terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Serie Cinco Solas - Sola Fide


 Pregado em 12 de Fevereiro de 2017 - Na Capela Missional em Porto Alegre.
Imagem relacionada



                                   SOLA FIDE – SOMENTE A FÉ
SOMOS SALVOS E JUSTIFICADOS PELA FÉ E PELA FÉ SOMENTE.

 Romanos 3.21-28
21 Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas;
22 justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos [e sobre todos] os que crêem; porque não há distinção,
23 pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,
24 sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus,
25 a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos;
26 tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus.
27 Onde, pois, a jactância? Foi de todo excluída. Por que lei? Das obras? Não; pelo contrário, pela lei da fé.
28 Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei.

 
O evangelho anuncia que a única coisa que podemos fazer para alcançar a salvação, é colocar nossa fé em Jesus Cristo, credo em sua obra perfeita na cruz.
A justificação significa que Deus nos declarou legalmente justos. Significa que não seremos mais acusados por causa de nossos pecados, declarados sem culpa diante do tribunal de Deus (Rom 5.1,9). Como Jesus sofreu a penalidade que era do pecador, o este é declarado inocente. Isto é ser justificado.
O pecador não se torna justo, ele é declarado justo. Ele não se torna inocente, ele é declarado inocente. A sua condenação foi anulada, por que o Substituto foi condenado em seu lugar. A sua culpa foi lançada sobre o Substituto. A sua condenação não foi simplesmente esquecida, ela foi lançada sobre Cristo, o perfeito substituto.  A justificação, é o fato  que livra o pecador de qualquer acusação.
O próprio Deus é quem declara o pecador inocente, então se Deus não o acusa, agora ninguém, nem mesmo o diabo pode acusá-lo.  Esta é uma doutrina que deve ser sempre crida e ensinada. É uma obra grandiosa que é alcançada mediante a fé e somente mediante a fé na obra de Cristo. Não é alcançada por mérito do pecador, nem por seu esforço. O sacrifício de Cristo é alcançado pela fé, ou seja, pela fé em Cristo. Esta fé não é gerada pelo coração pecaminoso, mas é um dom de Deus – é fruto da graça salvadora (Efésios 2). A fé, entretanto, não é o meio da salvação, o meio é Cristo e seus méritos. A fé é o instrumento para se obter a salvação. Não é a fé que salva, mas Cristo. A fé é ir à Cristo. A fé é um apego à obra de Cristo.
*Breve Catecismo -  R. 33 – “A justificação é o ato da livre graça de Deus, pela qual ele perdoa todos os nossos pecados, e nos aceita como justos em sua vista, somente pela justiça de Cristo, imputada a nós e recebida somente pela fé.”
1 – A OBRA DA SALVAÇÃO É UMA INICIATIVA DIVINA - v. 21 Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas;
A condição humana é de perdição desde o inicio. É de perdição na essência. A condição humana por causa da queda é de desespero e trevas. O ser humano é radicalmente corrompido. A perdição é a realidade, por isso, a salvação é um resgate. É uma iniciativa divina. Veja o termo – “sem lei se manifestou a justiça divina” – ela é à parte da lei. Esta justiça, não pode ser obtida pela obediência humana, pela iniciativa humana ou por decisão humana. O ser humano não poderia, não teria condições de planejar e muito menos executar um plano de salvação que o salvasse.
2 – A OBRA DA SALVAÇÃO É ALCANÇADA SOMENTE PELA FÉ NA OBRA DE CRISTO 22 justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos [e sobre todos] os que crêem; porque não há distinção, 23 pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,
Não há outra maneira de alcançar a justiça, não há outra maneira de se justificar diante de Deus. Não podemos fazer nada para nos salvar a não ser crer na obra de Cristo e se apropriar da obra salvadora realizada por Deus em Cristo. Todas as religiões são tentativas de alcançar a justiça diante de Deus e alcançar a salvação.
O evangelho anuncia que a única coisa que podemos fazer é colocar nossa fé em Jesus Cristo para a salvação.
3 – A OBRA DA SALVAÇÃO É TÃO SOMENTE MEDIANTE A OBRA DE CRISTO - 24 sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, 25 a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos;
Somos salvos e em sua obra de justificação sobre a cruz, Deus nos declara justos. Somos aceitáveis a Deus, não por guardar sua lei, mas por confiar no único homem que a guardou – Jesus Cristo. Não há outro meio de salvação. Não outro meio de justificação. É somente mediante o plano de Deus, mediante a obra perfeita nos substituindo na cruz.  E não há outro meio de apropriação da obra da salvação a não ser pela fé em Cristo.
4 – A OBRA DA SALVAÇÃO É A SOLUÇÃO DIVINA PARA O PECADOR E SEU PECADO
25 a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; 26 tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus.
Ser salvo é ter os pecados perdoados. Não há outra salvação. A salvação resolve todos os problemas do ser humano com Deus. Na morte de Jesus Cristo na cruz, o pecado é perdoado, o ser humano é declarado justo diante de Deus, porque Jesus morreu, foi punido no lugar do pecador. Ele morreu a morte do pecador. Levou a maldição do pecador. Sofreu a condenação do pecador.  A fé é crer que tudo isso é verdadeiro. A fé é se apropriar disso tudo.
5 – A OBRA DA SALVAÇÃO DO COMEÇA AO FIM PELA FÉ E SOMENTE PELA FÉ NA OBRA DE CRISTO COMO OBRA DE DEUS. V.26 tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus. 27 Onde, pois, a jactância? Foi de todo excluída. Por que lei? Das obras? Não; pelo contrário, pela lei da fé. 28 Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei.
A fé salvadora é fé suficiente. Mas esta fé não é apenas crer no sacrifício de Cristo. Mas é um lançar-se em Cristo. Crer em Cristo com fé é não apenas crer no que ele fez, mas apropriar-se dele mesmo. Ele é o justo e o justificador daquele que tem fé. Ele se torna tudo nesta pessoa. A necessidade da fé é porque é uma obra planejada e realizada fora de nós – nada veio de nós. Nada foi o ser humano que inventou – nem mesmo a fé. Tudo vem de Deus, por isso não há orgulho no pecador, pois não há méritos nele. Somente pela fé e pela fé somente eu e você somos salvos e com a salvação, temos acesso à todas as demais provisões de Deus, que são infinitas, como ele é infinito.
APLICAÇÕES
Entenda que você deve tudo a Cristo. O perdão dos pecados, o livramento da ira de Deus, a paz com Deus – tudo é devido à Cristo.
Entenda que não há méritos em você na salvação. Os méritos são todos de Cristo, que ofereceu o sacrifício substitutivo perfeito.
Entenda que na salvação há provisão para que você não seja mais escravo do pecado. A vida daquele que é justificado deveria ser uma resposta às infinitas dádivas do Salvador.
MISSÃO
Como se calar diante destas gloriosas verdades. Como não falar a semana inteira, todos os dias das glórias do Evangelho da Justificação. Como não falar até mesmo aos que vivem como escravos de méritos sobre a gloriosa verdade da justificação. Como se calar e não falar do Evangelho?

Nenhum comentário:

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...