sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

O Segundo Mandamento - Não Fazer Imagens e Representações de Deus


Sermões no Breve Catecismo de Westminster
Pregado em 19 de novembro de 2017 - Na Capela Missional / Porto Alegre
Resultado de imagem para shema israel

 
PERGUNTA 49. Qual é o segundo mandamento?
R. O segundo mandamento é: "Não farás para ti imagem de escultura, nem figura alguma de tudo que há em cima no Céu, e do que há embaixo na terra, nem de coisa alguma que haja nas águas, debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o Senhor teu Deus, o Deus zeloso, que vinga a iniquidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem; e que usa de misericórdia com milhares daqueles que me amam e que guardam os meus preceitos". Ex 20.4-6
PERGUNTA 50. Que exige o segundo mandamento?
R. O segundo mandamento exige que recebamos, observemos e guardemos puros e inteiros todo o culto e ordenanças religiosas que Deus instituiu na sua Palavra.
PERGUNTA 51. Que proíbe o segundo mandamento?
R. O segundo mandamento proíbe o adorar a Deus por meio de imagens, ou de qualquer outra maneira não prescrita na sua Palavra. Rm 1.22-23
PERGUNTA 52. Quais são as razões anexas ao segundo mandamento?
R. As razões anexas ao segundo mandamento são a soberania de Deus sobre nós, a sua propriedade em nós em nós, e o zelo que Ele tem pelo seu culto.

O SEGUNDO MANDAMENTO – NÃO FAZER IMAGENS OU REPRESENTAÇÕES DE DEUS.
Êxodo 20 – 4 - Não farás para ti imagem de escultura, nem figura alguma de tudo que há em cima no Céu, e do que há embaixo na terra, nem de coisa alguma que haja nas águas, debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto; 5 -  porque eu sou o Senhor teu Deus, o Deus zeloso, que vinga a iniquidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem; e que usa de misericórdia com milhares daqueles que me amam e que guardam os meus preceitos".

*O segundo mandamento envolve não fazer imagens, não fazer e adorar ídolos e não fazer representações de Deus.

O Segundo Mandamento é uma extensão do primeiro mandamento. Há sistemas inclusive, que fazem dos dois um só mandamento. Deus aqui proíbe fazer imagens de escultura, representá-lo com qualquer coisa que haja nos céus é na terra e proíbe adorar ídolos ou imagens. De acordo com contexto inclusive de Êxodo, esta proibição de representação é para Deus, não significa que ele está condenando todo o tipo de arte. O que não pode é fazer representação de Deus. O segundo mandamento amplia o significado do primeiro. No primeiro ele condena a adoração a outros deuses, aqui, ele proíbe também a adoração errada ou falsa a si mesmo. O primeiro mandamento fala do Deus verdadeiro e de que não podemos ter outros deuses, porque todos são falsos. O segundo mandamento fala da maneira correta de adorar a Deus.

Sendo Deus verdadeiro o culto a ele deve ser de acordo com aquilo que é sua vontade.

O culto a Deus deve ser da forma correta – da forma que ele diz que deve ser. O culto falso não é aceito por Deus. O culto ao Deus verdadeiro da forma errada, é um culto falso. O culto só é verdadeiro se for da forma certa.

Vejamos as implicações disto
1 - TANTO A IDOLATRIA COMO O CULTO FALSO SÃO CONDENADOS NO SEGUNDO MANDAMENTO
PERGUNTA 49. Qual é o segundo mandamento?
R. O segundo mandamento é: "Não farás para ti imagem de escultura, nem figura alguma de tudo que há em cima no Céu, e do que há embaixo na terra, nem de coisa alguma que haja nas águas, debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto - Ex 20.4

Vimos então, que enquanto o primeiro mandamento diz respeito a quem devemos adorar, o segundo diz respeito ao modo de adorarmos a Deus. Nossa adoração não pode ser moldada pela cultura, pelo que é popular, por aquilo que atrai gente, por aquilo que faz a igreja ser bem frequentada, pois o culto é para Deus e não para as pessoas. O segundo mandamento proíbe tanto a idolatria como o culto falso.

2 – A PUREZA DO CULTO É EXIGIDA NO SEGUNDO MANDAMENTO.
v. 4 "Não farás para ti imagem de escultura, nem figura alguma de tudo que há em cima no Céu, e do que há embaixo na terra, nem de coisa alguma que haja nas águas, debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto ...
 PERGUNTA 50. Que exige o segundo mandamento?
R. O segundo mandamento exige que recebamos, observemos e guardemos puros e inteiros todo o culto e ordenanças religiosas que Deus instituiu na sua Palavra.
Deus exige que o culto seja sem invenções e misticismos. Ele exige que tenhamos zelo e consideração para com o culto. Nosso culto não pode ser oferecido de acordo com nossa imaginação. Não podemos fazer ídolos para colocar diante de nossos olhos. Não precisamos ver nada para fazer uma ligação mental, nem ponto de contato.

3 – O CULTO, DE ACORDO COM O SEGUNDO MANDAMENTO,  DEVE SER REGULADO PELA PRESCRIÇÃO DA PALAVRA DE DEUS.
VS. 4-5 - Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso,
PERGUNTA 51. Que proíbe o segundo mandamento?
R. O segundo mandamento proíbe o adorar a Deus por meio de imagens, ou de qualquer outra maneira não prescrita na sua Palavra.
Precisamos ao observar este mandamento, oferecermos um culto como Deus quer. Precisamos transformar o nosso culto num acontecimento cada vez mais bíblico. O culto deve ser realizado conforme prescrito na Palavra. Deus é espírito e o culto deve ser espiritual. Ele não pode ser identificado por qualquer objeto ou ser da natureza. Qualquer representação de Deus diminui sua glória.
Isto está bem claro em - Deuteronômio 4.15 Guardai, pois, cuidadosamente, a vossa alma, pois aparência nenhuma vistes no dia em que o SENHOR, vosso Deus, vos falou em Horebe, no meio do fogo; 16 para que não vos corrompais e vos façais alguma imagem esculpida na forma de ídolo, semelhança de homem ou de mulher, 17 semelhança de algum animal que há na terra, semelhança de algum volátil que voa pelos céus, 18 semelhança de algum animal que rasteja sobre a terra, semelhança de algum peixe que há nas águas debaixo da terra.

4 -  O CULTO DEVE SER, DE ACORDO COM O SEGUNDO MANDAMENTO CONDIZENTE COM O ZELO E A MAJESTADE DE DEUS, E É ATITUDE CONDENÁVEL TANTO A IDOLATRIA COMO O FALSO CULTO.
VS. 5,6  - porque eu sou o Senhor teu Deus, o Deus zeloso, que vinga a iniquidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem; e que usa de misericórdia com milhares daqueles que me amam e que guardam os meus preceitos".
PERGUNTA 52. Quais são as razões anexas ao segundo mandamento?
R. As razões anexas ao segundo mandamento são a soberania de Deus sobre nós, a sua propriedade em nós em nós, e o zelo que Ele tem pelo seu culto.
Deus é zeloso com seu nome. No preâmbulo ele diz “Eu Sou o SENHOR que tirou da terra do Egito”. Ele é o Deus excelso, sublime, glorioso, o Deus de todas as excelências. Por isso o seu zelo. Ele não pode ser comparado, nem confundido com absolutamente nada. A visitação da iniquidade dos pais nos filhos acontece se os filhos repetirem a idolatria e a falta de zelo religioso dos pais. Ele mostra neste texto o seu juízo, mas muito mais a sua misericórdia.  Não podemos ter o culto em pouca conta.
Calvino: Deus não quer que seu legítimo culto seja profanado mediante invenções supersticiosas. Por isso, ele nos dissuade e afasta totalmente das imaginações da nossa mente insensata, que em razão de sua ignorância, costuma inventar quando concebe a Deus”.

Precisamos entender alguns pontos importantes:
Nosso culto deve ser de acordo com a Palavra.
Nosso culto deve ser se misticismo, sem invenções. Nosso culto deve ser de acordo com a vontade de Deus e não segundo as preferências humanas.
Nosso culto deve levar em consideração o zelo de Deus pelo seu nome.
Nosso culto deve ser de acordo com a majestade e glória de Deus.

 
Rogerio Nascimento  - https://www.facebook.com/pastorrogerionascimento
Capela Missional - https://www.facebook.com/Igrejacristadeconfissaoreformada/

Nenhum comentário:

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...