sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

O Quarto Mandamento - Primeiro Sermão sobre o Dia do Senhor

Sermões no Breve Catecismo de Westminster
 Pregado em 10 de Dezembro de 2017





PERGUNTA 57. Qual é o quarto mandamento?
R. O quarto mandamento é: Lembra-te do dia de Sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra.
Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR. TEU Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou. Ex 20. 8- 11.


                  O QUARTO MANDAMENTO
              LEMBRAR DO DIA DO SENHOR
O quarto mandamento é um presente de Deus para o ser humano e não um fardo imposto sobre ele.


O dia do Senhor é encarado como um fardo para muitos cristãos. Esta é uma lamentável verdade. Muitos cristãos pensam: - Eu trabalho a semana toda, só tenho o sábado e o domingo ou somente o domingo para descansar e mesmo assim ainda tenho que separar uma parte deste dia para dedicar ao Senhor?  Por isso, é comum os crentes desfrutarem o domingo de forma semelhante aos não convertidos. Desfrutam o domingo secularmente não priorizando o culto ao Senhor. Não lembrando que este dia é o dia em que os cristãos lembram a ressurreição de Cristo, o dia do Senhor.

O QUARTO MANDAMENTO  NOS FAZ LEMBRAR DO CRIADOR DOS DIAS.
Porque em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou.
O texto lido nos fala de seis dias para nós e um para o Senhor. Poderia ser um para nós e seis para o Senhor. Mas isso, nos faria quebrar todos os dias. Um dia já quebramos, seis seria o nosso fim.
O texto nos diz:
1 – O povo deveria lembrar, observar, guardar o sábado. V.8
Isto significa que era um mandamento a ser observado e não desprezado. O termo lembra-te, é um chamado ao cumprimento do mandamento.

2 – Que o sábado deveria ser santificado – v. 8
Isto significa que o sétimo dia deveria ser obervado, separando este dia dos demais. Este dia deveria ser “santificado”, ou seja deveria ter-se este dia em consagração, separação ao Senhor. Ter este dia como sagrado.

2 – Que o sétimo dia deveria ser um dia de descanso – VS 9-11
Deus trabalhou em sua criação seis dias, mas no sétimo descansou. Deus se deleitou com o fim da criação, ficou satisfeito e convida a sua criação a participar de sua alegria – por isso deu o sábado, como dia de celebração, descanso e lembrança do seu nome.

 O QUARTO MANDAMENTO NOS PRESENTEIA COM UM SANTO DIA. 
 “Lembra-te do dia de Sábado, para o santificar” V.8 – “SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou” V.11

 PERGUNTA 58. Que exige o quarto mandamento?
R. O quarto mandamento exige que consagremos a Deus os tempos determinados em sua Palavra, particularmente um dia inteiro em cada sete, para ser um dia de santo descanso a Ele dedicado.
Lv 19.30; -  Guardareis os meus sábados e reverenciareis o meu santuário. Eu sou o SENHOR.
 Dt 5.12 - Guarda o dia de sábado, para o santificar, como te ordenou o SENHOR, teu Deus.

Esta é a grande dádiva ao ser humano, Deus deixou um mandamento para que o ser humano não se consumisse em si mesmo, mas de sete dias, um para descanso e adoração. Se não houvesse este mandamento, todos se perderiam em suas vidas agitadas e não lembrariam do culto. Veja que o descanso era por causa do nome do Senhor. O Senhor Jesus disse que o sábado foi feito por causa do ser humano. O sábado é uma dádiva, por causa do amor de Deus.
Calvino nos aponta três razões para o quarto mandamento:
“Primeira, o descanso do sétimo dia prefigurava ao povo de Israel um repouso espiritual, pelo qual deviam descansar de suas próprias atividades para deixar Deus operar neles. Segunda, que um dia fosse estabelecido para descanso, culto e meditação na Lei e nas obras de Deus, para que por esta lembrança fossem exercitados na piedade. Terceira, para que fosse um dia de repouso no qual se concedesse descanso para todos, inclusive aos servos para que também estes tivesse refrigério de seu labor”.

A secularização da cultura e a descristianização da vida familiar leva cada mais as famílias para o desprezo do mandamento. A vida é dura e corrida. As famílias são esmagadas pelos impulsos e estímulos da cultura secular. Sobra os domingos, quando sobra, pois alguns não descansam nunca, não tiram tempo em família – como exigir que uma família secularizada a tal ponto – pense no domingo como dia do Senhor?
Lembrar que existe um mandamento e que a obediência ao mandamento glorifica a Deus é o remédio para nossa mente secular.

O QUARTO MANDAMENTO NOS PRESENTEIA COM UM DIA DE CULTO AO SENHOR - é o sábado do SENHOR . V. 10
Pra os israelitas era um dia sobretudo de descanso. Não havia o culto prático neste dia. Mas o próprio dia era o culto ao lembrar do Senhor o dia todo. Para os israelitas este dia era o sábado.
Se e memória do sábado para os israelitas era o fim da criação, com a Nova Aliança a memória para ser outra.

PERGUNTA 59. Qual dos sete dias designou Deus para esse descanso semanal?
R. Desde o princípio do mundo até à ressurreição de Cristo, Deus designou o sétimo dia da semana para o descanso semanal; e desde então o primeiro dia da semana para continuar sempre até ao fim do mundo, que é o Sábado cristão, ou Domingo.
 Gn 2.3 - E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de to-  Respondeu-lhes ele: Isto é o que disse o SENHOR: Amanhã é repouso, o santo sábado do SENHOR; o que quiserdes cozer no forno, cozei-o, e o que quiserdes cozer em água, cozei-o em água; e tudo o que sobrar separai, guardando para a manhã seguinte.
 At 20.7 - No primeiro dia da semana, estando nós reunidos com o fim de partir o pão, Paulo, que devia seguir viagem no dia imediato, exortava-os e prolongou o discurso até à meia-noite.
1Co 16.1-2 - Quanto à coleta para os santos, fazei vós também como ordenei às igrejas da Galácia. 2 No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte, em casa, conforme a sua prosperidade, e vá juntando, para que se da a obra que, 
não façam coletas quando eu for.
Ap 1.10. Achei-me em espírito, no dia do Senhor, e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta,
Esta é a transição do sábado para o domingo. Do dia de descanso, para o dia de culto. Jesus ressurgiu no domingo e o Espírito Santo desceu também no domingo. Os cristãos então, passam a cultuar no domingo. Domingo passa a ser o dia do Senhor para os cristãos. Dia de culto ao ressuscitado. Dia do Senhor. A palavra domingo que dizer – “do Senhor.”

 O QUARTO MANDAMENTO NOS FAZ LEMBRAR QUE NÃO DEVEMOS ESQUECER DO CULTO AO SENHOR
“Lembra-te do dia de Sábado, para o santificar...é o sábado do SENHOR teu Deus”.

O dia do Senhor é o dia para lembrar que o que temos vem do Senhor. A semana que passamos e a semana que vai começar pertencem ao Senhor. Entre uma semana e outra, onde dedicamos aos nossos cuidados, temos um dia para celebrar ao Senhor que nos dá tudo.

PERGUNTA 60. De que modo se deve santificar o Domingo?
R. Deve-se santificar o Domingo com um santo repouso por todo aquele dia, mesmo das ocupações e recreações temporais que são permitidas nos outros dias; empregando todo o tempo em exercícios públicos e particulares de adoração a Deus, Exceto o tempo preciso para as obras de pura necessidade e misericórdia.
Lv 23.3 -  Seis dias trabalhareis, mas o sétimo será o sábado do descanso solene, santa convocação; nenhuma obra fareis; é sábado do SENHOR em todas as vossas moradas.
Is 58.13-14 -   Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs,14 então, te deleitarás no SENHOR. Eu te farei cavalgar sobre os altos da terra e te sustentarei com a herança de Jacó, teu pai, porque a boca do SENHOR o disse.
Não somos legalistas – não cremos que o dia do Senhor deva ser tratado como se estivéssemos ainda nos cerimoniais do Antigo Testamento - Mt 12.11- Mc 2.27-28.
Mas devemos ter o cuidado de não secularizarmos este dia.
Uma frase que resume bem isso é - “Se teu jumento cair num buraco no dia do Senhor, tire-o de lá. Se o teu jumento cair no buraco sempre no dia do Senhor, tape o buraco.” Se você sempre tem um "bom motivo" para secularizar o dia do Senhor, ocupando-o sempre com aquilo que não está de acordo com a santidade do dia, então você precisa tomar providências sérias com seus "bons motivos".

O QUARTO MANDAMENTO NOS REMETE À PROMESSA DO VERDADEIRO DESCANSO.
“Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra.”
Segundo o Capítulo 3 de Hebreus este era o sentido do sábado. O descanso prometido. Toda a Lei Cerimonial tem seu cumprimento em Cristo. O sábado como previsto na lei, tinha uma parte cerimonial e esta parte era sombra do verdadeiro descanso que é Cristo. Na verdade o sábado era sombra de Cristo. Ele se cumpre em Cristo. Nosso descanso não é aqui, nos diz Hebreus. Ou seja, nosso descanso é a salvação. É o descanso da alma cansada. O culto é onde suprimos nossa alma com o que Cristo oferece. São os meios externos que se tornam meios de graça que traz os benefícios que precisamos para seguirmos no mundo. 
Na verdade, nossa alma já encontrou descanso. Cristo é nosso descanso e nosso sábado.O culto nos revela isso e nos faz ter alcance disso.
O tempo da salvação é o verdadeiro sábado. E o melhor tempo da salvação se revela no culto e nos símbolos que o culto apresenta. Cristo por meio de sua Palavra e no uso correto dos sacramentos nos fala no culto.
À ele devemos adorar, pois estamos nele. Este foi e é o entendimento da ortodoxia cristã. Não guardamos mais o sábado cerimonialmente, pois ele não leva Cristo – mas moralmente – pois estamos em Cristo e  separamos um dia especialmente para nos lembrar disso. Paramos tudo, e cultuamos a ele. Nossa salvação, nosso descanso eterno. O domingo é uma dádiva divina que nos antecipa as delícias do domingo eterno. Do descanso eterno.


Capela Missional - https://www.facebook.com/Igrejacristadeconfissaoreformada/

Nenhum comentário:

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...