segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

A Doutrina da Adoção - Breve Catecismo de Westminster - Pergunta 34 -

Pregado em 24 de setembro de 2017 - Na Capela Missional/Porto Alegre




PERGUNTA 34. Que é adoção?
R. Adoção é um ato de livre graça de Deus, pelo qual somos recebidos no número dos filhos de Deus, e temos direito a todos os seus privilégios.
1Jo 3.1 -  Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo.
 Jo 1.12; A todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem chamados filhos de Deus.
Rm 8.17. Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados.

 
SOMOS FILHOS DE DEUS POR MEIO DA ADOÇÃO EM CRISTO.
1Jo 3.1 -  Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo.

Deus nos adota como filhos por meio dos méritos de Cristo

Deus adota como filho a todo a que crê em Jesus Cristo como salvador. Esta benção é maior do que a justificação, pois aquele que é justificado, perdoado, se torna um filho de Deus sendo um herdeiro dele. Aquele que crê em Jesus tem o privilégio de chamar Deus de Pai e Deus o chama de filho.
Deus não se tornou pai quando nos adotou como filhos. Ele é eternamente pai de nosso Senhor Jesus Cristo, e por meio de Jesus é nosso Pai.
Ef 1.5 - nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade,
Cada um de nós que cremos em Jesus, é trazido para perto de Deus por meio da morte de Jesus na cruz, se torna parte da família de Deus.
A adoção então, é uma graça pela qual somos recebidos e tratados por Deus como filhos. Esse sublime privilégio tem por base os méritos de Cristo, pois é nele que somos adotados pelo Pai.
Catecismo de Heidelberg
33. Por que Cristo é chamado "o único Filho de Deus", se nós também somos filhos de Deus?
R. Porque só Cristo é, por natureza, o Filho eterno de Deus. Nós, porém, somos filhos adotivos de Deus, pela graça, por causa de Cristo.

Jesus é o único filho de Deus (João 3.16), e vem ao mundo para morrer por pecadores, para que ele sendo filho único de Deus, conquiste o direito de que aqueles que creem nele – recebem também o direito de serem chamados filhos de Deus (João 1.12). Esta é a bênção da adoção.
 
Vamos entender a doutrina da adoção.
I – A ADOÇÃO TEM COMO CAUSA O AMOR DE DEUS
-  Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus;
Nada se compara ao amor de Deus, pois foi o amor de Deus Pai que enviou seu filho ao mundo. Deus nos adota como filho não porque somos bons ou por termos feito por merecer. É por causa do amor de Deus.
O termo Vede ou Vejam – no original – é usada para chamar a atenção à inteligência do leitor – tipo, contemplem esta verdade.
Para o termo grande no original – foi usado uma expressão que indica algo espantoso. Esta é a ideia, foi o grande, o insondável, o inexplicável amor de Deus que levou-o a nos adotar como filhos.

II - A ADOÇÃO NOS TORNA HERDEIROS DE DEUS - e, de fato, somos filhos de Deus.
Os crentes porque são filhos de Deus, são também herdeiros de Deus.
Romanos 8.17 – Se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo.
Deus, o criador de todas as coisas e os seus filhos adotivos são herdeiros de tudo.
A herança dos filhos de Deus se tornará plena na glorificação, quando Jesus voltar.
Mas, agora, os filhos de Deus têm direito a todos os benefícios da salvação, principalmente o perdão dos pecados.  Filhos na Bíblia têm a implicação de herança. Os filhos sempre são ligados à herança e ao nome do pai. Muito mais os filhos de Deus.
Agora, no mundo, os filhos de Deus podem passar por todas as dificuldades, mas mesmo assim somos alvo do amor do pai celeste – porque somos seus herdeiros.

III – A ADOÇÃO NOS DÁ PLENA SEGURANÇA DO CUIDADO DO PAI E DA SALVAÇÃO. -  Vede que grande amor
Um pai cuida de seus filhos e Deus cuida daqueles que adotou. A adoção é um benefício. Foi por isso que Jesus, o filho de Deus veio ao mundo, para salvar pecadores e torná-los filhos de Deus.
O cristão verdadeiro não deve temer o inferno ou ter medo de Deus. Deus agora é nosso pai.
Um filho tem a mais alta consideração por seu pai. Um filho obedece seu pai. Um filho honra seu pai. Um filho confia em seu pai.
 Da mesma forma, o filho de Deus deve confiar em Deus. Temos o cuidado do pai, e ele que nos salvou no início, seremos salvos até o fim.

IV – A ADOÇÃO NOS LEVA A EXPERIMENTAR ESTE GRANDE AMOR - Por essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo.
Os filhos de Deus experimentam  seu amor ao experimentar seu amor. Por meio de Jesus Cristo passamos a conhecer a Deus. O mundo não conhece os filhos de Deus e não reconhece os filhos de Deus. O mundo acha que tem direitos diante de Deus. Eles não agem como filhos de Deus, mas querem os direitos de Deus. A adoção é uma benção para os salvos. O mundo não conhece a Deus e não obedece a Deus como pai. Os adotados por meio da cruz – não apenas recebem a adoção. Eles experimentam o amor de Deus como Pai. Eles reconhecem a Deus como Pai. Eles desejam obedecer a Deus como Pai.

1 – Tenhamos a consciência de que somos adotados por Deus como filhos e nos tornamos herdeiros de Deus.
2 – Tenhamos consciência de que devemos reconhecer o amor de Deus que nos adotou.
3 – Tenhamos consciência de Deus é nosso Pai.
4 – Tenhamos consciência da postura na vida e diante do mundo que devemos ter, uma vez que somos filhos de Deus.

Rogerio Nascimento – Pastor da Capela Missional / Porto Alegre
https://www.facebook.com/pastorrogerionascimento?ref=bookmarks

Nenhum comentário:

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...