Sermão pregado em 07 de outubro de 2018, na Capela Missional em Porto Alegre.
Exposições em Levítico - Sermão 09
A SACRALIDADE DA VIDA ORDINÁRIA
LEVÍTICO 6.8 – 13 Disse mais o
SENHOR a Moisés:
9 Dá ordem a Arão e a seus
filhos, dizendo: Esta é a lei do holocausto: o holocausto ficará na lareira do
altar toda a noite até pela manhã, e nela se manterá aceso o fogo do altar.
10 O sacerdote vestirá a sua
túnica de linho e os calções de linho sobre a pele nua, e levantará a cinza,
quando o fogo houver consumido o holocausto sobre o altar, e a porá junto a
este.
11 Depois, despirá as suas
vestes e porá outras; e levará a cinza para fora do arraial a um lugar limpo.
12 O fogo, pois, sempre arderá
sobre o altar; não se apagará; mas o sacerdote acenderá lenha nele cada manhã,
e sobre ele porá em ordem o holocausto, e sobre ele queimará a gordura das
ofertas pacíficas.
13 O fogo arderá continuamente
sobre o altar; não se apagará.
Na rotina ordenada do sacerdote
temos um exemplo de como viver uma vida de forma extraordinária a vida
ordinária.
Aprendemos até aqui que havia quatro
tipos de Ofertas ou Sacrifícios.
1 - A Oferta do Holocausto –
capitulo 1 – Holocausto quer dizer “o que sobe” – era um sacrifício queimado.
Era para a aproximação de Deus. O holocausto representava a morte de
Jesus. Representava Jesus que foi nosso
sacrifício para nos aproximar de Deus.
2 – A Oferta do Banquete – Capítulo
2 – Era com cereais e bolos – era para a comunhão com Deus. Representava a vida de Jesus, que nos trouxe
comunhão com Deus.
3 – A Oferta Pacífica - Capítulo 3 – Era uma mistura das duas
primeiras. Era para a paz com Deus. Representava Jesus que nos deu paz com
Deus.
4 – A Oferta pelo Pecado – Era
parecida com a primeira – era para perdão da culpa dos pecados. Representava
Jesus que é o sacrifício para perdão dos nossos pecados.
Nestes versos a atenção é voltada
para a figura do sacerdote e sua rotina ordenada por Deus.
Vemos aqui a santificação do tempo.
A ênfase toda é no tempo e no fogo.
O sacerdote deveria manter o fogo
acesa – veja que enfatizada o tempo, noite e manhã e o tempo todo. O fogo deveria ficar aceso o tempo todo.
O sacerdote deveria trocar roupa em
casa turno do dia.
Ele deveria organizar o sacrifício
detalhe por detalhe.
Deus ordena o que poderia ser feito,
como seria feito.
O Sacerdote era aquele que era
escolhido por Deus para ser o seu representante entre as demais pessoas. O povo
de Israel era dividido em 12 tribos. As principais tribos eram Judá e Levi. De
Judá viria Davi e Jesus. Levi era a tribo de onde vinham os sacerdotes.
O Livro de Levítico, tem a ver com os Levitas,
que eram os da tribo de Levi. Não poderia haver um sacerdote que não fosse da
tribo de Levi. Esta tribo não poderia plantar e nem trabalhar, e as outras
tribos davam o dizimo para a tribo de Levi.
Deus não permitiu que eles tivessem
nada, porque eles pertenciam somente a Deus e ele cuidaria deles.
Vamos examinar o texto:
v. 9 Dá ordem a Arão e a seus filhos, dizendo: Esta é a lei do holocausto: o holocausto ficará na lareira do altar toda a noite até pela manhã, e nela se manterá aceso o fogo do altar.
Aqui somos informados que o
holocausto deveria ficar no fogo a noite inteira e o fogo não deveria ser
apagado.
I - O FOGO SÍMBOLIZAVA A PRESENÇA DE
DEUS ENTRE O POVO.
O fogo na Bíblia tem vários
significados, como o juízo de punição, como o fogo do inferno. Há o significado
também de purificação. Mas neste contexto de Levítico é o da presença de Deus.
Lembrem que eles estavam debaixo de uma coluna de fogo durante as noites.
v. 10 O sacerdote vestirá a sua túnica de linho e os calções de linho sobre a pele nua, e levantará a cinza, quando o fogo houver consumido o holocausto sobre o altar, e a porá junto a este.
No verso 10 somos informados que o
sacerdote deveria vestir uma roupa específica
para o ritual. Somos informados também que ele deveria cuidar da cinza e
do fogo.
II - VESTES LIMPAS REPRESENTAVA A
SANTIDADE EXIGIDA POR DEUS
O sacerdote deveria trocar de roupa
em cada turno do dia.
O sacerdote para oferecer o
sacrifício perante o Senhor, deveria estar sempre de roupas limpas. Isso mais
do que tudo significa a purificação e santidade pessoal.
Um exemplo disso é que depois do
Cativeiro Babilônico, havia um sacerdote chamado Josué, e ele se apresenta para
realizar o primeiro sacrifício na novo templo, mas por alguma razão suas vestes
não estavam limpas.
Zacarias
3. 1 Deus me mostrou o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do Anjo
do SENHOR, e Satanás estava à mão direita dele, para se lhe opor.
2 Mas
o SENHOR disse a Satanás: O SENHOR te repreende, ó Satanás; sim, o SENHOR, que
escolheu a Jerusalém, te repreende; não é este um tição tirado do fogo?
3 Ora,
Josué, trajado de vestes sujas, estava diante do Anjo.
4 Tomou
este a palavra e disse aos que estavam diante dele: Tirai-lhe as vestes sujas.
A Josué disse: Eis que tenho feito que passe de ti a tua iniqüidade e te
vestirei de finos trajes.
5 E
disse eu: ponham-lhe um turbante limpo sobre a cabeça. Puseram-lhe, pois, sobre
a cabeça um turbante limpo e o vestiram com trajes próprios; e o Anjo do SENHOR
estava ali,
O texto termina dizendo que o anjo
do Senhor estava ali. O anjo do Senhor no Antigo Testamento é o próprio Filho
de Deus, que depois viria ao mundo.
Jesus é a nossa roupa limpa. Ele nos
limpou. Ele trocou nossas roupas. Isso é
nossa natureza velha foi transformada numa nova natureza.
v. 11 Depois, despirá as suas vestes e porá outras; e levará a cinza para fora do arraial a um lugar limpo.
No verso 11 somos informados que
depois do sacrifício pronto, ele deveria colocar outra roupa para levar a cinza
para fora do acampamento;
III - AS CINZAS ERA A PROVA DA PURIFICAÇÃO
REALIZADA
Cinzas no Antigo Testamento tem
também vários significados. Isaías 44.20 - Ajoelhar-me-ia eu diante de um
pedaço de árvore? 20 Tal homem se apascenta de cinza; o seu coração
enganado o iludiu, de maneira que não pode livrar a sua alma, nem dizer: Não é
mentira aquilo em que confio?
Aqui a cinza representa aquilo que é
sem valor, sem sentido como a idolatria.
Poderia ser miséria (Sl 102.9. Jr
6.26). Também humilhação (Dn 9.3, Jonas 3.6; Is 58.5)
Mas aqui significa purificação do
pecado.
Numeros 19.9-10 - 9 Um homem
limpo ajuntará a cinza da novilha e a depositará fora do arraial, num lugar
limpo, e será ela guardada para a congregação dos filhos de Israel, para a água
purificadora; é oferta pelo pecado. 10 O que apanhou a cinza da novilha
lavará as vestes e será imundo até à tarde; isto será por estatuto perpétuo aos
filhos de Israel e ao estrangeiro que habita no meio deles.
Hebreus 9.13 Portanto, se o sangue
de bodes e de touros e a cinza de uma novilha, aspergidos sobre os
contaminados, os santificam, quanto à purificação da carne, 14 muito mais
o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem
mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos
ao Deus vivo!
v. 12 O fogo, pois, sempre
arderá sobre o altar; não se apagará; mas o sacerdote acenderá lenha nele cada
manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto, e sobre ele queimará a gordura
das ofertas pacíficas.
No verso 12 somos informados que ele
deveria toda manha cedo renovar o fogo e preparar o sacrifício do dia.
IV - O AMANHECER ERA A LEMBRANÇA DA
MISERICÓRDIA RENOVADA.
v. 13 O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará.
Cada manhã devemos nos lembrar que a
misericórdia do Senhor é a causa dela.
Lamentações 3.22 As
misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas
misericórdias não têm fim; 23 renovam-se cada manhã.
Grande é a tua fidelidade.
v. 13 O fogo arderá
continuamente sobre o altar; não se apagará.
No verso 13 nos é dito que os
sacerdotes deveriam cuidar do fogo para que ele nunca apagasse.
O SACERDOTE DEVERIA ZELAR PELA
PRESENÇA DE DEUS CONTÍNUA ENTRE O POVO.
O fogo simbolizava a presença de
Deus e os sacerdotes precisavam zelar por esta presença.
Quando o fogo consumia o sacrifício,
era como se Deus o estivesse consumindo. Deus estava exercendo seu justo juízo
sobre o pecado. O fogo era a presença de Deus purificando o povo de seus
pecados.
Evidentemente o que nos chama a
atenção aqui é o uso do tempo pelo sacerdote e suas responsabilidades com o
sagrado.
Costumamos separar o sagrado do profano. O ensinamento bíblico nos leva a isso.
A Bíblia nos ensina uma cosmovisão,
uma visão de mundo em que o sagrado deve ser levado à vida secular e a vida
secular deve ser vivida à luz do sagrado.
Não podemos viver uma bipolaridade,
uma vida dupla entre o sagrado e o secular.
Deus é o Senhor de todas as coisas,
de todos os espaços e de tudo o que nos cerca.
A dicotomia que deve existir é entre
o sagrado e o profano. O profano é aquilo que viola o sentido último das coisas
que são de Deus.
Muitos cristãos vivem uma vida
profana, porque no seu dia a dia, no seu envolvimento com a cultura, elas
profanam aquilo que é sagrado.
Profanam a família, profanam a
profissão, profanam o casamento, profanam o namoro. Vivem vidas profanas, não
conseguindo viver a vida como uma missão.
O tempo é um material divino em
nosso benefício. O sacerdote deveria ordenar sua rotina.
O sacerdote não poderia usar mal nem
desperdiçar seu tempo.
Aqui temos uma lição importante para
nós que vemos o tempo da perspectiva da eternidade. Não estamos aqui para usar
o tempo secularmente sem o santificar.
Esta era a missão do sacerdote e ele
deveria fazer isso segundo o propósito de Deus para a glória de Deus. Ele
estava cumprindo um chamado divino com responsabilidades específicas.
A pergunta que precisamos fazer é se
estou vivendo minha vida, usando meu tempo para a glória de Deus ao usar meu
tempo, e nas áreas da vida buscando o sentido em Deus.
O meu dia – qual é o chamado de Deus
para aquele dia.
Sendo Pai – como eu vou usar a minha
paternidade para a glória de Deus.
Lazer – como eu posso me divertir
sem quebrar os mandamentos?
Namoro – como eu posso namorar sem
que o namoro seja desonroso para mim e meus pais, e para Deus?
Na minha posição política – como não
fazer disso um fim em si mesmo.
Nossa vida no mundo deve ser vivida
na perspectiva da vida eterna. Deus me colocou no mundo e me dá dias e dia na
terra.
Jesus
veio ao mundo e se submeteu a rotina dos dias. Ele viveu os dias para a glória
de Deus.
João
17 - 4 Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para
fazer; 5 e, agora, glorifica-me, ó Pai, contigo mesmo, com a glória que eu
tive junto de ti, antes que houvesse mundo.6 Manifestei o teu nome aos homens
que me deste do mundo. Eram teus, tu mos confiaste, e eles têm guardado a tua
palavra.7 Agora, eles reconhecem que todas as coisas que me tens dado
provêm de ti; 8 porque eu lhes tenho transmitido as palavras que me deste,
e eles as receberam, e verdadeiramente conheceram que saí de ti, e creram que
tu me enviaste.
O sacerdote vivia sua vida em função
de Deus em primeiro lugar e dos outros em segundo lugar.
Ou em primeiro lugar para os outros
porque, ele vivia uma missão divina.
COMO VIVER DE FORMA EXTRAORDINARIA
NOSSA JORNADA ORDINÁRIA
Que no nosso dia a dia lembremos que
a nossa vida é vivida na presença de Deus. Na presença da Santíssima Trindade.
Que nosso dia a dia seja santificado
pela santidade prática de nosso modo de viver o dia.
Que no nosso dia a dia tenhamos
praticas devocionais que nos leve ao desejo de purificação pessoal contínua.
Que a cada amanhecer nos lembremos
de celebrar a misericórdia renovada de nosso Deus.
Que nos lembremos diariamente que a
presença de Deus deve ser nossa maior paixão, nosso maior alvo e nosso maior
motivo de satisfação.
Que nosso dia começe com Deus em nós. Que nosso dia começe com a busca de satisfação em Deus naquele dia.
Que a cada amanhecer, tenhamos em mente que aquele dia é uma dádiva do Senhor, e que o próprio dia é oportunidade de ser um dia devocional.
Que a cada dia, ao amanhecer tomemos a decisão de sermos mais devotos a Deus.
Que a cada dia, durante o dia, pratiquemos a piedade máxima, a devoção máxima, entreguemos ao Senhor do dia o máximo que tivermos, o máximo que somos, o máximo que dispomos.
Que Deus seja glorificado! Que Jesus Cristo, o Senhor da Cruz seja o Senhor do dia. Que o Espírito Santo seja presença certa no processo de vivermos o dia que o Senhor nos deu - todos os dias.
Que nosso dia começe com Deus em nós. Que nosso dia começe com a busca de satisfação em Deus naquele dia.
Que a cada amanhecer, tenhamos em mente que aquele dia é uma dádiva do Senhor, e que o próprio dia é oportunidade de ser um dia devocional.
Que a cada dia, ao amanhecer tomemos a decisão de sermos mais devotos a Deus.
Que a cada dia, durante o dia, pratiquemos a piedade máxima, a devoção máxima, entreguemos ao Senhor do dia o máximo que tivermos, o máximo que somos, o máximo que dispomos.
Que Deus seja glorificado! Que Jesus Cristo, o Senhor da Cruz seja o Senhor do dia. Que o Espírito Santo seja presença certa no processo de vivermos o dia que o Senhor nos deu - todos os dias.
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