quinta-feira, 28 de abril de 2022

A Felicidade Bíblica e a Satisfação em Deus - Paulo aos Filipenses

Pregado em 19 de abril de 2020

                                              Quarto Sermão na Pandemia




                                                                                                Vídeo no Youtube

   Filipenses 4. 10-13
10 Alegrei-me, sobremaneira, no Senhor porque, agora, uma vez mais, renovastes a meu favor o vosso cuidado; o qual também já tínheis antes, mas vos faltava oportunidade. 11 Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. 12 Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; 13 tudo posso naquele que me fortalece.


O Apóstolo Paulo, mesmo preso e passando privações extremas escreveu um dos textos mais positivos da Bíblia. Um dos textos mais positivos de toda a literatura mundial até. A Carta aos Filipenses.
Filipenses é um convite à felicidade.
Foi escrito quando seu autor, o grande apóstolo, estava preso, numa daquelas épocas de Paulo de grandes dores.
Mesmo preso, ele escreve uma carta animando a igreja a alegrar-se.
Filipenses 1.3-6 - Dou graças ao meu Deus por tudo que recordo de vós, 4 fazendo sempre, com alegria, súplicas por todos vós, em todas as minhas orações, 5 pela vossa cooperação no evangelho, desde o primeiro dia até agora. 6 Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.

Veja que texto intenso, onde ele transborda a sua própria alma – notadamente em estado de felicidade extrema.
Uma vez que Cristo, de qualquer modo, está sendo pregado, quer por pretexto, quer por verdade, também com isto me regozijo, sim, sempre me regozijarei. 
Filipenses 1.18 -  Uma vez que Cristo, de qualquer modo, está sendo pregado, quer por pretexto, quer por verdade, também com isto me regozijo, sim, sempre me regozijarei. 

Vejam este momento onde ele anima os irmãos, e onde parece que está em um êxtase feliz
Filipenses 2.1-4 -  Se há, pois, alguma exortação em Cristo, alguma consolação de amor, alguma comunhão do Espírito, se há entranhados afetos e misericórdias, 2 completai a minha alegria, de modo que penseis a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento. 3 Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. 4 Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros.

Veja um momento transcendente de expressão de fé
Filipenses 2. 17-18  - Entretanto, mesmo que seja eu oferecido por libação sobre o sacrifício e serviço da vossa fé, alegro-me e, com todos vós, me congratulo. 18 Assim, vós também, pela mesma razão, alegrai-vos e congratulai-vos comigo.

Mas veja que ele estava passando por momentos de extremas provações e privações.

Filpenses 2.25-30 -  Julguei, todavia, necessário mandar até vós Epafrodito, por um lado, meu irmão, cooperador e companheiro de lutas; e, por outro, vosso mensageiro e vosso auxiliar nas minhas necessidades; 26 visto que ele tinha saudade de todos vós e estava angustiado porque ouvistes que adoeceu. 27 Com efeito, adoeceu mortalmente; Deus, porém, se compadeceu dele e não somente dele, mas também de mim, para que eu não tivesse tristeza sobre tristeza. 28 Por isso, tanto mais me apresso em mandá-lo, para que, vendo-o novamente, vos alegreis, e eu tenha menos tristeza. 29 Recebei-o, pois, no Senhor, com toda a alegria, e honrai sempre a homens como esse; 30 visto que, por causa da obra de Cristo, chegou ele às portas da morte e se dispôs a dar a própria vida, para suprir a vossa carência de socorro para comigo.

A fonte de sua felicidade era que ele tinha uma alma satisfeita no Senhor

Filipenses 4.4 -7 - Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos. 5 Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor. 6 Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. 7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.

Aqui está a marca de uma pessoa feliz – sua alma é uma alma satisfeita. Estes versos são como um cântico de satisfação devota. É um chamado à devoção da alma para que encontre no Senhor toda a sua satisfação.
Ele está preso, mas faz da alegria um mandamento – “alegrai-vos sempre no Senhor, outra vez digo: alegrai-vos.
Ele diz que o contentamento é o estilo de vida da alma satisfeita, da alma feliz. “ Seja a vossa moderação conhecida de todos”.
Ele fala contra a ansiedade como estilo de vida - . Não andeis ansiosos de coisa alguma.”
Ele incentiva a vida devota praticada com devocionalidade prática diante do Senhor – “ em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.
E ele fala o que traz a felicidade – “ E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.”
Esta paz de Deus – no entendimento. Este coração e mente minados pela paz de Deus e em Cristo Jesus é o que constitui a felicidade.
Então biblicamente falando a felicidade não depende de se conseguir o que quer.
Não é viver a vida sem problemas .
Não é privilégio de quem tem tudo.
Mas é uma maneira de entender, assimilar e viver a vida.
É possível mesmo em meios a problemas extremos.
À luz da Palavra é nossa satisfação em Deus e em Cristo.
Mas a felicidade das pessoas se vai quando:
Quando as insatisfações da vida e quando as circunstâncias levam as pessoas a dizerem – ah, se ....
Quando se começa a caçar soluções em inúmeras fontes vazias.
Quando se desenvolve uma maneira egoísta de viver.
Quando comparamos nossa vida com a dos outros. Quando queremos a vida do outro.
Voltando ao texto vemos duas faces da felicidade para o cristão:

I – A Felicidade de Paulo não dependia das circunstâncias - v. 10 Alegrei-me, sobremaneira, no Senhor porque, agora, uma vez mais, renovastes a meu favor o vosso cuidado; o qual também já tínheis antes, mas vos faltava oportunidade. 11 Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação.
Paulo está alegre, e esta alegria é no Senhor. Sua alegria é no Senhor por causa dos outros. Ele mesmo está com a alma satisfeita no Senhor e sua alegria é pelos outros.
Ele mesmo estava preso.
 Filipenses 1.7-8 – Aliás, é justo que eu assim pense de todos vós, porque vos trago no coração, seja nas minhas algemas, seja na defesa e confirmação do evangelho, pois todos sois participantes da graça comigo. 8 Pois minha testemunha é Deus, da saudade que tenho de todos vós, na terna misericórdia de Cristo Jesus.
Filipenses 1.13-14 – de maneira que as minhas cadeias, em Cristo, se tornaram conhecidas de toda a guarda pretoriana e de todos os demais; 14 e a maioria dos irmãos, estimulados no Senhor por minhas algemas, ousam falar com mais desassombro a palavra de Deus.
Filipenses - 1.19-21 – Porque estou certo de que isto mesmo, pela vossa súplica e pela provisão do Espírito de Jesus Cristo, me redundará em libertação, 20 segundo a minha ardente expectativa e esperança de que em nada serei envergonhado; antes, com toda a ousadia, como sempre, também agora, será Cristo engrandecido no meu corpo, quer pela vida, quer pela morte. 21 Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro.

Ele estava preso, mas seu estado de espírito não era de angústia ou infelicidade, mas de extrema alegria.
Ele não se amargura, nem reclama, mas vive em ações de graças.
Ele não desenvolve uma vida pessimista, mas de fé no Senhor.

II – A felicidade de Paulo tinha como fonte a satisfação de sua alma em Deus - vs 12,13 -  Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; 13 tudo posso naquele que me fortalece.

Ele, com a alma satisfeita no Senhor, desenvolve um estilo de vida de contentamento – sabendo que sua vida depende do Senhor e da provisão divina.
Ele desenvolve uma consciência de que o Senhor está com ele, e a presença do Senhor é tudo.
A felicidade, portanto, para Paulo, mesmo estando preso era um fato.
Sei estar contente em qualquer situação ele diz.
Ele não sentia-se um fraco – mas fortalecido no Senhor e pelo Senhor.
Ele não sentia-se um fraco, pois pra ele era fato, que
 o Senhor ressuscitado estava presente.
 O Senhor do universo estava vivo. 
Havia ressuscitado. 
Deus o ressuscitou – ele afirma na metade da carta. 
Deus o exaltou. 
Todo joelho se dobrará, toda língua confessará que Jesus Cristo é Senhor, para a glória de Deus Pai. 
Este é o cântico da alma satisfeita. 
Esta é a declaração de fé da alma feliz.
Neste tempo de privações dos amigos – da família – da igreja – desenvolva formas devocionais que anime o coração e a alma. 
Que traga satisfação à tua alma.
 Para glória de Deus.

Nenhum comentário:

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...