quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Breve Catecismo de Westminster - Pergunta 01 - Vida Satisfeita em Deus

         Pregado em 06 de março de 2017 - Na Capela Missional em Porto Alegre


Resultado de imagem para vida satisfeita em Deus


                  
                     VIDA SATISFEITA EM DEUS
 
 Ef 1.5-6
5 nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade,
6 para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado,

 
PERGUNTA 1. Qual é o fim principal do ser humano?
RESPOSTA. O fim principal do ser humano é glorificar a Deus, e gozá-lo para sempre.

Este primeiro capítulo de Efésios, nos apresenta um texto que é um exaltação ao ser de Deus e sua obra. É uma exaltação dos propósitos de Deus que são expressão de seu bem-aventurado ser. O texto nos mostra o fim para qual o tudo foi criado que é sua própria glória. Como entender isso. Deus é perfeito em si mesmo. Toda a plenitude de todas as perfeições estão nele. Ao criar todas as coisas, ele tem como fim, transmitir suas perfeições na sua criação.  Tudo o que Deus fez foi por seu beneplácito – isto quer dizer, por sua vontade perfeita. Quatro movimentos divinos expressados no texto:
O SEU INFINITO AMOR. O texto diz “em amor nos predestinou para ele...”. Isto significa que foi seu inifinito e ilimitado amor, sem que nada fora de si mesmo o movesse para realizar o plano redenção. Ele foi movido por único motivo: o seu amor.
A MÁXIMA AFEIÇÃO DIVINA - O outro termo que expressa isso é “por seu beneplácito” ou “beneplácito da sua vontade” - O seu amor é o motor de seu beneplácito.O que Ele fez não foi o resultado de uma simples determinação, e, sim, um ato de supremo prazer, suprema alegria, suprema felicidade. Este é o seu beneplácito.
A MARAVILHOSA GRAÇA - O termo seguinte é “ louvor de sua graça”- Deus faz o que faz por seus filhos, é esta explosão de alegria, suprema alegria, suprema demonstração de favor, suprema manifestação de amor que é dado. Este é a motivação e o fim de todas as coisas.
Minha definição para unir estes três movimentos divinos como o termo – afeição divina. Tudo o que Deus fez por nós, foi movido por uma máxima afeição.

Quatro  proposições a partir disso.
1 – O BENEPLÁCITO DIVINO É SUA MÁXIMA AFEIÇÃO
2 - SENDO ASSIM, SUA GLÓRIA É A DEFINIÇÃO DO QUE SÃO AS INFINITAS AFEIÇÕES DIVINAS.
3 -  – FOI A MÁXIMA AFEIÇÃO DIVINA QUE O LEVOU A NOS SEPARAR PARA ELE.
4 – FOI A MÁXIMA AFEIÇÃO DIVINA QUE O LEVOU A NOS ADOTAR COMO FILHOS.

A conclusão que podemos ter é que Deus é aquele que habita a bem-aventurança.  Ele não criou o mundo porque estava só – mas porque quis compartilhar suas perfeições. Deus é perfeito e tem prazer em que suas criaturas desejem esta perfeição. Deus é bom e tem prazer em que suas criaturas desfrutem de sua bondade e da bondade. Deus é amor e tem prazer que suas criaturas experimentem este amor, sintam amor e amem.
Deus é santo e tem prazer em que suas criaturas, desfrutem de santidade.
Deus é feliz e tem prazer em que suas criaturas sejam felizes.

TRÊS PRESSUPOSIÇÕES A PARTIR DESTAS CONCLUSÕES

1 – O FIM PRINCIPAL DE TUDO ESTÁ NO CRIADOR DE TUDO
Por finalidade, se quer dizer – Motivo, propósito. Por isso o motivo, propósito principal de ser humano é glorificar a Deus e se alegrar nele. Tê-lo como motivo de alegria e finalidade constante. Este naturalmente é o sentido da vida. As pessoas deveriam crer mais em Deus, se fizessem isso, seriam mais felizes. As pessoas não sabem o que querem da vida, por isso transformam a vida numa desgraça. Por mais difícil que tenha sido nossa vida até aqui, por mais difícil que as coisas tenham saído – por mais que tudo tenha dado errado – Crer em Deus, falar com Deus, no Deus da Bíblia, o Deus verdadeiro é a única solução pra vida.
1 Cor. 10.31-   para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor.
Quando a pessoa crê em Deus, como está na Bíblia , acontece duas coisas: Deus é glorificado e a pessoa encontra alegria e felicidade. A pessoa não precisa buscar em outras coisas a felicidade. Pois ela vai encontrar em Deus e  na Bíblia.
  Is 60.21 - Todos os do teu povo serão justos, para sempre herdarão a terra; serão renovos por mim plantados, obra das minhas mãos, para que eu seja glorificado.
Que outra finalidade seria maior do que glorificar a Deus? O que seria mais importante?  

2 -TODO SER HUMANO DEVERIA VIVER PARA A GLÓRIA DE DEUS.
Existem muitos deuses falsos. Nem todos os deuses são verdadeiros. Existe apenas um, que é o da Bíblia que é o Pai de cada um de nós. Que criou a todos nós – e que é pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Jesus ele fez a vontade de seu Pai, que é o mesmo nosso Pai. 

João 17.22-24. 
22 Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos;23 eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim.24 Pai, a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os que me deste, para que vejam a minha glória que me conferiste, porque me amaste antes da fundação do mundo.

Glorificar a Deus é adorar a Deus.  Temos muitas formas de glorificar a Deus. Cantando na igreja, mas principalmente quando estamos sozinhos. O que é glorificar a Deus? É crer nele e considerar que ele é o dono de tudo.
 Rom. 11.36-  Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!
Adorar também é viver para a glória de Deus, buscando na vida fazer aquilo que vai glorificar a Deus, aquilo é a vontade de Deus, aquilo que Deus aprova, aquilo que é de acordo com a santidade de Deus – em outras palavras praticar na vida, aquilo que não ofende a Deus. Quando praticamos por vontade própria, atos que desagradam a Deus, ou quando desprezamos sua vontade, quando não levamos em conta a vontade e a santidade de Deus – não estamos vivendo para sua glória e vivemos em rebeldia e rebelião contra ele.  
 Is 43.7 - a todos os que são chamados pelo meu nome, e os que criei para minha glória, e que formei, e fiz.
Rom 14.7-8 - Porque nenhum de nós vive para si mesmo, nem morre para si.
8 Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. Quer, pois, vivamos ou morramos, somos do Senhor.
 
3 - O SER HUMANO SÓ ENCONTRARÁ FELICIDADE VERDADEIRA PELA SATISFAÇÃO EM DEUS.
A felicidade dos que vivem com Deus, vem do próprio Deus , pois elas desfrutam dele.O propósito de Deus em criar  todas as coisas é a glória do seu nome. Isso significa que a grande finalidade de Deus foi nas obras da criação e por meio de sua providência manifestar, transmitir sua glória – tudo o que ele é, todas as manifestações de suas perfeições – na felicidade e alegria das suas criaturas. Uma pessoa que encontra a Deus e passa a conhecê-lo, no dia a dia, desejando por meio de sua Palavra, viver em sua presença – tornar-se uma pessoa satisfeita e feliz, porque vê a supremacia, a soberania e a providência de Deus em todas as coisas. A felicidade e a satisfação é uma marca daqueles que por meio da Palavra e do conhecimento da obra de Cristo vivem com Deus.
SL 73.24-26 - Tu me guias com o teu conselho e depois me recebes na glória.
25 Quem mais tenho eu no céu? Não há outro em quem eu me compraza na terra.
26 Ainda que a minha carne e o meu coração desfaleçam, Deus é a fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre.

Há infinitos benefícios em andar satisfeito com Deus. Este é um antídoto contra a ansiedade e as preocupações da vida. Esta é uma saída para a busca egoísta de coisas matérias. Esta é uma saída para as ambições mundanas. Isto vai totalmente contra ao cristianismo que faz dos cultos uma busca por sonhos, conquistas e vitórias humanas. A satisfação em Deus é a transformação do pecador infeliz. É a transformação de um ser infeliz, incompleto, ansioso, insatisfeito – em um ser que vive feliz, sobretudo com a alegria da salvação.
Vou finalizar com a declaração da satisfação de Deus em que o ser humano esteja satisfeito nele - Is 61.3 e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo SENHOR para a sua glória.

Rogerio Nascimento  - https://www.facebook.com/pastorrogerionascimento
Capela Missional - https://www.facebook.com/Igrejacristadeconfissaoreformada/
 

Nenhum comentário:

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...