segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

SOBRE O CREDO - "Na santa igreja católica.”


 Pregado em 06 de dezembro de 2016

                   O Credo Apostólico - Sermão 18

Resultado de imagem para todos os povos raças



                              A IGREJA DE CRISTO.
Mt 16.13-19
13 Indo Jesus para os lados de Cesaréia de Filipe, perguntou a seus discípulos: Quem diz o povo ser o Filho do Homem?
14 E eles responderam: Uns dizem: João Batista; outros: Elias; e outros: Jeremias ou algum dos profetas.

15 Mas vós, continuou ele, quem dizeis que eu sou?
16 Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.
17 Então, Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus.
18 Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
19 Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus.
 
 A igreja é o plano eterno de Deus para salvar pecadores por meio da obra de Cristo na Cruz - como demonstração da graça de Deus.
A igreja é uma comunidade de pecadores que foram redimidos, resgatados e regenerados. É a comunidade que foi resgatada da escravidão do juízo divino por causa do pecado. Foram predestinados por meio da eleição eterna, foram chamados, regenerados, justificados e finalmente serão glorificados.
A igreja, eklesia, é a comunidade dos chamados, dos separados para pertencerem a Deus. É a comunidade trinitária, Deus elegeu, Cristo por meio de sua obra resgatou e o Espírito Santo santifica e preserva em santidade para a glorificação. 
A igreja é o povo de Deus. Catecismo Maior - pergunta 62 - O que é a Igreja visível? A igreja visível é uma comunidade composta de todos quantos, em todos os tempos e lugares do mundo, professam a verdadeira religião, juntamente com seus filhos. Pergunta 65 - O que é a Igreja invisível? A igreja invisível é o número completo dos eleitos, que tem sido e que hão de ser reunidos em um corpo sob Cristo, a cabeça."

O que torna uma comunidade tornar-se uma igreja de Cristo: Os reformadores estavam de acordo que uma igreja precisava dos seguintes fatores essenciais, que são descritos na Confissão Belga : Pregação verdadeira das Escrituras, administração correta das ordenanças, aplicação correta da disciplina eclesiástica.

                 I - AS MARCAS DA IGREJA. 
1 - A igreja é santa. Ela é separada, chamada para Deus e para seu serviço. 
2- A Igreja é católica. Ela é de todos. De todas as nações e povos. A catolicidade da igreja significa que a igreja de Cristo é a Igreja de todas as épocas e ligares. 
Karl Barth - " a igreja não dispõe de sua catolicidade: é o Deus eterno e universalmente presente que dispõe dela."
Ela não é católica em si mesma, sua mensagem e serviço destinam-se a toda humanidade. Porque não temos medo de usar o termo "Católico".
A Credo Niceno diz - [ creio numa] igreja una, santa, católica e apostólica. O Credo Apostólico diz - "a santa igreja católica". O Credo de Atanásio diz - "A fé católica." 
O termo católico quer dizer "de todos", "comum a todos", "universal". Cremos na catolicidade de igreja. Catolicidade, não é o mesmo que catolicismo. O termo universal (segundo entendo), não traduz de forma plena o termo católico, pois parece ser muito mais inclusivo, sendo que católico, tem sua inclusividade limitada à todos os santos somente. 
Por isso, não tenhamos medo do termo "católico" - pois estamos afirmando a "catolicidade" da igreja e não confessando o "catolicismo".
3 - A igreja é apostólica. A igreja está fundamentada doutrinariamente na doutrina dos apóstolos. Nenhuma outra doutrina, nenhuma outra revelação deve ser apresentada.
4 - A igreja é una. Só há uma igreja cristã. Há elementos que unem a igreja e as diferenças não a podem dividir. Por outro lado a unidade deve preservar a verdade e as descrições anteriores. 
5 - A igreja é missionária e missional. A igreja está em missão, por isso é missionária. A igreja é uma missão, por isso é missional.

               II - A ESSÊNCIA DA IGREJA.

1 - A igreja está fundamentada em Cristo. " sobre esta pedra edificarei a minha igreja."
Cristo, o Filho de Deus é o fundamento da igreja. 
A Igreja não está fundamentada sobre projetos humanos. A igreja é de Cristo e não de qualquer um de nós. Ninguém pode roubar o mérito de Cristo e substituir pelos seus. A igreja não tem donos. Não tem clãs. Não tem dinastias. Somente Cristo. Foi o sangue de Cristo que formou a igreja.

2 - A Igreja é edificada em Cristo. "edificarei a minha igreja" 
Todas as bases, todos os elementos ds edificação da igreja devem estar Cristo. 
A doutrina dos apóstolos é o chão onde a igreja anda. A igreja nunca vai depender de projetos, estratégias e métodos humanos. Alguns enfraquecem tanto a ideia da igreja, quando a fazer desaparecer de alguns momentos da história. São aqueles que pensam a igreja começou com sua denominação. Aprendam senhores, a igreja em toda a história prevaleceu. Ela sempre avançou, mesmo em tempos de escuridão, perseguição, automutilação, heresias internas e apostasias.

3 - A igreja é preservada por Cristo. “as portas do inferno não prevalecerão... "
A igreja não será vencida pelo mundo nunca. 
A questão deste texto é que a igreja não está na defensiva, mas está na ofensiva. Quem defende as portas é que está se defendendo. Não faz sentido a ideia de que a igreja está sendo atacada e precisa defender suas portas. As portas do inferno não prevalecem, porque a igreja está na ofensiva. O evangelho invade as portas do inferno. O evangelho chega e ilumina as trevas. O evangelho avança contra o reino das trevas.

4 - A igreja tem uma missão no mundo. " o que ligares na terra será ligado nos céus"
A igreja não está na defensiva, a Igreja está no mundo para transformar o mundo.  Jesus disse - Ide por todo mundo...pregue o evangelho...cure os enfermos...ressuscite os mortos...batize...ensine. A igreja tem uma missão no mundo - não é defender-se, mas atacar as trevas. Às vezes, parece que a igreja está numa trincheira acuada. A igreja é luz nas trevas. A igreja é o reino que avança. Avançar até encher o mundo, esta é a missão. A igreja é a missão de Deus no mundo. É o plano de Deus para a cidade. Para cada cidade. Para a nossa cidade. É o plano de Deus para as nações da terra. É o plano de Deus para o futuro da Terra.

CONSIDERAÇÕES

- Você não é a igreja, você pertence à igreja. Pois a igreja é uma comunidade de salvos onde se prega e ouve a verdadeira doutrina, onde são administradas as ordenanças ou sacramentos e onde se aplica a correta disciplina eclesiástica contra o pecado.
- Logo você não pode ser um cristão sozinho.
- A igreja é santa, logo, tua vida expressa um representante verdadeiro da verdadeira igreja?
- A igreja é portadora da Palavra de Deus, tendo-a como única regra de fé prática – e você é portador da Palavra de Deus na prática de vida.
- A igreja sendo missionária e missional, você tem se identificado com estas características.
- Como você vai ser igreja, sendo da igreja neste próximo ano?
- Ore por sua igreja, envolva-se, abrace, trabalhe e lute pela igreja neste ano.

Nenhum comentário:

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...