segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Os benefícios da Salvação - Breve Catecismo de Westminster - Perguntas 32 e 36 -

Pregado em 10 de setembro de  2017 - Na Capela Missional em Porto Alegre



 Resultado de imagem para foi na cruz


PERGUNTA 32. Que bênçãos gozam nesta vida aqueles que são eficazmente chamados?
R. Aqueles que são eficazmente chamados, gozam, nesta vida, da justificação, adoção e santificação, e das diversas bênçãos que acompanham estas graças ou delas procedem.
Rm 8.30 - E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.
 Ef 1.5 -  nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade,
1Co 1.30 - Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção,

PERGUNTA 36. Quais são as bênçãos que nesta vida acompanham a justificação, adoção e santificação ou delas procedem?
R. As bênçãos que nesta vida acompanham a justificação, adoção e santificação, ou delas procedem, são: certeza do amor de Deus, paz de consciência, gozo no Espírito Santo, aumento de graça, e perseverança nela até ao fim.
AS RIQUEZAS DA GRAÇA DE DEUS E OS BENEFÍCIOS DA SALVAÇÃO.
Ef 1.5,6 -  nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade,
6 – para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no amado;  7 – no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça.

Deus nos declara justos ao sermos adotados pelos méritos de Cristo de Cruz para que sejamos separados (santificados) para ele.
 
O grande fato da salvação é que Deus nos predestina para ele. Somos chamados eficazmente para ele. A salvação é para Deus. Ele nos salva para ele.
A riquezas da graça de Deus presenteia os crentes com as mais maravilhosas bênçãos da salvação.  Ao nos predestinar para ele somos santificados, separados para ele. A redenção e remissão estão incluídas na grandiosa bênção da justificação.
Como vimos na lição anterior, Deus escolhe aqueles que serão salvos. Jesus morre por eles e o Espírito Santo chama cada um deles de forma eficaz para a salvação.
O chamado eficaz torna o evangelho eficaz. Faz a graça prevalecer. Faz a graça ser soberana. Faz a graça ser eficaz para salvar. A graça eficaz, que faz o evangelho prevalecer e tudo isso acontece porque o Espírito Santo que é Deus, chama o pecador para a salvação e este chamado é irresistível. Ninguém pode resistir ao chamado do Espírito Santo.
Este chamado de Deus que o Espírito Santo faz, é irresistível, por isso a graça é chamada de graça irresistível. Não é uma imposição, algo que violenta a vontade humana, mas que prevalece de forma irresistível. O chamado é tão forte, tão poderoso que não há como resistir. É um chamado aos filhos de Deus. É um chamado à alma. É impossível resistir ao chamado soberano da graça soberana do Deus Soberano.

Os benefícios da salvação, daqueles que são chamados são:
1 – DEUS NOS CHAMA PARA ELE, ISTO É A PREDESTINAÇÃO QUE FAZ COM QUE O CHAMADO SEJA EFICAZ. nos predestinou para ele – v.5
É Deus quem escolhe as pessoas para a salvação antes de elas nascerem. Um dia o Espírito Santo chama estas pessoas para que creiam em Cristo e quando ele chamar, elas vão aceitar. Caso contrário, elas não aceitariam. As pessoas não conhecem a Deus e aquelas que dizem crer, elas na verdade, creem em Deus à sua maneira. Elas não querem as condições de Deus, mas querem que Deus sigam as suas condições. Quando alguém abre os olhos para a salvação é Deus quem abre seus olhos.
A salvação não é uma opção, como escolher ir ao mercado ou não. Deitar ou levantar. Comer determinada coisa ou não. A salvação é um chamado divino. Uma santa vocação.
2 – DEUS NOS CHAMA E NOS DECLARA PERDOADOS GRATUITAMENTE E ISTO É JUSTIFICAÇÃO. no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados – v.7
A justificação é Deus declarando justos aqueles que não são justos. Mas, como eles creram na justiça de Cristo, eles são declarados justos. Eles são declarados inocentes, mesmo sendo culpados dos pecados. Eles são declarados inocentes, porque creram em Cristo que era inocente e levou a culpa deles.
A justificação é a benção do perdão de Deus que livra os pecadores culpados de toda a culpa que eles têm.
A justificação é resultado da fé do pecador em Cristo – por isso chama-se – justificação pela fé. É uma das nossas principais doutrinas. Algo que nunca mais devemos esquecer. Somos justificados pela fé, e pela fé somente.
(você consegue decorar isso?).
3 -  DEUS NOS CHAMA PARA ELE E NOS DECLARA SEUS FILHOS, ISTO É ADOÇÃO . nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo – v. 5
Deus adota como filho a todo a que crê em Jesus Cristo como salvador. Esta benção é maior do que a justificação, pois aquele que é justificado, perdoado, se torna um filho de Deus sendo um herdeiro dele. Aquele que crê em Jesus tem o privilégio de chamar Deus de Pai e Deus o chama de filho.
Cada um de nós que cremos em Jesus, é trazido para perto de Deus por meio da morte de Jesus na cruz, se torna parte da família de Deus.
A adoção então, é uma graça pela qual somos recebidos e tratados por Deus como filhos. Esse sublime privilégio tem por base os méritos de Cristo, pois é nele que somos adotados pelo Pai.
Jesus é o único filho de Deus (João 3.16), e vem ao mundo para morrer por pecadores, para que ele sendo filho único de Deus, conquiste o direito de que aqueles que creem nele – recebem também o direito de serem chamados filhos de Deus (João 1.12). Esta é a bênção da adoção.
4 – DEUS NOS CHAMA PARA ELE E NOS PURIFICA DOS PECADOS, ISTO É SANTIFICAÇÃO. Nos predestinou para ele – v.5
v. 3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo,
v. 4 assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele.
Santificação quer dizer – separação.
Em primeiro lugar é uma obra de Deus. Ele nos santifica, ele nos separa para ele. Isto é santificação. O santo neste sentido é um separado. Separado para Deus.
Em segundo lugar a santificação é uma obra do Espírito Santo em nós.
Em terceiro lugar a santificação é uma obra nossa, pois é nós que vamos também nos santificar. Obedecer a Deus, obedecer a Palavra e nos esforçar para vivermos uma vida limpa. Uma vida para Deus.
O Espírito Santo que nos chamou para a salvação, também nos regenerou, nos fez nascer de novo. Nas lições anteriores vimos que o Espírito Santo nos traz a Cristo e nos mantém em Cristo. Nos salva e nos mantém na salvação. Isto é a santificação.
A santificação é a pureza da vida. O cristão deve viver vida pura. Deve fazer o que a Bíblia ensina. Esta vida pura é uma exigência de Deus. Mas não resultado de um esforço que a gente faz sozinhos. O Espírito Santo nos capacita a termos esta vida pura. Isto é a santificação.
A santificação é a nossa salvação sendo demonstrada na vida. Somos de Cristo e ele vive em nós. Se ele vive em nós, a nossa vida vai ser uma vida limpa. Vamos vencer o pecado. Não vamos amar o pecado e não vamos querer pecar. Isto é a santificação.  Mas todas estas bênçãos são méritos de Cristo. São bênçãos da salvação. É por estarmos em Cristo.
1Co 1.30 - Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção,
Somos escolhidos por  Deus e para Deus.
Somos justificados, não somos mais condenados.
Somos adotados, Deus é nosso pai e isso implica em filiação e paternidade na prática.
Somos santificados, logo somos separados para viver a vida de um filho de Deus.

Rogerio Nascimento – Pastor da Capela Missional / Porto Alegre

Nenhum comentário:

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...