ladrão, hoje mesmo estarás comigo no paraíso.
O Apóstolo Paulo diz que se morresse estaria “com o Senhor.”

III – O CRISTÃO NÃO FICA DO LADO DE FORA ESPERANDO ENTRAR NO CÉU.
O cristão quando morre,  também não fica num lugar de espera, aguardando a volta de Jesus e a ressurreição. Alguns pensam que o cristão quando morre fica num lugar como uma sala cheia de outros cristãos, esperando a hora de entrar na glória, na presença de Deus.
O paraíso ou seio de Abraão não são lugares distintos, separados, diferentes  do céu, onde Deus está com toda a sua glória.  O paraíso é o destino do cristão quando morre. O paraíso é a presença de Deus. O paraíso é o lugar do trono de Deus. É este o lugar para onde o cristão vai. Ele descansa de tudo o que passou neste mundo.  Por isso Paulo confessa ter “o desejo de partir e estar com Cristo, o que é muito melhor” (Fp 1.23b). Não era por menos, pois nas palavras do apóstolo, é preferível “deixar este corpo e habitar com o Senhor”  (2 Co5.8). Não diz que deixamos esse corpo para habitar com Abraão, ou para descansarmos em algum tipo de sala de espera do céu. Ao deixarmos este corpo, somos conduzidos à presença do Senhor para habitarmos com Ele para sempre.

IV – O CRISTÃO QUANDO MORRE É IMEDIANTAMENTE GLORIFICADO.
Os crente quando partem deste mundo, fica livre de todo o sofrimento. Lázaro estava consolado, pois estava com Cristo na glória. Também há a libertação do pecado. Quem morre e vai pra glória deixa de ser um pecador. Os crentes quando morrem são admitidos na glória do Pai celeste, onde nada que é impuro pode entrar. O cristão é imediatamente glorificado quando morre. Ele vai direto desfrutar a vida eterna em plenitude.
Hb 12.22-23.  Mas tendes chegado ao monte Sião e à cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial, e a incontáveis hostes de anjos, e à universal assembleia 23 e igreja dos primogênitos arrolados nos céus, e a Deus, o Juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados,
No dia da ressurreição a única coisa que muda é que ele recebe um corpo glorificado, como Jesus.
Vejamos novamente o que diz o catecismo:
Quais são as bênçãos que os fiéis recebem de Cristo na hora da morte?
R. As almas dos fiéis na hora da morte são aperfeiçoadas em santidade, e imediatamente entram na glória; e os corpos que continuam unidos a Cristo, descansam na sepultura até a ressurreição.
Aplicações
1 – A vida do cristão é a vida eterna – quando sua luz se apaga aqui, imediatamente brilha na glória.
2 – Os cristãos em sua morte imediatamente contemplam gloriosamente a Deus em sua glória.
3 – Os cristãos em sua morte contemplam a Cristo em seu estado glorificado.
4 – Os cristãos em sua morte tomam posse da herança que é o próprio Deus em sua gloriosa habitação.

Rogerio Nascimento  - https://www.facebook.com/pastorrogerionascimento
Capela Missional - https://www.facebook.com/Igrejacristadeconfissaoreformada/
 

Nenhum comentário:

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...