domingo, 3 de dezembro de 2017

SOBRE O CREDO - “Creio do Espírito Santo”

Pregado em 13 de novembro de 2016


                      Credo Apostólico - Sermão 13

 


                         QUEM É O ESPÍRITO SANTO

João 14.16-26
 
16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco,

17 o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.
18 Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros.
19 Ainda por um pouco, e o mundo não me verá mais; vós, porém, me vereis; porque eu vivo, vós também vivereis.
20 Naquele dia, vós conhecereis que eu estou em meu Pai, e vós, em mim, e eu, em vós.
21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele.
22 Disse-lhe Judas, não o Iscariotes: Donde procede, Senhor, que estás para manifestar-te a nós e não ao mundo?
23 Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.
24 Quem não me ama não guarda as minhas palavras; e a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai, que me enviou.
25 Isto vos tenho dito, estando ainda convosco;
26 mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.
 
João 15.26 - Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim;
O Espírito Santo, apesar de muito buscado, falado e orado não é muito conhecido.

Geralmente as pessoas querem “sentir” ou “receber” o Espírito Santo, mas nem sempre em “conhecer” o Espírito Santo.
PRIMEIRA NECESSIDADE, CONHECER O ESPÍRITO SANTO.
Catecismo de Heidelberg
P - O que você sabe sobre o Espírito Santo?
R –  Creio que Ele é verdadeiro e eterno Deus como o Pai e o Filho Segundo – Que Ele foi dado também a mim - por uma fé verdadeira, Ele me faz participante de Cristo e de todos os seus benefícios Ele me fortalece e fica comigo para sempre.
Confissão de Westminster.
“Cremos que há um só Deus, o Deus vivo e verdadeiro. Que há três pessoas na Divindade: O Pai, o Filho e o Espírito Santo; estas três pessoas são um só Deus verdadeiro e eterno, da mesma substância, iguais em poder e glória, embora distintas pelas suas propriedades pessoais.
O Pai gerou o Filho, o Filho foi gerado pelo Pai, e o Espírito Santo procede do Pai e do Filho, desde a eternidade. As Escrituras revelam que o Filho e o Espírito Santo são Deus igualmente com o Pai, atribuindo-lhes os mesmos nomes, atributos, obras e cultos que só a Deus pertencem "
 
VERDADES QUE PRECISAMOS DECLARAR
1 - O ESPÍRITO SANTO É DEUS.
“O Espírito da Verdade (v.17)...O Espírito Santo (v.26).
O Espírito Santo é uma pessoa da Trindade. O pai, o Filho e o Espírito Santo formam a Divindade. Deus é a unidade destas três Pessoas. Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Quando falamos em Deus estamos falando no Pai, no Filho e no Espírito Santo.
Quando dizemos; Deus é eterno, estamos dizendo o Pai é eterno, o Filho é eterno, o Espírito Santo é eterno. O mesmo quando falamos nos atributos divinos como o poder, a glória e a o amor. Quando adoramos a Deus – adoramos Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Portanto, o Espírito Santo é Deus.
Assim diz o Credo de Atanásio: “Assim o Pai é Deus, o Filho é Deus, o Espírito Santo é Deus. E contudo não são três deuses, mas um só Deus. Do mesmo modo, o Pai é Senhor, o Filho é Senhor, o Espírito Santo é Senhor. E contudo não são três senhores, mas um só Senhor. Porque, assim como a verdade cristã nos manda confessar que cada uma das Pessoas é Deus e Senhor, do mesmo modo a religião católica nos proíbe dizer que são três deuses ou senhores. O Pai não foi feito, nem gerado, nem criado por ninguém. O Filho procede do Pai; não foi feito, nem criado, mas gerado. O Espírito Santo não foi feito, nem criado, nem gerado, mas procede do Pai e do Filho. Não há, pois, senão um só Pai, e não três Pais; um só Filho, e não três Filhos; um só Espírito Santo, e não três Espíritos Santos. E nesta Trindade não há nem mais antigo nem menos antigo, nem maior nem menor, mas as três Pessoas são coeternas e iguais entre si. De sorte que, como se disse acima, em tudo se deve adorar a unidade na Trindade e a Trindade na unidade.”
 
2 - O ESPÍRITO SANTO É UMA PESSOA - “Ele” habita...v.17 – “ensinará” (v.26)
O Espírito Santo é uma pessoa, uma entidade com personalidade.
Quando tomamos conhecimento que o Espírito Santo é uma pessoa, nossa atitude diante dele muda. Jesus disse  que o Espírito Santo viria para ser nosso ajudador – somente um ser com personalidade pode entender nossos problemas e prestar-nos ajuda. Não é coerente, nem racional dialogar com pedras, árvores ou com uma força impessoal – mas sendo uma pessoa divina, o Espírito Santo entende profundamente nossos problemas e nos ajuda a resolvê-los – por isso,  o procuramos quando precisamos de ajuda. Ele não é simplesmente um poder – um vento, uma unção – Ele é uma pessoa. Precisamos conhecê-lo mais. Ele quer ser conhecido por nós. Nós precisamos dele. Não há nada que o Pai seja que o Espírito Santo não seja, em termos de bondade, amor relacional  e divindade. O Espírito Santo tem todos os aspectos essenciais da Deidade. O antigo Credo Niceno dizia que Jesus era – “verdadeiro Deus de Verdadeiro Deus. O mesmo dizemos do Espírito Santo – Ele é Deus.

3 – O ESPÍRITO SANTO FOI ENVIADO PELO PAI E PELO FILHO PARA AGIR NA IGREJA. “Estará em vocês...” (v.17)
Jesus disse “eu não deixarei vocês órfãos – eu enviarei o consolador”.
“Eu rogarei ao Pai, e ele enviará o outro consolador, afim de que esteja para sempre com vocês.” V.16
A obra de Jesus na cruz é levada a efeito em nosso coração pela ação do Espírito Santo.
Jesus morreu na cruz por nós. Jesus foi sepultado, Jesus ressuscitou. Jesus foi levado à glória – e quando, ele foi glorificado no céu, o Espírito Santo foi recebido na igreja.
Agora ele está conosco. Agora ele está aqui. Agora ele está em nós.
Jesus é Deus conosco. O Pai é Deus por nós. O Espírito Santo é Deus em nós.
 
3 – O ESPÍRITO SANTO SE RELACIONA CONOSCO - “habita em vocês e  estará e vocês” (v.17)
Ele é capaz de empatia. Ele se identifica com a angústia do ser humano (Rm 8.26-27)
Ele é capaz de envolver-se com o que há de mais pessoal e existencial na vida de uma pessoa. Ele habita naquela pessoa que abre á sua ação e ao seu mover. Ele é Deus que ama. Somente uma pessoa pode amar. Ele é capaz de  sentimentos como tristeza e irritação. A natureza de Deus é amor. Deus ama. Sente amor. Sentir é poder sentir. Ele quer nos encher com seu ser. Ele quer se relacionar, ser conhecido. Ele se apresenta. Eu e você podemos recebê-lo.
 
Ele é Deus – Precisamos fazer com que em nossa vida devocional Ele esteja presente.
Ele é uma pessoa – Não o consideremos uma coisa impessoal. Ele é uma pessoa divina, por isso é Santo – lembremos que ele está sempre conosco – lembremos na pureza absoluta em nossa vida.
Ele age na igreja – Que nossa igreja dependa do Espírito Santo, seja conduzida por ele. Que ele possa agir em nossa igreja.
Ele é relacional – A liguagem bíblica nos fala em plenitude do Espírito, em sermos cheios do Espírito. Sejamos cheios do Espírito Santo. Deixemos ele encher totalmente nossa vida. Somente seremos de Cristo, estaremos em Cristo, seremos aprovados em Cristo e permaneceremos em Cristo – sendo cheios do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...