quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Breve Catecismo de Westminster - Das perguntas 05 e 06 - A Santíssima Trindade


 


Pregado em 02 de abril de 2007


                 

Resultado de imagem para o credo de atanasio



                                                                                         
                                                                        
                                                               Visite também https://palestras-teologicas.blogspot.com.br/

 PERGUNTA 5. Há mais de um Deus? 
R. Há só um Deus, o Deus vivo e verdadeiro.
PERGUNTA 6. Quantas pessoas há na Divindade?
R. Há três pessoas na Divindade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo, e estas três são um Deus, da mesma substância, iguais em poder e glória.
     A GLORIOSA REVELAÇÃO DA SANTÍSSIMA TRINDADE
2Co 13.13 - A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós.

A fé cristã é trinitária. Crê em Deus como cristão aquele que crê na Santíssima Trindade.
Crê em Deus Pai, Em Deus Filho e em Deus, o Espírito Santo. Crê que o Pai é Deus, que o Filho é Deus e que o Espírito Santo é Deus. – O Pai, o Filho e o Espírito Santo.  
Mt 3.16-17 - Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele. 17 E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.
Mt 28.19 - Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
São três pessoas distintas coexistindo eternamente em estado de gloriosa comunhão. Cada uma pessoa da Trindade tem  existência própria. O Pai é Deus, mas não é o Filho que é Deus igual ao Pai.
 Jo 1.1 - No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Deus subsiste em três em pessoas. Na pessoa do Pai, na pessoa do Filho e na pessoa do Espírito Santo.
O Filho é Deus, mas não é o Pai, que é Deus igual ao Filho.
O Espírito Santo é Deus, mas não é o Pai, nem o Filho.
Estas três pessoas divinas não são divididas, nem confundidas entre si.
Somente o Filho se tornou homem, não o Pai ou o Espírito Santo – porém, o Pai estava com o Filho e o Espírito Santo estava sobre o Filho.
O Pai jamais existiu sem o Filho e sem o Espírito Santo, pois as três pessoas têm igual eternidade no ser.
 Não há primeiro, nem último, já que os três são um só em essência, natureza, glória, poder, verdade e em misericórdia.
 Na trindade, há unidade na essência – um só Deus. As três pessoas são da mesma natureza e substâncias divinas.  Quando falamos que Deus nos ama, falamos que o Pai nos ama, o Filho nos ama e que o Espírito Santo nos ama.

1 - A PRIMEIRA PESSOA DA TRINDADE É DEUS, O PAI DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.  A SALVAÇÃO REVELA O AMOR DO PAI PELOS PECADORES.
Ele é chamado de primeira pessoa, quanto à ordem, não quanto à dignidade. Deus, o Pai não tem nenhuma perfeição ou excelência que as outras pessoas não tenham.
 O Pai é autoridade sobre o Filho, porque é Pai e não, porque seja mais divino do que o Filho.  É uma primazia, uma prioridade por ser o Pai e não uma superioridade de natureza. Jo 10.30.  Eu e o Pai, somos um.
 Hb 1.3 - Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas,

2 – A SEGUNDA PESSOA DA TRINDADE É O FILHO, O NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
A obra do Senhor Jesus revela a graça de Deus.
–O Filho é gerado Pai desde a eternidade. Não foi criado, não é uma criação divina, mas é divino, porque estava no Pai desde a eternidade. A segunda Pessoa da Trindade, o Amado do Pai, tornou-se o nosso Salvador.
Se fez humano, foi humilhado, morreu morte de Cruz, ressuscitou, foi exaltado na glória, mas sempre foi Deus. O Filho de Deus foi á cruz para nos livrar da condenação.
Não havia como nos salvar. Não havia um movimento que o Ser humano pudesse fazer para alcançar a salvação., por isso o Senhor Jesus Cristo revelou a nós a graça de Deus.

3 – A TERCEIRA PESSOA DA TRINDADE É O ESPÍRITO SANTO.
O Espírito Santo, aplicando a salvação nos leva à comunhão divina.
 O Espírito Santo procede do Pai e do Filho. A essência, a pessoa do Espírito Santo está no céu e em todo lugar, mas sua influência opera no coração, na alma dos que creem em Cristo.
A comunhão é o envolvimento máximo. Aproximação máxima.
Embora Cristo nos torne merecedores da graça, é o Espírito Santo que trabalha em nós. Embora Cristo tenha conseguido os méritos, feito a aquisição da graça, é o Espírito Santo que trabalha em nós. É o Espírito que nos dá a garantia, o selo da redenção.
Precisamos nos encantar, nos impactar, nos maravilhar e adorar à Deus – ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo com esta revelação. Esta comunhão nos santifica.
Não há outra forma do ser humano se santificar. Tudo o que ser humano consegue, é ética e moral, onde cada um se acha melhor do que outro. O pecador só consegue se santificar quando o Espírito Santo purifica por meio da Palavra, o desejo pecaminoso.

Viva com consciência da grandiosa obra da graça, que é por causa da graça que você é um cristão.
Viva com a consciência de que o amor de Deus que levou seu filho à cruz, para trazer salvação aos pecadores.
Viva com a consciência de que há uma pessoa divina que está agindo na sua vida para o santificar e aperfeiçoar na santidade.
 


Nenhum comentário:

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...