sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

O Quarto Mandamento - Segundo Sermão sobre o Dia do Senhor

Pregado em 17 de Dezembro de 2017 - Capela Missional/Porto Alegre
Sermões no Breve Catecismo de Westminster - Perguntas 57 a 60



PERGUNTA 57. Qual é o quarto mandamento?
R. O quarto mandamento é: Lembra-te do dia de Sábado, para o santificar. *Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra.
Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR. TEU Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou. Ex 20. 8- 11.

 

                 A DÁDIVA DO DIA DO SENHOR
 

O quarto mandamento é um presente de Deus para o ser humano e não um fardo imposto sobre ele.
 Os mandamentos nos indicam que nossa vida deve ser organizada, vivida e desenvolvida em torno dos mandamentos do Senhor.

O primeiro, o segundo e o terceiro mandamento, nos lembram que nosso culto deve ser exclusivo do Senhor. Do Deus Único e Verdadeiro, Criador dos Céus e da Terra. Do Deus das Escrituras. Do Deus bendito. Do Deus Verdadeiro que se revelou a nós nas Escrituras e por meio de seu Filho Jesus Cristo. O quarto mandamento, nos indica que a nossa vida, nosso tempo deve ser adequada e adequado de acordo com os mandamentos do Senhor. Nosso tempo deve ser estruturado, planejado, agendado, de acordo com este mandamento.
Veja que o texto nos indica três ações:
LEMBRAR - Lembra-te do dia de sábado - Lembrar – Não significa “recordar”, uma lembrança da mente, mas “lembrar de fazer”.
TRABALHAR - “Seis dias trabalharás” - Trabalhar  – Seis dias são para trabalho.  O dia de descanso tem sentido apenas quando considerado em relação ao trabalho que o precede. Seguindo o exemplo do próprio Senhor, o seu povo é chamado a uma vida de atividades no qual o trabalho tem o seu devido lugar.  O trabalho é um imperativo para os seis dias.
DESCANSAR - “Não farás nenhum trabalho” – Aqui está a importância do dia. O dia é do Senhor e não do povo. “Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, TEU Deus”
O sábado é uma “dádiva” por que o Senhor o faz por causa do ser humano (Mc 2.27).
Para o cristão, o quarto mandamento é “lembrado” no domingo. O nosso primeiro dia da semana é nosso “sétimo dia”.
Pra os israelitas era um dia sobretudo de descanso. Não havia o culto prático neste dia. Mas o próprio dia era o culto ao lembrar do Senhor o dia todo. Para os israelitas este dia era o sábado.
Se e memória do sábado para os israelitas era o fim da criação, com a Nova Aliança a memória para ser outra.
PERGUNTA 59. Qual dos sete dias designou Deus para esse descanso semanal?
R. Desde o princípio do mundo até à ressurreição de Cristo, Deus designou o sétimo dia da semana para o descanso semanal; e desde então o primeiro dia da semana para continuar sempre até ao fim do mundo, que é o Sábado cristão, ou Domingo.
 Gn 2.3 - E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de to-  Respondeu-lhes ele: Isto é o que disse o SENHOR: Amanhã é repouso, o santo sábado do SENHOR; o que quiserdes cozer no forno, cozei-o, e o que quiserdes cozer em água, cozei-o em água; e tudo o que sobrar separai, guardando para a manhã seguinte.
 At 20.7 - No primeiro dia da semana, estando nós reunidos com o fim de partir o pão, Paulo, que devia seguir viagem no dia imediato, exortava-os e prolongou o discurso até à meia-noite.
1Co 16.1-2 - Quanto à coleta para os santos, fazei vós também como ordenei às igrejas da Galácia. 2 No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte, em casa, conforme a sua prosperidade, e vá juntando, para que não façam coletas quando eu for.
Ap 1.10. Achei-me em espírito, no dia do Senhor, e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta,
Esta é a transição do sábado para o domingo. Do dia de descanso, para o dia de culto. Jesus ressurgiu no domingo e o Espírito Santo desceu também no domingo. Os cristãos então, passam a cultuar no domingo. Domingo passa a ser o dia do Senhor para os cristãos. Dia de culto ao ressuscitado. Dia do Senhor. A palavra domingo que dizer – “do Senhor.”
O que entendemos então;
I - O MANDAMENTO NOS LEMBRA QUE O DIA DO SENHOR É DELE E NÃO NOSSO.
“...é o sábado do SENHOR. TEU Deus..”
Ele é o criador dos dias, dos nosso dias.
Ele nos criou e criou os dias. Criou o tempo e nos deu como dádivas. Não usamos o tempo como ele planejou, não sabemos usar os dias que ele criou sabiamente. *Salmo 90.9-12 - 9 Pois todos os nossos dias se passam na tua ira; acabam-se os nossos anos como um breve pensamento. 10  Os dias da nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso, o melhor deles é canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente, e nós voamos.11 Quem conhece o poder da tua ira? E a tua cólera, segundo o temor que te é devido? 12 Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.
II - O QUARTO MANDAMENTO NOS PROPORCIONA UM TEMPO PARA SANTIFICAR.
“Lembra-te do dia de Sábado, para o santificar” V.8 – “SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou” V.11
O preguiçoso não santifica dia nenhum. Usa os dias para cultivar seu ócio, sua preguiça, seu não fazer nada. Deus não criou a semana para ser improdutiva. Quem não faz nada, não produz nada durante a semana, profana seus dias com sua preguiça improdutiva e inutilidade.
O viciado em trabalho não santifica dia nenhum. Usa os dias somente para trabalho, não usa tempo para descansar, meditar na Lei do Senhor, cultuar. Não usa tempo nenhum ou usa muito pouco do seu tempo para culto. Sem falar em sua família.
Aquele que só cultua o tempo todos não santifica dia nenhum. Usa seu tempo pensando que é isso que Deus quer. O seu culto não santifica dia nenhum, pois ele está perdido em um culto sem propósito. O tempo de descanso só tem sentido se for levando em conta de acordo com os tempo de trabalho que o precede.
Por isso, a sabedoria do dia de descanso e de culto.
 PERGUNTA 58. Que exige o quarto mandamento?
R. O quarto mandamento exige que consagremos a Deus os tempos determinados em sua Palavra, particularmente um dia inteiro em cada sete, para ser um dia de santo descanso a Ele dedicado.
III - O QUARTO MANDAMENTO NOS PRESENTEIA COM UM DIA ONDE CRIAMOS A EXPECTATIVA DO  CULTO AO SENHOR – “é o sábado do SENHOR . O SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou.”
 “Lembra-te do dia de Sábado, para o santificar...é o sábado do SENHOR teu Deus”.
O domingo é um dia santo separado para Deus. É o dia Senhor e não o nosso dia. Portanto, deve ser usado a seu modo e não conforme nós decidimos. Não devemos usar o domingo de acordo com nossa agenda, conforme nosso prazer. Nosso domingo deve ser planejado, de tal modo que o Senhor fique satisfeito.
Vale lembrar da frase dita a semana passada e sua aplicação - "Se teu jumento cair num buraco no dia do Senhor, tire-o de lá. Se o teu jumento cair no buraco sempre no dia do Senhor, tape o buraco.”
PERGUNTA 60. De que modo se deve santificar o Domingo?
R. Deve-se santificar o Domingo com um santo repouso por todo aquele dia, mesmo das ocupações e recreações temporais que são permitidas nos outros dias; empregando todo o tempo em exercícios públicos e particulares de adoração a Deus, Exceto o tempo preciso para as obras de pura necessidade e misericórdia.
Lv 23.3 -  Seis dias trabalhareis, mas o sétimo será o sábado do descanso solene, santa convocação; nenhuma obra fareis; é sábado do SENHOR em todas as vossas moradas.
Is 58.13-14 -   Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs,14 então, te deleitarás no SENHOR. Eu te farei cavalgar sobre os altos da terra e te sustentarei com a herança de Jacó, teu pai, porque a boca do SENHOR o disse.
No domingo, não devemos esquecer do culto ao Senhor.
Não devemos secularizar este dia.
O Senhor fica satisfeito com nosso domingo?
IV - O QUARTO MANDAMENTO NOS DÁ A DÁDIVA DE DESCANSAR E CULTUAR UM DIA – ENQUANTO ESPERAMOS O DESCANSO E O CULTO ETERNO.
“Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra.”
O sábado dos israelitas prefigurava o descanso da salvação que se cumpriria na Nova Aliança. Era um dia radical.
O descanso na Nova Aliança é o descanso da alma. Jesus é o nosso descanso, é o nosso sábado. Jesus é o nosso culto. Todo o sistema de culto e rituais da Antiga Aliança se cumpriu e ganhou significado em Cristo.
O nosso descanso e culto semanais, não deve ser lembrado de forma legalista, como se disso dependesse nossa salvação. Mas deve ser lembrando, observado, vivido e praticado como uma dádiva, uma graça, como um dia de agradar ao Senhor e não a nós mesmos.
Um dia para dedicar ao Senhor pelo prazer de agradar e satisfazer ao Senhor.
Um dia para descansar e cultuar – e esperar o tempo eterno, onde não mais haverá o labor da vida e onde o nosso culto será eterno. Sempre será Domingo, na Parousia – na Volta Bendita do Senhor.

Nosso desafio – Faça do seu domingo em família, um dia em que Deus se agrade de seu dia.
Tome resoluções que façam do domingo parecer um dia do Senhor.
Tome resoluções que façam sua família observar da melhor forma possível o dia do Senhor.

Rogerio Nascimento  - https://www.facebook.com/pastorrogerionascimento
Capela Missional - https://www.facebook.com/Igrejacristadeconfissaoreformada/

Nenhum comentário:

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...