sábado, 9 de dezembro de 2017

Breve Catecismo de Westminster - Pergunta 14 - O Pecado

Pregado em  21 de maio de 2017 - Na Capela Missional


Resultado de imagem para mortos em delitos e pecados



PERGUNTA 14. Que é pecado?
R. Pecado é qualquer falta de conformidade com a lei de Deus, ou qualquer transgressão desta lei. Tg 2.10; 4.17; 1Jo 3.4; Ef 2.1-3


    

                                   Visite também https://palestras-teologicas.blogspot.com.br/


A TERRÍVEL REALIDADE DO PECADO

Efésios 2.1-3 - Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,2 nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência;3 entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais. 

O pecado é aquilo que é contrário à natureza santa de Deus, contrário à santidade, à pureza e às perfeições divinas.

A queda trouxe o pecado à natureza e realidade humana. O ser humano é um pecador e está em rebelião contra seu criador.
Isaías 1.2 – “Ouvi, ó céus, e dá ouvidos, ó terra, porque o SENHOR é quem fala: Criei filhos e os engrandeci, mas eles estão revoltados contra mim.”
O texto nos fala da condição humana – “mortos”. Este texto também traz algumas definições bíblicas para entendermos a realidade do pecado.
Delitos – paraptoma -  Desvio de conduta. Avançar, ultrapassar os limites. Neste caso desobedecer a lei de forma objetiva. Transgressão. Cometer um delito é transgredir a lei de forma objetiva.
Pecados – Hamartia – Fracassar naquilo que deveria fazer certo. Erra no propósito. Errar o alvo que deveria atingir. Fracassar em obedecer.
O ser humano em seu estado normal está sem comunhão com Deus e faz o que desagrada à Deus. Vive no pecado, mesmo que nem sempre viva em pecado ou cometendo pecados. Pecado é quebrar a lei de Deus. O pecado é a transgressão da Lei.
1Jo 3.4. Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei.”
 Pecado é não fazer o que lei ordena que façamos. Pecado é quebrar os mandamentos. Tiago 2.10 Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos.”
Estas duas palavras – Transgressão ou delito e pecado, resumem e abrangem toda a esfera de pensamentos, desejos, vontades, comportamentos, emoções e ações de qualquer ser humano.
Tiago 4.17 -  Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando.”
O texto descreve quatro realidade humanas como pecadores que somos:
1 – A condição humana – O estado do ser humano - ‘estando mortos” v.1
2 – O padrão da humanidade –  Porque ele está nesta condição - “andastes segundo o curso do mundo” v.2
3 – O tipo de comportamento e de vida – O que ele faz nesta condição – “andamos segundo as inclinações da carne e dos príncipe da potestade do ar” v.2
4 -  A motivação humana – Quais são suas motivações e intenções nesta condição “de acordo com as inclinações da carne dos pensamentos.” v.3
5 – A condição espiritual humana –  Como Deus o vê nesta condição -  “por natureza, filhos da ira.” V.3
I – A CONDIÇÃO HUMANA – MORTOS POR CAUSA DO PECADO
Pecador, esta é a condição, este é o estado do ser humano. A Bíblia define o ser humano à luz da compreensão divina – Pecado. Esta palavra tem toda importância nas Escrituras. Pecado não é ir contra leis sociais ou contra a própria consciência. É a quebra da Lei de Deus. Isto é o pecado: errar o alvo que é a Lei de Deus. Transgredir , que é passar por cima da Lei de Deus e Desobediência, que propositalmente não fazer a vontade de Deus e ir contra ela. O ser humano por isso está distante de Deus. Está morto.
II -  O PADRÃO DA HUMANIDADE SEM DEUS – O PORQUE ELE ESTÁ NESTA CONDIÇÃO.
O Pecado é a forma do ser humano viver. O pecado é algo inerente, interior. Quando pensamos em pecados, podemos pensar nas ações que as pessoas praticam: assassinato, mentiras, roubos, corrupção, adultério etc. Algo externo. Mas é preciso olhar para a profundidade da vida humana, é ali que reside o pecado. O pecado é o padrão da humanidade. A humanidade caminha no pecado. A história humana é uma caminhada no pecado.
III– O TIPO DE COMPORTAMENTO E DE VIDA – O QUE ELE FAZ NESTA CONDIÇÃO -
 “andamos segundo as inclinações da carne e do príncipe da potestade do ar”
Pecado não são apenas atos e atitudes, Pecados também é o desejo de pecar. Aquela concupiscência, aquele desejo não controlado é pecado, pois pecado é algo interior. O pecado é algo maligno. O pecado nos faz andar segundo o modelo de vida apresentado pelo diabo.
IV -  A MOTIVAÇÃO HUMANA – QUAIS SÃO SUAS MOTIVAÇÕES E INTENÇÕES NESTA CONDIÇÃO - “de acordo com as inclinações da carne dos pensamentos.
Não há nada em nós que não tenha sido afetado pelo pecado. O ser humano é escravo de um senhor, o pecado. O pecado afetou todas as faculdades humanas, chamamos isso de depravação total ou corrupção radical do ser humano. Mas o pecado não é somente uma força incontrolável que toma o ser humano sem ele querer. Na verdade ele quer. Há a intenção, sempre começa com a intenção. Um desejo que
V – A CONDIÇÃO ESPIRITUAL HUMANA –  COMO DEUS O VÊ NESTA CONDIÇÃO -  por natureza, filhos da ira.”
A Bíblia diz que Deus condena o pecado. Ele é santo. As palavras mais terríveis sobre o pecado, não foram ditas por Agostinho, por Jerônimo Savonarola, por Lutero, por Calvino, por Jonathan Edwards, pelos puritanos, como Thomas Watson, por Spurgeon, por Ravenhill, por David Wilkerson, por Paul Washer – as palavra mais duras sobre o pecado foram ditas por Deus nas Escrituras. A Bíblia mostra como Deus vê o ser humano, a sociedade humana. Leia o que a Bíblia diz sobre o pecado e sobre o pecador. Agora pense na história humana. É uma história de pecado. De ofensa à Deus. Pense nas barbáries, nas crueldades, na injustiças. Pense em você mesmo. É por isso que a Bíblia descreve o ser humano como filhos da ira.
A única saída é ser salvo por meio do Filho de Deus. É a vida que nos ressuscita desta morte. Jesus na cruz carrega o pecado daquele que vai à ele. Jesus na cruz, justifica aquele que crê nele. Jesus na cruz, redime do pecado aquele que olhando para ele, crendo nele, se arrepende de seus pecados. Jesus na cruz, livra da condenação do pecado, livra do juízo, livra da ira de Deus todo aquele que confiando nele, toma para si a sua cruz, a santidade, a sua justiça, o seu sacrifício.
Esta é a mensagem do Evangelho. Ele é a única saída, e única salvação para o pecador e seu pecado.

Nenhum comentário:

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...