quarta-feira, 24 de julho de 2019

A Sacralidade da Vida Ordinária - Um dia na Vida do Sacerdote - Exposições em Levítico Nº 09

Sermão pregado em 07 de outubro de 2018, na Capela Missional em Porto Alegre.


                                          Exposições em Levítico - Sermão 09

Resultado de imagem para o sumo sacerdote em israel




                                      A SACRALIDADE DA VIDA ORDINÁRIA

LEVÍTICO 6.8 – 13 Disse mais o SENHOR a Moisés:
9 Dá ordem a Arão e a seus filhos, dizendo: Esta é a lei do holocausto: o holocausto ficará na lareira do altar toda a noite até pela manhã, e nela se manterá aceso o fogo do altar.
10 O sacerdote vestirá a sua túnica de linho e os calções de linho sobre a pele nua, e levantará a cinza, quando o fogo houver consumido o holocausto sobre o altar, e a porá junto a este.
11 Depois, despirá as suas vestes e porá outras; e levará a cinza para fora do arraial a um lugar limpo.
12 O fogo, pois, sempre arderá sobre o altar; não se apagará; mas o sacerdote acenderá lenha nele cada manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto, e sobre ele queimará a gordura das ofertas pacíficas.
13 O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará.

Na rotina ordenada do sacerdote temos um exemplo de como viver uma vida de forma extraordinária a vida ordinária.

Aprendemos até aqui que havia quatro tipos de Ofertas ou Sacrifícios.
1 - A Oferta do Holocausto – capitulo 1 – Holocausto quer dizer “o que sobe” – era um sacrifício queimado. Era para a aproximação de Deus. O holocausto representava a morte de Jesus.  Representava Jesus que foi nosso sacrifício para nos aproximar de Deus.
2 – A Oferta do Banquete – Capítulo 2 – Era com cereais e bolos – era para a comunhão com Deus.  Representava a vida de Jesus, que nos trouxe comunhão com Deus.
3 – A Oferta Pacífica  - Capítulo 3 – Era uma mistura das duas primeiras. Era para a paz com Deus. Representava Jesus que nos deu paz com Deus.
4 – A Oferta pelo Pecado – Era parecida com a primeira – era para perdão da culpa dos pecados. Representava Jesus que é o sacrifício para perdão dos nossos pecados.

Nestes versos a atenção é voltada para a figura do sacerdote e sua rotina ordenada por Deus.
Vemos aqui a santificação do tempo. A ênfase toda é no tempo e no fogo.
O sacerdote deveria manter o fogo acesa – veja que enfatizada o tempo, noite e manhã e o tempo todo.  O fogo deveria ficar aceso o tempo todo.
O sacerdote deveria trocar roupa em casa turno do dia.
Ele deveria organizar o sacrifício detalhe por detalhe.
Deus ordena o que poderia ser feito, como seria feito.
O Sacerdote era aquele que era escolhido por Deus para ser o seu representante entre as demais pessoas. O povo de Israel era dividido em 12 tribos. As principais tribos eram Judá e Levi. De Judá viria Davi e Jesus. Levi era a tribo de onde vinham os sacerdotes.
 O Livro de Levítico, tem a ver com os Levitas, que eram os da tribo de Levi. Não poderia haver um sacerdote que não fosse da tribo de Levi. Esta tribo não poderia plantar e nem trabalhar, e as outras tribos davam o dizimo para a tribo de Levi.
Deus não permitiu que eles tivessem nada, porque eles pertenciam somente a Deus e ele cuidaria deles.
Vamos examinar o texto:

v. 9 Dá ordem a Arão e a seus filhos, dizendo: Esta é a lei do holocausto: o holocausto ficará na lareira do altar toda a noite até pela manhã, e nela se manterá aceso o fogo do altar.
Aqui somos informados que o holocausto deveria ficar no fogo a noite inteira e o fogo não deveria ser apagado.
I - O FOGO SÍMBOLIZAVA A PRESENÇA DE DEUS ENTRE O POVO.
O fogo na Bíblia tem vários significados, como o juízo de punição, como o fogo do inferno. Há o significado também de purificação. Mas neste contexto de Levítico é o da presença de Deus. Lembrem que eles estavam debaixo de uma coluna de fogo durante as noites.

v. 10 O sacerdote vestirá a sua túnica de linho e os calções de linho sobre a pele nua, e levantará a cinza, quando o fogo houver consumido o holocausto sobre o altar, e a porá junto a este.
No verso 10 somos informados que o sacerdote deveria vestir uma roupa específica  para o ritual. Somos informados também que ele deveria cuidar da cinza e do fogo.
II - VESTES LIMPAS REPRESENTAVA A SANTIDADE EXIGIDA POR DEUS
O sacerdote deveria trocar de roupa em cada turno do dia.
O sacerdote para oferecer o sacrifício perante o Senhor, deveria estar sempre de roupas limpas. Isso mais do que tudo significa a purificação e santidade pessoal.
Um exemplo disso é que depois do Cativeiro Babilônico, havia um sacerdote chamado Josué, e ele se apresenta para realizar o primeiro sacrifício na novo templo, mas por alguma razão suas vestes não estavam limpas.
Zacarias 3. 1 Deus me mostrou o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do Anjo do SENHOR, e Satanás estava à mão direita dele, para se lhe opor.
2 Mas o SENHOR disse a Satanás: O SENHOR te repreende, ó Satanás; sim, o SENHOR, que escolheu a Jerusalém, te repreende; não é este um tição tirado do fogo?
3 Ora, Josué, trajado de vestes sujas, estava diante do Anjo.
4 Tomou este a palavra e disse aos que estavam diante dele: Tirai-lhe as vestes sujas. A Josué disse: Eis que tenho feito que passe de ti a tua iniqüidade e te vestirei de finos trajes.
5 E disse eu: ponham-lhe um turbante limpo sobre a cabeça. Puseram-lhe, pois, sobre a cabeça um turbante limpo e o vestiram com trajes próprios; e o Anjo do SENHOR estava ali,
O texto termina dizendo que o anjo do Senhor estava ali. O anjo do Senhor no Antigo Testamento é o próprio Filho de Deus, que depois viria ao mundo.
Jesus é a nossa roupa limpa. Ele nos limpou. Ele trocou nossas  roupas. Isso é nossa natureza velha foi transformada numa nova natureza.

v. 11 Depois, despirá as suas vestes e porá outras; e levará a cinza para fora do arraial a um lugar limpo.
No verso 11 somos informados que depois do sacrifício pronto, ele deveria colocar outra roupa para levar a cinza para fora do acampamento;
III - AS CINZAS ERA A PROVA DA PURIFICAÇÃO REALIZADA
Cinzas no Antigo Testamento tem também vários significados. Isaías 44.20 - Ajoelhar-me-ia eu diante de um pedaço de árvore? 20 Tal homem se apascenta de cinza; o seu coração enganado o iludiu, de maneira que não pode livrar a sua alma, nem dizer: Não é mentira aquilo em que confio?
Aqui a cinza representa aquilo que é sem valor, sem sentido como a idolatria.
Poderia ser miséria (Sl 102.9. Jr 6.26). Também humilhação (Dn 9.3, Jonas 3.6; Is 58.5)
Mas aqui significa purificação do pecado.
Numeros 19.9-10 - 9 Um homem limpo ajuntará a cinza da novilha e a depositará fora do arraial, num lugar limpo, e será ela guardada para a congregação dos filhos de Israel, para a água purificadora; é oferta pelo pecado. 10 O que apanhou a cinza da novilha lavará as vestes e será imundo até à tarde; isto será por estatuto perpétuo aos filhos de Israel e ao estrangeiro que habita no meio deles.
Hebreus 9.13 Portanto, se o sangue de bodes e de touros e a cinza de uma novilha, aspergidos sobre os contaminados, os santificam, quanto à purificação da carne, 14 muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!

v. 12 O fogo, pois, sempre arderá sobre o altar; não se apagará; mas o sacerdote acenderá lenha nele cada manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto, e sobre ele queimará a gordura das ofertas pacíficas.
No verso 12 somos informados que ele deveria toda manha cedo renovar o fogo e preparar o sacrifício do dia.
IV - O AMANHECER ERA A LEMBRANÇA DA MISERICÓRDIA RENOVADA.
v. 13 O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará.
Cada manhã devemos nos lembrar que a misericórdia do Senhor é a causa dela.
Lamentações 3.22 As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; 23 renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.

v. 13 O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará.
No verso 13 nos é dito que os sacerdotes deveriam cuidar do fogo para que ele nunca apagasse.
O SACERDOTE DEVERIA ZELAR PELA PRESENÇA DE DEUS CONTÍNUA ENTRE O POVO.
O fogo simbolizava a presença de Deus e os sacerdotes precisavam zelar por esta presença.
Quando o fogo consumia o sacrifício, era como se Deus o estivesse consumindo. Deus estava exercendo seu justo juízo sobre o pecado. O fogo era a presença de Deus purificando o povo de seus pecados.

Evidentemente o que nos chama a atenção aqui é o uso do tempo pelo sacerdote e suas responsabilidades com o sagrado.
Costumamos separar o sagrado do profano. O ensinamento bíblico nos leva a isso.
A Bíblia nos ensina uma cosmovisão, uma visão de mundo em que o sagrado deve ser levado à vida secular e a vida secular deve ser vivida à luz do sagrado.
Não podemos viver uma bipolaridade, uma vida dupla entre o sagrado e o secular.
Deus é o Senhor de todas as coisas, de todos os espaços e de tudo o que nos cerca.
A dicotomia que deve existir é entre o sagrado e o profano. O profano é aquilo que viola o sentido último das coisas que são de Deus.
Muitos cristãos vivem uma vida profana, porque no seu dia a dia, no seu envolvimento com a cultura, elas profanam aquilo que é sagrado.
Profanam a família, profanam a profissão, profanam o casamento, profanam o namoro. Vivem vidas profanas, não conseguindo viver a vida como uma missão.
O tempo é um material divino em nosso benefício. O sacerdote deveria ordenar sua rotina.
O sacerdote não poderia usar mal nem desperdiçar seu tempo.
Aqui temos uma lição importante para nós que vemos o tempo da perspectiva da eternidade. Não estamos aqui para usar o tempo secularmente sem o santificar.
Esta era a missão do sacerdote e ele deveria fazer isso segundo o propósito de Deus para a glória de Deus. Ele estava cumprindo um chamado divino com responsabilidades específicas.
A pergunta que precisamos fazer é se estou vivendo minha vida, usando meu tempo para a glória de Deus ao usar meu tempo, e nas áreas da vida buscando o sentido em Deus.
O meu dia – qual é o chamado de Deus para aquele dia.
Sendo Pai – como eu vou usar a minha paternidade para a glória de Deus.
Lazer – como eu posso me divertir sem quebrar os mandamentos?
Namoro – como eu posso namorar sem que o namoro seja desonroso para mim e meus pais, e para Deus?
Na minha posição política – como não fazer disso um fim em si mesmo.
Nossa vida no mundo deve ser vivida na perspectiva da vida eterna. Deus me colocou no mundo e me dá dias e dia na terra.
Jesus veio ao mundo e se submeteu a rotina dos dias. Ele viveu os dias para a glória de Deus.
João 17 - 4 Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para fazer; 5 e, agora, glorifica-me, ó Pai, contigo mesmo, com a glória que eu tive junto de ti, antes que houvesse mundo.6 Manifestei o teu nome aos homens que me deste do mundo. Eram teus, tu mos confiaste, e eles têm guardado a tua palavra.7 Agora, eles reconhecem que todas as coisas que me tens dado provêm de ti; 8 porque eu lhes tenho transmitido as palavras que me deste, e eles as receberam, e verdadeiramente conheceram que saí de ti, e creram que tu me enviaste.
O sacerdote vivia sua vida em função de Deus em primeiro lugar e dos outros em segundo lugar.
Ou em primeiro lugar para os outros porque, ele vivia uma missão divina.
COMO VIVER DE FORMA EXTRAORDINARIA NOSSA JORNADA ORDINÁRIA
Que no nosso dia a dia lembremos que a nossa vida é vivida na presença de Deus. Na presença da Santíssima Trindade.
Que nosso dia a dia seja santificado pela santidade prática de nosso modo de viver o dia.
Que no nosso dia a dia tenhamos praticas devocionais que nos leve ao desejo de purificação pessoal contínua.
Que a cada amanhecer nos lembremos de celebrar a misericórdia renovada de nosso Deus.
Que nos lembremos diariamente que a presença de Deus deve ser nossa maior paixão, nosso maior alvo e nosso maior motivo de satisfação.
Que nosso dia começe com Deus em nós. Que nosso dia começe com a busca de satisfação em Deus naquele dia.
Que a cada amanhecer, tenhamos em mente que aquele dia é uma dádiva do Senhor, e que o próprio dia é oportunidade de ser um dia devocional.
Que a cada dia, ao amanhecer tomemos a decisão de sermos mais devotos a Deus.
Que a cada dia, durante o dia, pratiquemos a piedade máxima, a devoção máxima, entreguemos ao Senhor do dia o máximo que tivermos, o máximo que somos, o máximo que dispomos. 
Que Deus seja glorificado! Que Jesus Cristo, o Senhor da Cruz seja o Senhor do dia. Que o Espírito Santo seja presença certa no processo de vivermos o dia que o Senhor nos deu - todos os dias.

Nenhum comentário:

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...