quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Breve Catecismo de Westminster - Da pergunta 04 - A natureza do Deus verdadeiro


Pegado em 26 de março de 2007 - Na Capela Missional em Porto Alegre 



                                          

Visite também https://palestras-teologicas.blogspot.com.br/

CONHECENDO A NATUREZA DO DEUS VERDADEIRO
João 4.24 - Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.
 
PERGUNTA 4. Quem é Deus?
R. Deus é espírito, infinito, eterno e imutável em seu ser, sabedoria, poder, santidade, justiça, bondade e verdade - João 4.23; Sl 145.3; Sl 90.2; Tg 1.17; Rm 11.33; Gn 17.1; Ap 4.8; Ex 34.6-7

Nesta definição temos as duas definições de atributos divinos; os exclusivos e os compartilhados. Os exclusivos são aqueles que são próprios de Deus apenas, os que compartilhados, são aqueles que os que estão em Cristo experimentam em alguma medida. Este texto de João define a natureza de Deus e o dever de seus adoradores.
Os antigos tinham a ideia de um Deus local, este é o contexto da pergunta da Samaritana. A ideia de um Deus local, também trazia a ideia de um deus limitado e de muitos deuses. A resposta de Jesus é que Deus é espírito, por isso não estava limitado à localidades. Nem  lá, nem cá, ele diz, mas em todos os lugares onde é adorado de verdade. Em espírito que é de acordo com a natureza de Deus e em verdade que é a condição da adoração.

I - DEUS É PERFEITO EM SI MESMO – “Deus é espírito” -
A primeira consideração é que ele não pode ser considerado de forma material.
Ele não pode ser confundido ou imaginado materialmente. Ele não é como um ser humano. Ele não é material. Ele é invisível  está fora do alcance dos nossos olhos, porque nossos olhos são finitos, tem um alcance limitado e só vê o material.
A segunda consideração é que ele não poder ser representado por nada que é material.
 Por isso, representar Deus por imagens ou fazer culto a Deus por meio de imagens é uma ofensa à ele – pois ele é espírito e deve ser adorado de forma espiritual – sem imagens ou representações. A adoração à Deus deve ser em espírito – sem imagens ou representações. Deve ser em verdade, deve ser a partir daquilo que pode glorificar o seu nome. Não pode ser inventada. Não pode ser um culto inventado pelo ser humano. Quem quer cultuar à Deus, deve buscar na sua Palavra aquilo que o agrada.
A terceira consideração é que Deus deve ser adorado e crido como Deus. Ele possui qualidades que ninguém tem.
Por exemplo, existem outros seres que são espirituais, ou espíritos – os anjos são espíritos, eles são invisíveis, mas são reais. O demônios, são espíritos do mal. O diabo é um espírito do mal – mas eles são criaturas de Deus. Não são perfeitos. Somente Deus tem qualidades – atributos -  que são exclusivas dele:
1 – ELE É INFINITO – Ele não pode ser medido. Ele não tem limitação alguma. Ele é Todo- Poderoso. Sl 145.3. Grande é o SENHOR e mui digno de ser louvado; a sua grandeza é insondável.
2 – ELE É ETERNO – Deus é o único que é eterno. Ele sempre foi Deus, nunca foi criado. Não conseguimos imaginar como ele nunca foi criado e como ele sempre existiu, porque nem mesmo nosso nascimento a gente lembra. Nosso pensamento é muito limitado. Deus é o único ser que é eterno. Nós os que cremos em Jesus temos a vida eterna, porque recebemos dele este dom – Rm 3.23 - pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,
 Sl  90.2 - Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus.
3 –  ELE É IMUTÁVEL – Somente Deus é imutável ou seja ele é perfeito.
Ele sempre foi o que é e sempre será. Ele não muda, por isso é digno de confiança daqueles que creem nele.
Ele é perfeito e não precisa de nada. Ele que é a fonte de tudo o que é bom. É dele que vem todo o bem. Ele não está melhorando, pois ele já perfeito e pleno de todas as bem-aventuranças. Tg 1.17 - Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança.

II - DEUS SE REVELA A FIM DE QUE PECADORES POSSAM CONHECÊ-LO.  “Importa que seus adoradores o adorem...”
O fato de o texto afirmar que ele busca adoradores, não significa que ele precise ou necessite de adoradores ou adoração. Ele não necessita de nada. Quem precisa adorar à Deus são aqueles que o adoram. Ele sendo a fonte de tudo, de todo o bem, de toda a bem-aventurança, de todas as perfeições – quando alguém o adora, este adorador é que recebe os benefícios e não Deus. Vimos que Deus possui atributos exclusivos, mas ele também possui atributos que ele em certa medida, ele compartilhou com os seus adoradores.
Vejamos quais:
1 – ELE POSSUI SABEDORIA PERFEITA – Deus possui sabedoria perfeita. Somente Deus, sabe todas as coisas, entende todas as coisas e faz todas as coisas de forma como entende serem boas. Ele não apenas sabe todas as coisas, como sabe o bem e o mal de todas as coisas. Sabe como tudo é, pois é o criador de tudo.  Rm 11.33 - Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!
2 – ELE POSSUI TODO O PODER – Somente Deus é Todo-Poderoso. Ele pode todas as coisas e ele pode tudo. Ele criou todas as coisas, mas não apenas isso, ele sustenta todas as coisas com seu poder. Não há limites para o poder de Deus.
3 – ELE É SANTO – A santidade de Deus é sua pureza perfeita. Ele não pode pecar, ele não pode errar. Ele está infinitamente acima de tudo aquilo que é pecado, de tudo aquilo que é moralmente sujo. Ele não pode ter comunhão com pecadores, a menos que eles sejam lavados pelo sangue de Jesus – ou seja, a menos que eles creiam na morte de Jesus para perdão dos seus pecados. Por isso, a santidade é um atributo ou qualidade divina que em certa medida é compartilhada com aqueles que o adoram. Gn 17.1 – Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o SENHOR e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito.
Ap 4.8 -  E os quatro seres viventes, tendo cada um deles, respectivamente, seis asas, estão cheios de olhos, ao redor e por dentro; não têm descanso, nem de dia nem de noite, proclamando: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, aquele que era, que é e que há de vir.

Deus além destes atributos ou qualidades é JUSTO – ele não é injusto, ele não faz nada que não faça parte do seu caráter. Ele não uma pessoa hoje e outra amanhã. Ele sempre faz o que correto. Ele é BOM – significa que ele age com graça, amor e misericórdia com seus adoradores. Finalmente ele é cheio de VERDADE- isto quer dizer que possui tudo nele mesmo que o fazem ser o que é – O nosso Deus.

Deus é espírito foi o que Jesus disse. Devemos adorá-lo, foi o que Jesus disse. Devemos crer nele adorando-o, foi o que Jesus disse. Deus é glorificado quando cremos no que Jesus disse. O caminho para Deus é por meio de Jesus. Todos os atributos de Deus foram revelados plenamente na pessoa e na obra de Jesus - Ex 34.6-7 -  E, passando o SENHOR por diante dele, clamou: SENHOR, SENHOR Deus compassivo, clemente e longânimo e grande em misericórdia e fidelidade;
7 que guarda a misericórdia em mil gerações, que perdoa a iniqüidade, a transgressão e o pecado, ainda que não inocenta o culpado, e visita a iniqüidade dos pais nos filhos e nos filhos dos filhos, até à terceira e quarta geração!

Nenhum comentário:

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...