quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

O Quarto Mandamento - Terceiro Sermão sobre o Dia do Senhor

Pregado em 24 de Dezembro de 2017 - Na Capela Missional /Porto Alegre

Sermões no Breve Catecismo de Westminster

 

Resultado de imagem para dia do senhor domingo


PERGUNTA 57. Qual é o quarto mandamento?
R. O quarto mandamento é: Lembra-te do dia de Sábado, para o santificar.
Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra.
Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR. TEU Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou. Ex 20. 8- 11.

 
SEIS DIAS PARA NÓS, UM DIA PARA O SENHOR

Lv 23.3 -  Seis dias trabalhareis, mas o sétimo será o sábado do descanso solene, santa convocação; nenhuma obra fareis; é sábado do SENHOR em todas as vossas moradas.
Is 58.13-14 -   Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs,14 então, te deleitarás no SENHOR. Eu te farei cavalgar sobre os altos da terra e te sustentarei com a herança de Jacó, teu pai, porque a boca do SENHOR o disse.

O dia do Senhor é uma dádiva para seus filhos. Nossa vida deve ser organizada e vivida em torno dos Mandamentos do Senhor.

O dia do Senhor é dele e não nosso. Ele nos deu seis dias para trabalhar para usar para nós.
O domingo é um dia santo separado para Deus. É o dia Senhor e não o nosso dia. Portanto, deve ser usado a seu modo e não conforme nós decidimos. Não devemos usar o domingo de acordo com nossa agenda, conforme nosso prazer. Nosso domingo deve ser planejado, de tal modo que o Senhor fique satisfeito.
O Dia do Senhor é um passo além do Shabath da Antiga Aliança. O primeiro descanso, tinha como memorial o fim da criação. O segundo descanso é superior, porque tem como memorial a ressurreição do Senhor. O primeiro sábado era para descanso físico, o dia do Senhor é sobretudo um descanso na graça divina.
Quem não santifica o domingo, mas usa para complementar qualquer coisa na vida, não conhece e não descansa na providência divina.
PERGUNTA 58. Que exige o quarto mandamento?
R. O quarto mandamento exige que consagremos a Deus os tempos determinados em sua Palavra, particularmente um dia inteiro em cada sete, para ser um dia de santo descanso a Ele dedicado.
PERGUNTA 60. De que modo se deve santificar o Domingo?
R. Deve-se santificar o Domingo com um santo repouso por todo aquele dia, mesmo das ocupações e recreações temporais que são permitidas nos outros dias; empregando todo o tempo em exercícios públicos e particulares de adoração a Deus, Exceto o tempo preciso para as obras de pura necessidade e misericórdia.

O que precisamos ter em mente sobre o Dia do Senhor.
I – O DIA DO SENHOR É PARA SER SANTIFICADO - Lembra-te do dia de Sábado, para o santificar.
Isso significa que neste dia não se pode priorizar outra atividade senão o culto ao Senhor. O dia deve ser planejado priorizando para agradar ao Senhor, deixá-lo satisfeito ao satisfazermo-nos nele neste dia.
Bill Gates foi que afirmou que – “a religião não é muito eficaz em termos de recursos de tempo, Há muitas outras coisas que eu poderia estar fazendo nas manhãs de domingo.”
Como santificamos o dia do Senhor? Tendo-o como um dia santo. Trabalhando, produzindo, usando e aproveitando bem os seis dias da semana e priorizando o Senhor no sétimo dia.
Ter seis dias para nós, para trabalhar, estudar, passear, comprar, vender, fazer festas de aniversários, casamentos etc. é uma dádiva divina. Nossa “obra” deve ser feita nos seis dias. Um dia é para o Senhor. Um escritor puritano chamou o domingo de o dia da “Feira da alma” – porque os outros seis dias semana eram para os negócios comuns, ordinários, mas o dia do Senhor era para os negócios do Senhor.
Thomas Watson, falando sobre  isso afirmou -“no dia do Senhor, o cristão está em enlevo.”
A família cristã precisa santificar este dia. Agendando este dia para priorizar o Senhor.
Durante seis dias vivemos nossa vida cristã no mundo, mas no dia Senhor testemunhamos que descansamos no Senhor. Nos santificamos nos seis dias, o dia do Senhor, santificamos.

II – O DIA DO SENHOR É NOSSA AFIRMAÇÃO DA PROVIDÊNCIA DO SENHOR E SUA PROVISÃO.  “O SENHOR abençoou o dia de sábado”
O israelita no deserto não colhia o maná neste dia. Não deveria trabalhar por sustento neste dia. O cristão passou a cessar seu trabalho não apenas para descansar, mas para seu dia de culto. Jesus é o cumprimento do quarto mandamento. O sabath apontava para o descanso completo que é Cristo, a salvação. O primeiro descanso que recebemos é que não necessitamos mais trabalhar por nossa salvação. Não há obra para realizar para a salvação, pois toda a obra já cessou, foi realizada plenamente em Cristo.
A obra da salvação transformou o descanso semanal. Já não é o sétimo dia da semana, mas o primeiro. Já não mais chamado de sábado, mas de Dia do Senhor.
Os apóstolos entenderam e praticaram isso. A igreja cristã sempre praticou isso.
Veja o que Inácio, no segundo século afirmou sobre a igreja: “já não observam o sábado, mas direcionam a vida para o dia do Senhor, no qual a vida é renovada por Ele e por sua morte.”
Benjamin Warfield – “Cristo levou o sábado à sepultura consigo e trouxe o dia do Senhor da sepultura consigo na manhã da ressurreição.”
Portanto, o sábado cerimonial passou, porque ele representava a salvação em Cristo. O sábado civil passou, porque não somos israelitas – mas o sábado como mandamento é perpétuo. Santificar o sábado é “um preceito positivo, moral e perpétuo” CFW XXI.7

III – O DIA DO SENHOR É UM DIA PARA CONGREGAR OS FILHOS DE DEUS.
Lv 23.3 -  Seis dias trabalhareis, mas o sétimo será o sábado do descanso solene, santa convocação;
Aos israelitas foi dito que era uma dia de convocação solene. Os primeiros cristãos se reuniam na madrugada para cultuar aquele que ressuscitou na madrugada do domingo.
É uma dia para aguardarmos com expectativa. Thomas Watson de forma sublime definiu isso: “ Quando a noite de sábado chega, soa um retiro na alma. Retire a mente do mundo e reúna os pensamentos para pensar sobre o serviço ao Senhor do dia que se aproxima.”
Os cristãos primitivos não abriam mão do culto com os irmãos. Ele se reuniam onde fosse necessário. Escondidos, perseguidos, ameaçados de morte, o domingo era o dia santo, o dia de encontrar aqueles que iriam adorar ao Senhor que ressuscitou.

IV – O DIA DO SENHOR É UM DIA PARA EXERCITAR O ESPÍRITO VERDADEIRAMENTE CRISTÃO. não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro;
Além de um dia de descanso e culto, é um dia para exercitar misericórdia.
O judaísmo farisaico não entendia isso. Eles afirmavam que se um muro caísse em cima de alguém, era para ser removidas as pedras até que desse para saber se a gravidade dos ferimentos. Se a pessoa não estivesse ferida tão gravemente, deveria ser deixada ali, até o fim do sábado, quando se completaria o resgate.”
Isaías 59 diz que é para ser um dia de misericórdia.
Jesus afirmou que é para ser um dia de se fazer o bem. É um dia para sermos humanos.

V – O DIA DO SENHOR É UM DIA PARA SER DESFRUTADO NO SENHOR E PARA DESFRUTAR O SENHOR.
Is 58.13-14 -   Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs,14 então, te deleitarás no SENHOR. Eu te farei cavalgar sobre os altos da terra e te sustentarei com a herança de Jacó, teu pai, porque a boca do SENHOR o disse.
É o sábado do Senhor.”
É o dia para lembrar da primeira pergunta do nosso catecismo.
PERGUNTA 1. Qual é o fim principal do homem?
RESPOSTA. O fim principal do homem é glorificar a Deus, e gozá-lo para sempre.
É o dia do Senhor. É na verdade um dia para nós. Ele foi feito por nossa causa. Nós precisamos do Dia do Senhor. Neste dia o Senhor nos quer para ele e o teremos para nós. É um dia para sair da rotina que nos desumaniza. Mas o que se pode então fazer no domingo? Podemos passear? Podemos jogar bola? Podemos ver filmes? Podemos colocar as lições em dia? Terminar a pintura da casa?
Meus irmãos, não podemos ficar formulando fórmulas generalizantes. Os fariseus faziam isso. Os legalistas faziam e fazem isso. O domingo deve ser observado em nossa liberdade cristã. Na liberdade da graça.
Mas não podemos também começar a tentar achar motivos para quebrar o mandamento e fazer do domingo um dia qualquer. Não podemos ficar tentando achar brechas ou desculpas.
O certo é que se tentarmos usar o domingo para nos satisfazer em nossa agenda própria e autônoma. Quando fazemos isso, acabamos por perder a maior satisfação de todas. Que é a de satisfazer-nos no Senhor. Acabamos desfrutando o domingo para nós e frustrados em nossa vida espiritual.
Quando fazermos as perguntas tentando fugir de fazer e viver o domingo como dia Senhor – podemos lembrar de uma história contado por Robert Rayburn – Um homem foi parado por um pedinte na rua. O homem colocou a mão na carteira e viu que tinha sete dinheiros. Ele pegou seis notas e deu-a ao pedinte. O pedinte pegou as seis notas, mas ficou insatisfeito e atacou o homem e tomou também a sétima nota.

 Deus nos deu os seis dias. Devemos usá-los bem. Devemos nos santificar nestes seis dias. Santifiquemos o sétimo. Santifiquemos o domingo – como dia do Senhor. Separemo-lo para o Senhor do dia.

Nenhum comentário:

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...