segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

SOBRE O CREDO - "Nasceu da Virgem Maria, padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos."

Credo Apostólico - Sermão 21
Pregado em 25 de dezembro de 2016




O NATAL DE MARIA

Lucas 1.26-38
 26 No sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado, da parte de Deus, para uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,
27 a uma virgem desposada com certo homem da casa de Davi, cujo nome era José; a virgem chamava-se Maria.
28 E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Alegra-te, muito favorecida! O Senhor é contigo.
29 Ela, porém, ao ouvir esta palavra, perturbou-se muito e pôs-se a pensar no que significaria esta saudação.
30 Mas o anjo lhe disse: Maria, não temas; porque achaste graça diante de Deus.
31 Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus.
32 Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai;
33 ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim.
34 Então, disse Maria ao anjo: Como será isto, pois não tenho relação com homem algum?
35 Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus.
36 E Isabel, tua parenta, igualmente concebeu um filho na sua velhice, sendo este já o sexto mês para aquela que diziam ser estéril.
37 Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas.
38 Então, disse Maria: Aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra. E o anjo se ausentou dela.

Deus tinha um plano, Maria aceitou fazer a vontade de Deus para que ele cumprisse este plano.
Maria , todos sabemos foi a mãe do salvador.
O Credo inclui dois personagens além do Pai, do Filho e do Espírito Santo; Maria e Pilatos. A mãe do Salvador e o algoz do salvador.
Maria para nos dizer sobre a humanidade de Jesus; Pilatos para nos falar da historicidade do salvador.
Quem era Maria? Não era uma mulher madura; Não era uma componente de algum círculo de oração; não era uma diaconisa; não era uma líder em alguma igreja; não era batizada no Espírito Santo nos moldes atuais; não era uma ministra de louvor – Maria era uma adolescente.
Que foi desafiada a tomar uma decisão grandiosa – uma missão assustadora – fazer a vontade de Deus
Veja o que aconteceu com Maria, uma adolescente:
1 - Ela recebe a visita do anjo Gabriel v.26
2 - Ela estava noiva de José – v.27
3 - Ela ouve que o Senhor estava com ela do próprio Deus v.28
4 - Ela fica apavorada v.29
5 - Ela ouve a notícia de seria a mãe do Messias v.30-34
6 - Ela ouve a mais incrível notícia de que o próprio Espírito Santo  a faria ficar grávida v.35
7 - Ela ouve a notícia de que seria mãe de Deus v.35b
8 - Ela se rende à vontade de Deus, apesar de tudo o que envolvia fazer esta vontade do Senhor v.38
Veja o tamanho da missão que Deus dá à Maria:
- Deus tinha um plano eterno de se tornar humano.
- Deus escolhe Maria para cumprir este plano.
- Maria aceita que Deus a use para cumprir este plano eterno.
Vejamos as implicações desses fatos
1 – DEUS TINHA UM PLANO E DECIDIU USAR MARIA. VS 26-31
O grande plano de Deus, o grande propósito de Deus é a história da salvação. O plano de Deus , a vontade de Deus é dirigir o mundo para o Apocalipse 22.
A prioridade de Deus para Maria era que ela fosse a mãe de seu Filho.
Deus não está interessado em apoiar nossos caprichos e planos. Quem cooperar com ele na história da salvação, será abençoado por ele na vida – pois esta pessoa compreendeu o propósito de sua própria vida.
2 – DEUS NÃO APOIOU OS PLANOS DE MARIA, MAS ACHOU EM MARIA UMA PESSOA QUE ACEITOU OS PLANOS DE DEUS. VS 32-38
Maria como toda adolescente, jovem ou mulher tinha seus planos maravilhosos para a vida. Mas abriu mão porque foi abençoada por Deus, porque foi escolhida para ser parte do plano de Deus e fazer sua vontade.
Deus não tem compromisso em apoiar nossos planos, pois a maioria dos nossos planos são contra os planos dele. A maioria da nossa vontade, é contra a vontade dele.
A verdade é que fazemos planos e pedimos para Deus apoiá-los e abençoá-los. Nossa teologia é a do filho do pai rico – do filhinho ou filhinha do papai – ou do Deus papai Noel.
3 – A ATITUDE DE MARIA É O MAIOR EXEMPLO DE COMO AGIR COM A VONTADE DE DEUS – V.38
A atitude de Maria é uma atitude de submissão incondicional aos caminhos do Senhor.
A atitude de Maria revela a atitude certa de quem tem planos, mas se dispõe a anulá-los para fazer a vontade do Senhor e cumprir seus planos;
Perguntas para a vida
1 – Você se interessa em saber quais os planos para a sua vida?
2 – você tem se interessado em fazer a vontade de Deus? Ou apenas saber a vontade de Deus?
3 – Você teria a coragem de Maria – abrir mão de todos os seus planos e sonhos para dizer – sim Senhor, eu estou aqui ao teu dispor – à tua disposição!
Uma adolescente teve esta coragem – esta disposição e você? Como você está agindo diante do Deus todo poderoso?
4 – Em meio a toda a sua vida, seus planos, sonhos, decisões, vontades, desejos – que parte é a parte do Senhor? Que lugar ele ocupa nisso tudo?
Nosso salvador veio ao mundo. O mundo precisava ser salvo e não tinha como se salvar sozinho. Deus envia seu Filho ao mundo. Deus fez-se um Deus. O Verbo se fez carne. Veio ao mundo para morrer em substituição àqueles que ele na eternidade amou. Veio com a missão única de resgatar pecadores. "Nasceu da Virgem Maria".

Nenhum comentário:

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...