segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

A Justificação pela Fé. - Breve Catecismo de Westminster - Pergunta 33 -



Pregado em 17 de setembro de 2017 - Na Capela Missional

                         A JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ



PERGUNTA 33. Que é justificação?

R. Justificação é um ato da livre graça de Deus, no qual Ele perdoa todos os nossos pecados, e nos aceita como justos diante de Si, somente por causa da justiça de Cristo a nós imputada, e recebida só pela fé.
Ef 1.7;  no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça,
Rm 5.18;  Pois assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida.
Gl 2.16.  sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus, também temos crido em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois, por obras da lei, ninguém será justificado.
 


 A JUSTIFICAÇÃO É PELA FÉ NOS MÉRITOS DE CRISTO
Gl 2.16 - sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus, também temos crido em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois, por obras da lei, ninguém será justificado.

A justificação é a benção do perdão de Deus que livra os pecadores culpados de toda a culpa que eles têm - unicamente por causa dos méritos de Cristo no qual são incluídos.

A justificação é Deus declarando justo aqueles que não são justos. Mas, como eles creram na justiça de Cristo, eles são declarados justos. Eles são declarados inocentes, mesmo sendo culpados dos pecados. Eles são declarados inocentes, porque creram em Cristo que era inocente e levou a culpa deles.
A justificação é a benção do perdão de Deus que livra os pecadores culpados de toda a culpa que eles têm.
A justificação é resultado da fé do pecador em Cristo – por isso chama-se – justificação pela fé. É uma das nossas principais doutrinas. Algo que nunca mais devemos esquecer.
Somos justificados pela fé, e pela fé somente.
Catecismo de Heidelberg
P.60. Como você é justo perante Deus?
R. Somente por verdadeira fé em Jesus Cristo.
Mesmo que minha consciência me acuse de ter pecado gravemente contra todos os mandamentos de Deus, e de não ter guardado nenhum deles, e de ser ainda inclinado a todo mal  , todavia Deus me dá, sem nenhum mérito meu, por pura graça,  a perfeita satisfação, a justiça e a santidade de Cristo . Deus me trata como se eu nunca tivesse cometido pecado algum ou jamais tivesse sido pecador; e, como se pessoalmente eu tivesse cumprido toda a obediência que Cristo cumpriu por mim. Este benefício é meu somente se eu o aceitar por fé, de todo o coração.
 
Explicando melhor a justificação:
1 – A JUSTIFICAÇÃO NÃO É POR OBRAS. sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei,.... para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois, por obras da lei, ninguém será justificado.
As obras da Lei são excelentes. São puras e boas. Se todos obedecessem a Lei, o mundo seria um mundo de pureza. Seria um mundo de ordem e de justiça. Se uma pessoa praticar as obras da lei, esta pessoa seria uma pessoa excelente e pura. Mas as melhores obras não podem tornar o ser humano justo diante de Deus. Elas não têm méritos em si mesmas. Por isso o ser humano não pode reivindicar ser justo diante de Deus mesmo se guardar a Lei de Deus.

2 – A JUSTIFICAÇÃO É MEDIANTE A FÉ. o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei,
Somos justificados pela fé e pela somente.
Romanos 5.1justificados mediante a fé, temos paz com Deus.
Esta fé é fé em Jesus. Mas a fé é um dom de Deus. É Deus quem nos faz ter fé em Jesus.  A fé é colocar toda a confiança da nossa vida em Jesus. A fé é a renuncia do mérito próprio e colocar nossa confiança em total dependência doa méritos de Cristo. A fé é oposto das obras.
Quando o pecador tem fé, ele vem a Deus e não apresenta nenhuma desculpa (argumento), nem coloca esperança alguma em si mesmo, nenhuma esperança no mérito pessoal – mas depende totalmente do sangue e da obediência de Cristo.
A fé nos leva à salvação não é como uma obra. Mas é graça, pois renunciando Todo o mérito pessoal e autossuficiência, depende de Cristo para ser salvo, para ser perdoado, para ser aceito por Deus.

3 -  A JUSTIFICAÇÃO É ATRIBUÍDA POR DEUS  E NÃO CONQUISTA POR NÓS. para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois, por obras da lei, ninguém será justificado.
Isto significa que não conquistamos a justificação, mas Deus que atribui – nos dá, coloca em nossa conta. A justificação não é uma conquista nossa, mas é computada em nossa vida.
Não nos tornamos justos, mas Deus nos declara justos. Não nos tornamos inocentes, mas Deus nos declara inocentes. Não deixamos de ser pecadores, mas Deus perdoa o fato de sermos pecadores.
Estamos perdidos, mas Deus nos salva do estado de condenação.  É uma graça extraordinária de Deus que na pessoa de seu filho Jesus, nos considera isentos de culpa, e beneficiário de todas as bênçãos da salvação.

4– A JUSTIFICAÇÃO É UNICAMENTE PELOS MÉRITOS DE CRISTO. o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus, também temos crido em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois, por obras da lei, ninguém será justificado.
A justificação é um ato livre da graça de Deus para com os pecadores, na qual ele perdoa todos os seus pecados. Ele aceita e considera justos aos seus olhos, não por qualquer coisa neles operada ou por eles feitas.
 Mas a justificação é unicamente pela perfeita obediência e plena satisfação de Cristo. Deus justifica e o pecador aceita isso pela fé.  
A justificação é um mérito de Cristo que obedeceu á Lei e esta obediência é transferida ao pecador. Cristo agradou a Deus e isto é transferido ao pecador.

Cristo foi justo e esta justiça é transferida ao pecador. Cristo obedeceu ao Pai e esta obediência é transferida ao pecador.
Deus aceitou a Cristo e nos aceita.  Deus puniu nossos pecados em Cristo para sermos perdoados de nossos pecados. É isto que significa a justificação.

APLICAÇÕES
Entenda que você deve tudo a Cristo. O perdão dos pecados, o livramento da ira de Deus, a paz com Deus – tudo é devido à Cristo.
Entenda que não há méritos em você na salvação. Os méritos são todos de Cristo, que ofereceu o sacrifício substitutivo perfeito.
Entenda que na salvação há provisão para que você não seja mais escravo do pecado. A vida daquele que é justificado deveria ser uma resposta às infinitas dádivas do Salvador.
MISSÃO
Como se calar diante destas gloriosas verdades. Como não falar a semana inteira, todos os dias das glórias do Evangelho da Justificação. Como não falar até mesmo aos que vivem como escravos de méritos sobre a gloriosa verdade da justificação. Como se calar e não falar do Evangelho?


Rogerio Nascimento  - https://www.facebook.com/pastorrogerionascimento?ref=bookmarks
Capela Missional - https://www.facebook.com/pastorrogerionascimento?ref=bookmarks

Nenhum comentário:

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...