quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Breve Catecismo de Westminster - Da pergunta 03 - O ensino principal


Pregado em 19 de março de 2017 - na Capela Missional


 
 
  
PREGAÇÕES SOBRE O BREVE CATECISMO - 3

              O ENSINO PRINCIPAL DAS ESCRITURAS
-João 20.30-31 - 30 Na verdade, fez Jesus diante dos discípulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro.31 Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.
 
PERGUNTA 3. Qual é a coisa principal que as Escrituras nos ensinam?
R. A coisa principal que as Escrituras nos ensinam é o que o homem deve crer acerca de Deus, o dever que Deus requer do homem.
João 5.39; João 20.31; Sl 119.105; Rm 15.4; 1Cor 10.11

A Bíblia foi escrita para nos levar ao conhecimento verdadeiro de Deus e de seu filho Jesus Cristo para que creiamos nele e em seu Filho. O contexto é aqui é o Evangelho de João e os sinais que Jesus realizou. Ele diz que Jesus fez muito mais sinais do que os que estão registrados, mas os que foram registrados, o foram para que pudéssemos crer que Jesus é o Filho de Deus e que crendo assim, temos a vida eterna. A vida em seu nome. Isto se aplica também a toda a Escritura, pois é isto que está explícito em toda a Bíblia.  Rm 15.4 – Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança.
O tema da Bíblia é a salvação por meio do Filho de Deus. Cristo é o centro das Escrituras.  Crer que Jesus é o Filho de Deus, é a única maneira de alcançarmos a salvação e a vida eterna. Crer que Jesus é o filho de Deus é a única maneira de crer em Deus da forma bíblica. Esta é a finalidade da Escritura. Deus nos revelando a si mesmo, por meio da sua bendita Palavra, para nos levar a seu filho. A Bíblia é sobre salvação. Salvação por meio de seu filho. A Bíblia é sobre o amor de Deus, Deus revelando seu amor por meio de seu filho.  - O que precisamos fazer então:
1 – CRER NAS ESCRITURAS - Os sinais foram “registrados para que...”
 Eles foram registrados escritos para a finalidade de transmitir a revelação, a vontade de Deus, o plano de Deus. Revelar o próprio Deus. Revelar a si mesmo com propósito de salvar o que crer.  Não poderia haver catecismo se não houvesse a Escritura, pois o fundamento do catecismo é a aceitação da Escritura como palavra de Deus. A Bíblia é a Palavra de Deus na sua integralidade e não apenas parte dela. O que precisamos é crer na inspiração plena das Escrituras. Considerar e ter as Escrituras como a revelação de Deus. Jo 5.39  - Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim.
2 – CRER SEGUNDO AS ESCRITURAS - “para que crendo..”
 Este é o ponto, crer de acordo com o que foi escrito, pois o que foi escrito teve como finalidade nos levar à fé verdadeira. O que cremos é importante, como cremos é importante. O que cremos vale a nossa salvação. Por isso é importante termos em alta consideração os credos e confissões. Muitos Cristãos hoje creem e Deus, creem em Jesus, vão á igrejas, mas tem as Escrituras em muito pouca conta. A fé verdadeira é a fé segundo as Escrituras.  É importante a crença certa. Muitos creem na salvação, mas não segundo as Escrituras. Creem no céu, no inferno, em Deus , em Cristo, mas não segundo as Escrituras. Fazem seu próprio credo. Fazem sua própria confissão de fé. O cristianismo não é uma fé autônoma, mas dependente das Escrituras. Sl 119.105 -  Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos. Somente tendo as Escrituras em alta conta, meditando nela. Deixando ela nos moldar, confrontar e exortar. Somente deixando que ela como Palavra de Deus nos corrija é que teremos luz nas nossas trevas. É que teremos condições de ver nossa verdadeira condição. 1Co 10.11- Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim.
3 – CRER EM DEUS SEGUNDO AS ESCRITURAS - “para que creais que Jesus é o ...Filho de Deus.”
A fé verdadeira, só é verdadeira se for fé verdadeira no Deus verdadeiro. Precisamos crer, afirmar, confessar e ver na vida Deus como nosso criador.  Precisamos ver Deus como Soberano, como aquele que conduz o mundo, a história e tem tudo em sua mão e o controle sobre tudo e sobre todos. Ao não crer na soberania divina, o ser humano diminui a Deus e diminuído a Deus diminui a si mesmo. Aparentemente a negação de Deus, produz autonomia no ser humano, mas pelo contrário, esta arrogância, reduz o ser humano a um descendente de uma ameba, de um acaso cego. Creiamos em Deus, como a Escritura o revela, como o soberano, como aquele que tem o direito de reinar verdadeiramente sobre sua criação. Ver Salmo 8
Devemos crer em Deus como Todo-Poderoso. Há alguns pensamentos cristãos que duvidam que seja assim. São moldados pela ilusão de que o ser humano é bom e quando veem o sofrimento no mundo, questionam o poder de Deus. Questionam também a bondade de Deus. Outros afirmam que Deus é só amor que não tem justiça e negam o atributo da ira divina. Mas talvez a perfeição mais desprezada, seja a santidade de Deus. Ao afirmar o amor de Deus, negam sua santidade. Negando a santidade de Deus, ele não causa espanto, admiração e reverência.
4 – CRER QUE JESUS CRISTO É O FILHO DE DEUS, DE ACORDO COM AS ESCRITURAS.“Para que creais que Jesus é o Cristo..”
Esta é doutrina central da Bíblia – crer que Jesus Cristo é o filho de Deus. É a única chance de redenção do ser humano. Jo  20.31 – Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.
Crer que Jesus é o Filho de Deus é o centro da doutrina. Esta deve ser nossa principal declaração de fé – “Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo” Mt 16.16 
Por isso, a morte de Jesus deve estar no centro de nossa fé.
A cruz de Cristo, deve estar no centro da igreja. 
A cruz é central para o cristianismo.
Na verdade sem a cruz de Jesus Cristo não há verdadeiro cristianismo.
Sem a declaração de que Cristo é o filho de Deus, não há cristianismo e não há igreja.
Não há salvação, pois não há um salvador.
Aquele que entende a cruz corretamente, entende a Bíblia e entende Jesus Cristo como filho de Deus.
A cruz de Cristo é o verdadeiro coração e essência do cristianismo e por isso oferece uma mensagem simples e acessível a todos – “ Cristo morreu por nossos pecados, segundo a Escritura.” (1Cor 15.3). “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo (Atos 16.31). “Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus” (1Pe 3.18).
Esta é a nossa fé. Este é o centro da nossa fé. Esta é nossa verdadeira sobre Deus.

Nenhum comentário:

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...