terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Breve Catecismo de Westminster - Pergunta 21 - As duas naturezas do redentor


Pregado em 25 de junho de 2017 - na Capela Missional em Porto Alegre



PERGUNTA 21. Quem é o Redentor dos escolhidos de Deus?
R. O único redentor dos escolhidos de Deus é o Senhor Jesus Cristo que, sendo o eterno Filho de Deus, se fez homem, e assim foi e continua a ser Deus e homem em duas naturezas distintas, e uma só pessoa, para sempre.1Tm 2.5;  Jo 1.14;  Rm 9.5 - Cl 2.9 - Hb 13.8 –

AS DUAS NATUREZAS DO REDENTOR DOS ESCOLHIDOS – PERFEITAMENTE DEUS – PERFEITAMENTE HUMANO.
Jo 1.14 -  E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.

Na pessoa de Jesus, Deus veio ao mundo. Ele era Deus, se fazendo humano, que se tornou humano, mas permaneceu sendo Deus . A ortodoxia teológica ensina esta verdade.
 
O Senhor Jesus unia em si mesmo as duas naturezas. Ele era perfeitamente humano e perfeitamente divino. Ele em sua encarnação se fez  Deus humano – humano divino.
O FILHO DE DEUS SE FEZ HUMANO PARA SER O REDENTOR DOS ESCOLHIDOS
 “verbo se fez carne e habitou entre nós"
Jesus era o verbo, que estava com Deus e que era Deus. Ele foi Deus que se fez humano. Ele não era apenas parecido com um ser humano. Ele era um ser humano de verdade, de carne e sangue, como qualquer um de nós. Ele nasceu de uma mulher e cresceu como qualquer outra criança. Ele é o Filho de Deus, a Segunda Pessoa da Trindade, é verdadeiro e eterno Deus, da mesma substância do Pai e igual ao Pai, pois assim o Pai o determinou.
Quando chegou a plenitude do tempo, o tempo da redenção, que era um plano eterno, O Filho tomou sobre si a natureza humana com todas as suas propriedades essenciais e fraquezas que era comuns a um ser humano.
Como era Filho de Deus, gerado pelo Pai, era sem pecado, ou seja, mesmo se tornando um ser humano, sua natureza era sem pecado. Sendo concebido no ventre da virgem Maria, ganhou a substância dela e herdou dela uma natureza humana com suas fragilidades. Assim, ele possuía duas naturezas, divina e humana, plenas, completas, inteiras, mas distintas – A Divindade e a humanidade – foram inseparavelmente unidas em uma só pessoa, sem conversão uma à outra – ou seja, sem uma se tornar a outra, sem composição ou confusão.  Essa pessoa, Jesus, é verdadeiro Deus e verdadeiro homem; Filho de Deus e Filho do homem – É o Cristo, o único mediador entre Deus e o homem, podendo representar a Deus entre os homens, pois era Deus; podendo representar os homens diante de Deus, pois era homem. O Senhor Jesus tendo natureza divina, revestiu-se de humanidade, sem contudo, deixar jamais de ser divino. Ele, em sua natureza humana unida à divina, era santo, portanto e reunia em si a essência da humanidade e da Divindade, por isso foi Deus Pleno e homem pleno.

Porque Jesus tinha de ser assim.
O REDENTOR DOS ESCOLHIDOS SÓ PODERIA SER UM SER UM HUMANO, POIS DEUS ESCOLHEU PECADORES – SERES HUMANOS PARA SALVAR.
 “verbo se fez carne e habitou entre nós.."
O nosso representante precisar ser humano, por que? Porque somos humanos. Foi o ser humano que caiu; é o ser humano que é pecador. É o ser humano que por causa do pecado estava em desgraça. Foi a raça humana que caiu. Logo não poderia ser um anjo  por exemplo. Hebreus 2.17 – “convinha que, em todas as coisas, se tornasse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote nas coisas referentes a Deus e para fazer propiciação pelos pecados do povo.” O nosso representante tinha de ser um de nós. Por isso, o “verbo se fez carne e habitou entre nós”.
1Tm 2.5 - Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,

O REDENTOR DOS ESCOLHIDOS DEVERIA SER DEUS – PORQUE SÓ DEUS PODE SALVAR OS QUE ELE ESCOLHEU
 “verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade..."
O nosso representante tinha de ser divino, porque, se não fosse Deus não poderia nos salvar. Se fosse apenas humano, a culpa e o peso de nossos pecados o teriam esmagado. O nosso fardo o mataria e o destruiria. A separação de Deus, quando a ira de Deus caía sobre ele, ira que era nossa – teria sido demais para ele.  Mas ele era Deus e também homem – a um só tempo Deus e homem – “o verbo se fez carne”. Ele não deixou de ser Deus, mas fez homem. As duas naturezas em uma só pessoa.
Que salvação temos – que salvador temos – que socorro temos – por ter sido assim.
Cl 2.9 - porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade.
Somente Deus poderia nos salvar e Cristo era Deus. Continua sendo Deus. É nosso Deus.
Hb 13.8 -  Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre.

SOMENTE DEUS VINDO À NÓS, PODERÍAMOS IR À ELE.
“vimos a sua glória”
Deus veio a nós na pessoa de Jesus. Deus se manifestou plenamente, tornando-se um de nós. Este evento, Deus vindo a nós. O Filho de Deus se manifestando em forma humana é chamado de “a humilhação do redentor.”
Para se tornar o redentor ele se humilhou. Deixou sua glória e tornou-se limitado á humanidade. A divindade do Filho de Deus, adequou-se à humanidade que encarnou.
O Senhor Jesus Cristo fez tudo isso pode nós. Ele conhece quem somos, conhece a nossa estrutura, porque esteve nela. Ele conhece  nossas tentações, a dificuldades que temos para batalhar contra o mundo, contra o diabo e contra o pecado. Ele conhece tudo sobre nós. Ele se misturou como os seres humanos. Ele experimentou todas as nossas limitações. Por isso quando formos ao trono da graça, podemos ir com ousadia e confiança.
Que salvador nós temos! Que grande salvador.
Nossa humanidade com todas as fraquezas que ela carrega, como todas as limitações, com todos os pecados – tem um salvador para salvá-la. 

Veja a sua glória. Veja a glória do nosso redentor que aceitou se humilhar. Deixou sua glória, seu estado glorioso e aceitou ser nosso redentor. Aceitou ser o redentor de pecadores como nós.
Veja a glória do nosso redentor que em sua natureza humana, para que pudesse se identificar com pecadores como eu você. Se fez um de nós assumindo limitações e enfermidades próprias a nós para que pudesse se compadecer de nós.
Veja a glória do nosso redentor que em sua natureza humana , vivendo vida perfeita e aceitável a Deus para nos representar perfeitamente.
Veja a glória do nosso redentor na sua natureza divina, vindo ao mundo para nos levar à Deus, nos libertando, nos salvando e nos tornando filhos de Deus como ele mesmo.
Veja a glória do nosso redentor o adorando e o servindo hoje, porque o que ele foi na cruz, o será para sempre.

Nenhum comentário:

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...