quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Série Cinco Solas - Solus Christus

Pregado em 26 de fevereiro de 2017 - Na Capela Missional em Porto Alegre
Resultado de imagem para somente a cruz
 

                                  SOLUS CHRISTUS – SOMENTE CRISTO

NÃO OUTRO MEDIADOR ENTRE NÓS E DEUS – SOMENTE CRISTO
João 19.16-24
16 Então, Pilatos o entregou para ser crucificado.
17 Tomaram eles, pois, a Jesus; e ele próprio, carregando a sua cruz, saiu para o lugar chamado Calvário, Gólgota em hebraico,
18 onde o crucificaram e com ele outros dois, um de cada lado, e Jesus no meio.
19 Pilatos escreveu também um título e o colocou no cimo da cruz; o que estava escrito era: JESUS NAZARENO, O REI DOS JUDEUS.
20 Muitos judeus leram este título, porque o lugar em que Jesus fora crucificado era perto da cidade; e estava escrito em hebraico, latim e grego.
21 Os principais sacerdotes diziam a Pilatos: Não escrevas: Rei dos judeus, e sim que ele disse: Sou o rei dos judeus.
22 Respondeu Pilatos: O que escrevi escrevi.
23 Os soldados, pois, quando crucificaram Jesus, tomaram-lhe as vestes e fizeram quatro partes, para cada soldado uma parte; e pegaram também a túnica. A túnica, porém, era sem costura, toda tecida de alto a baixo.
24 Disseram, pois, uns aos outros: Não a rasguemos, mas lancemos sortes sobre ela para ver a quem caberá – para se cumprir a Escritura: Repartiram entre si as minhas vestes e sobre a minha túnica lançaram sortes. Assim, pois, o fizeram os soldados.
 

A mensagem da cruz é a mensagem central do cristianismo.
 
A declarar – Somente Cristo – estamos declarando que somente Cristo é nosso mediador, que somente Cristo nos faz chegar a Deus, que somente Cristo nos salva por meio de seu sacrifício, que somente em Cristo somos abençoados.
Que não necessitamos de outro salvador, de outro sacerdote, de outro sacrifício, de outra ou de outras ofertas para sermos abençoados.
Jesus fez tudo o que precisava ser feito para nossa salvação. Jesus fez tudo o que não podíamos fazer pela nossa salvação.É por meio dessa mensagem que as pessoas se aproximam do salvador – Jesus, o Filho que Deus enviou para nos salvar.A mensagem de hoje, trata de Jesus carregando sua cruz. Ele carregou a cruz, a cruz onde ele iria ser crucificado.
Neste texto estão representados os diferentes tipos e classes sociais.
- Pilatos estava ali (v.16 ) – Ele entrega Jesus para ser crucificado e escreve também uma placa para colocar no alto da cruz.
- Os algozes estão ali – o judeus estão ali (v.20). Eles entregam Jesus para ser crucificado. Eles estão ali como juízes e também como assistentes.
- Os religiosos estão ali (v.21). Eles não acreditam que Jesus seja o salvador. Eles acusam a Jesus de ser um impostor, um blasfemo, um falso.
- Os soldados estão ali (VS 23-24) – Eles repartem as vestes de Jesus. Alguns tiram proveito próprio da morte de Jesus.
- Seus seguidores estão ali (v.25). Estavam também ali, pessoas que o amavam e o seguiam.
Toda a humanidade se fez representar diante da cruz.
Toda a humanidade observou a cena, o drama a paixão de Cristo.
Toda a humanidade depende da cruz, mas Jesus mesmo a carregou. Ele sozinho a carregou, suportou o peso, o grande peso.
Mesmo quando Simão, o Cirineu a levava, o peso estava sobre Jesus.
Ele levou a cruz  porquê? Porque somente ele deveria e poderia carregá-la e somente ele poderia sofrer o castigo da cruz.
 
Vejamos:
1 – OS QUE O LEVARAM ATÉ A CRUZ, JAMAIS PODERIAM SUPORTÁ-LA.
Pilatos  estava ali, mas entregou a cruz para Jesus. Pilatos não poupou a Jesus dos açoites. Se ele iria para a cruz, não precisaria ser açoitado, nem carregar a própria cruz. Os sacerdotes perseguiram ele. O mandaram prender, zombaram dele.
Os soldados aproveitaram-se dele e também o feriram.
Eles não poderiam levar a cruz, era muito pesada, e mais – eles eram indignos daquela cruz.
2 – O POVO NÃO PODERIA CARREGAR A CRUZ.
O povo é volúvel, o povo pode ser comprado, o povo pode ser manipulado. Alguns não tomaram conhecimento do que estava acontecendo ou não se importaram. Alguns observavam e se alegravam, se divertiam.  Outros sentiram pena. Outros o ridicularizaram, mas todos o desprezavam. Eles não poderiam carregar a cruz. Eles também eram indignos daquela cruz.
3 – O MUNDO NÃO PODERIA CARREGAR A CRUZ.
O mundo é a casa do pecado. O mundo é mergulhado no pecado. O mundo foi corrompido pelo maligno, foi seduzido e se entregou ao diabo.
O mundo todo não poderia. O mundo todo junto não poderia suportar o peso daquela cruz. Naquela cruz havia um incalculável peso. Pesava o peso de todos os pecadores que haviam se arrependido e que haveriam de se arrepender.
4 – O ÚNICO QUE PODERIA LEVAR A CRUZ, LEVOU-A POR TODOS.
Ao recair sobre aquele corpo desfigurado – todo ferido, moído, cortado e ensanguentado – foi como desabar um peso que moeu até a alma de Jesus. Todos os pecados da humanidade foram colocados naquele instante sobre os ombros do Senhor.
Os pecados de toda aquela multidão de arrependidos que viveram antes da cruz, bem como de todos os que se arrependeriam depois da cruz – pois ela exigia que fosse alguém sem pecado, irrepreensível, e ao mesmo tempo vazio de si mesmo – que fosse homem – que fosse Deus – para que os pecados dos pecadores fossem transferidos para ele.
 
A cruz que eu não levei, que você não levou, mas que ele levou, foi o meio divino de nos salvar. Ao morrer naquela cruz, Jesus assegurou o perdão e o resgate de todo aquele que nele crê, por meio de seu sangue.
A cruz que eu não levei, mas que ele levou, foi a maneira que Deus, escolheu para trazer a salvação eterna. Ao levar a cruz, ele fez tudo o que precisava ser feito para nos salvar.
 
Não adiantaria eu ou você fazer o que somente ele poderia - e ele fez. Ele consumou nossa salvação sozinho. Somente ele, somente Cristo.
Não hão outro salvador, outro mediador, outro que possa nossa nos abençoar.
Não há outro mediador, somente Cristo.

Nenhum comentário:

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...