sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

O Terceiro Mandamento - Não tomar o nome do SENHOR em vão


Sermões no Breve Catecismo de Westminster
Pregado em 03 de Dezembro de 2017 - Na Capela Missional / Porto Alegre
 
O TERCEIRO MANDAMENTO
PERGUNTA 53. Qual é o terceiro mandamento?
R. O terceiro mandamento é: "Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão, porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar em vão o nome do Senhor seu Deus". Ex 20.7
PERGUNTA 54. Que exige o terceiro mandamento?
R. O terceiro mandamento exige o santo e reverente uso dos nomes, títulos, atributos, ordenanças, palavras e obras de Deus.
PERGUNTA 55. O que proíbe o terceiro mandamento?
R. O terceiro mandamento proíbe toda a profanação ou abuso das coisas por meio das quais Deus se faz conhecer.
PERGUNTA 56. Qual é a razão anexa ao terceiro mandamento?
R. A razão anexa ao terceiro mandamento é que, embora os transgressores deste mandamento escapem do castigo dos homens, o Senhor nosso Deus não os deixará escapar do seu justo juízo. Resultado de imagem para os nome de Deus


O TERCEIRO MANDAMENTO – NÃO USAR O NOME DE DEUS EM VÃO
Ex 20.7 - Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão, porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.

Este mandamento é uma afirmação da santidade e majestade do nome do Senhor.

Em vão – significa, sem sentido, vazio, de forma irresponsável, falar ao vento, falar sem pensar, falar sem ser com verdade, brincar.
Este é o terceiro mandamento.  O nome de uma pessoa é seu maior bem. Todo mundo quer se seu nome seja respeitado. Ninguém gosta de que outras pessoas fiquem zombando ou  tirando onda do nosso nome. Ninguém gosta nem que errem o nome.
Neste mandamento, Deus faz uma advertência a quem usa seu nome em vão.
Apesar deste mandamento claramente se referir ao nosso vocabulário, tomar o nome do Senhor em vão vai além disso. Tomar o nome do Senhor, significava assumir o caráter de Deus e viver como povo de Deus. O “deus” de um povo, era sua identidade. O “deus” representava a consciência coletiva daquele povo. – Que deus você serve; ou qual o seu ‘deus”, por exemplo é a pergunta muitas vezes feita em “Games of Thrones”. Os povos da antiguidade levavam muito a sério a resposta à esta pergunta. As ações deveriam mostrar que eles eram de fato, o povo escolhido do Senhor. Tomar o nome dele, ou dizer que era dele, ou que o tinham como Deus era algo que não deveria ser feito de forma irresponsável, sem reverência, de foram fútil, com falsidade ou com hipocrisia. Deus, sendo um ser perfeito e cheio das mais infinitas excelências, não permite que seu nome seja usado de forma a desonrá-lo. Isso é  deixado claro pela aplicação da maldição da aliança sobre os transgressores. Todo aquele que quebrar este mandamento será culpado diante do Senhor.
Na prática, porém, tomar o nome do Senhor em vão, é usá-lo de maneira imprópria, para finalidades que nada têm a ver com a santidade de seu nome e com o verdadeiro propósito  de Deus nos ter revelado o seu nome.
Calvino: “ A finalidade do mandamento é que Deus quer que a majestade de seu nome nos seja sagrada. Nisto consiste santificar o nome de Deus. Quando se procede de outra maneira, seu nome é profanado com abuso vão e ímpio, porque é subtraído do uso legítimo a que unicamente fora consagrado.”
O uso do nome de Deus deve ser dentro dos limites que possam santificar seu nome, como o Senhor Jesus ensinou no Pai-Nosso.

Vejamos os seguintes pontos:
1 – NO TERCEIRO MANDAMENTO É PROIBIDO QUALQUER CONDUTA QUE SEJA CONTRÁRIO À SANTIDADE DE DEUS.
Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão
Usar o nome de Deus sem a devida honra à sua majestade é agir contra de forma não compatível com a pacto de Deus com aqueles que são seus.
Tomamos o nome de Deus em vão quando nosso comportamento, nossas ações, nosso estilo de vida não condiz com nossa fé e confissão. John Stott – Chamar de Deus de Senhor e não lhe obedecer é tomar o nome do Senhor em vão. Chamar de Deus de Pai e viver uma vida de dúvidas é negar seu nome. Tomar o nome de Deus em vão, é falar de um modo e viver ou agir de outro.
2 – NO TERCEIRO MANDAMENTO É PROIBIDO QUE SU USE UM VOCABULÁRIO QUE NÃO SANTIFIQUE O NOME DE DEUS.
Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão
PERGUNTA 54. Que exige o terceiro mandamento?
R. O terceiro mandamento exige o santo e reverente uso dos nomes, títulos, atributos, ordenanças, palavras e obras de Deus. Ec 5.1-  Guarda o pé, quando entrares na Casa de Deus; chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal.
O nosso vocabulário deve ser de acordo com a alto padrão da excelência da pessoa de Deus. Uso reverente dos nomes – os nomes de Deus revelados nas escrituras devem ser usados de acordo com os propósitos revelados. Não se deve usar – El- Sadday, Elohim, Javé Jireh, Jah, Adonai, O Senhor é meu pastor, por exemplo de forma equivocada como em campanhas de busca material, por exemplo. Neste ponto, não se deve usar textos bíblicos onde são revelados os propósitos de Deus para propósitos egoístas e materialistas como – “a bênção do Senhor enriquece e não acrescenta dores” – como se estivesse falando de bens materiais. Não se deve usar as ordenanças de forma irresponsável – como o próprio culto solene, a ceia do Senhor, a oração, a pregação da Palavra.
3 – NO TERCEIRO MANDAMENTO SE PROIBE O USO DO NOME DO SENHOR DE FORMA ÍMPIA.
Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão, porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
PERGUNTA 55. O que proíbe o terceiro mandamento?
R. O terceiro mandamento proíbe toda a profanação ou abuso das coisas por meio das quais Deus se faz conhecer.
Usar de forma ímpia o nome do Senhor é tomar o seu nome para justificar qualquer atitude que não seja para honrar a santidade de Deus. Usar o nome de Deus para fazer pregações enganosas, com doutrinas enganosas é quebrar o terceiro mandamento. Usar o nome de Deus para “profecias” que não se cumprem, porque são falsas. Usar o nome de Deus para manipular o povo, para que este contribua, para aumentar a riqueza dos líderes ou para construir projetos personalistas. Usar o nome de Deus para se promover – tudo isso é quebrar o terceiro mandamento. Quem promove e quem segue está quebrando o mandamento e Deus não tomará por inocente nem um, nem outro.
4 – NO TERCEIRO MANDAMENTO SE PROÍBE O USO DO NOME DO SENHOR, SEM QUE ESTEJA CONSCIENTE DE SUA SANTIDADE.
O SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
PERGUNTA 56. Qual é a razão anexa ao terceiro mandamento?
R. A razão anexa ao terceiro mandamento é que, embora os transgressores deste mandamento escapem do castigo dos homens, o Senhor nosso Deus não os deixará escapar do seu justo juízo.
Aqueles que são instruídos na Palavra, que são seu povo, que já conhecem os “Dez Mandamentos” e a Oração do Senhor, para começar são indesculpáveis.
Segundo John Stott – O seu santo nome pode ser profanado através de nossa linguagem licenciosa, e a maioria dentre nós poderia muito bem verificar nosso próprio vocabulário de tempos em tempos.
O Senhor Jesus nos ensinou como usar o nome do Senhor de forma a honrar seu nome. Ele chamou Deus de Pai – e lhe obedeceu em tudo. Ele fez a vontade do Pai. Ele na oração disse: “Santificado seja teu nome.”
Para pensarmos seriamente;
- Quando usamos o nome de Deus desnecessariamente.
 Isto é quando usamos o nome dele sem pensar seriamente nele. Deus é tão maravilhoso, tão grandioso, que somente devemos falar o nome dele – quando estivermos falando sério. Em oração, cantando ou falando bem dele para outras pessoas.
-Quando usamos o nome de Deus para piadas.
Muitas pessoas gostam de contar piadas com o nome de Deus. Isso é errado. Jamais devemos fazer isso. Isso deixa Deus muito irado, como qualquer um ficaria.
-  Quando juramos por Deus.
Jesus disse que não devemos jurar pelo nome de Deus. Muitos dizem: “juro por Deus”, mas não sabem que isso não se deve fazer. O juramente é algo muito sério, é um compromisso e a maioria das pessoas ficam jurando por Deus, mas não estão falando com seriedade, com compromisso e nem honrando o nome de Deus.
-  Quando usamos palavras que deveriam ser só para Deus de forma irresponsável.
Rogerio Nascimento  - https://www.facebook.com/pastorrogerionascimento
Capela Missional - https://www.facebook.com/Igrejacristadeconfissaoreformada/

Nenhum comentário:

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...