sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Breve Catecismo de Westminster - Da pergunta 09 - A Doutrina da Criação



Pregado em 23 de abril de 2017 - Capela Missional em Porto Alegre


 
 
ERGUNTA 9. Qual é a obra da criação?
R. A obra da criação é aquela pela qual, Deus fez todas as coisas do nada, no espaço de seis dias, e tudo muito bem.
Gn 1  ; Hebreus 11.3; Salmos 33.9; Genesis 1.31
 

 
                                                                       Visite também https://palestras-teologicas.blogspot.com.br/

DOUTRINA DA CRIAÇÃO COMO CONFISSÃO DE FÉ DO CRENTE
Gn 1; 1 No princípio, criou Deus os céus e a terra.
2 A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas. 3 Disse Deus: Haja luz; e houve luz.
4 E viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas. 5 Chamou Deus à luz Dia e às trevas, Noite. Houve tarde e manhã, o primeiro dia.

Cremos em Deus, criador de todas as coisas, logo cremos que Ele, é Deus Todo-Poderoso.
 O relato bíblico apresenta um Deus criador, apresentando a criação como obra perfeita deste criador.

Em tempos de arrogância cientifica, me que até quem não entende nada de ciência ou teologia, nem uma coisa nem outra, negam a existência de Deus e tentam falar sobre origens do mundo – o cristão bíblico tem a oportunidade de apresentar a superioridade  e exclusividade da visão cristã do mundo. Ao falar de um criador para o mundo, apresentamos não apenas de onde viemos, mas também apresentamos conforto para a vida agora e esperança para a vida futura.
Hb 11.3 -  Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem.

O que o texto apresenta:
1 – DEUS É O CRIADOR
“No princípio Deus criou” .
O tudo veio a existir por meio da ação poderosa do criador.  Deus criou o que não existia, ele cria tudo do nada. Ele é a origem de tudo e tudo tem origem nele e por meio dele.
A mensagem é que Deus é soberano sobre a criação. Ele é separado de sua criação. Ele é infinitamente maior do que a criação.
Não podemos diminuir o criador para conformá-lo à criação. Aquele que criou é infinitamente maior do que aquilo que ele cria. Ele exerce o domínio. Deus, como criador, exerce domínio sobre toda a criação.

2 – DEUS DEU A FORMA À SUA CRIAÇÃO.
“A terra era sem forma e vazia”
Toda a ideia da existência de um universo em ordem, de que o universo funciona de forma perfeitamente ordenada, pressupõe a existência de um criador perfeito. Deus forma no meio de um mundo, de um universo sem forma.
Não se trata de uma teoria, mas de uma afirmação clara, decisiva e incisiva. Deus criou o universo dando forma a ele. O universo é fruto da mente de Deus, do seu planejamento e seu plano.

3 – DEUS CRIA E FORMA POR MEIO DE SUA PALAVRA.
“Disse Deus...”
O relato da criação se estrutura em torno da figura onipotente de Deus, destacando que ele fez todas as coisas pelo poder da sua palavra “disse Deus”. O poder da Palavra de Deus é destacado ao longo das escrituras. A Palavra é falada por Deus. Por meio dela o mundo veio a existir. Não se trata de uma neuro-linguística divina. Não se trata de uma poder que também temos. Não se trata de um poder que também temos de "trazer à existência" realidades invisíveis. Isso é coisa séria. Isto é doutrina. Disse Deus, significa o poder exclusivo que ele exerce em sua soberania, poder e onipotência - onde ele exerce estes atributos e cria o mundo, os mundos, o universo inteiro.

4 – DEUS CRIA TODAS AS COISAS PARA SUA GLÓRIA – POR ISSO A CRIAÇÃO REVELA A GLÓRIA DE DEUS.
Haja e houve” “viu Deus”
Um criador perfeito e glorioso faz as coisas de acordo com sua natureza. Tudo é para sua glória, logo tudo revela a sua glória.
A revelação mais impressionante é que a revelação do Deus Trino na criação.
No texto de Gênesis vemos que Deus cria e que o Espírito Santo está ali, agindo na criação.
Em João vemos que o Verbo estava na criação, criando
Jo 1.1-2 - No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus./ Ele estava no princípio com Deus. Em hebreus vemos que todas as coisas foram criadas por meio do Filho e para o Filho.
Hb 1.1-2 - Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas,/ nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo. Por meio do Filho e para o Filho – Col 1.15-17 - Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; / pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Os pressupostos da criação – a partir de Sl 33.9 - Pois ele falou, e tudo se fez; ele ordenou, e tudo passou a existir.
Crer no criador da criação coloca o Deus criador sobre todas as coisas.
Crer no criador da criação faz do criador o soberano sobre toda sua criação.
Crer no criador torna as criaturas criadas responsáveis perante ele e devedores à ele.
Crer no criador faz com que suas criaturas dependentes de seu criador.
Crer no criador leva suas criaturas a adorar ao seu criador.
Crer no criador garante o cuidado providencial do criador quanto à sua criação.
Crer no criador leva o ser humano a confiança no seu criador.
Crer que o Deus criador, criou tudo para sua própria glória faz com a redenção, a salvação tenha sentido.
Crer que a criação  é obra do criador torna possível que o Deus criador intervenha na vida dos seres humanos.
Crer que a criação é obra do criador nos dá esperança de um futuro glorioso, porque tudo passou existir por mãos de um Deus glorioso.
Crer na criação como obra do criador dá sentido à fé cristã do cristão.
NOSSA FÉ NA CRIAÇÃO
Crendo na Doutrina da Criação, adquirimos poderosas impressões em nossa alma acerca do poder, da sabedoria e da bondade do Senhor, quando meditamos no fato de que ele criou os céus e a terra, juntamente com tudo que existe.
Crendo na Doutrina da Criação, enchemos nossa alma de admiração reverente diante da majestade do Deus Criador.
Crendo na Doutrina da Criação, nossa adoração se enche de significado, porque chegamos à conclusão de que ele é nosso Pai, Todo-Poderoso, e achamos prazer em servi-lo e glorificá-lo com todo nosso ser.
Crendo na Doutrina da Criação, nos rendemos em serviço , louvor e dedicação, porque sabemos que tudo pertence ao nosso Deus Criador.
Finalmente, Crendo na Doutrina da Criação, podemos descansar em confiança firme de que há um Deus que criou e sustenta todas as coisas para a sua glória.

Nenhum comentário:

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...