sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

A Redenção em Cristo - Breve Catecismo de Westminster - Pergunta 29 -


Pregado em 20 de agosto de 2017 - Na Capela Missional
em Porto Alegre




PERGUNTA 29. Como nos tornamos participantes da
redenção adquirida por Cristo?
R. Tornamo-nos participantes da redenção adquirida por Cristo pela eficaz aplicação dela a nós pelo  Seu Santo Espírito.
Jo 1.12; Jo 3.5-6 -  Tt 3.5-6



SOMOS PARTICIPANTES DA REDENÇÃO
Tt 3.4-7
4 Quando, porém, se manifestou a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com todos,
5 não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo,
6 que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador,
7 a fim de que, justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna.

 salvação é obra da Santíssima Trindade. A salvação vem de Deus. É conquistada por Cristo na Cruz e aplicada aos salvos pelo Espírito Santo.

Este texto deixa explícito que a salvação começa com Deus, com sua benignidade e seu amor. Unicamente pela misericórdia dele. A salvação é iniciativa dele. Cristo conquistou na cruz a salvação dos filhos de Deus. A aplicação da salvação é realizada por atuação do Espírito Santo – regenerando e santificando aquele que é salvo.
A redenção, ou seja, a salvação eterna foi adquirida para o seu povo por Cristo por meio de sua morte na cruz. Esta salvação é aplicada a nós por meio do Espírito Santo. A salvação então é conquistada por Cristo, e sua aplicação é por ação do Espírito Santo. 
“Tornamo-nos participantes da redenção adquirida por Cristo pela eficaz aplicação dela a nós pelo Seu Santo Espírito.”

Vejamos os ensinamentos deste texto.
1 – A NOSSA SALVAÇÃO VEM DE DEUS - se manifestou a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com todos – v.4
Foi a benignidade e o amor de Deus nosso salvador que vieram em nosso resgate. Foi Ele, o Deus Pai, quem nos salvou, resgatando-nos do maior dos males e nos dando a maior das bênçãos. Ele nos salvou. A salvação vem dele. Porém, precisamos entender que a Santíssima Trindade, o Pai, o Filho e o Espírito Santo estão envolvidos em nossa salvação.

  2 – A NOSSA SALVAÇÃO É PELA MISERICÓRDIA DE DEUS E NÃO POR NOSSAS OBRAS - não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, V. 5
Paulo, realça o fato de que nós, de nossa parte, não merecíamos a nossa salvação. Ao dizer que nossa salvação não é conquistada por obras nossas, mas por misericórdia divina – ele realça o caráter soberano – completamente imerecido de nossa parte – de nossa salvação. Não merecemos, não conquistamos, não termos méritos. A salvação vem de Deus. É ele que nos salva. É misericórdia dele.

3 – A NOSSA SALVAÇÃO ENVOLVE A REGENERAÇÃO ESPIRITUAL, EFETUADA PELO ESPÍRITO SANTO ATUANDO EM NÓS. ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo (5b), que ele derramou sobre nós ricamente (6 a)
Nenhum pecador pode ser salvo. Nenhum rebelde, nenhum ladrão, nenhum imoral, nenhum corrupto, nenhum mentiroso, nenhum ser humano em seu estado natural pode ser salvo. Por isso, a salvação envolve uma ação sobrenatural do Espírito Santo nos regenerando. Este é o novo nascimento. *Berkhof - Regeneração é o ato divino por meio do qual o princípio da nova vida é implantado no ser humano salvo, a disposição governante da alma se faz santa e assegura-se o primeiro exercício santo desta disposição.”
 É a vida espiritual que começa no salvo. É um principio novo que gera novos impulsos, gera nova motivação de vida, de atitudes e de pensamentos.

4 – A NOSSA SALVAÇÃO ENVOLVE A AÇÃO DO ESPÍRITO NOS REGENERANDO, MAS TAMBÉM ENVOLVE ELE NOS LEVANDO À SANTIFICAÇÃO -  5- ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, 6 -  que ele derramou sobre nós ricamente
Depois de usar o termo regenerador ele usa o termo renovador. A regeneração é a obra do Espírito onde o ser humano é passivo. Não há colaboração humana. É o Espírito que o regenera, que o faz nascer de novo. A renovação tem a ver com a consequência deste novo nascimento. Enquanto a regeneração não é percebida diretamente pela pessoa, que só se conhece pelos efeitos – a renovação requer a rendição consciente e contínua da pessoa.
 Romanos 12 – Não vos conformeis...transformai-vos pela renovação da vossa mente..para que experimentais..” Depois da regeneração vem a santificação.
Berkhof – Santificação é aquela operação graciosa e contínua do Espírito Santo, pela qual isenta o pecador justificado da contaminação do pecado, renova toda sua natureza à imagem de Deus e o capacita a realizar boas obras”.

 5 – A NOSSA SALVAÇÃO ENVOLVE A APLICAÇÃO DA JUSTIÇA DE CRISTO EM NÓS – NOS JUSTIFICANDO DIANTE DE DEUS PAI – v. 6 por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador, v. 7 a fim de que, justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna
A causa eficaz e meritória da nossa salvação é a graça de Deus. A justificação significa que Deus nos declara justos, não que nos tornamos justos. A justificação é o ato de Deus, o Pai pelo qual ele considera nossos pecados como sendo de Cristo, e a justiça de Cristo como sendo nossa. É o contrário da condenação. Significa perdão completo e gratuito. Não é resultado de bondade, obra feita por nós, mérito humano, nada, nada. A justificação é obra graciosa de Deus. os méritos são exclusivamente de Cristo. Não nos tornamos justos, somos declarados justos. É uma declaração jurídica, expedida pelo tribunal divino. Antes condenados, agora absolvidos pelo ato de justiça de Cristo na Cruz. A justificação é resultado da ação de nosso substituto, Cristo na Cruz. A justificação é o resultado da morte substitutiva de Cristo, que tem como consequência duas ações: a Propiciação, Deus recebendo o sacrifício de Cristo e a Expiação, nós recebendo o perdão total concedido por Deus que aceitou o sacrifício de Deus. Isso é a salvação. A condenação eterna, da qual o pecador era sujeito, sendo cancelada. A condenação merecida sendo substituída pela absolvição, A  condenação era eterna, a salvação é eterna. É por graça. É vida eterna recebida que nos torna herdeiros de Deus. De condenados a herdeiros - que graça infinitamente maravilhosa.

6 – A NOSSA SALVAÇÃO NOS ELEVA À CONDIÇÃO DE HERDEIROS DE DEUS E AO GRANDIOSO FATO DA VIDA ETERNA -  7 - a fim de que, justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna
A salvação é mais do que bem-estar na vida. Salvação não é livramento de problemas da vida. Não é vida melhor. Não é quebra de maldições, cura interior. Deus não é um super psicólogo. Deus não é Super- Papai Noel. Deus não é um resolvedor de problemas. A salvação não é prosperidadade. A salvação não é ser curado. A salvação é a vida eterna. A salvação nos torna filhos de Deus para sermos seus herdeiros. A salvação tem a ver com a nossa vida como os herdeiros da vida na glória. A salvação é nosso direito à glória eterna.
Tornamo-nos participantes da redenção adquirida por Cristo pela eficaz aplicação dela a nós pelo Seu Santo Espírito.
Que tipo de salvos somos? Vivemos como salvos? Vivemos como regenerados?
Entendemos que Deus não nos devia nada e que somos a ele somos devedores?
Entendemos mesmo o que significa ser salvos ou estamos ainda no estágio de pensarmos que salvação é vida melhor?

Nenhum comentário:

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...