quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Breve Catecismo de Westminster - Da Pergunta 02 - A Palavra nos conduz a Deus

Pregado em 12 de março de 2017 - na Capela Missional




 
A PALAVRA DE DEUS NOS CONDUZ A DEUS E À PRATICA VERDADEIRA RELIGIÃO - Hebreus 1.1-2

PERGUNTA 2. Que regra deu Deus para nos dirigir na maneira de o glorificar e desfrutar dele?
R. A Palavra de Deus, que se acha nas Escrituras do Velho e do Novo Testamentos, é a única regra para nos dirigir na maneira de o glorificar e desfrutar dele.

Somente por meio da Palavra de Deus, aprendemos o que precisamos sobre Deus, como glorificar a ele nos satisfazer nele.

Deus é o originador da Revelação. É a fonte. Se ele não se revelasse, o ser humano não o poderia conhecer. Só conhecemos a Deus pelo que ele mesmo se deixa conhecer. Não podemos conhecê-lo mais do que ele mesmo se mostra. Isso significa que não há outra maneira de conhecer a Deus, a não ser pela sua Palavra. Qualquer experiência com Deus, deve ser averiguada, analisada e colocada dentro da Palavra de Deus. A Palavra de Deus é a própria maneira que  Deus se fez conhecer, de nos fazer conhecê-lo, conhecer sua vontade, nos apresentar a salvação, o salvador e nos conduzir no caminho da vida eterna. É maneira também de nos mostrar suas infinitas perfeições e toda a beleza do seu ser. Ao conhecer a Deus nos alegraremos nele. Não há como conhecê-lo verdadeiramente sem que este conhecimento nos leve ao encanto, à adoração e à felicidade nele. A Bíblia não os apresenta apenas uma religião, mas nos apresenta o próprio Deus. Deus se revelou à nós pela Palavra Revelada e por meio da Pessoa do Senhor Jesus. Jesus é a Palavra e a Palavra é sobre Jesus. Toda a Palavra é Deus nos mostrando a sua salvação. Toda a Bíblia é sobre o Evangelho da salvação - Lc 24.27, 44. 27 E, começando por Moisés, discorrendo por todos os Profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras.47 A seguir, Jesus lhes disse: São estas as palavras que eu vos falei, estando ainda convosco: importava se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos.
 As Escrituras são sobre Deus, sobre a obra de Cristo e sobre a salvação. Tudo o que precisamos saber sobre a salvação está nas Escrituras. Tudo o que precisamos saber como andar, viver, pensar, está nas Escrituras.

1 – NA PALAVRA DE DEUS, TEMOS A PERFEITA REVELAÇÃO DELE MESMO. O texto diz que “havendo Deus falado...” - ”nos últimos dias nos falou...” A Palavra de Deus é viva e a sua leitura nos levará à vida espiritual, à verdadeira espiritualidade e ao crescimento espiritual. Este crescimento espiritual não é algum tipo de superioridade espiritual, mas o conhecimento experimental da pessoa do Senhor Jesus. É um relacionamento pessoal e relacional com as pessoas da Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo. Somente podemos conhecer a Deus, conhecendo-o nas Escrituras. Ela é o ponto de partida para sabermos sobre Deus. Somente Deus pode revelar a ele mesmo e ele o faz através das Escrituras. Quem não busca a Deus por meio das Escrituras, jamais chegará a conhecê-lo.Tanto o Antigo como o Novo Testamento são importantes , são a Palavra de Deus e nos ensinam sobre Deus e sobre a verdadeira religião - 2Pe 3.2 - para que vos recordeis das palavras que, anteriormente, foram ditas pelos santos profetas, bem como do mandamento do Senhor e Salvador, ensinado pelos vossos apóstolos,

  2 – A PALAVRA DE DEUS, NOS MOSTRA COMO DEVEMOS CRER NELE E COMO DESFRUTARMOS DELE.
As Escrituras revelam a Deus e Deus se revela nas Escrituras e devemos crer no Deus que as Escrituras revelam e da forma como elas o revelam. Devemos crer em Deus como a sua palavra o revela. As Escrituras fornecem tudo o que precisamos para conhecer a Deus. Deus mesmo fornece nas Escrituras a perfeita revelação de si mesmo. É através da própria Palavra e por meio da obra de Cristo que podemos crer em Deus. Somente pela palavra conhecemos o Deus verdadeiro da forma verdadeira.

3 – A PALAVRA DE DEUS, NOS MOSTRA A MANEIRA QUE DEUS QUER QUE VIVAMOS NOSSA VIDA.
Como somos criados por Ele, ele tem o direito sobre nossa vida. Ele é o criador, portanto, Ele é o Senhor. Deus, por meio da Palavra, quer nos ensinar como é o estilo de vida que ele planejou para cada um de nós. É por meio da Palavra que aprendemos sobre a vida. É por meio da Palavra que aprendemos sobre o que é bom. Sobre o que é correto. Sobre tudo o que faz bem. 2Tm 3.15-17. e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus.16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,

17 a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.
Nenhum outro sistema de ensino que existe no mundo leva à conhecimento de Deus, ao caminho da vida, ao caminho da santidade, da pureza e à verdadeira forma de adorar a Deus. Quem não ouve a Palavra, quem não quiser ouvir a Palavra, não conhecerá a verdade. Lc 16.29-31- Respondeu Abraão: Eles têm Moisés e os Profetas; ouçam-nos.30 Mas ele insistiu: Não, pai Abraão; se alguém dentre os mortos for ter com eles, arrepender-se-ão.31 Abraão, porém, lhe respondeu: Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco se deixarão persuadir, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos.

4 – A PALAVRA DE DEUS, É SUFICENTE PARA NOS ENSINAR TUDO O QUE PRECISAMOS PARA A PRÁTICA DA RELIGIÃO VERDADEIRA.
Ele nos falou pela Palavra. O texto diz “de muitas maneiras, pelos pais, pelos profetas e pelo filho.” Temos a Palavra e ela é tudo. Não precisamos de outros métodos, outras formas. Tudo está na Palavra. Tudo está na Bíblia. Não podemos misturar a Bíblia com outras descobertas religiosas. Não podemos inventar outro evangelho, nem seguir outro evangelho. Quem quiser aprender sobre Deus, precisar ir à sua Palavra. Conhecendo a Bíblia, conheceremos a Deus. Não se aparte da Palavra , não deixe a Palavra. Viva com ela, aprenda com ela. Gl 1.8-9. Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema.9 Assim, como já dissemos, e agora repito, se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema.

A Palavra de Deus foi escrita, porque de outra forma não conheceríamos as maravilhas do ser de Deus. Não saberíamos quem Deus é. Não conheceríamos a Jesus. Não seriamos salvos. Não saberíamos e não experimentaríamos a verdadeira satisfação, que é a felicidade de viver com Deus. João 15.10-11 - Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço.11 Tenho-vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo.
5 proposições sobre o tema:
1 – O Antigo e o Novo Testamento contém o Evangelho e são escritura para nossa instrução na verdade, no conhecimento de Deus na prática da verdadeira religião.
2 – Não há revelação que possa ser colocada como igual, substituta e muito menos acima das Escrituras. Nada pode ser acrescentado.
3 – Não se pode desprezar as Escrituras. Ela é a autoridade de Deus para o conhecimento de Deus e para a verdadeira religião.
4 – Não se pode distorcer a Escrituras. Ela diz o que diz, e somente nela mesma está a interpretação dela mesma com a ajuda do Espírito Santo.
5 – Não se deve usar as Escrituras para autojustificar ou para pecar. Ela é palavra de um Deus Santo.

4 Aplicações
1 – Ame a Palavra – leia com reverência, aprecie a palavra com a alma.
2 – Deixe-se exortar, corrigir e confrontar sua vida.
3 – Conforme sua vida, se molde à Escritura – deixe-se guiar pelas Escrituras.
4 – Lute pela verdade. Lute pela verdade. Lute pela sã doutrina.

 

 

Nenhum comentário:

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...