quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Breve Catecismo de Westminster - Pergunta 24 - O Ofício de Cristo como Profeta




Pregado em 16 de julho de 2017 - Na Capela Missional em Porto Alegre.

Resultado de imagem para Cristo como profeta

PERGUNTA 24. Como exerce Cristo as funções de profeta?
R. Cristo exerce as funções de profeta, revelando-nos, pela sua Palavra e pelo seu Espírito, a vontade de Deus para a nossa salvação.
Jo 1.18; Hb 1.1-2; Jo 14.26; João 16.13. João 6.66-69

TU TENS AS PALAVRAS DE VIDA ETERNA – CRISTO O VERDADEIRO PROFETA
João 6.66-69 -  À vista disso, muitos dos seus discípulos o abandonaram e já não andavam com ele. 67 Então, perguntou Jesus aos doze: Porventura, quereis também vós outros retirar-vos?68 Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna; 69 e nós temos crido e conhecido que tu és o Santo de Deus.
Não houve alguém que tenha vivido a vida de santidade de Jesus. Que tenha falado a doutrina que Jesus falou. Que tenha feito os milagres que ele realizou.

Jesus havia feito um grande milagre. A multiplicação dos pães e peixes. Ele estava na sua pregação afirmando sua divindade e a soberania de Deus no chamado aos pecadores.  Ele falava de sua missão. Sua missão era a sua obra na cruz. Ele deveria morrer. Seu corpo na cruz deveria ser crido, assumido. Todos deveriam comer da sua carne, ou seja, alimentar-se de sua morte de seu sacrifício. Ninguém vem a mim se o pai não enviar, ele dizia.  Muitos consideraram a sua palavra muito difícil de ser assimilada. Pudera. Ele era a própria Palavra. Ele veio ao mundo como o verbo encarnado. A palavra eterna veio ao mundo. A Palavra que dera vida ao universo, fez-se carne. Hb 1.1-2; 1 Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, 2 nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo.
Os discípulos se apegam a Cristo e não o abandonam como a maioria v.66
Jesus pergunta se eles também querem se retirar v.67
A reposta de Simão Pedro é a palavra do verdadeiro discípulo, que as Palavras do Senhor anunciam a salvação v.68
Também reconhece que Cristo é o enviado de Deus v.69

No seu tríplice oficio como intercessor Cristo foi o verdadeiro profeta. O profeta por excelência. “Cristo exerce as funções de profeta, revelando-nos, pela sua Palavra e pelo seu Espírito, a vontade de Deus para a nossa salvação.”

1 - CRISTO É O VERDADEIRO PROFETA – TODOS OS PROFETAS FALARAM SOBRE ELE.
Todos os profetas anteriores anunciaram a vinda de Cristo. As profecias eram sobre ele. Toda a escritura do Antigo Testamento era sobre ele.  Os profetas proclamaram três coisas principalmente: A obediência à Lei, a verdadeira religião que é amar a Deus e a salvação futura.

2 - CRISTO É O VERDADEIRO PROFETA – TODOS OS PROFETAS FALARAM POR MEIO DELE.
Mais do que falar sobre ele, os profetas falaram por meio dele. Ele é a Palavra. Ele é a sabedoria de Deus. A mente de Deus. Foi Cristo quem qualificou os profetas e falou através deles
 1Pedro 1.10-11 - 10 Foi a respeito desta salvação que os profetas indagaram e inquiriram, os quais profetizaram acerca da graça a vós outros destinada,11 investigando, atentamente, qual a ocasião ou quais as circunstâncias oportunas, indicadas pelo Espírito de Cristo, que neles estava, ao dar de antemão testemunho sobre os sofrimentos referentes a Cristo e sobre as glórias que os seguiriam.

2 - CRISTO É O VERDADEIRO PROFETA  - PORQUE É A REVELAÇÃO DE DEUS E REVELA A DEUS. Ninguém poderia conhecer a Deus se ele mesmo não se revelasse. Nenhuma revelação salvífica é transmitida a não ser por meio de Cristo. Nenhuma razão ou lei pode desvendar-nos o mistério da piedade, senão unicamente Cristo no evangelho. Nenhuma palavra de salvação existe a não ser por meio de Cristo. Jo 1.18;  Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou.

3 - CRISTO É O VERDADEIRO PROFETA – PORQUE ANUNCIA A LEI VERDADEIRA E A LEI É SOBRE ELE.
Cristo condenou as interpretações  falsas da Lei. Ele restaurou o sentido da Lei tencionado por Deus. Ele ensinou a obediência espiritual e interior do coração, rejeitando a retidão externa que os fariseus impunham ao povo. 

4 - CRISTO É O VERDADEIRO PROFETA – PORQUE ANUNCIA O CULTO CORRETO E O CULTO É POR MEIO DELE.
Cristo mostrou o sentido da Lei e o sentido dos sacrifícios. Cristo mostrou o culto verdadeiro. O Senhor mostra que o culto deve ser fruto de devoção verdadeira.
O Senhor ensina como praticar a verdadeira religião. Como cultuar a Deus. Como praticar a Palavra de Deus na vida. Como aplicar a Palavra na vida.

5 - CRISTO É O VERDADEIRO PROFETA – PORQUE SUA DOUTRINA ERA AUTÊNTICA E PERFEITA.
Cristo provou ser o verdadeiro profeta na autenticidade e perfeição  de sua doutrina. Nenhum ensino antes de compara ao de Cristo. Suas palavras eram a própria palavra. Nenhuma doutrina se compara com a de Cristo. Todos os ensinos anteriores convergem para o seu ensino. Todo o ensino posterior da igreja deve ser o ensino de Cristo.

6 – CRISTO É O VERDADEIRO PROFETA – POR SUA SANTIDADE E PELO ENSINO DA VERDADE CONFIRMADA POR  MILAGRES.
Cristo prova ser o verdadeiro profeta na santidade de sua vida. Ele não era um pecador. Era santo. Sua palavra era verdadeira. Sua palavra era infalível em todos os sentidos. A mais perfeita doutrina, confirmada pela mais perfeita prática de vida. Também sua verdade foi confirmada pelos mais estupendos milagres a fim de vindicar a divindade de sua pessoa e selar a veracidade de sua doutrina.  Aquele que viveu vida tão santa. Falou doutrina tão verdadeira e por seu próprio poder realizou tão grandes obras – só poderia estar revestido de poder divino –  visto que ele falou coisas que somente Deus poderia falar. Viveu uma vida que somente Deus poderia viver e  visto que ele realizou obras que somente Deus pode realizar.

APLICAÇÕES
Façamos como os primeiros discípulos – ouçamos sempre , atentamente, diligentemente as Palavras de Cristo. São palavras de vida eterna.
Façamos como os primeiros discípulos – Nos apeguemos à Jesus e à sua bendita Palavra, considerando-o nosso maior bem e considerando sua Palavra como nossa palavra.
Façamos como os primeiros discípulos – Assumamos Cristo definitivamente nosso Senhor, Senhor de nossa vida e sua Palavra, Lei para cada momento da vida, cada decisão, cada caminho.
Façamos como os primeiros discípulos – Afirmemos que as Palavras de Cristo são palavras de vida eterna.
Façamos com os primeiros discípulos – Afirmemos ao mundo, tanto a pessoa de Cristo, sua obra e sua Palavra – que Cristo é Deus e sua Palavra, a Palavra de Deus que amamos.

Nenhum comentário:

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...