domingo, 3 de dezembro de 2017

SOBRE O CREDO - "Creio no Espírito Santo."

Pregado em 20 de novembro de 2016

                       Credo Apostólico - Sermão 14
 
 
  
             AS BENÇÃOS DE DEUS, O ESPÍRITO SANTO
Efésios 1.13-14
13 em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa;
14 o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória.

  
O Espírito Santo é Deus que habita que está sobre nós e em nós para nos abençoar plenamente.
 
O Espírito Santo atua na vida prática da igreja. Ele age na vida do cristão. A ação do Espírito em nossa vida é maravilhosa e cheia de sentido e significado. O Espírito Santo é a uma das três pessoas da Santíssima da Trindade. Ele é Deus como o Pai é Deus, como o Filho é Deus. Ele age com o Pai e com o Filho em nossa salvação.
 
Vejamos as bênçãos com que ele nos abençoou.
I – ELE NOS SELOU – V.13 – “Fostes selados com o Espírito Santo da promessa.”
A pessoa ao crer em Jesus, recebe o Espírito Santo. Ao receber a salvação a pessoa passa a ser morada do Espírito Santo. Quando a pessoa é salva, ela é selada pelo Espírito Santo. Este selo indica  duas coisas:
1 – Uma Transação Concluída – O selo indica posse. Deus colocou seu selo em nós. Ele nos comprou e pertencemos a Ele (1Cor 6.19,20). Pertencemos a Deus. O Espírito Santo em nós indica que somos de Deus. Filhos pertencem ao Pai. Somos Filhos do Pai Eterno.
2– Segurança e proteção – O selo real na época era garantida de que ninguém ousaria violar. Da mesma forma aquele que é selado pelo Espírito pertence a Deus e este em segurança – protegido – bem seguro e protegido.
3 – Sinal de autenticidade – Assim como a assinatura atesta autenticidade – a genuidade de um documento, a presença do Espírito Santo prova que o cristão é autêntico (Rm 8.9).
O que garante a autenticidade de nossa fé não é apenas a confissão de nossas palavras, nossas atividades religiosas ou boas obras – mas também o testemunho do Espírito.
 
II – ELE É O PENHOR DA NOSSA SALVAÇÃO – V.14 – “o qual é o penhor da herança.”
O penhor é a entrada paga. Uma espécie de caução. O Espírito Santo é a garantia na vida de seus filhos de que ele terminará sua obra e, no devido tempo, os conduzirá à glória (Rm 8.18-23; 1 João 3.1-3).
É também, como nos dia de hoje o anel de noivado. É a aliança feita. Este penhor é aliança de Deus conosco. E Deus é fiel sempre.
Vejamos os significados deste penhor:
1 – Ele nos dá segurança – Não é uma questão futura – mas é presente. A salvação está garantida pela parte de Deus. A salvação depende da obra de Cristo. Do que Cristo fez em nosso favor e em nosso lugar. A nossa segurança está firmada, estabelecida no que Cristo fez na cruz.
Se dependesse apenas de nossos esforços, pobres de nós. Mas, graças a Deus – estamos seguros em Deus por obra de Cristo.
2 – Ele nos incentiva à perseverança – sabendo disso, somos incentivados a permanecer no Senhor.
A não perdermos a fé. A caminharmos na esperança.
A não caminha no pecado. A não voltar atrás – a  permanecer sempre com Jesus.
A não voltar nossas costas à vida de Jesus. A confiarmos na obra de Jesus. Na vitória da cruz.
3 - Nos leva a confiar em Deus. A glorificar à Ele. Crer cada dia mais em Jesus que nos salvou.
 
APLICAÇÕES:
A – Somos selados pelo Espírito – somos de Deus.
B –  Ele é o nosso Penhor – Somos salvos em Jesus.
C – Somos habitados pelo Espírito Santo. Ele está em nós.
 
D – É uma grande benção ter o Espírito. É uma grande benção ser cheio do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...