sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

A Exaltação de Cristo - Breve Catecismo de Westminster - Pergunta 28 -


Pregado em 13 de agosto de 2017 - Na Capela Missional em Porto Alegre


PERGUNTA 28. Em que consiste a exaltação de Cristo?
R. A exaltação de Cristo consiste em Ele ressurgir dos mortos no terceiro dia; em subir ao Céu e estar sentado à mão direita de Deus Pai, e em vir para julgar o mundo no último dia.
1Co 15.4; Ef 1.20-21; At 17.31.


A EXALTAÇÃO DE CRISTO – DEUS O EXALTOU
Efésios 1.16-23

Após a sua ressurreição, Cristo foi exaltado à direita do Pai em majestade, para exercer domínio sobre tudo e todas as coisas para que no final também possa julgar a todos em justo juízo.

Este texto é uma oração de Paulo, para que a igreja entenda a grandiosa obra que Deus fez em favor dos seus santos.
Tudo o que Deus fez por meio de Cristo foi em favor de seu povo. Deus executou seu plano eterno – o pacto da redenção – pelos seus escolhidos.
Dos versos 16 ao 19, ele fala do que ele pede em oração para que a igreja compreenda a obra de Deus por meio de Cristo. Este entendimento é de suprema importância. Cada um de nós precisa entender este grandioso plano de Deus que já foi executado e está em andamento. A sua humilhação fez parte desta obra maravilhosa de Deus. Cristo se humilhou para na cruz realizar o que havia sido determinado na eternidade. Agora ele diz que Deus o exaltou sobre tudo e sobre todos – tudo para que a igreja se tornasse a beneficiária. O seu povo recebe os benefícios de toda a grandiosa obra de Deus.

Vejamos o que o texto diz:
1 – A EXALTAÇÃO DE CRISTO FOI CONSEQUÊNCIA DE SUA HUMILHAÇÃO – V.20 o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos
A Ressurreição de Cristo foi obra de Deus. Deus não deixou seu filho na morte, porque a morte não o poderia derrotar. Mas ele esteve sujeito à morte. Ele o Senhor da morte esteve seu domínio. O vale da sombra e da morte não o deteve. Deus, o Pai esteve com ele no vale da morte. Deus, o Pai estava com ele.
A morte não o deteve. A morte não  fim para Cristo, como não será para os salvos. A morte para um cristão é como foi para Cristo,  o caminho para a glorificação.
Salmos 16. 9 -11 - Alegra-se, pois, o meu coração, e o meu espírito exulta; até o meu corpo repousará seguro.
10 Pois não deixarás a minha alma na morte, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.
11 Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente.
2 – A EXALTAÇÃO DE CRISTO O COLOCOU NUMA POSIÇÃO QUE JÁ ERA DELE.
v.20 - fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais,
À direta de Deus Pai é a mais alta posição dos céus. Este lugar pertence á ele. Sempre pertenceu. Cristo ao ser exaltado recebeu as mais altas honras – mas estas honras já pertenciam a ele. Esta era a glória que ele tinha antes de vir ao mundo.
O que temos que compreender é que o Filho de Deus agora assumiu a natureza humana e elevou a natureza humana nele e com ele à direita de Deus Pai Todo-Poderoso.  Aquele que está a direita de Deus, muito acima de todo principados, potestades poderes, autoridades – aquele sob cujos pés todas as coisas estão em sujeição e quem todo o poder foi dado é aquele que foi feito ser humano, se humilhou. Aquele que esteve fraco e cansado. Aquele que sentiu dores humanas. Aquele que foi crucificado em fraqueza e por um tempo foi derrotado. Este é o exaltado.
1 Timóteo 3.16 - Evidentemente, grande é o mistério da piedade: Aquele que foi manifestado na carne foi justificado em espírito, contemplado por anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, recebido na glória.
3 – A EXALTAÇÃO DE CRISTO O COLOCOU EM POSIÇÃO DE DOMÍNIO SOBRE TODAS AS COISAS E SOBRE TODAS AS CRIATURAS.
21 acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir não só no presente século, mas também no vindouro.
22 E pôs todas as coisas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas
O fato de Cristo estar acima dos principados, potestades, poderes, domínios e de todos nome, significa que ele esta numa posição de honra acima de todos os poderes, de todos os seres e também da história toda - e de todo nome que se possa referir não só no presente século, mas também no vindouro. Ele domina e governa os poderes maus e bons. Ele reina e seu reinado é real.
Existe três posições sobre isso:
Pré- Milenismo – Cristo vai governar um dia sobre a terra.
Amilenismo – Cristo governa espiritualmente por meio de sua soberania no plano de salvação.
Pós-milenismo – Cristo governa agora por meio da igreja e usará a igreja para conquistas as nações da terra antes de sua volta.
Amilenismo – Cristo voltará para salvar a igreja no pior momento da história.
Pós- milenismo – Cristo voltará depois que a igreja por meio de perseguições e violência contra ela conseguir vencer e levar o evangelho à conquista das nações.
Seja como for, precisamos entender que Cristo exerce o governo – não é uma questão futura, mas atual. Cristo não vai governar um dia – ele já governa. Ele é rei neste momento. Ele virá de maneira visível; todavia, ele é rei agora, tão certo como será na sua vinda.
Este reinado é até que ele julgue o mundo. At 17.31 -porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos.
4 – A EXALTAÇÃO DE CRISTO RESULTARÁ NA EXALTAÇÃO DA IGREJA.
22 E pôs todas as coisas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja,
23 a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas.
O que cada cristão precisa entender é que cada um seguidor de Jesus. Cada um salvo. Cada um escolhido, por menor que seja neste mundo – participa da exaltação de Cristo.
A oração do apóstolo é para que os cristãos compreendam isso
v.16 não cesso de dar graças por vós, fazendo menção de vós nas minhas orações,
v.17 para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele,
v. 18 iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos
O que precisamos entender é que o que é verdade sobre Cristo é verdade sobre mim e sobre cada um de vocês.

À luz da doutrina da exaltação de Cristo , esta tão elevada e sublime doutrina – nossa posição é certa e segura. A segurança e perseverança final dos santos é uma afirmação doutrinária que devemos não apenas crer, mas fazer e viver.
Somos um reino de sacerdotes. Como vivemos? Como viveremos?
Já reinamos com Cristo. Como ainda temos a mentalidade de escravos?
Como ainda nos deixamos escravizar por este mundo? Deveríamos reinar com Cristo. Viver a Lei de Deus na terra. Viver a graça de Deus no meio do caos. Viver na esperança da glória eterna. Viver nosso chamado, nosso chamamento na plenitude.

Nenhum comentário:

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...