segunda-feira, 22 de julho de 2019

A Oferta Pacífica - Exposições em Levítico - 04

                                    Sermão pregado em 02 de Setembro de 2018 na Capela Missional em Porto Alegre

EXPOSIÇÕES EM LEVÍTICO - SERMÃO 04

Imagem relacionada




                                   OFERTA PACÍFICA – Lv 3
1 Se a oferta de alguém for sacrifício pacífico, se a fizer de gado, seja macho ou fêmea, oferecê-la-á sem defeito diante do SENHOR.

2 E porá a mão sobre a cabeça da sua oferta e a imolará diante da porta da tenda da congregação; e os filhos de Arão, os sacerdotes, aspergirão o sangue sobre o altar, ao redor.
3 Do sacrifício pacífico fará oferta queimada ao SENHOR: a gordura que cobre as entranhas e toda a gordura que está sobre as entranhas,
4 como também os dois rins, a gordura que está sobre eles e junto aos lombos; e o redenho sobre o fígado com os rins, tirá-los-á.
5 E os filhos de Arão queimarão tudo isso sobre o altar, em cima do holocausto, que estará sobre a lenha no fogo; é oferta queimada, de aroma agradável ao SENHOR.
6 Se a sua oferta por sacrifício pacífico ao SENHOR for de gado miúdo, seja macho ou fêmea, sem defeito a oferecerá.
7 Se trouxer um cordeiro por sua oferta, oferecê-lo-á perante o SENHOR.
8 E porá a mão sobre a cabeça da sua oferta e a imolará diante da tenda da congregação; e os filhos de Arão aspergirão o sangue sobre o altar, em redor.
9 Então, do sacrifício pacífico trará ao SENHOR por oferta queimada a sua gordura: a cauda toda, a qual tirará rente ao espinhaço, e a gordura que cobre as entranhas, e toda a gordura que está sobre as entranhas,
10 como também os dois rins, a gordura que está sobre eles e junto aos lombos; e o redenho sobre o fígado com os rins, tirá-los-á.
11 E o sacerdote queimará tudo isso sobre o altar; é manjar da oferta queimada ao SENHOR.
12 Mas, se a sua oferta for uma cabra, perante o SENHOR a trará.
13 E porá a mão sobre a sua cabeça e a imolará diante da tenda da congregação; e os filhos de Arão aspergirão o sangue sobre o altar, em redor.
14 Depois, trará dela a sua oferta, por oferta queimada ao SENHOR: a gordura que cobre as entranhas e toda a gordura que está sobre as entranhas,
15 como também os dois rins, a gordura que está sobre eles e junto aos lombos; e o redenho sobre o fígado com os rins, tirá-los-á.
16 E o sacerdote queimará tudo isso sobre o altar; é manjar da oferta queimada, de aroma agradável. Toda a gordura será do SENHOR.
17 Estatuto perpétuo será durante as vossas gerações, em todas as vossas moradas; gordura nenhuma nem sangue jamais comereis.

A oferta de paz, era como um banquete onde Deus como anfitrião convidava o pecador para a comunhão e este convidava outros para desfrutar desta dádiva também.
Esta era a oferta de comunhão ou de reconciliação com Deus. Indicava que havia paz entre Deus e o pecador.
O termo original para – Oferta pacífica – é Zebah Shelamim – que significa – uma oferta para pacificação entre inimigos.  Uma aliança entre inimigos. Uma oferta em favor da paz entre inimigos. Usando um exemplo cultural aprendidos nos filmes de Western ou nos gibis – temos o famoso cachimbo da paz
Depois da imolação – o sacrifício era dividido entre Deus, o sacerdote e o ofertante. Queimados no altar do holocausto, ficam os rins, o fígado e toda a gordura. Aos sacerdotes cabiam a coxa direita e o peito. O restante ia para o ofertante, que oferecia um banquete para a família e convidados. Era mais ou menos como os banquetes que selavam alianças e contratos entre tribos, reis,reinados etc.
Esta oferta é um anuncio do Evangelho, onde o Senhor Jesus Cristo em sua morte na cruz estabeleceu a verdadeira reconciliação entre Deus e o pecador.

1 – A OFERTA ERA PARA PAZ ENTRE DEUS E O PECADOR –
V.1 Se a oferta de alguém for sacrifício pacífico, se a fizer de gado, seja macho ou fêmea, oferecê-la-á sem defeito diante do SENHOR. 3 Do sacrifício pacífico fará oferta queimada ao SENHOR: a gordura que cobre as entranhas e toda a gordura que está sobre as entranhas,6 Se a sua oferta por sacrifício pacífico ao SENHOR for de gado miúdo, seja macho ou fêmea, sem defeito a oferecerá. 7 Se trouxer um cordeiro por sua oferta, oferecê-lo-á perante o SENHOR. 9 Então, do sacrifício pacífico trará ao SENHOR por oferta queimada a sua gordura.
Como já foi dito, o termo – é SHELEM OU SHALOMN- significa – estabelecer paz, pacificar, estar completo, estar bem.
O objetivo desta oferta era a paz com Deus. A reconciliação entre o pecador e Deus.
A relação do ser humano pecador com Deus é inimizade. O pecador não ama a Deus e não quer obedecer sua Lei. Deus, por causa do pecado não pode receber o pecador devido à sua santidade. A oferta pacífica era uma dádiva de Deus para reconciliar o pecador consigo mesmo.

2 -  A OFERTA SERIA SEMPRE DE UM ANIMAL SEM DEFEITO
V. 1 - Se a oferta de alguém for sacrifício pacífico, se a fizer de gado, seja macho ou fêmea, oferecê-la-á sem defeito diante do SENHOR.
V. 6 Se a sua oferta por sacrifício pacífico ao SENHOR for de gado miúdo, seja macho ou fêmea, sem defeito a oferecerá.
12 Mas, se a sua oferta for uma cabra, perante o SENHOR a trará.
Ao contrário do HOLOCAUSTO, a oferta pacífica aceitava animais machos ou fêmeas. A exigência é que fosse sem defeito.
Isso demonstrava em primeiro lugar a excelência da oferta.
Em segundo lugar cumpria o propósito de representar o significa mais importante – o verdadeiro sacrifício que é Cristo.
O grande significado desta oferta é Cristo – sua excelência e sua perfeição.

3 – A OFERTA ERA EM SUBSTITUIÇÃO AO OFERTANTE
V.2 E porá a mão sobre a cabeça da sua oferta e a imolará diante da porta da tenda da congregação; e os filhos de Arão, os sacerdotes, aspergirão o sangue sobre o altar, ao redor.
V.8 E porá a mão sobre a cabeça da sua oferta e a imolará diante da tenda da congregação; e os filhos de Arão aspergirão o sangue sobre o altar, em redor.
V. 13 E porá a mão sobre a sua cabeça e a imolará diante da tenda da congregação; e os filhos de Arão aspergirão o sangue sobre o altar, em redor.
A pessoa colocava a mão sobre a oferta – assim, ele estava transferindo a culpa do seu pecado para o sacrifício. Era a fé da pessoa. Assim também, nós cremos em Jesus. Como se colocássemos a mão sobre Jesus. Colocar a mão era transferir a culpa e a condenação. Jesus assumiu nossa culpa e nossa condenação.
O ato de o ofertante colocar a mão sobre a cabeça do animal era a identificação como se ele dissesse: este animal me representa.
Assim também, o Senhor Jesus Cristo se torna o nosso represente e nosso suficiente substituto.

4 – A OFERTA ERA QUEIMADA DIANTE DO SENHOR.
V.3 Do sacrifício pacífico fará oferta queimada ao SENHOR: a gordura que cobre as entranhas e toda a gordura que está sobre as entranhas,
V.5 E os filhos de Arão queimarão tudo isso sobre o altar, em cima do holocausto, que estará sobre a lenha no fogo; é oferta queimada, de aroma agradável ao SENHOR.
V.11 E o sacerdote queimará tudo isso sobre o altar; é manjar da oferta queimada ao SENHOR.
V.16 E o sacerdote queimará tudo isso sobre o altar; é manjar da oferta queimada, de aroma agradável.
O ato e exigência de queimar a oferta, contém a importância do simbolismo que é “subir” perante o Senhor. A oferta deveria ser transformada em fumaça. A oração por exemplo “sobe” perante o Senhor.
Apocalipse 8.4 -  subiu à presença de Deus a fumaça do incenso, com as orações dos santos.
Juízes 13. 19 -Tomou, pois, Manoá um cabrito e uma oferta de manjares e os apresentou sobre uma rocha ao SENHOR; e o Anjo do SENHOR se houve maravilhosamente. Manoá e sua mulher estavam observando. 20 Sucedeu que, subindo para o céu a chama que saiu do altar, o Anjo do SENHOR subiu nela; o que vendo Manoá e sua mulher, caíram com o rosto em terra.
Não era a fumaça em si que importava – mas o que ela representava. A aceitação de Deus.
Isso também representava a aceitação de Deus quanto ao sacrifício de Cristo na cruz.
Hebreus 9. 4 porque é impossível que o sangue de touros e de bodes remova pecados.
5 Por isso, ao entrar no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste; antes, um corpo me formaste; 6 não te deleitaste com holocaustos e ofertas pelo pecado. 10 Nessa vontade é que temos sido santificados, mediante a oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas.
11 Ora, todo sacerdote se apresenta, dia após dia, a exercer o serviço sagrado e a oferecer muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca jamais podem remover pecados; 12 Jesus, porém, tendo oferecido, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à destra de Deus.

5 – A OFERTA TINHA COMO PRIORIDADE O OFERECIMENTO DA GORDURA AO SENHOR.
V.3 Do sacrifício pacífico fará oferta queimada ao SENHOR: a gordura que cobre as entranhas e toda a gordura que está sobre as entranhas,
V.4 como também os dois rins, a gordura que está sobre eles ... 9 Então, do sacrifício pacífico trará ao SENHOR por oferta queimada a sua gordura: ...e a gordura que cobre as entranhas, e toda a gordura que está sobre as entranhas,
V.10 como também os dois rins, a gordura que está sobre eles e junto aos lombos...11 E o sacerdote queimará tudo isso sobre o altar; é manjar da oferta queimada ao SENHOR. 14 Depois, trará dela a sua oferta, por oferta queimada ao SENHOR: a gordura que cobre as entranhas e toda a gordura que está sobre as entranhas, 15 como também os dois rins, a gordura que está sobre eles e junto aos lombos; e o redenho sobre o fígado com os rins, tirá-los-á. 16 ... Toda a gordura será do SENHOR.
17 Estatuto perpétuo será durante as vossas gerações, em todas as vossas moradas; gordura nenhuma nem sangue jamais comereis.
A gordura era proibida na dieta dos hebreus. No sacrifício era tido como a principal parte.
a gordura representava a melhor parte do animal e passou a representar a honra e as melhores bênçãos. A gordura é um símbolo daquilo que Deus aceita. A gordura também representava a força. Quando vier a plenitude do reino de Deus, ele promete um banquete com gorduras aos seus filhos.
Is 25.6 -  O SENHOR dos Exércitos dará neste monte a todos os povos um banquete de coisas gordurosas, uma festa com vinhos velhos, pratos gordurosos com tutanos e vinhos velhos bem clarificados.
Jr 31.11 - 14 - Porque o SENHOR redimiu a Jacó e o livrou da mão do que era mais forte do que ele. 12 Hão de vir e exultar na altura de Sião, radiantes de alegria por causa dos bens do SENHOR, do cereal, do vinho, do azeite, dos cordeiros e dos bezerros; a sua alma será como um jardim regado, e nunca mais desfalecerão. 13 Então, a virgem se alegrará na dança, e também os jovens e os velhos; tornarei o seu pranto em júbilo e os consolarei; transformarei em regozijo a sua tristeza. 14 Saciarei de gordura a alma dos sacerdotes, e o meu povo se fartará com a minha bondade, diz o SENHOR.
Em outros textos onde se fala dos detalhes desta oferta (Lev. 7 – 19 – 22  e DT 12) , é nos dito que a parte que não era oferecido ao Senhor, deveria ser comido pela família na presença do Senhor no mesmo dia.
Nesta oferta uma parte era de Deus e outra do ofertante, representando que ambos, Deus e o pecador estavam pacificados.
Era um banquete na presença de Deus que era o anfitrião e o ofertante era o convidado.
Deveriam ser convidados também o Levita que dependia das ofertas, o pobre que não tinha como oferecer esta oferta ao Senhor, o órfão e a viúva
Esta oferta aponta para a obra de Cristo no cruz que trouxe a paz com Deus de maneira que nele somos reconciliados com Deus Pai desfazendo a inimizade que havia por causa do pecado.
2 Corintios 5.18 Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação,19 a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação.20 De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus.21 Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.
Portanto, nosso Senhor Jesus Cristo cumpriu de modo pleno esta ordenança. Ele é nossa oferta pacifica ou de reconciliação com Deus. Rm 5.8-11 - 8 Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. 9 Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. 10 Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida; 11 e não apenas isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem recebemos, agora, a reconciliação.
A paz com Deus não é fruto de nossa piedade ou devoção. Não é fruto de uma experiência buscada por atos humanos. Mas é fruto da justificação mediante a fé na obra de Cristo.
Romanos 5.1 - Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;
Considerações importantes a aplicações para a vida.
Deus convida o crente a ter paz e comunhão com ele – mas antes o pecado deve ser resolvido.
A reconciliação com Deus não é por algo que fazemos – mas uma dádiva graciosa de Deus por meio do sacrifício de Jesus Cristo na cruz – por isso, é uma violação desta dádiva quando se resolve viver ainda no pecado.
Por termos sido reconciliados com Deus, aceitos por ele com base nos méritos de Cristo – deveríamos viver nossa vida como uma fumaça agradável diante de Deus.
Viva em comunhão com Deus - Isso se faz crendo na suficiência da sacrifício de Jesus.
Cresça na comunhão com Deus - Isso se faz conhecendo a Deus por meio da sua Palavra.
Permaneça em comunhão com Deus - Isso se faz obedecendo os seus mandamentos.

Nenhum comentário:

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...