terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Série Cinco Solas - Sola Scriptura


Pregado em 05 de Fevereiro de 2017 - Na Igreja Cristã de Confissão Reformada - Capela Missional - Porto Alegre.



Resultado de imagem para sola scriptura


                            SOLA SCRIPTURA
A ESCRITURA SAGRADA – A  BÍBLIA É A REVELAÇÃO ESPECIAL DE DEUS
João 17.6 -  Manifestei o teu nome aos homens que me deste do mundo. Eram teus, tu mos confiaste, e eles têm guardado a tua palavra.”
 
A Palavra de Deus é suficiente para nos revelar a Deus, nos fazer conhecê-lo, conhecer sua vontade, nos apresentar a salvação, o salvador e nos conduzir no caminho da vida eterna. 
 
 A revelação geral, ou seja a maneira como Deus se mostra em sua criação, se tornou por causa do pecado, incompleta e ineficiente para conduzir o ser humano a um relacionamento pessoal e consciente com Deus.
Por isso, a revelação especial, ou seja, a Bíblia se tornou necessária. O conhecimento que Deus deseja que tenhamos dele, está revelado nas Escrituras.
Calvino escreveu que “Só se considera adequada a revelação de Deus contida na Bíblia; somente através das Escrituras, o ser humano pode ter um conhecimento de Deus livre de superstições.”
O texto lido nos apresenta as duas formas com que Deus se revelou a nós – Pela Palavra Revelada e por meio da Pessoa do Senhor Jesus. Jesus apresentou a nós a Pessoa de Deus.
A Palavra de Deus nos apresentou Jesus. A Palavra de Deus nos leva à Jesus – Jesus nos leva à Palavra. Jesus é a Palavra e a Palavra é sobre Jesus. A Palavra nos leva à Deus Pai, nos apresenta Jesus e nos ensina sobre Deus como Santíssima Trindade.
O que precisamos entender é que não existe nada fora da Palavra de Deus e da Pessoa de Cristo que ainda esteja por se revelar ou completar a revelação. O Espírito Santo é Deus em nós – nos levando à Cristo e nos abrindo as Escrituras.
Nenhuma revelação pode ou deve ser acrescentada à obra do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Nada pode ser acrescentado como revelação, pois a obra do Deus Triuno, revelada nas Escrituras está tudo o que precisamos para saber sobre – A Santíssima Trindade, sobre a Pessoa do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Tudo o que precisamos saber sobre o Pai e sua obra está nas Escrituras.
Tudo o que precisamos saber sobre o Filho e sua obra está nas Escrituras.
Tudo o que precisamos saber sobre o Espírito Santo está nas Escrituras.
Tudo o que precisamos saber sobre a natureza humana está nas Escrituras.
 Tudo o que precisamos saber sobre a salvação está nas Escrituras. Tudo o que precisamos saber como andar, viver, pensar, está nas Escrituras.
 
O que necessitamos saber sobre esta matéria:
1- LEIA AS ESCRITURAS PORQUE É A REVELAÇÃO DE DEUS.
Devemos interpretar as Escrituras sempre em submissão ao Espírito Santo, porque assim vamos nos livrar de alguns extremos que são: O dogmatismo que é considerar a Bíblia como dogma, mas sem vida.
Os modismos teológicos que busca na Bíblia revelações secretar nunca antes vistas. A Palavra de Deus é viva e a sua leitura nos levará à vida espiritual, à verdadeira espiritualidade e ao crescimento espiritual. Este crescimento espiritual não é algum tipo de superioridade espiritual, mas o conhecimento experimental da pessoa do Senhor Jesus. É um relacionamento pessoal e relacional com as pessoas da Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo.
 A Palavra de Deus é mais rica do que qualquer dogma ou doutrina, por melhor que esta seja, por isso, o critério principal para sua interpretação é considerar que ao ler temos a consciência de que o Espírito Santo está falando, está revelando a vontade do Pai e a obra de Cristo para nossa salvação.
Somente podemos conhecer a Deus, conhecendo-o nas Escrituras. Ela é o ponto de partida para sabermos sobre Deus. Somente Deus pode revelar a ele mesmo e ele o faz através das Escrituras. Devemos considerar a Bíblia como o registro inspirado e inerrante da Palavra de Deus.
Quem não busca a Deus por meio das Escrituras, jamais chegará a conhecê-lo, portanto leia as Escrituras, porque Jesus disse “elas mesmo testificam de mim (João 5.39). 
 Leia as Escrituras porque, por meio delas o próprio Deus fala (2Pe 1.19; 2 Tm 3.14-17).
 
2 - CRER NO DEUS DAS ESCRITURAS, SEGUNDO AS ESCRITURAS
As Escrituras revelam a Deus e Deus se revela nas Escrituras e devemos crer no Deus que as Escrituras revelam e da forma como elas o revelam. A Bíblia é a Palavra de Deus  e elas não discutem a existência de Deus, simplesmente o revelam. Creia em Deus como a sua palavra o revela pois é a Palavra de Deus que deve dirigir toda o estudo, abordagem, mote e interpretação teológica. As Escrituras fornecem tudo o que precisamos para conhecer a Deus. Deus mesmo fornece nas Escrituras a perfeita revelação de si mesmo. É através da própria Palavra e por meio da obra de Cristo que podemos crer em Deus.
A Palavra de Deus foi escrita por pessoas falíveis, mas foi inspirada por Deus, por isso é infalível, perfeita e inerrante. As Escrituras dão ao ser humano respostas adequadas às necessidades espirituais que este precisa, apontando para o homem perfeito, Jesus Cristo, filho do homem e Filho de Deus. O pecado trouxe perdição e desespero transformando a condição humana em caída, mas nas Escrituras encontramos esperança de que a vida pode ser restaurada e realizada pela Trindade Santa.
Esta deve ser nossa atitude diante das Escrituras: * Aproximemo-nos delas, como se estivéssemos nos aproximando de seu autor – O próprio Deus.
A verdade revelada nas Escrituras é a graça em palavras.
Sem a revelação, ninguém teria condições de conhecer a Deus, por mais que se esforçasse, por mais que pesquisasse, por mais cientifico que fosse o método, é por isso que a ciência não pode provar a existência de Deus, porque, ou a pessoa crê ou não crê em Deus.
O ser humano não consegue chegar a Deus ou mesmo à sua ideia, só se chega a Deus por meio de Jesus Cristo e sua Palavra.
Declarar “Somente a Escritura” não deve ser uma dogma morto – mas uma decisão da vida de cada um de nós.Manifestei o teu nome aos homens que me deste do mundo. Eram teus, tu mos confiaste, e eles têm guardado a tua palavra.”

Nenhum comentário:

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...