segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

A Santificação - Breve Catecismo de Westminster - Pergunta 35 -




Pregado em 01 de outubro de 2017 - Na Capela Missional/Porto Alegre


Resultado de imagem para santidade ao senhor

                   
 PERGUNTA 35. Que é santificação?
R. É a obra da livre graça de Deus, pela qual somos renovados em todo o nosso ser, segundo a imagem de Deus, e habilitados a morrer cada vez mais para o pecado e a viver para a retidão.
1Pe 1.2;  eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas.
Rm 6.6 -  sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos;

 
 
A  SANTIFICAÇÃO 
 Rm  12.1-2 -  Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Santificação quer dizer – separação.

"A justificação limpa nossa culpa e a santificação nos purifica da corrupção."(Bavinck).

É impressionante a transição da parte doutrinária às aplicações que Paulo faz. Rogo-vos, pois – é, depois de explicar tudo isso, agora...vamos à prática. Já que tão grande graça nos elegeu, nos libertou do Juízo de Deus, nos Redimiu, nos Justificou, no tornou filhos de Deus por meio da adoção – agora, irmãos...este é o raciocínio – como viver. Ele está falando que tudo foi alcançado pela graça e não pelas obras. Mas, agora nos convoca às obras.
A santificação são nossas boas obras que brotam de nossa salvação.
“As boas obras são necessárias não no sentido de mérito, mas de presença delas. A presença destas obras de pureza é um sinal da graça de Deus no crente” (Bavinck)
Em primeiro lugar é uma obra de Deus. Ele nos santifica, ele nos separa para ele. Isto é santificação. O santo neste sentido é um separado. Separado para Deus.
Em segundo lugar a santificação é uma obra do Espírito Santo em nós.
Em terceiro lugar a santificação é uma obra nossa, pois é nós que vamos também nos santificar. Obedecer a Deus, obedecer a Palavra e nos esforçar para vivermos uma vida limpa. Uma vida para Deus.
O Espírito Santo que nos chamou para a salvação, também nos regenerou, nos fez nascer de novo.

CONFISSÃO DE WESTMINSTER - CAPÍTULO XIII - DA SANTIFICAÇÃO
“Os que são eficazmente chamados e regenerados, tendo criado em si um novo coração e um novo espírito, são além disso santificados real e pessoalmente, pela virtude da morte e ressurreição de Cristo, pela sua palavra e pelo seu Espírito, que neles habita; o domínio do corpo do pecado é neles todo destruído, as suas várias concupiscências são mais e mais enfraquecidas e mortificadas, e eles são mais e mais vivificados e fortalecidos em todas as graças salvadores, para a prática da verdadeira santidade, sem a qual ninguém verá a Deus.”

Nas exposições anteriores vimos que o Espírito Santo nos traz a Cristo e nos mantém em Cristo. Nos salva e nos mantém na salvação. Isto é a santificação.
A santificação é a pureza da vida. O cristão deve viver vida pura. Deve fazer o que a Bíblia ensina. Esta vida pura é uma exigência de Deus. Mas não resultado de um esforço que a gente faz sozinhos. O Espírito Santo nos capacita a termos esta vida pura. Isto é a santificação.
A santificação é a nossa salvação sendo demonstrada na vida. Somos de Cristo e ele vive em nós. Se ele vive em nós, a nossa vida vai ser uma vida limpa. Vamos vencer o pecado. Não vamos amar o pecado e não vamos querer pecar. Isto é a santificação.

Praticando a santificação
I – A SANTIFICAÇÃO NÃO É ALGO MÍSTICO, MAS QUE COMEÇA PELO CORPO E QUE REPRESENTA A PESSOA INTEIRA – DA VIDA REAL. V. 1 Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus,
É a obra da livre graça de Deus, pela qual somos renovados em todo o nosso ser, segundo a imagem de Deus. É o ato de apresentar-se a Deus. Apresentar o corpo como sacrifício vivo para agradar a Deus.
Rm 6. 11 – 13 –  Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus. 12 Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões; 13 nem ofereçais cada um os membros do seu corpo ao pecado, como instrumentos de iniquidade; mas oferecei-vos a Deus, como ressurretos dentre os mortos, e os vossos membros, a Deus, como instrumentos de justiça.

O novo nascimento é o começo da santificação, mas ela deve continuar como prova de que nascemos de novo. A santificação é a prova de que somos crentes realmente.
Na santificação, uma nova afeição, um novo desejo nasce no coração. Passamos a amar a Deus e tudo aquilo que o agrada.  O culto racional é isso. A vida cristã não deve ser vivida numa contemplação recolhida à uma solidão do mundo – mas no mundo. É culto racional.

II – A SANTIFICAÇÃO ENVOLVE A RENÚNCIA AO PECADO -  V.2 - E não vos conformeis com este século,
A grande evidência da santificação é o abandono do pecado. É a aversão ao mundo. Ao sistema que promove e cultua o pecado. A palavra século é este sistema pecaminoso em contraste com o mundo vindouro, que já está presente. É a cidade do homem em contraste com a cidade de Deus. A conformidade com este século é ter a forma do mundo. É ser moldado pela cultura, pela onda.

III–  A SANTIFICAÇÃO ENVOLVE PADRÕES DE ACORDO COM A ETERNIDADE – v.2 – “transformai-vos pela renovação da vossa mente.”
É uma transformação racional onde no meio de uma cultura caída (este século), não nos moldamos à esta cultura, ao sistema, mas começamos a viver de acordo com padrões do Reino de Deus. Com padrões que pertencem ao século vindouro. Viver como viveria na cidade de Deus.

IV– A SANTIFICAÇÃO ENVOLVE MOLDAR A VIDA TODA À VONTADE DE DEUS – v.2 para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
É a vida de acordo com o que Deus acha bom, perfeito e agradável. É isto que significa a vontade de Deus, aquilo que ele aprova. Esta transformação do gosto pelo pecado, pelo amor à Lei de Deus somente o Espírito Santo pode realizar. É graça também.
Esta ação do Espírito Santo é uma influência direta na alma da pessoa e faz com que as afeições, os desejos se firmem sobre a verdade. Ele faz com que a Lei de Deus seja gravada no coração. Por isso, quando ouvimos a Palavra, desejamos praticá-la. O cristão verdadeiro deseja agradar a Deus. Deseja ser transformado. Deseja ter a mente transformada. Deseja ter o coração transformado.
A pessoa convertida de verdade deseja que seus pensamentos sejam puros e deseja que seus sentimentos sejam purificados de acordo com a Palavra de Deus. isto seria impossível sem a ação do Espírito Santo. Isto é a santificação. A santificação é esta vontade de que o pecado não nos domine. O crente verdadeiro não quer ser escravo do pecado, mas seu desejo é vencer o pecado.
Rm 6.6 -  sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos;

1 – A santificação é a prova da nossa regeneração.
2 – A santificação envolve a renuncia racional ou consciente ao pecado.
3 – A santificação é uma ação de Deus em nós – mas continua com nossa reação, quando aplicamos conscientemente a Palavra de Deus na nossa vida real.
4 – A santificação é o culto racional. É a busca pela vontade de Deus que é boa,  agradável e perfeita (você pode decorar isso?).
Todo o cristão deve orar pedindo que o Espírito Santo o santifique. Que o ajude a vencer o pecado. Que o ajude a vencer os maus pensamentos, os maus desejos. Os pensamentos que não são da vontade de Deus e para vencer todas aquelas atitudes que não agradam a Deus.

Nenhum comentário:

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...