domingo, 17 de abril de 2022

MANUAL MÍNIMO PARA VIVER E GORIFICAR A DEUS. LEVÍTICO 19 - Sermão 24

Pregado em 30 de dezembro de 2018                                               





                                                         Levítico 19

1Disse o Senhor a Moisés: 2Fala a toda a congregação dos filhos de Israel e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o Senhor, vosso Deus, sou santo. 3Cada um respeitará a sua mãe e o seu pai e guardará os meus sábados. Eu sou o Senhor, vosso Deus. 4Não vos virareis para os ídolos, nem vos fareis deuses de fundição. Eu sou o Senhor, vosso Deus.5Quando oferecerdes sacrifício pacífico ao Senhor, oferecê-lo-eis para que sejais aceitos. 6No dia em que o oferecerdes e no dia seguinte, se comerá; mas o que sobejar, ao terceiro dia, será queimado. 7Se alguma coisa dele for comida ao terceiro dia, é abominação; não será aceita. 8Qualquer que o comer levará a sua iniquidade, porquanto profanou coisa santa do Senhor; por isso, será eliminado do seu povo.9Quando também segares a messe da tua terra, o canto do teu campo não segarás totalmente, nem as espigas caídas colherás da tua messe. 10Não rebuscarás a tua vinha, nem colherás os bagos caídos da tua vinha; deixá-los-ás ao pobre e ao estrangeiro. Eu sou o Senhor, vosso Deus.11Não furtareis, nem mentireis, nem usareis de falsidade cada um com o seu próximo; 12nem jurareis falso pelo meu nome, pois profanaríeis o nome do vosso Deus. Eu sou o Senhor.13Não oprimirás o teu próximo, nem o roubarás; a paga do jornaleiro não ficará contigo até pela manhã.14Não amaldiçoarás o surdo, nem porás tropeço diante do cego; mas temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor.15Não farás injustiça no juízo, nem favorecendo o pobre, nem comprazendo ao grande; com justiça julgarás o teu próximo.16Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; não atentarás contra a vida do teu próximo. Eu sou o Senhor.17Não aborrecerás teu irmão no teu íntimo; mas repreenderás o teu próximo e, por causa dele, não levarás sobre ti pecado.18Não te vingarás, nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor.19Guardarás os meus estatutos; não permitirás que os teus animais se ajuntem com os de espécie diversa; no teu campo, não semearás semente de duas espécies; nem usarás roupa de dois estofos misturados.20Se alguém se deitar com uma mulher, se for escrava desposada com outro homem e não for resgatada, nem se lhe houver dado liberdade, então, serão açoitados; não serão mortos, pois não foi libertada. 21O homem, como oferta pela sua culpa, trará um carneiro ao Senhor, à porta da tenda da congregação. 22Com o carneiro da oferta pela culpa, o sacerdote fará expiação, por ele, perante o Senhor, pelo pecado que cometeu, e ser-lhe-á perdoado o pecado que cometeu.23Quando entrardes na terra e plantardes toda sorte de árvore de comer, ser-vos-á vedado o seu fruto; três anos vos será vedado; dele não se comerá. 24Porém, no quarto ano, todo o seu fruto será santo, será oferta de louvores ao Senhor. 25No quinto ano, comereis fruto dela para que vos faça aumentar a sua produção. Eu sou o Senhor, vosso Deus.26Não comereis coisa alguma com sangue; não agourareis, nem adivinhareis.27Não cortareis o cabelo em redondo, nem danificareis as extremidades da barba. 28Pelos mortos não ferireis a vossa carne; nem fareis marca nenhuma sobre vós. Eu sou o Senhor.29Não contaminarás a tua filha, fazendo-a prostituir-se; para que a terra não se prostitua, nem se encha de maldade. 30Guardareis os meus sábados e reverenciareis o meu santuário. Eu sou o Senhor.31Não vos voltareis para os necromantes, nem para os adivinhos; não os procureis para serdes contaminados por eles. Eu sou o Senhor, vosso Deus.32Diante das cãs te levantarás, e honrarás a presença do ancião, e temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor.33Se o estrangeiro peregrinar na vossa terra, não o oprimireis. 34Como o natural, será entre vós o estrangeiro que peregrina convosco; amá-lo-eis como a vós mesmos, pois estrangeiros fostes na terra do Egito. Eu sou o Senhor, vosso Deus.35Não cometereis injustiça no juízo, nem na vara, nem no peso, nem na medida. 36Balanças justas, pesos justos, efa justo e justo him tereis. Eu sou o Senhor, vosso Deus, que vos tirei da terra do Egito. 37Guardareis todos os meus estatutos e todos os meus juízos e os cumprireis. Eu sou o Senhor.

 

A primeira parte de Levítico – As leis sobre o sacrifício – apontava para a obra de Cristo, enquanto que a segunda parte – o código de santidade – era sobre a vida vivida por Cristo no mundo. O povo de Deus deveria ser conhecido por fazer Deus ser glorificado no mundo. Jesus fez isso, esta era a missão de Jesus e ele a cumpriu.

 As pessoas se destacam pelo mau que fazem. Olhem as biografias mais populares dos últimos anos.

O que pessoas como Collor, Sarney, Casal Nardony, a menina Richoffen, o casal Garotinho, Cunha, Zé Dirceu, Lula, Flavio Bolsonaro têm em comum? O fato de serem conhecidos por praticas muito controvertidas e comprometedoras.

Ou os religiosos, Edir Macedo, Estevam Hernandes e outros? Eles não são conhecidos pela estatura de uma vida piedosa como deveriam. As pessoas mais populares de nossa cultura não são modelos a serem imitados quanto a caráter, ética e muito menos piedade e santidade. Os maiores ídolos ou influencers de nossa era, em sua maioria foram e são pessoas envolvidas com drogas, bebidas em excesso, promiscuidade e outros tipos de ações que caracteriza uma vida sem Deus.

 O povo de Deus por meio das Escrituras Sagradas possui um código de santidade para praticar e viver.

 O modo de vida, os comportamentos são moldados pela cultura de cada época. O povo de Israel tinha muito em comum com os outros povos. A língua que falavam cananeu, hebraico, aramaico, depois grego. As roupas que vestiam. Eles viviam imerso naquele mundo. Deus lhes dá um código de ética para que seu povo se diferencie no comportamento moral e espiritual. A moralidade deles e a espiritualidade deles deveria ser distinguida. Todo Levítico aponta para Jesus. Este código de santidade espelhava a vida de Jesus, como se ele vivesse entre os israelitas. Se Jesus fosse um deles, assim ele haveria de viver. Assim ele haveria de se comportar. De fato, quando ele veio ao mundo e se tornou um deles, ele seguiu naturalmente este código de santidade. O texto que lemos é um manual mínimo para viver a vida que glorifica a Deus. Como cristãos, temos um chão onde pisamos. Temos uma nacionalidade. Vivemos no meio de uma cultura. Falamos a mesma linguagem do povo. Vestimos os mesmos tipos de roupas. Somos do povo. O que nos diferencia é o padrão moral de nossa vida. É o estilo de vida que deveria refletir o fato de que somos o povo que Deus chama pelo seu nome. Somos o povo de Deus. Isso deveria impactar as pessoas com nosso comportamento. Nada menos do que isso.

 O povo que crê que Jesus morreu na cruz, para perdoar os seus pecados. A moralidade do cristãos não é mero moralismo. O moralismo são regras morais feitas por pessoas imorais. Muitos moralistas são do tipo – façam o que digo, mas não façam o que faço. Sem o evangelho de Jesus, as pessoas se acham corretas. Se acham melhores. Não somos melhores do que ninguém. Não passamos de pecadores alcançados pela graça de Deus.

 É o evangelho que imprime a lei de Deus no coração. É um amor por coisas santas que nasce do coração regenerado.

 Vejam que no caso deste manual mínimo, como estamos chamando, os mandamentos são positivos. É um chamado a uma vida positiva.

Vejamos como era este manual mínimo:

1 - GLORIFICAR A DEUS RECONHECENDO SEU CARÁTER

1 Disse o SENHOR a Moisés:2 Fala a toda a congregação dos filhos de Israel e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o SENHOR, vosso Deus, sou santo.

2 - GLORIFICAR A DEUS OBSERVANDO SEUS MANDAMENTOS

3 Cada um respeitará a sua mãe e o seu pai e guardará os meus sábados. Eu sou o SENHOR, vosso Deus.

3 - GLORIFICAR A DEUS CULTUANDO COM O VERDADEIRO CULTO

4 Não vos virareis para os ídolos, nem vos fareis deuses de fundição. Eu sou o SENHOR, vosso Deus.5 Quando oferecerdes sacrifício pacífico ao SENHOR, oferecê-lo-eis para que sejais aceitos.6 No dia em que o oferecerdes e no dia seguinte, se comerá; mas o que sobejar, ao terceiro dia, será queimado.7 Se alguma coisa dele for comida ao terceiro dia, é abominação; não será aceita.8 Qualquer que o comer levará a sua iniquidade, porquanto profanou coisa santa do SENHOR; por isso, será eliminado do seu povo.

4 - GLORIFICAR A DEUS LEMBRANDO DOS NECESSITADOS

9 Quando também segares a messe da tua terra, o canto do teu campo não segarás totalmente, nem as espigas caídas colherás da tua messe.10 Não rebuscarás a tua vinha, nem colherás os bagos caídos da tua vinha; deixá-los-ás ao pobre e ao estrangeiro. Eu sou o SENHOR, vosso Deus.

5 - GLORIFICAR A DEUS HONRANDO O PRÓXIMO

11 Não furtareis, nem mentireis, nem usareis de falsidade cada um com o seu próximo;12 nem jurareis falso pelo meu nome, pois profanaríeis o nome do vosso Deus. Eu sou o SENHOR.13 Não oprimirás o teu próximo, nem o roubarás; a paga do jornaleiro não ficará contigo até pela manhã.14 Não amaldiçoarás o surdo, nem porás tropeço diante do cego; mas temerás o teu Deus. Eu sou o SENHOR.15 Não farás injustiça no juízo, nem favorecendo o pobre, nem comprazendo ao grande; com justiça julgarás o teu próximo.16 Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; não atentarás contra a vida do teu próximo. Eu sou o SENHOR.17 Não aborrecerás teu irmão no teu íntimo; mas repreenderás o teu próximo e, por causa dele, não levarás sobre ti pecado.18 Não te vingarás, nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o SENHOR.

6 - GLORIFICAR A DEUS NÃO CONTRARIANDO AS ORDENS DO CRIADOR

19 Guardarás os meus estatutos; não permitirás que os teus animais se ajuntem com os de espécie diversa; no teu campo, não semearás semente de duas espécies; nem usarás roupa de dois estofos misturados.

7 - GLORIFICAR A DEUS HONRADO E RESPEITANDO TODAS AS MULHERES.

20 Se alguém se deitar com uma mulher, se for escrava desposada com outro homem e não for resgatada, nem se lhe houver dado liberdade, então, serão açoitados; não serão mortos, pois não foi libertada.

8 - GLORIFICAR A DEUS DANDO A ELE A GLÓRIA QUE É SÓ DELE

21 O homem, como oferta pela sua culpa, trará um carneiro ao SENHOR, à porta da tenda da congregação.

22 Com o carneiro da oferta pela culpa, o sacerdote fará expiação, por ele, perante o SENHOR, pelo pecado que cometeu, e ser-lhe-á perdoado o pecado que cometeu.23 Quando entrardes na terra e plantardes toda sorte de árvore de comer, ser-vos-á vedado o seu fruto; três anos vos será vedado; dele não se comerá.24 Porém, no quarto ano, todo o seu fruto será santo, será oferta de louvores ao SENHOR.25 No quinto ano, comereis fruto dela para que vos faça aumentar a sua produção. Eu sou o SENHOR, vosso Deus.

9 - GLORIFICAR A DEUS NÃO SE CONTAMINANDO COM O PAGANISMO

26 Não comereis coisa alguma com sangue; não agourareis, nem adivinhareis.27 Não cortareis o cabelo em redondo, nem danificareis as extremidades da barba.28 Pelos mortos não ferireis a vossa carne; nem fareis marca nenhuma sobre vós. Eu sou o SENHOR.29 Não contaminarás a tua filha, fazendo-a prostituir-se; para que a terra não se prostitua, nem se encha de maldade.30 Guardareis os meus sábados e reverenciareis o meu santuário. Eu sou o SENHOR.31 Não vos voltareis para os necromantes, nem para os adivinhos; não os procureis para serdes contaminados por eles. Eu sou o SENHOR, vosso Deus.

10 - GLORIFICAR A DEUS HONRANDO OS MAIS VELHOS

32 Diante das cãs te levantarás, e honrarás a presença do ancião, e temerás o teu Deus. Eu sou o SENHOR.

11 - GLORIFCAR A DEUS PRATICANDO A HOSPITALIDADE COM TODOS

33 Se o estrangeiro peregrinar na vossa terra, não o oprimireis.34 Como o natural, será entre vós o estrangeiro que peregrina convosco; amá-lo-eis como a vós mesmos, pois estrangeiros fostes na terra do Egito. Eu sou o SENHOR, vosso Deus.

12 - GLORIFICAR A DEUS PRATICANDO SEMPRE O QUE JUSTO

35 Não cometereis injustiça no juízo, nem na vara, nem no peso, nem na medida.36 Balanças justas, pesos justos, efa justo e justo him tereis. Eu sou o SENHOR, vosso Deus, que vos tirei da terra do Egito.37 Guardareis todos os meus estatutos e todos os meus juízos e os cumprireis. Eu sou o SENHOR.

 


Nenhum comentário:

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...