sexta-feira, 26 de julho de 2019

A Oferta Movida e seu significado - lEVÍTICO 7.28-28 - Exposições em Levítico nº 13

Sermão pregado em 28 de outubro de 2018, na Capela Missional em Porto Alegre.



Exposições em Levítico nº 13

Imagem relacionada

                 A OFERTA MOVIDA DIANTE DO SENHOR  – Lev. 7.28-38


28 Disse mais o SENHOR a Moisés:
29 Fala aos filhos de Israel, dizendo: Quem oferecer ao SENHOR o seu sacrifício pacífico trará a sua oferta ao SENHOR; do seu sacrifício pacífico
30 trará com suas próprias mãos as ofertas queimadas do SENHOR; a gordura do peito com o peito trará para movê-lo por oferta movida perante o SENHOR.
31 O sacerdote queimará a gordura sobre o altar, porém o peito será de Arão e de seus filhos.
32 Também a coxa direita dareis ao sacerdote por oferta dos vossos sacrifícios pacíficos.
33 Aquele dos filhos de Arão que oferecer o sangue do sacrifício pacífico e a gordura, esse terá a coxa direita por sua porção;
34 porque o peito movido e a coxa da oferta tomei dos filhos de Israel, dos seus sacrifícios pacíficos, e os dei a Arão, o sacerdote, e a seus filhos, por direito perpétuo dos filhos de Israel.
35 Esta é a porção de Arão e a porção de seus filhos, das ofertas queimadas do SENHOR, no dia em que os apresentou para oficiarem como sacerdotes ao SENHOR;
36 a qual o SENHOR ordenou que se lhes desse dentre os filhos de Israel no dia em que os ungiu; estatuto perpétuo é pelas suas gerações.
37 Esta é a lei do holocausto, da oferta de manjares, da oferta pelo pecado, da oferta pela culpa, da consagração e do sacrifício pacífico,
38 que o SENHOR ordenou a Moisés no monte Sinai, no dia em que ordenou aos filhos de Israel que oferecessem as suas ofertas ao SENHOR, no deserto do Sinai.


A oferta movida significa um movimento em direção a Deus a quem era oferecida e outro em direção ao ofertante que por ela era beneficiado.

Esta oferta fala do dever de cultuar ao Senhor.
O verdadeiro culto a Deus era oferecer a Deus aquilo que ele pedia. Nada mais e nada menos.
O Livro de Levítico é sobre isso. Como cultuar a Deus. Em nenhum momento o culto é livre. Em todo o tempo, em todas as intruções, em todas prescrições, em todos os mandamentos, o culto deve ser oferecido conforme o próprio Senhor determina.

Neste texto fala em como a pessoa deveria se comportar quando fosse oferecer a Oferta ao Senhor ou o sacrifício ao Senhor.
                                                         I – NOTAS TEXTUAIS
1 - CADA OFERTA DEVERIA SER OFERECIDA DA FORMA PRESCRITA. V.29
2 - ELA MESMO DEVERIA TRAZER A OFERTA. v. 30 
3 – A OFERTA DEVERIA SER MOVIDA PERANTE O SENHOR – v.30
Mover a oferta era o sinal do culto. Era o gesto de culto, de que a oferta estava sendo oferecida.
A pessoa deveria fazer um movimento para cima, porque era para o Senhor – e para os lados – porque era em favor de alguém – de si mesmo, de sua família, de sua tribo etc.
4 – CADA DETALHE ERA PRESCRITO – VS 31-34
Nada deveria feito de forma livre.  O peito era para alimento farto dos sacerdotes. A coxa simbolizava a força e a sustentação e por isso, representava a aliança.
5 – AS OFERTAS ERAM ORDENANÇAS PARA O CULTO E NÃO OPÇÕES. V.36 -38
Não havia outra forma de aproximação de Deus. Não haveria outra forma de perdão dos pecados. Não havia outra forma de ter paz com Deus. Não haveria outra forma de ter comunhão com Deus.
A exclusividade da oferta – falava da exclusividade de Cristo.
Assim como a oferta era exclusiva, Cristo é exclusivo – João 14.6; Atos 4.16; Hebreus 10 – 11-14 

                                      II – NOTAS HOMILÉTICAS
Vimos então que a pessoa deveria trazer a oferta. Ela entregaria a oferta ao sacerdote.
Antes ela deveria mover a oferta – balançar para cima e para os lados. Chamava-se isso de – mover a oferta – ou oferta movida.
Depois o sacrifício era oferecido ao Senhor de acordo com as características do que já estudamos.
Tudo deveria ser conforme a ordem do Senhor.
O que aprendemos disso?
Aprendemos duas coisas:
1 - SOMOS RESPONSÁVEIS INDIVIDUALMENTE PELO CULTO QUE OFERECEMOS A DEUS.
Os sacrifícios se cumpriram em Cristo e não temos mais que oferecer nada para conquistar as bênçãos de Deus. Cristo já conquistou. Mas aquele culto que eles ofereciam é o mesmo que agora oferecemos, só que Cristo ocupa o lugar do sacrifício. O que oferecemos no culto é nossa fé em Cristo. Chegamos diante de Deus apresentando Jesus. Mas não é outra pessoa.
Cada um precisa oferecer seu culto a Deus. Ninguém substitui ninguém.
Ninguém leva ninguém a Deus.
Cada um tem que oferecer o culto.
Nós somos responsáveis por nosso culto. Isso não elimina o culto congregacional, pois a comunidade estava implícita em cada oferta. Se uma pessoa da comunidade obedecesse a Deus, a comunidade estava obedecendo. A aliança era com o povo, mas o culto deveria ser obedecido individualmente, por outro lado, toda a comunidade deveria cultuar. 
Na Nova Aliança a igreja é chamada da mesma forma. A igreja é um corpo, uma comunidade.
 O culto ainda é individual por um lado, mas coletivo de outro. Somos chamados individualmente a obedecer a Deus, a oferecer cada um o culto responsável diante de Deus.
2 Coríntios 5.10-11 - 10 Porque importa que todos nós compareçamos
 perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo.
1 Coríntios 3.13-17 -13manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará. 14Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão; 15se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo.
16Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? 17Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado.  
Efésios 3. 15 -17 - 14Por esta causa, me ponho de joelhos diante do Pai, 15de quem toma o nome toda família, tanto no céu como sobre a terra, 16para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior; 17e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, 
Nos textos anteriores vimos a responsabilidade individual – no último, vemos a igreja contribuindo para a edificação individual.
A igreja ocupa um papel importante no crescimento espiritual e na salvação de cada um.
Hebreus 10.24-26  /24Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. 25Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima. 26 Porque, se vivermos deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados; 
 2 - SOMOS RESPONSAVÉIS PELO QUE OFERECEMOS E COMO OFERECEMOS NOSSO CULTO A DEUS.
Uma vez que Cristo é nossa oferta, cultuamos Deus com os méritos de Jesus na cruz.
O fato da pessoa mover a oferta – significava sua alegria em ofertar. A oferta movida também e principalmente significava o fato de que Cristo foi oferecido a Deus e sua morte trouxe benefícios eternos aos pecadores.
O culto é oferecido a Deus, e o fato de quem cultua oferecer adoração a Deus, também beneficia o adorador. No culto nossa adoração é oferecida a Deus, e o resultado é que o adorador é abençoado com todas bênçãos.
Cultuar não deve ser um fardo, mas uma missão da vida, uma expectativa.
PERGUNTA 1. Qual é o fim principal do ser humano?
RESPOSTA. O fim principal do ser humano é glorificar a Deus, e gozá-lo para sempre.
O prazer em cultuar é a medida da nossa devoção a Deus.
Você tem se alegrado com o culto? Você tem oferecido o culto corretamente? Não podemos vir ao culto sem a alegria de cultuar.
No culto oferecemos algo a Deus com a congregação – 1 Coríntios 14.26 - Que fazer, pois, irmãos? Quando vos reunis, um tem salmo, outro, doutrina, este traz revelação, aquele, outra língua, e ainda outro, interpretação. Seja tudo feito para edificação.
  Hebreus 13.15 -   Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome.
Por isso, santificar o domingo é extremamente agradável a Deus, pois o culto deve ser agradável a Deus. A família deve cultuar a Deus.
Por isso escolhemos uma igreja para congregar e cultuar em comunidade. Por isso, devemos zelar pelo culto que oferecemos  a Deus.
Os pais não tem que estar preocupados com o que os filhos estão fazendo, pois os filhos tem que cultuar também. Por isso, os pais devem transmitir, ensinar o que é culto para seus filhos.
Deuteronômio 6 - 4 -9 / 4Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor5Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. 6Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; 7tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. 8Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. 9E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.
Estes mandamentos não foram mudados, abolidos e não devem ser ignorados.
Os pais precisam ensinar os filhos sobre quem é Deus, quem é a Santíssima Trindade.
O que é salvação. O que Cristo fez na cruz. O que é o pecado, o perdão dos pecados.
No coração, para os filhos o tempo todo, na vida, na casa.
Esta responsabilidade em cultuar da forma bíblica é de cada um.
Cada um é responsável em cultuar – cada um responsável em cultuar a Deus da forma certa.
Na hora da leitura da Escritura, escutar.
Na hora da oração, orar.
Na hora da pregação, escutar. Na hora dos credos, recitar os credos.
Na hora da ceia, participar de forma comportada e com reverência.
Uma vez que não temos nada de valor para oferecer a Deus, a essência do culto, o melhor do culto são ações de graças. Esta é a linguagem do culto na Bíblia, tanto nos Salmos como no Novo Testamento.
Mas o que precisamos mesmo entender é que o verdadeiro culto é reconhecer a Jesus como Filho de Deus.
Cultuar a Deus, significa declarar que Jesus é Deus.
Todo o sistema de ofertas do Antigo Testamento apontava para Jesus. Tudo ali era sobre Jesus.
O culto hoje é o reconhecimento de Jesus como filho de Deus.
Cultua, quem está em Cristo.
Glorifica a Deus quem glorifica a Cristo.
Este é o culto hoje, Jesus.
Portanto:
Sejamos responsáveis em apresentar nosso culto a Deus e que esta responsabilidade seja demonstrada em zelo ardente.
Sejamos zelosos também na forma em que cultuamos a Deus tanto individualmente como congregacionalmente.
Sejamos conscientes que precisamos crer em Jesus. Nele como Filho de Deus. Nele como como Deus. Nele como nosso Senhor. Iste é o movimento que Deus requer de nós; que reconheçamos a Jesus. 


Nenhum comentário:

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...