sábado, 2 de dezembro de 2017

SOBRE O CREDO - "Ao terceiro dia ressurgiu dentre os mortos...”


Pregado em 30 de outubro de 2016


                Credo Apostólico - Sermão 11


 A RESSURREIÇÃO É A NOSSA GRANDE ESPERANÇA - 1Cor 15.51-58
Cristo venceu a morte, ressuscitou e é esta é maior declaração do cristianismo. Crer na ressurreição de Cristo é crer na vida eterna.
A fé na ressurreição de Cristo é decisiva. Devemos crer na ressurreição de Cristo no passado, da mesma forma que vemos nossa ressurreição no futuro. Se a ressurreição de Cristo foi real, a nossa também será. Quem não crê na ressurreição, invalida o próprio evangelho.
1Coríntios 15.17-19
 17 - E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados.  18 - E ainda mais: os que dormiram em Cristo pereceram. 19 - Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens.
Cristo ressuscitou  e sua ressurreição foi a aceitação divina de sua obra na cruz.  Ele ressuscitou para a nossa salvação, para a nossa justificação. 
Romanos 4.24-25  24 cremos naquele que ressuscitou dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor, 25 o qual foi entregue por causa das nossas transgressões e ressuscitou por causa da nossa justificação.
A ressurreição de Cristo é o fundamento doutrinário, portanto para nossa fé na ressurreição futura.
1 – A RESSURREIÇÃO É UM FATO DIVINO. v. 51 – “vos digo um mistério”
Foi Deus quem ressuscitou a Cristo dentre os mortos. Foi um ato divino, foi uma ação poderosa de Deus Pai, foi o maior milagre que já aconteceu. A ressurreição de Cristo foi um mistério, no sentido que foi um ato soberano de Deus. A nossa ressurreição futura da mesma forma, será um ato divino. É a nossa esperança.
2 – A RESSURREIÇÃO SERÁ O ÚLTIMO E O MAIOR MILAGRE PARA O SER HUMANO – v.51b,52 - “ Transformados seremos todos...os mortos ressuscitarão incorruptíveis, seremos transformados.”
A ressurreição de Cristo, o levou de volta à sua glória original que ele tinha junto ao Pai. O ultimo grande milagre que vai acontecer com os salvos, com os justificados, com aqueles por quem o Senhor ressuscitou será a ressurreição. Será a vitória contra a morte, contra a corrupção original, contra a decadência que o pecado provocou e provoca. É a transformação deste corpo decadente em um corpo de glória.
3 – A RESSURREIÇÃO É O RECEBIMENTO DE UM CORPO IMORTAL, ETERNO.
V. 53 – “este corpo mortal se revestirá da incorruptibilidade, da imortalidade.”
O corpo que o glorificado recebe é semelhante ao de Cristo glorificado. A ressurreição nos tonará à semelhança do Cristo ressuscitado, glorificado. Na ressurreição receberemos este corpo glorioso e eterno.
4 – A RESSURREIÇÃO SERÁ A NOSSA VITÓRIA FINAL E DEFINITIVA SOBRE A MORTE. V.54 – “tragada foi a morte pela vitória.”
A morte é o preço, o salário do pecado que todos os pecadores recebem. A morte é um juízo. Mas aqueles que são justificados, a morte de juízo passa a ser um prêmio. Mas mesmo assim, sofremos com a morte. A ressurreição é a vitória definitiva sobre esta ameaça que nos cerca.
5 – A RESSURREIÇÃO SERÁ A VITÓRIA DA VIDA SOBRE A MAIOR DOR HUMANA QUE É A MORTE. V. 55 – “ onde está ó morte a tua vitória? Onde está ó morte o teu aguilhão?”
Quem não sofre com a morte? Quem não chora a morte? Quem não tem medo da morte? Para quem a morte não é um inimigo? Quem não considera a morte um fato triste? Quem não quer evitar a  morte a todo custo?
6 – A RESSURREIÇÃO SERÁ O RECEBIMENTO FINAL DA OBRA REDENTORA DE CRISTO.
Vs. 56, 57 -  “ O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a Lei, mas graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo.”
A nossa salvação começa na eternidade com o decreto de Deus, com a escolha de Deus, coma eleição. Somos eleitos para a salvação na eternidade. O processo da salvação tem seu fim, seu alvo na ressurreição, com a nossa glorificação. Começa na eternidade, passa pela morte e ressurreição de Cristo e tem sua meta final da nossa ressurreição e glorificação.
Romanos 8.28 – 31 - 28 Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. 29 Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. 30 E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou. 31 Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
7 – A RESSURREIÇÃO É A NOSSA MAIOR MOTIVAÇÃO PARA PERSEVERARMOS SEMPRE v.58 “sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.”
 
Finalmente esta deve ser nossa motivação e força. Ficar firme no Senhor. Fazer a obra do Senhor. Permanecer em Cristo e ser igreja.

Não deveria haver motivação maior. Não são os amigos.
Não é o próprio ministério ou função que ocupamos. Não é o que fazemos. Não é o que os outros fazem. Mas a obra de Cristo em nós.
A graça de Deus, esta deve ser a nossa principal motivação.

Nenhum comentário:

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...