quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Breve Catecismo de Westminster - Pergunta 26 - Cristo como Rei Eterno

Pregado em 30 de julho de 2017 - Na Capela Missional em Porto Alegre.


PERGUNTA 26. Como exerce Cristo as funções de rei?
R. Cristo exerce as funções de rei, sujeitando-nos a si mesmo, governando-nos e protegendo-nos, contendo e subjugando todos os seus e os nossos inimigos.
Sl 110.1-3 - At 2.36; At  18.9-10;  Is 9.6-7;  1Co 15.26-27.

 O REI PERFEITO E SEU REINADO

Salmo 110.1-7 -  Disse o SENHOR ao meu senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés2 O SENHOR enviará de Sião o cetro do seu poder, dizendo: Domina entre os teus inimigos.3 Apresentar-se-á voluntariamente o teu povo, no dia do teu poder; com santos ornamentos, como o orvalho emergindo da aurora, serão os teus jovens.4 O SENHOR jurou e não se arrependerá: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.5 O Senhor, à tua direita, no dia da sua ira, esmagará os reis.6 Ele julga entre as nações; enche-as de cadáveres; esmagará cabeças por toda a terra.7 De caminho, bebe na torrente e passa de cabeça erguida.

 O Senhor Jesus Cristo é o Rei perfeito porque ele governa de forma excelente o seu povo, governando-os, dando toda proteção e vencendo todos os inimigos.
 Este salmo fala da exaltação do Filho de Deus.
Martinho Lutero diz que este salmo é “O verdadeiro, alto e principal salmo, um ponto sublime do Antigo Testamento, como expressão do Cristo exaltado, o único Rei, Senhor e Sacerdote do seu povo.”
Este salmo fala de Cristo na seu tríplice ofícios de profeta, sacerdote e rei.
 Ele é Rei (VS 1,3,5,7).
 Ele é profeta (v.2)
 Ele é sacerdote (v.4).
A reposta do Catecismo contém todos os elementos do salmo. Cristo exerce as funções de rei, sujeitando-nos a si mesmo, governando-nos e protegendo-nos, contendo e subjugando todos os seus e os nossos inimigos.
ELE É O REI EXALTADO SOBRE TODOS V.1-2 - 1 Disse o SENHOR ao meu senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés. 2 O SENHOR enviará de Sião o cetro do seu poder, dizendo: Domina entre os teus inimigos.
O próprio Senhor Jesus interpreta este texto em  Marcos 12. 35 -  Jesus, ensinando no templo, perguntou: Como dizem os escribas que o Cristo é filho de Davi? 36 O próprio Davi falou, pelo Espírito Santo: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés. 37 O mesmo Davi chama-lhe Senhor; como, pois, é ele seu filho? 
O Senhor é o pai que diz ao “meu Senhor”, o Filho, assenta-te à  minha direita. O texto fala da exaltação do Senhor Jesus Cristo após sua ressurreição. Jesus foi exaltado sobre todos os seus inimigos.
1Co 15.26-27. / 26 O último inimigo a ser destruído é a morte. 27 Porque todas as coisas sujeitou debaixo dos pés. E, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, certamente, exclui aquele que tudo lhe subordinou.
Jesus é o Senhor, o cabeça, a autoridade sobre todas as coisas, sobre todos os seres humanos, sobre os anjos e sobre a igreja.
Não há nada e nenhum lugar onde Cristo não seja Senhor. Mesmo ele tendo sido crucificado, aqueles que o crucificaram estavam crucificando o Senhor deles.
At 2.36 - Esteja absolutamente certa, pois, toda a casa de Israel de que a este Jesus, que vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo.
O fato de ele assentar-se indica a soberania, o exercício da realeza. O sacerdote realiza seu oficio em pé. Como Rei ele se assenta para reinar.
I - ELE É REI COM UM  REINADO GLORIOSO – V.3 -  Apresentar-se-á voluntariamente o teu povo, no dia do teu poder; com santos ornamentos, como o orvalho emergindo da aurora, serão os teus jovens.
No dia do poder significa o tempo, a era de reinado. Este reinado é definido. Ele reina e é correspondido voluntariamente por um povo. Há um povo que se apresenta voluntariamente. Eles são felizes. Eles se alegram com o rei e seu reinado. Eles enfeitam com santos ornamentos, indicando a condição com que se apresentam. A santidade é a condição deles. Isto é que faz deles um povo feliz. A condição dos súditos fieis não é de imposição, mas ela flui naturalmente – como o orvalho emergindo . Estes súditos fieis são felizes e esta felicidade, esta satisfação, esta alegria de servir é continua – “serão os teus jovens”.
É uma satisfação no Rei. Este povo sem duvidas é sua igreja, a noiva do rei.  Que ama o rei, que se satisfaz no rei. Que vive debaixo do senhorio do rei dos reis em plena satisfação. Ele como Rei, exerce sua autoridade suprema para beneficio do seu povo, por quem ele se tornou mediador.  Os verdadeiro súditos, ou seja, aqueles que o reconhecem como Rei, têm prazer em se sujeitar à ele.  Quem reconhece Cristo como salvador, deve reconhecê-lo também como Senhor. Quem crê em Jesus reconhece sua voz, reconhece a voz do rei e conhece sua autoridade. Crer na verdade é obedecer o evangelho e estar sujeito a Cristo como Rei.
II - ELE EXERCE SEU REINADO  DE FORMA ESPIRITUAL – v. 4 “O SENHOR jurou e não se arrependerá: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.”
Ele é um rei sacerdote. O fato de constar um juramento, indica que este sacerdócio não é temporário, nem temporal. Da ordem de Melquisedeque, porque não é segundo linhagem humana como Arão e o sacerdócio levitico. Este  sacerdócio é perfeito. O rei é sacerdote porque envolve não apenas a proteção e o governo, mas também a salvação do seu povo. É sacerdote para sempre, porque garante intercessão perpétua. Envolve também salvação eterna.  Envolve segurança eterna.
III - ELE EXERCE SEU REINADO  COM MISERICÓRDIA PARA SEU POVO E JUÍZO PARA OS INIMIGOS.  VS 5-6
5 - O Senhor, à tua direita, no dia da sua ira, esmagará os reis.
6 - Ele julga entre as nações; enche-as de cadáveres; esmagará cabeças por toda a terra.
Os inimigos do povo de Cristo são inimigos de Cristo. Cristo domina sobre tudo, e considera todos os que não obedecem à verdade como inimigos do seu reino.  O povo de Cristo no mundo sempre sofreu perseguições por que vivem debaixo de um sistema muito diferente. O mundo sempre perseguiu o povo de Cristo, mesmo hoje, em muitos lugares do mundo, servos de Cristo estão morrendo por causa de sua fé. Onde não há perseguição com violência, há perseguições morais e violência por ideologia.
Cristo como rei, haverá de julgar os inimigos de seu povo e haverá um dia em que uma separação será feita. Haverá um julgamento contra todos aqueles que fizeram o mau para os seus filhos. Os que o condenaram e crucificaram, e todos os que não quiseram que ele reinasse sobre eles, comparecerão ao seu tribunal. O que os maus fizeram ao menor dos seus discípulos, Cristo considerará como tendo sido feito a Ele próprio.  Este será o Juízo final, o tribunal de Cristo, onde os seus filhos estarão no reino eterno, com seu rei eterno. Os maus estarão condenados para sempre.
IV - ELE EXERCE SEU REINADO E ESTE REINADO SERVE DE CONFORTO PARA SEU POVO. V.7 -  De caminho, bebe na torrente e passa de cabeça erguida.
 Martinho Lutero - “Este belo salmo é o verdadeiro núcleo de toda a Escritura. Nenhum outro Salmo profetiza tão abundantemente e de modo tão completo sobre Cristo. Ele retrata o Senhor e seu reino inteiro e é cheio de conforto para os cristãos.”
Este final é um chamado á segui-lo. É um chamado à renovação da esperança. É um chamado ao conforto em meio à todas as tribulações que o povo do rei enfrenta.
Cristo exerce seu governo de forma autoritária e nem trata seus súditos com desprezo, superioridade ou desprezo, mas ele protege seu povo. Ele cuida daqueles que são seus. 
 Os que obedecem são os filhos do reino e a estes pertencem as bênçãos e benefícios do reino de Cristo.
O mundo é lugar do mal. Existem muitos perigos tanto visíveis como invisíveis. Mas Cristo como nosso Rei nos governa e uma das funções de um rei é proteger seu reino, proteger e dar segurança à seus súditos. Ele é nosso protetor. Nos protege do mal e nos protege do maligno.
Devemos considerar Jesus como nosso Rei e obedecer à ele, pois fazemos parte de seu reino.
Cristo é chamado de Senhor, porque é o soberano. Ele é o Rei dos reis e o Senhor dos senhores. Não há um só lugar do universo onde Cristo não governe e não seja o Senhor.
Além dos governos humanos, dos países, dos governos e dos governantes, há o Reino de Deus.
O Reino de Deus é maior do que tudo. Jesus é o Rei do Reino de Deus. É o Senhor.
Cristo é nosso verdadeiro rei e tem o direito de nos governar. Devemos nos sujeitar à ele.
Ele é nosso Senhor. Ele tem o direito de ser nosso Senhor pois ele nos libertou. Éramos escravos do pecado e ele nos tirou da escravidão. Éramos condenados pela justiça de Deus, e ele nos livrou da condenação.

Uma vez que ele é Rei, ele nos governa. A sua autoridade não deve ser questionada, pois ele tem direito sobre nossa vida. Mas, podemos ter a certeza de que seu governo é justo. Ele não sendo um rei qualquer, não governa ou não nos governa também de qualquer maneira. Seu governo é baseado na graça e na misericórdia. Ele é o melhor rei que poderíamos ter.

Quem ou quê governa nossa vida de verdade? A quem prestamos conta?  Quem nos conduz, a quem obedecemos?
Que espaço Cristo realmente ocupa em nossa vida?
Qual a dimensão do seu senhorio sobre nós?

Rogerio Nascimento  - https://www.facebook.com/pastorrogerionascimento
Capela Missional - https://www.facebook.com/Igrejacristadeconfissaoreformada/

Nenhum comentário:

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...