segunda-feira, 22 de julho de 2019

A Oferta do Banquete - Exposições em Levítico - 03

Sermão pregado em 26 de Agosto de 2018 na Capela Missional em Porto Alegre.
                             LEVÍTICO – A SEGUNDA OFERTA.


Imagem relacionada


OFERTA DO BANQUETE -  de MANJARES ou de CEREAL .

Levítico 2
1 Quando alguma pessoa fizer oferta de manjares ao SENHOR, a sua oferta será de flor de farinha; nela, deitará azeite e, sobre ela, porá incenso.
2 Levá-la-á aos filhos de Arão, os sacerdotes, um dos quais tomará dela um punhado da flor de farinha e do seu azeite com todo o seu incenso e os queimará como porção memorial sobre o altar; é oferta queimada, de aroma agradável ao SENHOR.
3 O que ficar da oferta de manjares será de Arão e de seus filhos; é coisa santíssima das ofertas queimadas ao SENHOR.
4 Quando trouxeres oferta de manjares, cozida no forno, será de bolos asmos de flor de farinha amassados com azeite e obreias asmas untadas com azeite.
5 Se a tua oferta for de manjares cozida na assadeira, será de flor de farinha sem fermento amassada com azeite.
6 Em pedaços a partirás e, sobre ela, deitarás azeite; é oferta de manjares.
7 Se a tua oferta for de manjares de frigideira, far-se-á de flor de farinha com azeite.
8 E a oferta de manjares, que daquilo se fará, trarás ao SENHOR; será apresentada ao sacerdote, o qual a levará ao altar.
9 Da oferta de manjares tomará o sacerdote a porção memorial e a queimará sobre o altar; é oferta queimada, de aroma agradável ao SENHOR.
10 O que ficar da oferta de manjares será de Arão e de seus filhos; é coisa santíssima das ofertas queimadas ao SENHOR.
11 Nenhuma oferta de manjares, que fizerdes ao SENHOR, se fará com fermento; porque de nenhum fermento e de mel nenhum queimareis por oferta ao SENHOR.
12 Deles, trareis ao SENHOR por oferta das primícias; todavia, não se porão sobre o altar como aroma agradável.
13 Toda oferta dos teus manjares temperarás com sal; à tua oferta de manjares não deixarás faltar o sal da aliança do teu Deus; em todas as tuas ofertas aplicarás sal.
14 Se trouxeres ao SENHOR oferta de manjares das primícias, farás a oferta de manjares das tuas primícias de espigas verdes, tostadas ao fogo, isto é, os grãos esmagados de espigas verdes.
15 Deitarás azeite sobre ela e, por cima, lhe porás incenso; é oferta de manjares.
16 Assim, o sacerdote queimará a porção memorial dos grãos de espigas esmagados e do azeite, com todo o incenso; é oferta queimada ao SENHOR.

O objetivo das ofertas antigas, assim como de nosso culto hoje é que sejam agradáveis ao SENHOR.

Este é o nome do segundo tipo de oferta ou sacrifício a Deus que era oferecido. Esta oferta era para que a pessoa pudesse se consagrar a Deus, ser aceita na presença de Deus.
Era um sacrifício com grãos, flor de farinha e incenso, pães sem fermento e sal
A flor de farinha – era a farinha recém peneirada. Farinha nova.
Esta oferta embora separada aqui, fazia parte da oferta do Holocausto (Nm 15).
Este sacrifício representava a Cristo – porque Cristo é o sacrifício que nos permite sermos aceitos por Deus.
Dedicação a Deus e consagração a  Deus – Era a oferta que tornava a vida da pessoa aceitável (santa) diante de Deus. – Lv 2 – 6.14-23 – Lv 23.13.
Por causa da natureza radicalmente corrompida pelo pecado, nenhum ser humano pode ser aceito diante de Deus, devido às suas imperfeições. Somente a perfeição é aceita por Deus. Deus é santo e não poder conviver com os pecadores. Esta oferta era oferecida como um presente a Deus, representando a dedicação completa da pessoa à Ele, por isso era uma oferta de consagração.
Ao fazer esta oferta a pessoa se consagrava a Deus. Seus elementos eram: cereais (grãos), flor de farinha, pão assado sem fermento, azeite, incenso e sal. Uma porção era queimada como memorial, ou seja diante do Senhor e outra porção era dada aos sacerdotes.
Vamos ver como era em detalhes.

1 – A OFERTA DE FARINHA, AZEITE E INCENSO – VS 1 – 3
A oferta deveria ser a melhor oferta, do melhor que se tinha.
Esta oferta era por isso, um memorial diante do Senhor, ou seja, um presente agradável a Deus.
A Farinha e o azeite representavam os mais importantes alimentos.
Ter azeite e farinha era sinal da bênção de Deus – veja por exemplo a viúva (1 Reis 17).
Representava Cristo, pois ele é o verdadeiro sacrifício que agradou a Deus.

2 – A OFERTA DE BOLOS SEM FERMENTO E AZEITE – VS 4-10
Deveria ser oferecido o que Deus considerava agradável a ele – Não era a pessoa que decidia o que agradava a Deus, mas ele mesmo.
O bolo assado era para que houvesse a participação dos sacerdotes. Eles comiam uma parte da oferta – como representação da comunhão entre Deus e o ofertante – como sinal de um culto onde participam o ofertante e Deus que recebe a oferta. O sacerdote, no caso, era o mediador entre o pecador e Deus. O sacerdote que apresentava a oferta a Deus representava Cristo – pois Cristo é nosso sacerdote. Quem oferecia a oferta era o sacerdote a Deus. Cristo ofereceu a si mesmo a Deus. Ele é a oferta e o sacerdote ao mesmo tempo.

3 -  A OFERTA COM SAL, MAS SEM FERMENTO E MEL – VS 11 – 13
O sal era obrigatório. O sal significava a pureza e a purificação. Representava a aliança. Era chamada também de aliança de sal.
O fermento representava a obra humana, o esforço, também a corrupção.
 O mel as delicias, o prazer e a diversão humana.
 Tanto o fermento, como o mel poderiam ser oferecidos como primícias, mas não poderiam ser queimados.
O fermento representava a obra humana, o esforço, também a corrupção.
 O mel as delicias, o prazer e a diversão humana.
 Tanto o fermento, como o mel poderiam ser oferecidos como primícias, mas não poderiam ser queimados.
Nosso culto a Deus deve ser com aquilo que Deus gosta e não do que gostamos.

4 – A OFERTA MAIS SIMPLES – GRAOS TOSTADOS E AZEITE VS 14-16
Esta era o oferta mais simples – pois era o alimento mais simples. Os mais pobres tinham como alimento. Mas vejam que esta oferta simples deveria ser primícias, ou seja, a primeira parte da colheita. A oferta era prioridade.
Aqui entendemos a prioridade que devemos dar ao culto. A oferta das primícias simbolizavam duas coisas:
 Primeiro, ele entregou o seu melhor. Segundo, Cristo se entregou voluntária e amorosamente por nós.
Esta oferta era também substitutiva e propiciatória, pois apontava para a vida perfeita que o ser humano não poderia viver. Apontava para a vida perfeita que o Senhor Jesus viveu. Cumprindo plenamente a Lei, para que sendo cumprida nele, ficássemos livres de sermos por ela condenados. Desta forma O Senhor Jesus Cristo viveu esta vida perfeita e cumpriu esta ordenança plenamente. Hebreus 10. 10 E foi porque Jesus Cristo executou a vontade de Deus, oferecendo por uma só vez a sua própria vida em sacrifício, que nós somos limpos do pecado.11 Na antiga aliança, os sacerdotes deviam todos os dias executar muitas vezes os mesmos sacrifícios que nunca podiam apagar os pecados. 12 Mas Cristo, .... 14 Por meio daquela única oferta da sua própria vida, Cristo tornou perfeitos para sempre aqueles que são santificados.
Nossa vida imperfeita é aceita, por que Deus aceitou a vida perfeita de Jesus. 
Nossa vida imperfeita é aceita por Deus, porque ele aceitou a oferta pefeita que foi a morte de Jesus na cruz.
Foi na cruz que tudo aconteceu. 
Foi na cruz que Jesus morreu e na morte de Jesus nós fomos aceitos por Deus.
Jesus morreu na cruz para ser o substituto dos pecadores.
Jesus morreu sem pecado, levando os nossos pecados.
Jesus foi condenado sendo inocente, porque estava levando sobre ele a nossa condenação.
Dessa forma, ele foi condenado em nosso lugar e nós fomos absolvidos.
Por isso ele nos chama a compartilhar de sua perfeição em santidade, porque ele nos santifica por sua palavra.
Assim como na oferta do holocausto – a oferta de banquete – nas suas quatro formas, representava Jesus. Ele cumpriu tudo o que está nesta oferta . Ele é a oferta de banquete .
 Nunca mais ninguém precisará fazer de novo – porque Jesus foi a ultima oferta que nos torna aceitáveis a Deus e nos faz ter comunhão com ele. Hoje somente por meio da obra de Jesus nosso culto é aceito – 1 Pedro 2.5 - também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo.
Este é o cumprimento pleno da oferta de manjares. Assim temos comunhão com Deus.
Quando você oferece culto a Deus – está cumprindo esta oferta. Quando você cultua a Deus por meio de Cristo, rendendo-se a Deus, você cumpre esta oferta. Você está crendo na provisão de Deus para ter comunhão com ele.
Você está exercitando a verdadeira religião que é a obediência aos mandamentos de Deus.
Por meio desta oferta devemos aprender a importância do culto para nossa família. Hoje não precisamos mais oferecer a oferta de manjares, por Jesus é esta oferta.
O culto para nós deve ser prioridade. 
Ensine seus filhos sobre o dia do Senhor. 
Ensine sua família sobre a prioridade do culto.
 Só não venha ao culto de você e sua família tiver algo mais importante para fazer.



Nenhum comentário:

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...