quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Breve Catecismo de Westminster - Pergunta 23 - Os três oficios de Cristo

Resultado de imagem para Os tres oficios de Cristo

 Pregado em 09 de julho de 2017 - Na Capela Missional em Porto Alegre


PERGUNTA 23. Que funções exerce Cristo como nosso Redentor?  R. Cristo, como nosso Redentor, exerce as funções de profeta, sacerdote e rei, tanto no seu estado de humilhação como no de exaltação. At 3.22; Hb 5.5-6; Sl 2.6; Jo 1.49. João 17.1-9


 
 
 
 
 

A GLÓRIA DE CRISTO REVELADA NOS SEUS TRÊS OFÍCIOS

João 17.1-9

1 Tendo Jesus falado estas coisas, levantou os olhos ao céu e disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que o Filho te glorifique a ti,

2 assim como lhe conferiste autoridade sobre toda a carne, a fim de que ele conceda a vida eterna a todos os que lhe deste.
3 E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.
4 Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para fazer;
5 e, agora, glorifica-me, ó Pai, contigo mesmo, com a glória que eu tive junto de ti, antes que houvesse mundo.
6 Manifestei o teu nome aos homens que me deste do mundo. Eram teus, tu mos confiaste, e eles têm guardado a tua palavra.
7 Agora, eles reconhecem que todas as coisas que me tens dado provêm de ti;
8 porque eu lhes tenho transmitido as palavras que me deste, e eles as receberam, e verdadeiramente conheceram que saí de ti, e creram que tu me enviaste.
9 É por eles que eu rogo; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus;
 
 O redentor veio ao mundo e na sua humilhação não perdeu sua glória, antes sua glória foi vista entre nós, sendo rei, sacerdote e profeta, cumprindo assim gloriosamente sua missão entre os seres humanos.
Os três ofícios de Cristo como mediador é a demonstração de sua perfeita missão. Ele veio ao mundo para reconciliar um Deus ofendido e seus ofensores. Nesta missão, o mediador necessitava unir estes três ofícios, demonstrando assim sua perfeita pessoa, para tão grandiosa missão. Cristo este exerce estes três ofícios em conjunto e não separadamente, assim como sua humanidade e divindade.
Somente sendo rei poderia ele governar. Somente sendo profeta poderia falar representando Deus aos homens. Somente sendo sacerdote, poderia representar os homens diante de Deus e oferecer sacrifício a Deus. Este texto traz a demonstração perfeita desta tríplice missão. Do tríplice oficio e mostra Cristo sendo rei , sendo profeta e sendo sacerdote por ordem celestial.
 O GLÓRIA DO REDENTOR COMO FILHO DE DEUS EM UMA MISSÃO DIVINA - V.1 -Tendo Jesus falado estas coisas, levantou os olhos ao céu e disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que o Filho te glorifique a ti,
O redentor antes de vir ao mundo existia junto ao Pai em toda a glória. Sendo eternamente filho de Deus, é eternamente Deus. O Pai e o Filho sempre compartilharam de um estado de glória. Não há outra maneira de pensar em Deus a não ser que pensemos em sua glória.  A glória é o nome de Deus, é o que ele é em seu ser.
O redentor veio ao mundo e submeteu-se à um estado de humilhação. Mas mesmo neste estado de humilhação podemos ver a sua glória (Jo 1.14). Ele veio ao mundo para uma missão. Iluminar as trevas da humanidade. Revelar o Pai e trazer sua Palavra. Dar vida eterna aos escolhidos e representá-los diante do Pai.  Nesta missão ele desempenha um tríplice ofício: ser rei, profeta e sacerdote.
A GLÓRIA DO RENDENTOR, O REI CELESTIAL - V.1 - Tendo Jesus falado estas coisas, levantou os olhos ao céu e disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que o Filho te glorifique a ti, / 2 assim como lhe conferiste autoridade sobre toda a carne, a fim de que ele conceda a vida eterna a todos os que lhe deste. / 3 E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.4 Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para fazer;
Nosso redentor revela aqui sua origem, sua natureza e sua glória. Ele é filho de Deus. Ele é Deus. Ele veio ao mundo, se fez ser humano, tomou natureza humana, mas jamais deixou de ser Deus. Ele é o verbo que se faz carne. Deus veio ao mundo na pessoa de Jesus. Ele tem toda autoridade na terra. Ele sendo eterno, sendo Deus veio com esta autoridade. Dar a vida eterna a todos aqueles que o pai o der.
Sl 2.6 -  Eu, porém, constituí o meu Rei sobre o meu santo monte Sião.
Jo 1.49 -  Então, exclamou Natanael: Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!
Cristo, portanto, veio ao mundo para governar e este governo é a autoridade divina sobre toda a criação. É um poder “sobre toda a carne”. Sobre toda a humanidade. Por isso ele teve o poder de transformar água em vinho. De curar enfermos. De expulsar demônios. De ordenar ao vento. De submeter as ondas. Mas o maior poder foi de dar vida eterna aos que vieram à ele.  Esta vida eterna ele dá àqueles que o pai deu à ele.  A vida eterna é Deus e seu filho - V.3 E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.
Precisamos olhar para Deus e reconhecer sua soberania absoluta. Ele tem o direito ao governo. Ele tem o poder de salvar, de predestinar, de escolher, de eleger. O Pai tem este poder de eleger. Ele deu o poder ao Filho para salvar aqueles que foram eleitos para a salvação. Ele tem o poder de dar a vida eterna.
A GLÓRIA DO REDENDENTOR – O VERDADEIRO PROFETA QUE TRAZ A PALAVRA DO PAI - V.5 - e, agora, glorifica-me, ó Pai, contigo mesmo, com a glória que eu tive junto de ti, antes que houvesse mundo. 6 Manifestei o teu nome aos homens que me deste do mundo. Eram teus, tu mos confiaste, e eles têm guardado a tua palavra. 7 Agora, eles reconhecem que todas as coisas que me tens dado provêm de ti - Um profeta falava a Palavra de Deus. Ele era uma pessoa que recebia a revelação, a palavra revelada e falava esta palavra. Mas a Bíblia diz que a Palavra é o próprio filho de Deus. Em Provérbios no capítulo 8, a sabedoria é uma pessoa que existia antes do mundo existir. Exatamente isso que quer dizer João capítulo 1 - v.1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2 Ele estava no princípio com Deus. 3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.  Também é isto que diz em *1 João 1 -  1 O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos próprios olhos, o que contemplamos, e as nossas mãos apalparam, com respeito ao Verbo da vida/ 2 (e a vida se manifestou, e nós a temos visto, e dela damos testemunho, e vo-la anunciamos, a vida eterna, a qual estava com o Pai e nos foi manifestada),
A missão de Jesus foi declarar Deus ao mundo. Mais do que Palavras, ele a Palavra fez-se pessoa no mundo.  “Manifestei teu nome aos homens que me deste” – esta era a missão de Jesus, fazer Deus conhecido aos escolhidos. Todos ouvem o que Jesus disse. Todos podem ler, todos podem ouvir – mas os escolhidos entenderão. Os escolhidos virão à Cristo. Os escolhidos reconhecerão a Deus como soberano. Cristo como salvador. Veja a força do texto - v.6 Manifestei o teu nome aos homens que me deste do mundo. Eram teus, tu mos confiaste, e eles têm guardado a tua palavra./ 7 Agora, eles reconhecem que todas as coisas que me tens dado provêm de ti; Mas isto não o mundo não reconhece. Isto o mundo acha loucura. Isto a ciência humana acha loucura. Isto a filosofia acha loucura. Isto a psicologia acha loucura. Os profetas falavam a Palavra de Deus no Antigo Testamento, o povo os apedrejava. Jesus mesmo lamentou que Jerusalém era a cidade que matava os profetas, que apedrejou os que foram enviados para ela. Pedro era um escolhido e veja o que ele falou em  João 6.65 -69 - 65 E prosseguiu: Por causa disto, é que vos tenho dito: ninguém poderá vir a mim, se, pelo Pai, não lhe for concedido. 66 À vista disso, muitos dos seus discípulos o abandonaram e já não andavam com ele./ 67 Então, perguntou Jesus aos doze: Porventura, quereis também vós outros retirar-vos? / 68 Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna;/ 69 e nós temos crido e conhecido que tu és o Santo de Deus. O mundo não quer ouvir. A própria igreja não quer ouvir as Palavras de vida eterna. Jesus é a Palavra. Ele é o profeta verdadeiro.
A GLÓRIA DO REDENDOR, SENDO O VERDADEIRO SACERDOTE.
v. 8 porque eu lhes tenho transmitido as palavras que me deste, e eles as receberam, e verdadeiramente conheceram que saí de ti, e creram que tu me enviaste. 9 É por eles que eu rogo; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus;
Os sacerdotes eram os representantes de Deus entre o povo para representar o povo diante de Deus. Deus mesmo escolheu os sacerdotes. Deus mesmo escolheu Arão. Deus mesmo escolheu a Tribo de Levi para serem os sacerdotes. Ele deveriam aprender tudo sobre o sagrado. Sobre coisas santas e consagradas. Ele deveriam ser separados para este serviço exclusivo. Não poderiam, entretanto, oferecer nada que não estivesse prescrito pelo próprio Deus. Eles ofereciam sacrifícios aceitáveis. Todo o sistema de sacerdócio e sacrifício eram tipo de Cristo e seu sacrifício. Jesus é o verdadeiro sacerdote, pois é representante perfeito de Deus entre nós. É representante perfeito do ser humano diante de Deus. Os sacerdotes eram nomeados entre os homens, da Tribo de Levi – Cristo não sendo da Tribo de Levi, foi nomeado pelo próprio Pai.
Hb 5.5-6; 5 Assim, também Cristo a si mesmo não se glorificou para se tornar sumo sacerdote, mas o glorificou aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei; 6 como em outro lugar também diz: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.
Cristo ofereceu seu sacrifício perfeito, ele mesmo na cruz. Ele era tanto o sacerdote como a oferta. E agora no seu estado glorioso, ele ainda é nosso representante, nosso perfeito sacerdote, pois a força da afirmação de Cristo deve nos impactar e reconhecê-lo em sua obra.  v.8 porque eu lhes tenho transmitido as palavras que me deste, e eles as receberam, e verdadeiramente conheceram que saí de ti, e creram que tu me enviaste. / 9 É por eles que eu rogo; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus;

Ele intercede por aqueles que o Pai deu à ele. Ele intercede por aqueles que são do Pai. Ele como sacerdote enquanto na sua humilhação ofereceu-se por nós. Ele como sacerdote em sua glória agora – intercede por nós – pois nos representa diante do pai. Devemos reconhecê-lo como Rei – como governo sobre nós.  
Que não haja um espaço em nossa vida que não esteja debaixo de sua soberania e governo.
Que não haja nada em nós que não seja de Cristo.Devemos reconhecê-lo como profeta – não apenas crendo na sua Palavra – mas, obedecendo sua Palavra. Amando sua palavra.  Toda a palavra.
Devemos reconhecê-lo como sacerdote – indo á ele em nossas nossos pecados.
Nos nossos piores momentos como pecadores. Sabendo que ele por nós intercede.

Nenhum comentário:

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...