sábado, 9 de dezembro de 2017

Breve Catecismo de Westminster - Da pergunta 10 - A Imagem de Deus

Pregado em 30 de abril de 2017 - Na Capela Missional
Resultado de imagem para tselem e demut
 

PERGUNTA 10. Como criou Deus o homem?
R. Deus criou o homem macho e fêmea, conforme a sua própria imagem, em conhecimento, retidão e santidade com domínio sobre as criaturas.
Gn 1.27-28 Cl 3.10; 10 ; Ef 4.24; Rm 2.14-15;
Sl 86.8.

                                   
                                                           Visite também https://palestras-teologicas.blogspot.com.br/
CRIADOS À IMAGEM E SEMELHANÇA DE SEU CRIADOR, PARA PERTENCER AO CRIADOR.
Gn 1.27-28  - Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
28 E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.

Ao ser criado à imagem e semelhança de Deus, o ser humano foi criado para que fosse compatível com o ser divino, para que Deus pudesse se relacionar com ele.

O ser humano vem de Deus. Deus mesmo o fez, o formou. Os termos hebraicos são Selem e Demuth.  São palavras que praticamente dizem a mesma coisa. Imagem e semelhança, seria uma maneira de dizer – tal qual ou tal e qual. Imagem e semelhança não são dois conceitos diferentes. Significa que o ser humano é semelhante ou igual a Deus em certos aspectos. Significa que o ser humano e Deus são “compatíveis”.

I - O SER HUMANO FOI FEITO À IMAGEM DO CRIADOR
1 – A origem do ser humano – “Criou Deus, pois o homem..homem e mulher os criou.”
2 – A Natureza do ser humano – “à sua imagem os criou”
3 – A excelência do ser humano – “os abençoou”.
4 – A missão do ser humano – “sede fecundos, multipliquem-se, exerçam domínio..”

O texto afirma que o homem Adão que foi criado do barro é imagem e semelhança de Deus, mas também a mulher criada a partir de Adão é imagem e semelhança de Deus. Deus os cria e ao abençoa. Este fato de abençoar significa que os olhou com todas as suas perfeições e colocou-as em favor deles. É como se ele tivesse dito, tudo o que eu tenho e sou, agora estão em direção à vocês. É como se Deus dissesse: vocês serão minhas prioridades. Os abençoou e lhes deu uma missão.
A imagem e semelhança, não são duas qualidades ou componentes diferentes, mas uma só. Somos à imagem e semelhança de Deus, ou seja, somo compatíveis com Deus. Podemos nos relacionar intimamente. Podemos ter comunhão.
Deus então fez o ser humano à sua imagem, isto distingue o ser humano de todas as outras criaturas da criação. É a imagem de Deus em nós, que nos faz humanos.

A imagem de Deus então significa que o ser humano é capaz de ter conhecimento da verdade, andar em retidão e em verdadeira santidade. Deus possui conhecimento perfeito, por isso “é conhecimento”, possui retidão perfeita, por isso “é retidão” e possui santidade perfeita, por isso ele “é santo”. Nisto se constituiu a imagem de Deus. A imagem de Deus também inclui o domínio.
Mas notem que este é o estado em que eles foram criados. Depois disso veio a queda, mas esta queda, não desfaz a imagem de Deus, pois se desfizesse, o ser humano deixaria de ser humano. Rm 2.14-15; 14 Quando, pois, os gentios, que não têm lei, procedem, por natureza, de conformidade com a lei, não tendo lei, servem eles de lei para si mesmos. 15 Estes mostram a norma da lei gravada no seu coração, testemunhando-lhes também a consciência e os seus pensamentos, mutuamente acusando-se ou defendendo-se,

Mas qual o propósito de Deus em criar um ser à sua imagem? A pressuposição é a de que o Salvador seria um ser um ser humano e ele seria o portador perfeito da imagem de Deus – ver Heb 1.3 e Col 1.15.

Por isso, é na pessoa de Jesus que vemos doutrinariamente a plenitude desta doutrina e é olhando para Jesus Cristo que entenderemos como devemos viver, já que somos criados à imagem de Deus.

 II - O SENHOR JESUS É A IMAGEM PERFEITA DE DEUS.
Heb 1.3 – Ele é a expressão exata do seu ser.
Col 1.15 – Ele é a imagem do Deus invisível
Fomos feitos à imagem de Deus, para que Cristo fosse um de nós  e para que por meio de Cristo alcancemos a perfeita humanidade, a começar pela salvação e alcançando a plenitude na glorificação. Cl 3.10 -  e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;
Ef 4.24 - e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.
Com o pecado, a imagem de Deus ficou como obscurecida, mas na salvação ela é restaurada, por isso se chama “regeneração”. A imagem de Deus é renovada naqueles que experimentam  as influências regeneradoras do Espírito Santo. Uma nova criação é realizada pelo Espírito Santo, restaurando no regenerado o conhecimento, a retidão e a santidade que ele havia perdido. O ser humano não regenerado traz a imagem do primeiro Adão , em pecado – mas o regenerado, traz a imagem do segundo Adão que é Cristo, e neles é aperfeiçoada a imagem de Deus que se tornará plena na glorificação.
A obra da salvação é a santificação desta imagem de Deus que já está no ser humano. A salvação desenvolve rumo à plenitude a imagem de Deus. A obra do Espírito Santo, aplicando a obra de Cristo em nós nos faz viver de acordo com os propósitos para o qual fomos criados. Vida na verdade, vida em retidão, vida em santidade e de exercício responsável de nossa missão.

O ser humano então sendo imagem de Deus para:
1 – Ter comunhão com Deus – Jesus como ser humano teve perfeita comunhão com o Pai.
2 – Obedecer conscientemente ao Criador – Jesus como ser humano obedeceu perfeitamente ao Pai.
3 – Viver em retidão consciente perante o criador – Jesus viveu vida perfeita.
4 – Viver em santidade consciente – Jesus viveu de maneira perfeitamente santa.
5 – Exercer domínio como cumpridor do mandato cultural – Jesus demonstrou perfeito domínio deste mandato enquanto homem.

As implicações disto são:
1 – Que por sermos imagem de Deus – Pertencemos à Deus – temos portanto, compromisso com ele, pois pertencemos à ele.
2 – Somente nos realizamos como seres humanos se nos relacionarmos corretamente com Deus.
3 -  Precisamos ser responsáveis no mandato de domínio. Este domínio é a ação correta em todas as áreas da vida. É a responsabilidade humana no mundo.
4 – Possuímos uma natureza que carrega algo divino. A natureza da vida humana é sagrada.

Nenhum comentário:

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...