Exposições em
Levítico - Sermão nº 11
O SIGNIFICADO
EM CRISTO DAS OFERTAS PELA CULPA E PACÍFICA.
Capítulo 7.1-21
1 Esta é a lei da oferta pela
culpa; coisa santíssima é.
2 No lugar onde imolam o holocausto, imolarão a oferta pela culpa, e
o seu sangue se aspergirá sobre o altar, em redor.
3 Dela se oferecerá toda a gordura, a cauda e a gordura que cobre as
entranhas;
4 também ambos os rins e a gordura que neles há, junto aos lombos; e
o redenho sobre o fígado com os rins se tirará.
5 O sacerdote o queimará sobre o altar em oferta queimada ao SENHOR;
é oferta pela culpa.
6 Todo varão entre os sacerdotes a comerá; no lugar santo, se
comerá; coisa santíssima é.
7 Como a oferta pelo pecado, assim será a oferta pela culpa; uma
única lei haverá para elas: será do sacerdote que, com ela, fizer expiação.
8 O sacerdote que oferecer o holocausto de alguém terá o couro do
holocausto que oferece,
9 como também toda oferta de manjares que se cozer no forno, com
tudo que se preparar na frigideira e na assadeira, será do sacerdote que a
oferece.
10 Toda oferta de manjares amassada com azeite ou seca será de todos
os filhos de Arão, tanto de um como do outro.
11 Esta é a lei das ofertas pacíficas que alguém pode oferecer ao
SENHOR.
12 Se fizer por ação de graças, com a oferta de ação de graças trará
bolos asmos amassados com azeite, obreias asmas untadas com azeite e bolos de
flor de farinha bem amassados com azeite.
13 Com os bolos trará, por sua oferta, pão levedado, com o sacrifício
de sua oferta pacífica por ação de graças.
14 E, de toda oferta, trará um bolo por oferta ao SENHOR, que será do
sacerdote que aspergir o sangue da oferta pacífica.
15 Mas a carne do sacrifício de ação de graças da sua oferta pacífica
se comerá no dia do seu oferecimento; nada se deixará dela até à manhã.
16 E, se o sacrifício da sua oferta for voto ou oferta voluntária, no
dia em que oferecer o seu sacrifício, se comerá; e o que dele ficar também se
comerá no dia seguinte.
17 Porém o que ainda restar da carne do sacrifício, ao terceiro dia,
será queimado.
18 Se da carne do seu sacrifício pacífico se comer ao terceiro dia,
aquele que a ofereceu não será aceito, nem lhe será atribuído o sacrifício;
coisa abominável será, e a pessoa que dela comer levará a sua iniqüidade.
19 A carne que tocar alguma coisa imunda não se comerá; será queimada.
Qualquer que estiver limpo comerá a carne do sacrifício.
20 Porém, se alguma pessoa, tendo sobre si imundícia, comer a carne
do sacrifício pacífico, que é do SENHOR, será eliminada do seu povo.
21 Se uma pessoa tocar alguma coisa imunda, como imundícia de homem,
ou de gado imundo, ou de qualquer réptil imundo e da carne do sacrifício
pacífico, que é do SENHOR, ela comer, será eliminada do seu povo.
Esta porção
do texto bíblico nos fala do significado da oferta pela culpa e das ofertas
pacifica.
Aprendemos
até aqui que havia quatro tipos de Ofertas ou Sacrifícios.
1 - A Oferta
do Holocausto – capitulo 1 – Holocausto quer dizer “o que sobe” – era um
sacrifício queimado. Era para a aproximação de Deus. O holocausto representava
a morte de Jesus. Representava Jesus que
foi nosso sacrifício para nos aproximar de Deus.
2 – A Oferta
do Banquete – Capítulo 2 – Era com cereais e bolos – era para a comunhão com
Deus. Representava a vida de Jesus, que
nos trouxe comunhão com Deus.
3 – A Oferta
Pacífica - Capítulo 3 – Era uma mistura
das duas primeiras. Era para a paz com Deus. Representava Jesus que nos deu paz
com Deus.
4 – A Oferta
pelo Pecado – Era parecida com a primeira – era para perdão da culpa dos
pecados. Representava Jesus que é o sacrifício para perdão dos nossos pecados.
I - NOTAS
TEXTUAIS
1 - A oferta
pela culpa era semelhante a oferta de holocausto – vs 1-5
2 - O
sacerdote deveria ficar com o couro – v.8.
Indicando a
essência e o valor do sacrifício. O couro era valioso pois servia para a
fabricação de uma variedade de coisas importantes.
3 - A
gravidade do pecado é demonstrada pela culpa que cai sobre o pecador, por isso
a necessidade de ênfase na oferta pela culpa – vs 7-9
4 - A oferta
pacifica era para a paz com Deus e ela poderia também ser oferecida como ações
de graças ou para fazer um voto ao Senhor – vs.12-16
5 - Como a
oferta pacífica era uma parte queimada ao Senhor, outra parte comida pelo sacerdote
e convidados, o que sobrava deveria ser queimado – v.18
6 - A parte
que deveria ser comida, sendo carne, deveria ser consumida em no máximo três
dias, caso contrário, se tornaria imunda, tornaria imunda a pessoa que comesse
e anularia o sacrifício oferecido – v.19-20
7 - Como o
sacrifício era oferecido ao Deus Santo, em favor do pecador, se este sacrifício
fosse tratado com desleixo ou de forma profana, isso seria considerado um
delito grave, podendo a pessoa ser eliminada do meio do povo – v.21
II - NOTAS
HOMILÉTICAS
1 - A OFERTA
PELA CULPA – 7.1-10
1 Esta é a lei da oferta pela culpa; coisa santíssima é.
2 No lugar onde imolam o holocausto, imolarão a oferta pela culpa, e
o seu sangue se aspergirá sobre o altar, em redor.
3 Dela se oferecerá toda a gordura, a cauda e a gordura que cobre as
entranhas;
4 também ambos os rins e a gordura que neles há, junto aos lombos; e
o redenho sobre o fígado com os rins se tirará.
5 O sacerdote o queimará sobre o altar em oferta queimada ao SENHOR;
é oferta pela culpa.
6 Todo varão entre os sacerdotes a comerá; no lugar santo, se
comerá; coisa santíssima é.
7 Como a oferta pelo pecado, assim será a oferta pela culpa; uma
única lei haverá para elas: será do sacerdote que, com ela, fizer expiação.
8 O sacerdote que oferecer o holocausto de alguém terá o couro do
holocausto que oferece,
9 como também toda oferta de manjares que se cozer no forno, com
tudo que se preparar na frigideira e na assadeira, será do sacerdote que a
oferece.
10 Toda oferta de manjares amassada com azeite ou seca será de todos
os filhos de Arão, tanto de um como do outro.
Nós já
aprendemos que Deus é santo, por isso nosso pecado é tão ofensivo a Deus. o
pecado não é apenas um erro. Deus não pode tolerar ou admitir aquilo que não
combina com sua santidade.
Já vimos
também que a Oferta ou Sacrifício pela culpa do pecado era para que a pessoa
não fosse condenada por Deus por causa de seus pecados.
Um animal era
morto e queimado até virar cinzas.
Ao invés do
pecador ser condenado e castigado, a condenação e o castigo caía sobre o
sacrifício. O sacrifício era tratado como o pecador deveria ser tratado. Se
Deus fosse tratar cada um de nós de acordo com nossos pecados, não sobraria
nada de nós. A graça de Deus providenciou os sacrifícios que eles ofereciam
Aquele
sacrifício representava Jesus. Jesus sofreu em nosso lugar. Jesus foi tratado
como nós merecíamos. Ele sofreu o que nós deveríamos sofrer.
Deixa eu falar um pouco sobre o inferno. A pessoa que mais falou no
inferno foi o próprio Senhor Jesus.
O que é o inferno na Bíblia.
Condição, estado ou lugar atual dos mortos. No Antigo Testamento é
chamado de SHEOL – No Novo Testamento é HADES.
Lugar da condenação eterna - GEENA
O HADES no dia do
julgamento entregará seus mortos – Ap 20.13 / O HADES será lançado no GEENA ou
lago de fogo – Ap 20.14
O HADES, portanto é o
lugar, estado ou condição –onde os não
salvos estão em tormentos antes de serem lançados no GEENA .
O HADES é o estado ou
lugar dos não salvos antes de serem ressuscitados na Ressurreição do Juízo. Em
linguagem simples, seria o HADES é
“inferno temporário”, antes do “inferno eterno que é o GEENA.”
Todo mundo
sabe que o inferno é real. Existe. É o lugar da condenação eterna. Jesus
ensinou que ele existe. Não existe o
inferno onde o diabo manda. Alguns pensam que o Diabo vai castigar as pessoas
no inferno. Não. Não é assim. O inferno foi feito para o Diabo, mas não para
ele mandar – mas é o lugar onde será condenado. Agora o Diabo e os demônios não
estão no inferno. Eles estão no mundo. Promovendo o pecado e o mal. Um dia o
Diabo e os demônios serão lançados no inferno para serem castigados
eternamente. Os pecadores que não se arrependem também. Porque são culpados.
Jesus tira a
nossa culpa – por isso, não vamos para o inferno. Na cruz Jesus sofreu o inferno em nosso lugar para que cada um de
nós – livres da culpa – tenhamos a esperança da vida eterna com Deus.
2 – A OFERTA
PELA PAZ – 7.11-21
11 Esta é a lei das ofertas pacíficas que alguém pode oferecer ao
SENHOR.
12 Se fizer por ação de graças, com a oferta de ação de graças trará
bolos asmos amassados com azeite, obreias asmas untadas com azeite e bolos de
flor de farinha bem amassados com azeite.
13 Com os bolos trará, por sua oferta, pão levedado, com o sacrifício
de sua oferta pacífica por ação de graças.
14 E, de toda oferta, trará um bolo por oferta ao SENHOR, que será do
sacerdote que aspergir o sangue da oferta pacífica.
15 Mas a carne do sacrifício de ação de graças da sua oferta pacífica
se comerá no dia do seu oferecimento; nada se deixará dela até à manhã.
16 E, se o sacrifício da sua oferta for voto ou oferta voluntária, no
dia em que oferecer o seu sacrifício, se comerá; e o que dele ficar também se
comerá no dia seguinte.
17 Porém o que ainda restar da carne do sacrifício, ao terceiro dia,
será queimado.
18 Se da carne do seu sacrifício pacífico se comer ao terceiro dia,
aquele que a ofereceu não será aceito, nem lhe será atribuído o sacrifício;
coisa abominável será, e a pessoa que dela comer levará a sua iniqüidade.
19 A carne que tocar alguma coisa imunda não se comerá; será queimada.
Qualquer que estiver limpo comerá a carne do sacrifício.
20 Porém, se alguma pessoa, tendo sobre si imundícia, comer a carne
do sacrifício pacífico, que é do SENHOR, será eliminada do seu povo.
21 Se uma pessoa tocar alguma coisa imunda, como imundícia de homem,
ou de gado imundo, ou de qualquer réptil imundo e da carne do sacrifício
pacífico, que é do SENHOR, ela comer, será eliminada do seu povo.
A outra
oferta deste capítulo é chamada de Pacífica. Era para pessoa ter paz com Deu. A
culpa do pecado faz com que a pessoa não tenha paz. Ela se sente culpada e o
culpado não tem paz. Esta oferta era oferecida para a pessoa ter paz com Deus.
Esta oferta fala de Jesus. Jesus é nossa paz, pois tira a nossa culpa.
O crente que
crê em Jesus, crê que ele perdoou seus pecados. Quem já foi perdoado não anda
mais se sentido culpado.
A
reconciliação com Deus, ou seja, a paz com Deus é obra de Jesus em nossa vida.
Por isso, devemos dar graças a Deus por Jesus. Por isso, devemos fazer três
coisas.
Se pecarmos
devemos pedir que Deus nos perdoa pelo sacrifício de Jesus.
Depois de
pedirmos perdão – devemos crer neste perdão e não vivermos mais como culpados.
Fomos limpos.
Depois de
perdoados, devemos fugir do pecado.
Isto é a
felicidade do Cristão. O perdão e a felicidade de termos sido perdoados por
causa de nosso salvador – Jesus.
APLICAÇÕES
1 - A
primeira coisa que é resolvida com o
perdão do nosso pecado é culpa.
2 - Outro
efeito do perdão de nosso pecado são as consequências quanto à condenação.
3 - Não há
mais condenação ou seja, consequências diante de Deus.
O perdão de
nossos pecados elimina a ideia ou tentativas de pagar por nossos pecados, uma
vez que eles foram pagos por Cristo.
4 - O perdão
dos nossos pecados, sendo quanto à culpa, não elimina as possíveis consequências naturais do pecado.
5 - A paz com
Deus garante nosso relacionamento filial com Ele. Ele é nosso Pai e nós somos
seus filhos.
6 - O perdão
nos leva a paz que nos dá a certeza do perdão.
7 – O perdão
dos pecados nos leva à paz com Deus, que é a certeza de que fomos aceitos por
ele.
8 – A paz com
Deus termina de vez com nossa busca com ele, uma vez que por ele fomos
encontrados e com ele nos encontramos.
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