PERGUNTA 30. Como nos aplica o Espírito a redenção adquirida por Cristo?
R. O Espírito aplica-nos a redenção adquirida por Cristo, operando em nós a fé, e unindo-nos a Cristo por meio dela em nossa vocação eficaz.
Gl 2.20 - logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.
Ef 2.8 - Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;
1Co 12.3,12-13.
1Co 12.3,12-13.
3 Por isso, vos faço compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus afirma: Anátema, Jesus! Por outro lado, ninguém pode dizer: Senhor Jesus!, senão pelo Espírito Santo.
12 Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo. 13 Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito.
A redenção, ou seja,
a salvação eterna foi adquirida para o seu povo por Cristo por meio de sua
morte na cruz. Esta salvação é aplicada a nós por meio do Espírito Santo. A
salvação então é conquistada por Cristo, e sua aplicação é por ação do Espírito
Santo.
A igreja é o corpo de
Cristo. Todos os salvos são membros do corpo de Cristo, ou seja, pertencem à
igreja. O Espírito Santo é quem nos leva à Cristo. O Espírito Santo batiza a
pessoa no corpo, isto quer dizer que é o Espírito Santo quem nos leva a fazer
parte da igreja. É ele quem nos inclui na igreja – Em um só espírito fomos
batizados em um corpo – E a todos nós foi dado beber de um só Espírito – isto
quer dizer que o Espírito Santo nos mantém em Cristo – nos mantém na salvação –
nos mantém em Cristo. 1 - O ESPÍRITO SANTO FAZ O CHAMADO PARA A SALVAÇÃO – “ninguém pode dizer: Senhor Jesus!, senão pelo Espírito Santo.” V.3
“O Espírito aplica-nos a redenção adquirida por Cristo”
Fomos batizados no corpo – fomos incluídos. Não nos incluímos. Fomos chamados à salvação, não nos salvamos.
Todos os escolhidos de Deus virão a Cristo, por meio do chamado eficaz do Espírito Santo.
É o Espírito Santo que convence a pessoa a vir a Cristo. Ninguém viria ao salvador sem esta ação do Espírito Santo. Esta é a grande missão do Espírito Santo, convencer as pessoas que elas são pecadores e que necessitam de um salvador.
Jesus na cruz conquistou o direito à salvação dos escolhidos, mas é o Espírito Santo que leva os escolhidos a ter fé em Cristo para a salvação eterna.
2 - O ESPÍRITO SANTO
GERA EM NÓS A FÉ PARA A SALVAÇÃO - “ninguém pode dizer: Senhor Jesus!, senão pelo Espírito Santo.” V.3
“O Espírito
aplica-nos a redenção adquirida por Cristo, operando em nós a fé.”A fé para salvação é um dom de Deus. O Espírito Santo , capacita num momento específico da vida a pessoa que é escolhida por Deus para que ela creia em Cristo. A pessoa é levada a crer de acordo com o Evangelho. A fé é crer no Evangelho. A fé é crer em Cristo para a salvação.
A fé que salva é a renúncia na confiança própria. A fé é um dom, porque é um presente que Deus para o pecador para que ele seja salvo.
Ef 2.8 - Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;
3 - O ESPÍRITO SANTO NOS UNE A CRISTO
12 Porque, assim como o corpo é um e tem
muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim
também com respeito a Cristo. 13 Pois, em um só Espírito, todos nós fomos
batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres.“O Espírito aplica-nos a redenção adquirida por Cristo, operando em nós a fé, e unindo-nos a Cristo.”
O Espírito Santo para aplicar a cruz de Cristo em nós, isto é, os benefícios da morte de Jesus, nos faz ter fé e por meio da fé somos unidos a Cristo. Esta união com Cristo significa fazer parte dele. Fazer parte dele significa receber seus benefícios e seus benefícios são as bênçãos da salvação. Os salvos têm parte com Cristo, ou seja são dele, pertencem à ele. Vivem com ele e ele vive neles.
Gl 2.20 - logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.
Todo crente verdadeiro tem Cristo no coração. Vive com Cristo e Cristo vive nele. Isto significa a salvação. O Espírito Santo faz esta maravilha ser possível. Unir os pecadores a Cristo. Os pecadores que estavam perdidos e condenados, por meio do Espírito Santo são levados a Cristo. Ao serem levados a Cristo, passam a pertencer à ele, pertencer a Deus.
4 - O ESPÍRITO SANTO
MANTÉM EM CRISTO TODOS OS QUE SÃO DE CRISTO
v.13 Foi nos dado a
beber de um só Espírito. O Espírito Santo nos chama para a salvação. Nos regenera, nos faz nascer de novo. Nos santifica para nos manter salvos e nos levará até o fim com Cristo e em Cristo.
Não apenas o início da nova vida, mas o seu curso inteiro é dependente do Espírito Santo.
Por isso a Bíblia diz que os crentes vivem e andam no Espírito. Devem ser guiados pelo Espírito Santo e cheios do Espírito Santo.
O Espírito Santo é o regenerador dos salvos. É o santificador dos salvos e é o consolador dos salvos.
O Espírito Santo torna conhecidas a suficiência e perfeita adequação de Cristo como Salvador, e a eficácia do seu sangue para nos purificar do pecado.
Aquele que nos leva a Cristo, também nos mantém em Cristo.
Esta é a obra do Espírito Santo. Gloriosa obra. Maravilhosa obra.
APLICAÇÃO
O ESPÍRITO SANTO LEVA
A CRISTO, TODOS OS QUE SÃO DE CRISTO. “O Espírito aplica-nos a redenção adquirida por Cristo, operando em nós a fé, e unindo-nos a Cristo por meio dela em nossa vocação eficaz.”
O Espírito Santo não faz apenas um convite como quem bate na porta. Ele também não envia um convite deixando a pessoa a vontade para aceitar a Cristo ou não. *Ele leva a pessoa a ter fé em Cristo, a crer no evangelho. Isto se chama “vocação eficaz”, “chamado eficaz” – quer dizer que é um chamado irresistível. Um chamado tão forte que a pessoa não consegue dizer não. Todos os que recebem este chamado vêm. Todos os que são chamados passam a fazer parte de um corpo, a Igreja, o povo de Jesus. O povo que pertence a Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário