sábado, 2 de dezembro de 2017

SOBRE O CREDO - " Foi Crucificado, morto e sepultado; desceu ao Inferno"


 
 
 
Pregado em 23 de outubro de 2016

                   Credo Apostólico - Sermão 11
Resultado de imagem para ferido por nossas transgressões
                                                           Visite também https://palestras-teologicas.blogspot.com.br/


A MORTE DE CRISTO NA CRUZ - ELE FOI FERIDO POR DEUS E POR TODOS - PARA SER NOSSO SUBSTITUTO.
Isaías 53.1-6 -
6 - Quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do SENHOR? 2 Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha aparência nem formosura; olhamo-lo, mas nenhuma beleza havia que nos agradasse.3 Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso.4 Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido.5 Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.6 Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.7 Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca.8 Por juízo opressor foi arrebatado, e de sua linhagem, quem dela cogitou? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo, foi ele ferido.

Todas as religiões são uma tentativa do ser humano de buscar a Deus. O cristianismo é a única religião onde acontece o inverso, Deus vem em busca do ser humano.
Todas as religiões o ritual é o ser humano oferecendo sacrifício a Deus para alcançá-lo, o cristianismo é a única religião que quem oferece o sacrifício é Deus. O cristianismo é a única religião onde Deus foi ferido. Onde Deus se apaixona, sofre e morre em favor das pessoas. É a única religião onde o salvador é o próprio Deus que se oferece em resgate de seu povo. É a única religião onde Deus se faz humano. Onde ele mesmo se torna o sacrifício pela salvação.
Ele é o sacerdote que oferece o sacrifício, sendo ele também o sacrifício, e ele mesmo é quem recebe o sacrifício. 
Esta é a grandeza da obra de Cristo na cruz. Por tudo isso, a cruz é o lugar da paixão de Cristo. É o lugar do sacrifício, o altar do sacrifício – da entrega de Jesus. É o lugar do amor de Deus que se doa. Na paixão de Cristo, temos todos estes elementos. Ele se entregou. Sua entrega foi de dores, muitas dores. A paixão de Cristo, ou seja, seu sofrimento tem inicio no Getsemani, e termina quando ele dá o último suspiro na cruz.
No Getsemani, dá-se inicio a sua entrega definitiva à hora de sua morte. Ali sue ministério é mudado. Não mais pregações, exemplos, curas e milagres. Mas, é enfrentar a ira de Deus no lugar dos pecadores. Depois do Getsemani, o trajeto é só dor. Jesus é preso e levado a Pilatos, depois é levado à Herodes e novamente a Pilatos.
Pilatos escarnece de Jesus e manda acoitá-lo Jesus é preso à uma coluna no pátio e é acoitado com um chicote. Feito de tiras de couro com bolinhas de chumbo e ossos na ponta. Sua pele é arrancada e o sangue jorra. Colocam sobre ele o tronco horizontal da cruz com o peso de aproximandamente 70 kilos. É forçado a caminhas com os pés descalços por uma rua cheia de pedras. O trajeto é de quase um KM.
Ele está muito ferido, o sangue cobre seu corpo, ele está sem forças e cai várias vezes. Ao chegar no local, é deitado de costas e é pregado na cruz. Ali está desfigurado...ali esta cada vez mais coberto de sangue.
Is 53.2, nos diz que ele estava totalmente desfigurado. Suas dores e feridas foram sem comparação. Muitos foram martirizados, muitos foram crucificados, mas somente as feridas de Jesus trouxeram salvação à humanidade aos eleitos de Deus.
 Há na cruz de Cristo o único meio de salvação aos pecadores. Há no sofrimento de Jesus a cura para quem dele se aproximar.
Existem algumas verdades sobre as feridas de Jesus que não podemos ignorar:
 1 – JESUS FOI FERIDO PELA CRUELDADE E MALDADE DOS HOMENS - “ Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer;’ Is 53.3 “Ele foi oprimido e humilhado,” v.7 “por causa da transgressão do meu povo, foi ele ferido.”  V.8 - “ vós o matastes, crucificando-o por mãos de iníquos” At 2.23
Seus inimigos se alegraram quando o pregaram na cruz. Todos se levantaram contra Jesus. Todos os que se sentiam ofendidos, contrariados, desafiados e incomodados por Jesus, cooperaram para o levar à morte. Uns gritavam de alegria, outros se alegravam silenciosamente. Outros o desprezavam, fazendo de conta que não era com eles.
2 – JESUS FOI FERIDO POR NOSSOS PECADOS  - “Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.” Is v. 5 -Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos.” V.6  -   Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando der ele a sua alma como oferta pelo pecado, v. 10
Jesus se entregou por nós. Entregou sua vida por nós. Ele morreu para nos salvar. Ele se ofereceu como sacrifício por causa de nossos pecados. Ele foi ferido para que não fossemos condenados.
3  – JESUS FOI FERIDO POR DEUS - “ o SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos.” -   Is 53.6 “o Senhor se agradou em moe-lo, fazendo-o sofrer muito.” Is 53.10.
 Ele foi ferido por homens maus. Foi ferido na alma, no corpo todo pelos acoites, na caminhada da via crucis, nos pregos pregados, pelo sol intenso, mas acima de tudo, pela ira de Deus. Castigado, condenado por Deus como substituto do seu povo.
4 – JESUS FOI FERIDO EM NOSSO LUGAR - “mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos.”
Is 53.6 – “Cristo sofreu em vosso lugar, “1Pe 2.21
Esta foi sua obra maravilhosa. Ele foi nosso substituto. Ele sofreu vicariamente, substituiu os pecadores. Ele não apenas morreu ou sofreu por nós, mas também, em nosso lugar. O “por nós” significa “em nosso lugar.” Sofreu todas as formas de sofrimentos. Foi enviado por Deus com esta missão. De ser o servo sofredor.
Não há outra opção para nós, senão seguir e servir a Jesus e ter ele como nosso salvador, pois na cruz ele se tornou a nossa salvação.
Não há outra opção para nós, a não ser tê-lo como Senhor, pois éramos escravos e condenados e ele nos tirou da escravidão e da condenação. Não há outra opção para nós, a não ser vivermos como salvos – Amando sua Palavra – Praticando sua Palavra – Anunciando sua Palavra
Não há outra opção para nós, a não ser vivermos de forma missional, anunciando a salvação e o salvador.

Nenhum comentário:

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...