segunda-feira, 25 de abril de 2022

SEM TERCEIRA VIA - SALMOS 01

 

Pregado em 16 de junho de 2019




HÁ APENAS DOIS CAMINHOS - DA JUSTIÇA E O CAMINHO DO JUÍZO -
SEM TERCEIRA VIA.

 SALMOS l 

1Bem-aventurado o homem
que não anda no conselho dos ímpios,
não se detém no caminho dos pecadores,
nem se assenta na roda dos escarnecedores.
2Antes, o seu prazer está na lei do Senhor,
e na sua lei medita de dia e de noite.
3Ele é como árvore
plantada junto a corrente de águas,
que, no devido tempo, dá o seu fruto,
e cuja folhagem não murcha;
e tudo quanto ele faz será bem-sucedido.
4Os ímpios não são assim;
são, porém, como a palha que o vento dispersa.
5Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo,
nem os pecadores, na congregação dos justos.
6Pois o Senhor conhece o caminho dos justos,
mas o caminho dos ímpios perecerá.

Os dois caminhos, o da vida e o da morte são vias separadas para sempre, sem síntese ou convergência.

O Salmo 1 é um dos mais conhecidos, citados e comentados. É conhecido como o Salmo dos dois caminhos. O Salmo mostra a diferença radical entre o justo e o ímpio desde o estilo de vida até o final, um sendo contemplado com a bem-aventurança eterna e o outro com a condenação eterna. Não há meio termo. Não há síntese nem convergência, mas separação. Não são linhas paralelas que se unem no final.

No Salmo destacam-se três tipos de pessoas:

O Justo – aquele que ama a Lei de Deus e tem seu prazer nela.

O Ímpio  – Aquele que não reconhece a autoridade divina. Aquele que pensa ser autônomo – vivendo sua própria lei.

O pecador – Aqueles que não se preocupam nem com a observância, nem em transgredir a lei. São aqueles que consideram que é debilidade e fraqueza os sentimentos religiosos.

O Escarnecedor – São aqueles que zombam da leis de Deus e zombam daqueles que amam a Lei de Deus.

- I – 

O CAMINHO DA VIDA É ENCONTRADO POR QUEM AMA A LEI DO SENHOR.

 VS 1-3 - 1Bem-aventurado o homem

que não anda no conselho dos ímpios,
não se detém no caminho dos pecadores,
nem se assenta na roda dos escarnecedores.
2Antes, o seu prazer está na lei do Senhor,
e na sua lei medita de dia e de noite.
3Ele é como árvore
plantada junto a corrente de águas,
que, no devido tempo, dá o seu fruto,
e cuja folhagem não murcha;
e tudo quanto ele faz será bem-sucedido.

Há pessoas que escolhem caminhos negativos, a procura da felicidade. Começam por “andar no conselho dos ímpios” – ou seja aceitando o seu modo de pensar. É uma maneira sutil de tentação em que a pessoa é atraída pelas ideias bonitas e convidativas e passa a achá-las naturais e normais. Uma cultura se forma quando as pessoas passam a pensar como as outras.

Agostinho - Entrou no conselho dos ímpios, quem de Deus se afastou; deteve-se quem se deleitou no pecado; sentou-se o obstinado na soberba.

 O que começa com uma simples ideia se aprofunda quando a pessoa “se detém no caminho dos pecadores”. Pecadores aqui, são aqueles que vivem em rebeldia contra Deus. Deter-se, é agir da mesma forma, praticar atos que os pecadores praticam sem qualquer arrependimento.  A pessoa antes temente a Deus, agora se molda, primeiro ao pensamento, depois às ações. Aquele que aceita o padrão da vida dos outros, acaba praticando as mesmas ações e à pertencer ao mesmo grupo.

Calvino – poucos há que se protegem contra as fascinações do pecado.

Todas as pessoas com a mesma determinação que desejam e correm atrás da felicidade, com a mesma determinação se entregam a seus pecados.

Os que servem a Deus devem cuidar o máximo por cultivar aversão ao estilo de vida dos ímpios. O caminho dos ímpios é seu modo de andar. Assentar-se, designa a obstinação produzida pelo hábito de uma vida pecaminosa.

Esta vigilância é oportuna e necessária, porque o caminho do pecado, é gradual. “mesmo que uma pessoa não tenha ainda contraído todo o aviltamento provindo dos maus exemplos, no entanto é possível que se assemelhe aos perversos, ao imitar espontaneamente seus hábitos corruptos.”

É neste ponto que o texto diz sobre – assentar-se na roda dos escarnecedores – Os escarnecedores são os piores tipos de pessoas com relação à fé, pois são os que são mais distantes do arrependimento. Ele não têm temor de Deus. Eles zombam da fé. Eles desafiam a Deus com palavras, gestos e atitudes deliberadas. Eles sentem prazer nisso.

- II – 

O CAMINHO DA FELICIDADE É O PRAZER NA MEDITAÇÃO DA LEI DO SENHOR.

 VS 2,3 - 2 Antes, o seu prazer está na lei do Senhor,

e na sua lei medita de dia e de noite.
3Ele é como árvore
plantada junto a corrente de águas,
que, no devido tempo, dá o seu fruto,
e cuja folhagem não murcha;
e tudo quanto ele faz será bem-sucedido.

O que faz este caminho ser marcado pela bem-aventurança é o fator Lei de Deus. Mais especificamente, o amor pela Lei de Deus. O caminho da bem-aventurança não é moldado pelo próprio esforço, com moralidade, com uma filosofia de vida, mas é segundo a Palavra de Deus.  - O  seu prazer está na lei do Senhor – a prova deste prazer é o apego à Lei, à Palavra – medita nela de dia e de noite. A palavra prazer aqui – quer dizer uma satisfação máxima. Aquilo que traz felicidade. O bem mais desejável da vida. O prazer da alma satisfeita. A prática de meditar na Palavra dia e noite, de apegar-se à Palavra, molda o pensamento e a vida. Molda a cultura pessoal em todos os aspectos.

 Calvino - O caráter geral da vida humana nada mais é senão um perene afastar-se da lei de Deus.  O amor à lei de Deus é a única maneira de não nos deixar levar pela impiedade que nos cerca.

O resultado é apresentado na símile da árvore frutífera. Vida equilibrada, vida definida no termo “bem-sucedido”. Esta vida, não é a vida próspera no sentido de prosperidade material apenas – mas no sentido de vida realizada – que cumpre os propósitos de Deus.

- III – 

QUEM VIVE NA IMPIEDADE ESTÁ NO CAMINHO DO JUÍZO.

 VS 4,5 - 4 Os ímpios não são assim;

são, porém, como a palha que o vento dispersa.
5Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo,
nem os pecadores, na congregação dos justos.

O caminho dos ímpios é totalmente o oposto ao do justo. O caminho do ímpio é um caminho debaixo do juízo de Deus e termina no Juízo.  Se o caminho da vida é de bem-aventurança, o caminho do Juízo é calamidade. A ideia é um monte de palha de trigo quando atingida por um pé de vento. Esta figura, mostra que toda a vida do ímpio, é como nada. Palha é aquilo que não tem peso, que o vento leva.

Calvino – Os ímpios não desfrutam de bênçãos, porque não conhecem a bênção. Os filhos de Deus são nutridos com a secretas influências da graça divina, de modo que tudo quanto lhes sucede é proveitoso para a salvação. Embora os ímpios aparentem precoce fecundidade, contudo nada produzem que conduza à perfeição.

os perversos não prevalecerão no juízo – não há como escapar do julgamento e no julgamento não há justificação. Aqueles que foram enfrentar o juízo, não terão como escapar, pois não haverá argumento, nem defensor -  nem os pecadores, na congregação dos justos – a congregação dos justos é a reunião de todos os salvos. De todos os justificados, de todos aqueles a quem o substituto, o filho de Deus, o verdadeiro justo – que é o bem-aventurado por excelência, que não andou no caminho dos ímpios, não de deteve no caminho dos pecadores, não se assentou na roda dos escarnecedores, que teve na sua vida os propósitos do Pai realizados. Aquele que foi bem-sucedido na sua vida-missão. Ele é o defensor dos justos que formarão a última congregação, a dos glorificados – onde os perversos não participarão.

- IV – A SEPARAÇÃO DOS CAMINHOS ESTÁ NA ESFERA DA SOBERANIA DO SENHOR. 

V. 6  - Pois o Senhor conhece o caminho dos justos,

mas o caminho dos ímpios perecerá.

 O Senhor – conhece – o caminho dos justos – o termo conhecer é mais do que ter informações, mais do que saber – é identificar-se. Ele participa do caminho.

Por outro lado, o caminho dos ímpios – perecerá – ou seja, vai ser nada no fim. Vai ser a ruína fatal de definitiva.

A separação definitiva dos caminhos será demonstrada no Juízo do Último dia.

É verdade que o Senhor exerce juízo diariamente, quando faz distinção entre os justos e os perversos; visto, porém, que isso é feito parcialmente nesta vida, devemos olhar mais alto se desejamos ver a assembleia dos justos.

Calvino - Visto, porém, que isso nem sempre se concretiza em relação a todos os homens , no presente estado, devemos pacientemente esperar o dia da revelação final, quando Cristo separará as ovelhas dos cabritos.  Os ímpios estão destinados à miséria; pois suas próprias consciências os condenam em virtude de sua perversidade.

Aqui se demonstra que os dois caminhos são separados. Para sempre. Sem  síntese. Sem convergência.

 Não cultuemos e não nos apeguemos a nenhuma cultura que não seja reflexo da Lei de Deus.

Não tenhamos inveja dos Ímpios – de sua cultura, de sua aparência, de suas liberdades, de suas felicidades – sem a Lei de Deus como padrão de aprovação – são apenas aparências que o Juízo vai provar.

Não adotemos a cultura que se distanciou de Deus como padrão – é triste ver crentes vivendo como ímpios – adotando seus padrões seja em que nível for.

O Verdadeiro justo é Jesus que é o retrato deste salmo, é a ele que devemos ter como padrão em tudo – que ele seja o nosso padrão de cultura, de ação, de pensamento e de vida.

 

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