domingo, 3 de dezembro de 2017

SOBRE O CREDO - "Creio do Espírito Santo"


Pregado em 27 de novembro de 2016


                             Credo Apostólico - Sermão 16
 
  
 


                   A COMUNHÃO DO ESPÍRITO SANTO
João 14.16-26 
 16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco,
17 o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.
18 Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros.
19 Ainda por um pouco, e o mundo não me verá mais; vós, porém, me vereis; porque eu vivo, vós também vivereis.
20 Naquele dia, vós conhecereis que eu estou em meu Pai, e vós, em mim, e eu, em vós.
21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele.
22 Disse-lhe Judas, não o Iscariotes: Donde procede, Senhor, que estás para manifestar-te a nós e não ao mundo?
23 Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.
24 Quem não me ama não guarda as minhas palavras; e a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai, que me enviou.
25 Isto vos tenho dito, estando ainda convosco;
26 mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.
2 Cor 13.13 A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós.
 
 

Uma das maneiras do Espírito Santo se relacionar conosco – é ter comunhão conosco. Ter comunhão com o Espírito Santo é uma das maravilhas da vida cristã.
Tendo comunhão com o Espírito Santo, temos comunhão com Deus, ou seja com a Santíssima Trindade. Entendo o significado do termo comunhão entenderemos  a riqueza da comunhão com o Espírito Santo.
O termo COMUNHÃO vem do vocábulo grego KOINONIA que tem o sentido de; Companheirismo, parceria, mutualidade e beneficiar.
Vamos aplicar estes significados na verdade bíblica da Comunhão do Espírito Santo conosco. Ele é nosso Consolador no caminho da salvação – Um agente confortador enviado pelo Senhor Jesus.
Ele nos conforta nas perseguições, na luta espiritual, nas dores da vida, nas feridas emocionais que surgem nos embates ministeriais.
Ele nos guia no caminho quando nos sentimos abandonados, nos instrui nas dificuldades, nos defende nos ataques, nos assiste como um bom amigo.
Ele não é apenas uma força, uma potência ou influência, Ele é uma pessoa. Ele é Deus em nós (João 14.16, 26. 15.26; 16.7; ).
Ele é nosso Mestre na obra de Deus – Ele é aquele nos ajuda no trabalho da igreja, nos mostrando como fazer, ele intercede por nós quando estamos fracos ou enfraquecidos, nos impede de fazermos da maneira errada, ele vê nosso coração e nossas intenções.
Ele testifica nossa fé e mensagem, nos ensina, nos fortalece, pode também nos reprovar, nos leva ao amadurecimento e à maturidade espiritual, ele ajuda nossa oração e em nossas orações, enfim, ele nos chama ao trabalho e nos ajuda no trabalho.
O Espírito Santo é uma pessoa divina, uma divina pessoa, é Deus em nós, que habita em nós, que age em nós, que se move em nós. Ele é perfeito com todas as perfeições divinas e divinas perfeições. Ele é santo santificador, pois nos santifica. Ele está sempre conosco em nós, pois é Onipresente (João 14.26; Is 62.10; Sl 139.7-10; Jr 23.24).
O Espírito Santo é o elo pelo qual Cristo nos vincula efetivamente a si mesmo, pois a nossa salvação é este repouso, esta segurança de estarmos em Cristo, unidos em sua obra, salvos por sua obra na cruz.
A obra do Espírito Santo consiste em aplicar os méritos da cruz aos pecadores, capacitando-os a receberem a graça da salvação.
Somente através do Espírito Santo recebemos todos os benefícios que nos são dados em Cristo Jesus. É Ele quem derrama sobre nós as bênçãos da graça, obtidos pela obra eficaz de Jesus Cristo na Cruz. A obra do Espírito Santo na aplicação da obra redentora de Cristo em nós é tão essencial na prática como a própria redenção, pois faz parte da obra redentiva e redentora de Jesus ( João 7.39; João 14.26; 16.13-14).
Assim vejamos:
A condição prévia e necessária para alguém receber o Espírito Santo é a obra de Cristo.
Somente através da obra de Cristo é que podemos receber o Espírito, mas é Ele quem nos leva à ela.
A obra de Cristo é aplicada a nós pelo Espírito e por isso Ele, nos leva à ela.
A comunhão do Espírito Santo é uma obra soberana dele. Não é um relacionamento de iguais. Ele é Deus e nós somos pecadores. Ele se move em nós por que é movido pelo amor divino. Vejamos como é esta comunhão.
1 – COMPANHEIRISMO -  “O consolador ficará para sempre com vocês” - 14.16
O primeiro significado é este – é ter um relacionamento de companheirismo.
Companheiro é aquele que “reparte o pão.” Companheirismo é caminhar junto, dividir – compartilhar. O Espírito Santo é companheiro na vida. Ele nos acompanha – ele está sempre presente. Na alegria, na dor – na boa e na ruim. O companheiro está sempre perto – ele está sempre junto.
2 – PARCERIA. “Ele habita (está) com vocês e viverá em vocês...” 14.17
“eu estou no meu Pai, vocês estão em mim, eu estou em vocês.” 14.20
O segundo sentido da palavra Koinonia é parceria – estar junto – pegar junto.
O Espírito Santo não apenas está conosco ou em nós – ele “pega junto”. Este é o significado de “nos assiste” de  Rm 8.26.
A Bíblia diz que ele nos ensina, nos dirige, nos aconselha, nos fortalece e até ajuda nossas orações.
3 – MUTUALIDADE - “Aquele que me ama,será amado pelo meu Pai, e eu também o amarei e lhe mostrarei quem eu sou” 14.21
Um terceiro sentido da comunhão é este – o que é meu é teu e o que é teu é meu. A comunhão com o Espírito nos traz o amor de Deus – nos faz amar a Deus – e faz com que Jesus se manifesta a nós.
Quando temos comunhão com o Espírito Santo o que é nosso passa a ser dele. Nossas dores, nossos problemas, nossas fraquezas, nossos traumas...
O que é dele passa ser nosso – seu poder, sua benção, sua glória...sua unção.
Nossa pobreza é dele, a riqueza dele é nossa. Nossa miséria é preenchida pela glória dele.
4 – TRAZER BENEFÍCIOS - “O consolador (ajudador) ensinará a vocês todas as coisas..” 14.26
A comunhão traz benefícios. Quer  melhor. É um relacionamento que beneficia.
O Espírito Santo traz até nós os benefícios do sacrifício de Jesus. Traz o Pai para dentro de nós. Traz Jesus para dentro de nós. Tendo comunhão com o Espírito Santo, teremos todos os benefícios dele em nossa vida.
O Senhor Jesus era movido pelo Espírito na compaixão pelas pessoas.
Que o Espírito Santo aplica a nós todos os benefícios da obra sacerdotal de Cristo.
Que  o Espírito Santo nos move à intercessão e “pega junto” em nossa oração.
Que o Espírito Santo é  parceiro em nosso fardo de  oração
O Espírito Santo nos traz a presença do Pai, conduz à Cristo e nos revela a Palavra. É o Espírito Santo quem nos conduz à verdadeira compreensão de Cristo e de sua Palavra ( João 15.26).
Mas esta obra do Espírito precisa ser vista dos seguintes anglos e com as seguintes condições:
O Espírito Santo é Livre, como só Deus é livre em liberdade perfeita e perfeita liberdade. Em liberdade verdadeira e verdadeira liberdade. Deus é livre em sua soberania e faz tudo segundo a sua vontade.
O Espírito Santo não pode ser aprisionado, manipulado, dirigido, condicionado, por homem algum ou por sistema algum. Ele usa as pessoas não de acordo com a vontade delas, mas de sua vontade e para a edificação da igreja glorificando assim a Jesus (Is 40.13-14; 1Cor 12.11; Hb 2.4).
O Espírito Santo expressa a glória da divindade, seu trabalho, sua ação, seu mover, não poder conduzido por pessoas, não pode ser usado para promoção humana, promoção de sistema, exaltação de personalismos arrogantes.
Sua pessoa, sua obra e seu mover são glória pura e pura glória, para a glória também do Pai e do Filho. É pelo Espírito santo, por ação e mover dele que a glória de Deus se manifesta na igreja. Ele é o “Espírito da glória” (1Pe 4.14).
O Espírito Santo manifesta a graça de Deus e promove a vida espiritual na igreja. Ele traz a graça, faz com que ela produza frutos de salvação nas pessoas, regenera, fazendo as pessoas nascerem do alto, que é o novo nascimento, gerando assim a vida espiritual nos crentes. Ele é o “Espírito da graça” e o “Espírito da vida” (Hb 10.29; 1Cor 15.45; Rom 8.11).
O Espírito Santo é multiforme em sua ação - Tudo o que Deus faz hoje, a conversão das pessoas, a santificação da igreja, o poder para evangelizar, unção nas pregação do Evangelho, manifestação de poder – tudo é feito por meio do Espírito Santo.
 
O Espírito Santo está em nós – Ele nos transforma em sua habitação para nos transformar em templo de Deus, para que sejamos o altar de Deus. Para que ofereçamos a ele o culto, o louvor e que sejamos adoradores de Deus. Por isso devemos ser sempre cheios do Espírito Santo, para que Deus receba de nós, do único altar de Deus que existe hoje, que é nosso ser regenerado, a adoração verdadeira (Rom 8.9-10; 1Cor 3.16; 6.19; João 4.23,24; Ef 5.18-20).
Dando um passo adiante podemos afirmar o seguinte:
- O Espírito Santo habita em você, não despreza sua obra, não rejeite sua ação, pois rejeitando sua obra e sua ação, você estará rejeitando sua pessoa.
- O Espírito Santo habita em você, então você está no Espírito e fazer coisas que o Espírito Santo ama – ler as Escrituras, orar, jejuar etc.
- O Espírito Santo habita em você, então não viva na carne, mas tenha uma vida espiritual, que é a vida dirigida pelo Espírito. Isto significa que a única condição para o Espírito habitar em nós é porque ele nos santifica e a consequência em nós é limpeza, pureza e santificação.

Nenhum comentário:

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...