quarta-feira, 20 de abril de 2022

O SENHOR É O DEUS PRESENTE - A FESTA DAS TROMBETAS – Levítico 23.23-25 - Sermão 31

 Pregado em 03 de março de 2019





    Levítico 23.23-25

23Disse mais o Senhor a Moisés: 24Fala aos filhos de Israel, dizendo: No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso solene, memorial, com sonidos de trombetas, santa convocação. 25Nenhuma obra servil fareis, mas trareis oferta queimada ao Senhor.


A festa das trombetas anunciava que o tempo pertencia ao Senhor, lembrando do passado quando Deus deu a Lei e anunciando o futuro, pois se aproximava o dia da Expiação.
A festa das trombetas era no primeiro dia do sétimo mês – hoje pra nós fica entre setembro e outubro. Para eles, o primeiro mês era o que pra nós é março/ abril.
A festa das trombetas sempre era no primeiro dia do sétimo mês e este dia era transformado num sábado – um dia sem trabalho e dedicado a Deus. Ela anunciava que no outro sábado, oito dias depois seria o dia mais importante do ano, que era o dia da Expiação, do dia do perdão.
As trombetas eram tocadas para que o povo se preparasse para a próxima semana, pois no próximo sábado seria o Dia da Expiação.
A TROMBETA que era tocada tem o nome de SHOFAR. O Shofar era feito de um chifre de carneiro.
O toque do shofar era recorrente em Israel. Anunciava o início de cada sábado, de cada lua, na luz nova havia toques especiais, a cada mudança de mês.
Até hoje os israelitas tocam o chifre de carneiro ou shofar para anunciar seus dias santos.
A igreja não usa o shofar. O shofar tinha um significado que agora a pregação do Evangelho faz, que é chamar as pessoas para Deus.
Na festa, dois toques das trombetas era importantes:
O primeiro era o chamado para a reunião.
O último era a preparação para o dia do perdão.

Em termos doutrinários a Festa das Trombetas tem dois significados: O anúncio do juízo divino a também da graça divina.

I – A PRIMEIRA TROMBETA TOCADA LEMBRAVA O PASSADO E O PRESENTE.
A primeira trombeta era um chamado, uma santa convocação. Era um dia para lembrar de que o Senhor continuava presente.
A primeira trombeta apontava para o passado.
Deus se manifestou ao povo de Israel logo após a saída do Egito. Acampado ao pé do Monte Sinai, Israel foi convocado a se reunir diante do Senhor ao som do Shofar. Êxodo 19.16- 19 16 Ao amanhecer do terceiro dia, houve trovões, e relâmpagos, e uma espessa nuvem sobre o monte, e mui forte clangor de trombeta, de maneira que todo o povo que estava no arraial se estremeceu. 17 E Moisés levou o povo fora do arraial ao encontro de Deus; e puseram-se ao pé do monte.
18 Todo o monte Sinai fumegava, porque o SENHOR descera sobre ele em fogo; a sua fumaça subiu como fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia grandemente. 19 E o clangor da trombeta ia aumentando cada vez mais; Moisés falava, e Deus lhe respondia no trovão.

Neste dia o povo israelita foi ao encontro com Deus que o havia remido e, portanto, possuía direitos reais de governar sobre eles como Senhor. Ali, a Lei foi promulgada. Ali a santidade de Deus foi revelada, ao ser humano foi exigido que se santificasse e duas obras divinas foram reveladas: O juízo e a Graça. O juízo como punição ao pecado, a graça como dádiva divina aos escolhidos.
Deus se declarava como o Rei das nações, sobre a terra. O Deus de Israel não era uma simples divindade territorial, como era os ídolos das nações. O toque do Shofar anunciava que Deus estava convocando o povo e que ele estava presente.
Salmos 47. 5 Subiu Deus por entre aclamações, o SENHOR, ao som de trombeta.
6 Salmodiai a Deus, cantai louvores; salmodiai ao nosso Rei, cantai louvores.
7 Deus é o Rei de toda a terra; salmodiai com harmonioso cântico.
8 Deus reina sobre as nações; Deus se assenta no seu santo trono.
9 Os príncipes dos povos se reúnem, o povo do Deus de Abraão, porque a Deus pertencem os escudos da terra; ele se exaltou gloriosamente.
A Festa das Trombetas com o tempo mudou o seu significado em Israel. O Judaísmo posterior colocou como festa do ano novo, tirando o seu significado original.

II – A ÚLTIMA TROMBETA ANUNCIAVA O FUTURO.
A última trombeta tocada neste dia era um anúncio para o futuro.
A última trombeta anunciava que no sábado seguinte haveria o dia da Expiação.
Era um toque de preparação.
No Novo Testamento, a última trombeta é associada à Volta do Senhor.
A última trombeta tem um significado especial no Novo Testamento, pois anuncia a consumação de toda a história da salvação.
Vai ser o fim de tudo que este mundo é o começo do novo mundo de Deus.

Veja que no Livro do Apocalipse são tocadas Sete Trombetas.
Apocalipse 8.2-13
2 Então, vi os sete anjos que se acham em pé diante de Deus, e lhes foram dadas sete trombetas.
3 Veio outro anjo e ficou de pé junto ao altar, com um incensário de ouro, e foi-lhe dado muito incenso para oferecê-lo com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro que se acha diante do trono;
4 e da mão do anjo subiu à presença de Deus a fumaça do incenso, com as orações dos santos.
5 E o anjo tomou o incensário, encheu-o do fogo do altar e o atirou à terra. E houve trovões, vozes, relâmpagos e terremoto.
6 Então, os sete anjos que tinham as sete trombetas prepararam-se para tocar.
7 O primeiro anjo tocou a trombeta, e houve saraiva e fogo de mistura com sangue, e foram atirados à terra. Foi, então, queimada a terça parte da terra, e das árvores, e também toda erva verde.
8 O segundo anjo tocou a trombeta, e uma como que grande montanha ardendo em chamas foi atirada ao mar, cuja terça parte se tornou em sangue,
9 e morreu a terça parte da criação que tinha vida, existente no mar, e foi destruída a terça parte das embarcações.
10 O terceiro anjo tocou a trombeta, e caiu do céu sobre a terça parte dos rios, e sobre as fontes das águas uma grande estrela, ardendo como tocha.
11 O nome da estrela é Absinto; e a terça parte das águas se tornou em absinto, e muitos dos homens morreram por causa dessas águas, porque se tornaram amargosas.
12 O quarto anjo tocou a trombeta, e foi ferida a terça parte do sol, da lua e das estrelas, para que a terça parte deles escurecesse e, na sua terça parte, não brilhasse, tanto o dia como também a noite.
13 Então, vi e ouvi uma águia que, voando pelo meio do céu, dizia em grande voz: Ai! Ai! Ai dos que moram na terra, por causa das restantes vozes da trombeta dos três anjos que ainda têm de tocar!


Apocalipse 11.15 O sétimo anjo tocou a trombeta, e houve no céu grandes vozes, dizendo: O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos.
16 E os vinte e quatro anciãos que se encontram sentados no seu trono, diante de Deus, prostraram-se sobre o seu rosto e adoraram a Deus,
17 dizendo: Graças te damos, Senhor Deus, Todo-Poderoso, que és e que era, porque assumiste o teu grande poder e passaste a reinar.
18 Na verdade, as nações se enfureceram; chegou, porém, a tua ira, e o tempo determinado para serem julgados os mortos, para se dar o galardão aos teus servos, os profetas, aos santos e aos que temem o teu nome, tanto aos pequenos como aos grandes, e para destruíres os que destroem a terra.
19 Abriu-se, então, o santuário de Deus, que se acha no céu, e foi vista a arca da Aliança no seu santuário, e sobrevieram relâmpagos, vozes, trovões, terremoto e grande saraivada.

As Sete Trombetas contam história das consequências do pecado, de todo o mal que ele causa na terra, de todas as catástrofes. Já a última Trombeta anuncia o fim de tudo e o começo do mundo onde Cristo é o Senhor. A Sétima Trombeta nos mostra a morte de Jesus na cruz, o anúncio do Juízo definitivo e a redenção dos salvos.

O autor dos Hebreus faz um contraste entre a Primeira Trombeta e a última.
Hebreus 12 18 Ora, não tendes chegado ao fogo palpável e ardente, e à escuridão, e às trevas, e à tempestade,
19 e ao clangor da trombeta, e ao som de palavras tais, que quantos o ouviram suplicaram que não se lhes falasse mais,
20 pois já não suportavam o que lhes era ordenado: Até um animal, se tocar o monte, será apedrejado.
21 Na verdade, de tal modo era horrível o espetáculo, que Moisés disse: Sinto-me aterrado e trêmulo!
22 Mas tendes chegado ao monte Sião e à cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial, e a incontáveis hostes de anjos, e à universal assembleia
23 e igreja dos primogênitos arrolados nos céus, e a Deus, o Juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados,
24 e a Jesus, o Mediador da nova aliança, e ao sangue da aspersão que fala coisas superiores ao que fala o próprio Abel.
25 Tende cuidado, não recuseis ao que fala. Pois, se não escaparam aqueles que recusaram ouvir quem, divinamente, os advertia sobre a terra, muito menos nós, os que nos desviamos daquele que dos céus nos adverte,
26 aquele, cuja voz abalou, então, a terra; agora, porém, ele promete, dizendo: Ainda uma vez por todas, farei abalar não só a terra, mas também o céu.
27 Ora, esta palavra: Ainda uma vez por todas significa a remoção dessas coisas abaladas, como tinham sido feitas, para que as coisas que não são abaladas permaneçam.
28 Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor;
29 porque o nosso Deus é fogo consumidor.

A última trombeta, portanto aponta para a redenção até a glorificação. Paulo diz que ao ressoar a última trombeta acontecerá a ressurreição.
1 Coríntios 15 51 Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, 52 num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.

1 Tessalonicenses 4. 14 Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem. 15 Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. 16 Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; 17 depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. 18 Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras.

Portanto, meus irmãos, precisamos ver tudo á luz de Cristo. A festa das Trombetas apontavam para a obra de Cristo desde o seu cumprimento da Lei até a sua gloriosa segunda vinda.

Assim como os israelitas viviam na expectativa do toque das trombetas, do toque do Shofar – assim, devemos viver na expectativa da Volta do Senhor. Aguardando a sua Segunda Vinda. Não naquela espera do “tomara que venha” – mas na expectativa de o seu Reino seja consumado em todo mundo. Que a glória do Reino exceda os limites da igreja. Que o pecado seja extinto da terra. Que a glória eterna venha. Que o Juízo final aconteça.

Na esperança de que a glória de Deus
se manifeste em todo mundo - a melhor maneira
de aguardar a Parousía, a Segunda Vinda de Jesus,
é vivendo a realidade
dela aqui e agora - antecipando
as virtudes do mundo porvir
entre nós
e os que nos cercam.





Nenhum comentário:

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...