quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Breve Catecismo de Westminster - Da pergunta 07 - Os Decretos de Deus

Pregado em 09 de abril de 2017 - Na Capela Missional em Porto Alegre
Resultado de imagem para el shaddai
 
 
                                       
 
                                          Visite também https://palestras-teologicas.blogspot.com.br/
 
PERGUNTA 7. Que são os decretos de Deus?
R. Os decretos de Deus são o seu eterno propósito, segundo o conselho da sua vontade, pelo qual, para sua própria glória, Ele predestinou tudo o que acontece.

                             
 OS DECRETOS DE DEUS - DEUS FAZ SUA VONTADE ACONTECER
Rm 11.36 -  Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!

Deus tem o controle de tudo o que acontece, e em tudo o que acontece com seus filhos.
 
O centro desta reflexão deve cristocêntrica, no sentido de que tudo converge para o propósito redentivo. Todas as coisas são feitas e relacionadas com a obra de Cristo. A história da humanidade e todos os demais acontecimentos estão condicionados e subordinados à obra da redenção. A história é o palco dos acontecimentos redentivos. Romanos 8 fala sobre isso.
Dependemos totalmente de Deus, sua provisão e providência.
Ele é a fonte – Porque dele
Ele é o realizador – Por meio dele
Ele é o fim ou alvo – para ele
Se perguntarmos de onde surgiram todas as coisas no princípio – a resposta é de Deus. “porque dele”.
Se perguntarmos como todas as coisas todas as coisas vieram a existir e como continuam existindo, a resposta será pelo poder e pela providência divina. “por meio dele”
Se perguntarmos porque tudo veio a existir e para onde todas as coisas convergem ou irão, a resposta é “para ele”.
Porque todas as coisas são de Deus, vieram por intermédio de Deus e vão para Deus que a glória pertence somente a ele.
Nosso Deus é soberano e nada acontece fora de seu alcance. Ele é como um pai que sabe tudo o que acontece com seus filhos e em todos os acontecimentos ele está presente, nem sempre evitando – mas quando algo ruim acontece com seus filhos, mesmo assim ele está cuidando deles para que o final de tudo seja bom. Na verdade ele já decretou, determinou, ordenou que tudo seja bom. Mesmo que agora no mundo haja o mal, no final é o bem e o que é bom que vai dominar todas as coisas.
1 – TODAS AS COISAS NO FINAL SÃO PARA A GLÓRIA DE DEUS.
Os filhos de Deus precisam entender isso, que tudo tem um propósito final. O mundo foi criado por Deus, e tudo o que existe no mundo tem a mão de Deus não apenas criando, mas conduzindo para o final que ele quer. Este é o plano de Deus, levar tudo para um final onde sua glória vai encher todas as coisas. Mas enquanto o plano de Deus não chega ao seu final , ele que fez o mundo e a humanidade, controla o que vai acontecendo.
At 17.26 - de um só fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra, havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação;
2 – O PRINCIPAL DECRETO OU PLANO DE DEUS FOI A MORTE DE JESUS NA CRUZ PARA NOSSA SALVAÇÃO.
A salvação dos filhos de Deus foi o principal plano de Deus. O que é a salvação? A salvação significa que todos os seres humano se tornaram pecadores, porque Adão, o pai de toda a humanidade se tornou pecador. Porque Adão, sendo o pai de todos os seres humanos pecou, todos se tornaram pecadores.
Dentre todos os pecadores, Deus escolheu alguns pecadores para serem seus filhos. Estes filhos Deus salva por meio da morte do nosso Senhor Jesus Cristo.
 Este é um plano que não vai falhar. Deus planejou que isto acontecesse e faz com que aconteça, isto que é um decreto. Alguma coisa que é planejada para acontecer sem falhas. Nós chamamos isto de predestinação. Isto significa que antes de nascer, já tínhamos sido escolhidos por Deus para sermos dele.
Ef 1.4-6, 11;  4-  assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor
5 - nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade,
6 - para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado,
11 nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade,
Deus nos escolheu por isso precisamos viver para ele, fazendo sua vontade, pois esta é a vontade dele. Por isso que mesmo sendo pecadores, ele nos escolheu para sermos seus filhos amados. Éramos pecadores perdidos, mas Deus nos adotou como filhos por causa da morte de Jesus na cruz. Este é seu plano que não falha. Isto nós chamamos de graça. Graça porque não precisamos pagar a Deus pela salvação, por ter nos escolhido e por termos nos adotado.
Ele fez isso, porque nos amou antes de nascermos e agora somos seus filhos. Este é seu plano que está se cumprindo – isto é decreto divino. O que ele planejou, ele faz acontecer. Se isto for difícil de entender, não tem importância, porque a Bíblia mesmo diz que é um mistério – algo que a gente precisa crer. Mas saber disso deve alegrar nosso coração, porque somos amados por Deus. Deus decidiu nos amar.
1Co 2.7 -  mas falamos a sabedoria de Deus em mistério, outrora oculta, a qual Deus preordenou desde a eternidade para a nossa glória;
A morte de Jesus aconteceu porque ele foi pregado numa cruz por homens maus. Mas estes homens maus, fizeram maldade, sem saber que já era o plano de Deus que Jesus morresse na cruz.
At 2.23 -  sendo este entregue pelo determinado desígnio e presciência de Deus, vós o matastes, crucificando-o por mãos de iníquos;
3 –  A VONTADE DE DEUS SE CUMPRE TANTO NA TERRA COMO NO CÉU.
Não é só aqui na terra entre os seres humanos que a vontade de Deus é feita. Os anjos no céu e até os anjos que pecaram têm que conhecer a fazer a vontade de Deus. Deus decidiu fazer com que todas as coisas sejam levadas à manifestação da glória de Deus.
 O mal que existe hoje um dia vai acabar, esta é a vontade de Deus que vai se cumprir. Podemos dizer então, que um decreto é uma decisão de Deus, e como ele é Deus, suas decisões sempre se cumprem. Sua vontade sempre se cumpre. Ninguém pode impedir.
Tudo é feito por sua vontade, seu poder e sua sabedoria que infinita. Tudo é feito para que seu filho, o nosso Senhor Jesus seja exaltado. Ef 3.10-11. -  para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais, 11-  segundo o eterno propósito que estabeleceu em Cristo Jesus, nosso Senhor,
Toda a obra da criação e tudo o que acontece terá no final  objetivamente a revelação de um propósito final maior. A soberania divina e sua sabedoria são os elementos em eu todas essas coisas devem ser por fim esclarecidas. Por isso, seus santos descansam nele e o adoram. Deixe a glória de Deus ser a conclusão da nossa visão do mundo e da vida. À ele seja a glória por tudo.
 
Vivendo dentro desta perspectiva
Vivamos nossa vida em inteira confiança que Deus tem o controle absoluto de tudo.
Vivamos nossa vida em descanso nele – se desenvolver ou cultivar uma espiritualidade ansiosa, mas de inteira satisfação nele.
Vivamos nossa vida para glorificar o seu nome.
Que nossa missão seja em tudo demonstrar as pessoas que temos um Deus poderoso – que cremos nele, que descansamos nele e que somos salvos por ele, nele e para ele.
 

Nenhum comentário:

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...