Pregado em 24 de Dezembro de 2017 - Na Capela Missional /Porto Alegre
Sermões no Breve Catecismo de Westminster
PERGUNTA 57. Qual é o quarto mandamento?
R. O quarto mandamento é: Lembra-te do dia de Sábado, para o santificar.
Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra.
Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR. TEU Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou. Ex 20. 8- 11.
Lv 23.3 - Seis dias trabalhareis, mas o
sétimo será o sábado do descanso solene, santa convocação; nenhuma obra fareis;
é sábado do SENHOR em todas as vossas moradas.
Is 58.13-14 -
Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus
próprios interesses no meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo
dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não
pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras
vãs,14 então, te deleitarás no SENHOR. Eu te farei cavalgar sobre os altos
da terra e te sustentarei com a herança de Jacó, teu pai, porque a boca do
SENHOR o disse.
O dia do Senhor é uma dádiva para seus
filhos. Nossa vida deve ser organizada e vivida em torno dos Mandamentos do
Senhor.
O dia do Senhor é dele e não nosso. Ele nos
deu seis dias para trabalhar para usar para nós.
O domingo é um dia santo separado para Deus.
É o dia Senhor e não o nosso dia. Portanto, deve ser usado a seu modo e não
conforme nós decidimos. Não devemos usar o domingo de acordo com nossa agenda,
conforme nosso prazer. Nosso domingo deve ser planejado, de tal modo que o
Senhor fique satisfeito. O Dia do Senhor é um passo além do Shabath da Antiga Aliança. O primeiro descanso, tinha como memorial o fim da criação. O segundo descanso é superior, porque tem como memorial a ressurreição do Senhor. O primeiro sábado era para descanso físico, o dia do Senhor é sobretudo um descanso na graça divina.
Quem não santifica o domingo, mas usa para complementar qualquer coisa na vida, não conhece e não descansa na providência divina.
PERGUNTA 58. Que exige o quarto mandamento?
R. O quarto mandamento exige que consagremos a Deus os tempos determinados em sua Palavra, particularmente um dia inteiro em cada sete, para ser um dia de santo descanso a Ele dedicado.
PERGUNTA 60. De que modo se deve santificar o Domingo?
R. Deve-se santificar o Domingo com um santo repouso por todo aquele dia, mesmo das ocupações e recreações temporais que são permitidas nos outros dias; empregando todo o tempo em exercícios públicos e particulares de adoração a Deus, Exceto o tempo preciso para as obras de pura necessidade e misericórdia.
O que precisamos ter em mente sobre o Dia do
Senhor.
I – O
DIA DO SENHOR É PARA SER SANTIFICADO - Lembra-te do dia de Sábado, para o
santificar.Isso significa que neste dia não se pode priorizar outra atividade senão o culto ao Senhor. O dia deve ser planejado priorizando para agradar ao Senhor, deixá-lo satisfeito ao satisfazermo-nos nele neste dia.
Bill Gates foi que afirmou que – “a religião não é muito eficaz em termos de recursos de tempo, Há muitas outras coisas que eu poderia estar fazendo nas manhãs de domingo.”
Como santificamos o dia do Senhor? Tendo-o como um dia santo. Trabalhando, produzindo, usando e aproveitando bem os seis dias da semana e priorizando o Senhor no sétimo dia.
Ter seis dias para nós, para trabalhar, estudar, passear, comprar, vender, fazer festas de aniversários, casamentos etc. é uma dádiva divina. Nossa “obra” deve ser feita nos seis dias. Um dia é para o Senhor. Um escritor puritano chamou o domingo de o dia da “Feira da alma” – porque os outros seis dias semana eram para os negócios comuns, ordinários, mas o dia do Senhor era para os negócios do Senhor.
Thomas Watson, falando sobre isso afirmou -“no dia do Senhor, o cristão está em enlevo.”
A família cristã precisa santificar este dia. Agendando este dia para priorizar o Senhor.
Durante seis dias vivemos nossa vida cristã no mundo, mas no dia Senhor testemunhamos que descansamos no Senhor. Nos santificamos nos seis dias, o dia do Senhor, santificamos.
II – O
DIA DO SENHOR É NOSSA AFIRMAÇÃO DA PROVIDÊNCIA DO SENHOR E SUA PROVISÃO. “O SENHOR abençoou o dia de sábado”
O israelita no deserto não colhia o maná
neste dia. Não deveria trabalhar por sustento neste dia. O cristão passou a
cessar seu trabalho não apenas para descansar, mas para seu dia de culto. Jesus
é o cumprimento do quarto mandamento. O sabath apontava para o descanso
completo que é Cristo, a salvação. O primeiro descanso que recebemos é que não
necessitamos mais trabalhar por nossa salvação. Não há obra para realizar para
a salvação, pois toda a obra já cessou, foi realizada plenamente em Cristo.A obra da salvação transformou o descanso semanal. Já não é o sétimo dia da semana, mas o primeiro. Já não mais chamado de sábado, mas de Dia do Senhor.
Os apóstolos entenderam e praticaram isso. A igreja cristã sempre praticou isso.
Veja o que Inácio, no segundo século afirmou sobre a igreja: “já não observam o sábado, mas direcionam a vida para o dia do Senhor, no qual a vida é renovada por Ele e por sua morte.”
Benjamin Warfield – “Cristo levou o sábado à sepultura consigo e trouxe o dia do Senhor da sepultura consigo na manhã da ressurreição.”
Portanto, o sábado cerimonial passou, porque ele representava a salvação em Cristo. O sábado civil passou, porque não somos israelitas – mas o sábado como mandamento é perpétuo. Santificar o sábado é “um preceito positivo, moral e perpétuo” CFW XXI.7
III –
O DIA DO SENHOR É UM DIA PARA CONGREGAR OS FILHOS DE DEUS.
Lv
23.3 - Seis dias trabalhareis, mas o sétimo será o sábado do descanso
solene, santa convocação;Aos israelitas foi dito que era uma dia de convocação solene. Os primeiros cristãos se reuniam na madrugada para cultuar aquele que ressuscitou na madrugada do domingo.
É uma dia para aguardarmos com expectativa. Thomas Watson de forma sublime definiu isso: “ Quando a noite de sábado chega, soa um retiro na alma. Retire a mente do mundo e reúna os pensamentos para pensar sobre o serviço ao Senhor do dia que se aproxima.”
Os cristãos primitivos não abriam mão do culto com os irmãos. Ele se reuniam onde fosse necessário. Escondidos, perseguidos, ameaçados de morte, o domingo era o dia santo, o dia de encontrar aqueles que iriam adorar ao Senhor que ressuscitou.
IV – O
DIA DO SENHOR É UM DIA PARA EXERCITAR O ESPÍRITO VERDADEIRAMENTE CRISTÃO. não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o
teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal,
nem o forasteiro das tuas portas para dentro;
Além de um dia de descanso e culto, é um dia
para exercitar misericórdia.O judaísmo farisaico não entendia isso. Eles afirmavam que se um muro caísse em cima de alguém, era para ser removidas as pedras até que desse para saber se a gravidade dos ferimentos. Se a pessoa não estivesse ferida tão gravemente, deveria ser deixada ali, até o fim do sábado, quando se completaria o resgate.”
Isaías 59 diz que é para ser um dia de misericórdia.
Jesus afirmou que é para ser um dia de se fazer o bem. É um dia para sermos humanos.
V – O
DIA DO SENHOR É UM DIA PARA SER DESFRUTADO NO SENHOR E PARA DESFRUTAR O SENHOR.
Is 58.13-14 -
Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus
próprios interesses no meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo
dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo
fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs,14 então, te
deleitarás no SENHOR. Eu te farei cavalgar sobre os altos da terra e te
sustentarei com a herança de Jacó, teu pai, porque a boca do SENHOR o disse.É o “sábado do Senhor.”
É o dia para lembrar da primeira pergunta do nosso catecismo.
PERGUNTA 1. Qual é o fim principal do homem?
RESPOSTA. O fim principal do homem é glorificar a Deus, e gozá-lo para sempre.
É o dia do Senhor. É na verdade um dia para nós. Ele foi feito por nossa causa. Nós precisamos do Dia do Senhor. Neste dia o Senhor nos quer para ele e o teremos para nós. É um dia para sair da rotina que nos desumaniza. Mas o que se pode então fazer no domingo? Podemos passear? Podemos jogar bola? Podemos ver filmes? Podemos colocar as lições em dia? Terminar a pintura da casa?
Meus irmãos, não podemos ficar formulando fórmulas generalizantes. Os fariseus faziam isso. Os legalistas faziam e fazem isso. O domingo deve ser observado em nossa liberdade cristã. Na liberdade da graça.
Mas não podemos também começar a tentar achar motivos para quebrar o mandamento e fazer do domingo um dia qualquer. Não podemos ficar tentando achar brechas ou desculpas.
O certo é que se tentarmos usar o domingo para nos satisfazer em nossa agenda própria e autônoma. Quando fazemos isso, acabamos por perder a maior satisfação de todas. Que é a de satisfazer-nos no Senhor. Acabamos desfrutando o domingo para nós e frustrados em nossa vida espiritual.
Quando fazermos as perguntas tentando fugir de fazer e viver o domingo como dia Senhor – podemos lembrar de uma história contado por Robert Rayburn – Um homem foi parado por um pedinte na rua. O homem colocou a mão na carteira e viu que tinha sete dinheiros. Ele pegou seis notas e deu-a ao pedinte. O pedinte pegou as seis notas, mas ficou insatisfeito e atacou o homem e tomou também a sétima nota.
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