segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Breve Catecismo de Westminster - Pergunta 19 - As misérias do pecador





Pregado em 11 de junho de 2017

Resultado de imagem para as miserias do pecador


PERGUNTA 19. Qual é a miséria do estado em que o homem caiu?
R. Todo o gênero humano pela sua queda perdeu comunhão com Deus, está debaixo da sua ira e maldição, e assim sujeito a todas as misérias nesta vida, à morte e às penas do Inferno para sempre. Gn 3.8, 24; Ef 2.1-3; Gn 3.8, 24;


                                                          Visite também https://palestras-teologicas.blogspot.com.br/
                     AS MISÉRIAS DO PECADOR
Efesios 2.1-3 - Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, 2 nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; 3 entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.
 
A condição do ser humano fora da graça de Deus é a pior condição e o leva ao pior juízo.

Sempre que o pecado prevalece no coração do pecador há morte espiritual, isto é alienação da vida de Deus, impossibilidade de comunhão com Deus.
 Esta morte é a morte de acordo com a lei de Deus.
Todo ser humano está debaixo do pecado, por isso é um filho da ira. São filhos da desobediência, por isso, filhos da ira. O estado e comportamento do ser humano o colocam sob a ira de Deus, os tornam merecedores da ira de Deus o que os levaria à condenação eterna, se a graça de Deus não interviesse. Somente a graça de Deus torna os pecadores, de filhos da ira em herdeiros da glória, tão gloriosa é a graça de Deus.
Ser Filho da ira segundo este texto leva o ser humano aos seguintes passos:
1 - A PERDA DA COMUNHÃO COM DEUS.
A perda da comunhão com Deus é o primeiro grande mal que assolou o ser humano. O ser humano ser a salvação é um escravo. Os pecadores antes da conversão estão sob o poder, sob o comando do diabo. Eles são tentados e obedecem ao tentador. O tentador, o maligno traz cegueira ao entendimento do pecador sem salvação. Quando o maligno instiga o pecador, este vai quebrar as leis de Deus. Ao quebrar as leis de Deus, ele estará obedecendo ao diabo. Ao tentador.
2 - SE COLOCA DEBAIXO DA SUA IRA.
A ira de Deus não é um mau-humor divino, uma indisposição nervosa. Antes, é uma reação ao pecado. É uma reação ao mal. É uma reação de sua santidade. De sua pureza absoluta. De sua glória infinita. Deus por sua santidade e pureza odeia o pecado. Ele execra o pecado. Nada é mais terrível do que Deus irado. Este texto de Efésios 2, mostra as razões da ira de Deus. É pela terrível condição do pecador.
3 - ATRAÍ PARA SI MALDIÇÃO AO INVÉS DE BENÇÃO.
Veja que o texto diz que a condição do pecador é de morte e não de vida. É de vaidade, é de escravidão do príncipe da potestade do ar. É de escravidão da mente, do coração e da vontade. Não há liberdade no pecador. Não nada de bom na vida de pecado. É uma maldição viver no pecador  e não uma benção. Ninguém deveria agradecer à Deus por cometer um pecado. É uma ofensa a um Deus santo e gloriosos.
4 - FICA SUJEITO A TODAS AS MISÉRIAS NESTA VIDA.
Ser filho da ira, estar sujeito à morte, ter a condição de morte, de alienação dos pensamentos, da vontade e dos sentimentos, não atrai glória ao ser humano. Antes atrai uma condição de miséria. As misérias da vida, são consequências do estado pecaminoso. Veja que ao pecar o ser humano ficou sem a comunhão com Deus, privado da vida abundante.
Gn 3.8, 24; / 8 Quando ouviram a voz do SENHOR Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do SENHOR Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim. / 24 E, expulso o homem, colocou querubins ao oriente do jardim do Éden e o refulgir de uma espada que se revolvia, para guardar o caminho da árvore da vida.
5 -  FICA ESCRAVO DA MORTE.
A morte é o pior juízo, o que ser humano mais teme. Ninguém em sã consciência gostaria de morrer. Ninguém tem o poder de não morrer. A morte é o juízo inevitável. A morte é um inimigo terrível, implacável. É um anúncio terrível, é uma mensagem terrível.
Rm 6.23 - porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.
6 - FICA MERECEDOR DAS PENAS DO INFERNO PARA SEMPRE.
Mt 25.41, 46. - /41 Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. / 46 E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna.
A condição de morte espiritual, de escravidão de todo o ser, estar debaixo do domínio do diabo, fazer a vontade da carne e dos pensamentos, isto é, viver numa condição pecaminosa, ser filho da desobediência e da ira, logicamente, faz com que o pecador seja merecedor da condenação. A última condenação é o castigo eterno.
*Há duas palavras para inferno no Novo Testamento: Hades e Geena. Hades é o estado atual dos mortos. Geena é o estado eterno.  Não podemos descrever ou imaginar o Geena, o lugar da condenação eterna. Temos que ficar com o que a Bíblia diz. É a ira de Deus julgando eternamente. Dada a santidade de Deus, tão infinita é sua santidade e pureza, tão alta é sua glória que a punição eterna, o julgamento eterno do pecador seria natural.  É a graça de Deus, que por meio da cruz de Cristo, faz a propiciação, ou seja, faz com a ira de Deus seja desviada do pecador. Os salvos só não punidos com o juízo eterno, porque a ira de Deus foi desviada do pecador para Cristo. Cristo na cruz sofreu a punição do justificado. Cristo na cruz, sofreu na cruz os terrores do inferno no lugar daqueles que herdarão a glória.
APLICAÇÕES: Creiamos no perdão de Deus com base nos méritos de Cristo e não nos nossos.
Creiamos na necessidade de arrependimento, com o auxílio do Espírito Santo.
Creiamos na graça de Deus que nos livra da ira de Deus.
Creiamos no sacrifício de Cristo como mérito absoluto para qualquer benção que recebemos de Deus, principalmente o perdão dos nossos pecados.
Creiamos que resgatados pela graça de Deus, podemos voltar a ter comunhão com ele.

Nenhum comentário:

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...