domingo, 24 de abril de 2022

DEMÉTRIO - UM CRISTÃO MISSIONAL - Terceira Carta de João - Parte 03

 Pregado em 05 de maio de 2019



           

EXPOSIÇÃO DA TERCEIRA CARTA DE JOÃO - III

1 O presbítero ao amado Gaio, a quem eu amo na verdade. 2 Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma. 3 Pois fiquei sobremodo alegre pela vinda de irmãos e pelo seu testemunho da tua verdade, como tu andas na verdade. 4 Não tenho maior alegria do que esta, a de ouvir que meus filhos andam na verdade. 5 Amado, procedes fielmente naquilo que praticas para com os irmãos, e isto fazes mesmo quando são estrangeiros, 6 os quais, perante a igreja, deram testemunho do teu amor. Bem farás encaminhando-os em sua jornada por modo digno de Deus; 7 pois por causa do Nome foi que saíram, nada recebendo dos gentios. 8 Portanto, devemos acolher esses irmãos, para nos tornarmos cooperadores da verdade. 9 Escrevi alguma coisa à igreja; mas Diótrefes, que gosta de exercer a primazia entre eles, não nos dá acolhida. 10 Por isso, se eu for aí, far-lhe-ei lembradas as obras que ele pratica, proferindo contra nós palavras maliciosas. E, não satisfeito com estas coisas, nem ele mesmo acolhe os irmãos, como impede os que querem recebê-los e os expulsa da igreja. 11 Amado, não imites o que é mau, senão o que é bom. Aquele que pratica o bem procede de Deus; aquele que pratica o mal jamais viu a Deus. 12 Quanto a Demétrio, todos lhe dão testemunho, até a própria verdade, e nós também damos testemunho; e sabes que o nosso testemunho é verdadeiro. 13 Muitas coisas tinha que te escrever; todavia, não quis fazê-lo com tinta e pena, 14 pois, em breve, espero ver-te. Então, conversaremos de viva voz. 15 A paz seja contigo. Os amigos te saúdam. Saúda os amigos, nome por nome.

 Demétrio era um cristão digno de ser chamado cristão, pois honrava o nome de Jesus Cristo na doutrina e na vida.

 O presbítero esta escrevendo uma mensagem para Gaio e dando testemunho de sua piedade pessoal e seu amor para com os irmãos, exercendo com excelência a hospitalidade cristã.

Ao mesmo tempo, condena um outro irmão, provavelmente um líder da igreja que não era uma referência quanto à piedade pessoal, não acolhia os irmãos e ainda excomungava, expulsava da igreja os que praticam a hospitalidade.

Diótrefes é denunciado por seu sentimento e postura de superioridade. Seu amor à primazia e domínio sobre os irmãos.

Diótrefes também é denunciado por que aliava palavras más, com obras más, espalhando notícias maliciosas para desqualificar o presbítero diante dos irmãos.

Outro pecado que Diótrefes cometia, é que agindo assim, com postura egoísta, ele agia intencionalmente contra o evangelho. Ele se tornava um obstáculo para a pregação do Evangelho, logo ele que deveria contribuir para a propagação no nome de Jesus. Por fim, João deixa claro que Gaio não deveria imitar as obras más de Diótrefes, porque, ele ao não praticar o bem aos irmãos, praticava mesmo era o mal.

O grande problema de Diótrefes, era o seu amor próprio. Ele tinhas suas afeições centradas em si mesmo.

O amor próprio exagerado vicia todas as relações. Diótrefes difamou a João, tratou com pouco caso os missionários e excomungou os crentes leais porque em seu egoísmo, vaidade e ambição queria ter a preeminência. A vaidade pessoal está na raiz da maioria das dissensões em toda a igreja local hoje.

O cristão centrado em si mesmo não colabora com a igreja.

O cristão centrado em si mesmo é um empecilho, um obstáculo para o crescimento da igreja e do evangelho que não precisa ter.

O cristão centrado em si mesmo, não se compromete com a missão, mas faz apenas o que lhe convém.

O cristão centrado em si mesmo, não compromete com a missão e com a igreja, mas usa a igreja para sentir-se religioso.

O cristão centrado em si mesmo, é um consumidor do evangelho e não um missionário no mundo.

O cristão centrado em si mesmo, não vive em missão, mas satisfaz a si mesmo, vivendo uma religiosidade enganosa, que supre limitadamente apenas a si mesmo.

Por isso, João faz um elogio teológico a um outro irmão, chamado Demétrio.

Uma ideia bem aceita é que Demétrio seria o mensageiro que estava levando a carta a Gaio. Outra ideia bem aceita é eram três pastores. Gaio um que estava começando e Diótrefes e Demétrio, pastores mais antigos. João então, mostra a diferença entre os dois, e quem ele deveria imitar. De acordo com uma famosa obra do final do século IV – As Constituições Apostólicas, que tentava rastrear o ministério dos Apóstolos, João nomearia Demétrio como bispo de Filadélfia, e seria ele o pastor na época da Carta escrita no Apocalipse.

Vejamos os elogios à Demétrio.

I – DEMÉTRIO POSSUIA UM PIEDADE PESSOAL NOTÓRIA - v.12 Quanto a Demétrio, todos lhe dão testemunho

Esta é uma constatação grandiosa. O termo usado “lhe dão testemunho” traduz – memarturetai – que comunica a ideia de um testemunho constante e contundente.

Ele era um cristão que tinha um testemunho de vida reconhecido e admirado. Se ele realmente era um pastor – presbítero ou bispo, ele possuía uma estatura espiritual reconhecida na igreja da época. Precisamos de pastores assim, de cristãos assim.

Precisamos de gente com estatura espiritual que honrem o nome de Jesus. Que sejam dignos de serem chamados de cristãos.

II – DEMÉTRIO ENCARNAVA A DOUTRINA QUE PROFESSA NA SUA VIDA PÚBLICA - v. 12 Quanto a Demétrio, todos lhe dão testemunho, até a própria verdade

Seguramente significa que a genuidade cristã, a vida piedosa de Demétrio não precisava da prova dos outros, apesar do testemunho de todos. Ela provava-se por si mesma. A verdade que ele professava estava encarnada nele. A doutrina crida e confessada por ele, se ajustava perfeitamente à sua vida na prática.

Como temos falta disto. Cristãos que confessem a doutrina verdadeira. Que sejam creiam na doutrina correta, mas que também tenha a vida correta.

Um dos grandes problemas para o cristianismo hoje é o mal testemunho dos cristãos. Cristãos que não amam. Cristãos que mentem. Cristãos que odeiam, cristãos que ofendem, que não perdoam, que não possuem graça e misericórdia. Cristãos que são péssimos maridos, péssimas esposas. Cristãos que são péssimos filhos. Cristãos que adulteram. Cristãos que não praticam o cristianismo.

III – A VIDA PIEDOSA DE DEMÉTRIO IMPRESSIONAVA ATÉ MESMO O APÓSTOLO JOÃO - v.12 e nós também damos testemunho; e sabes que o nosso testemunho é verdadeiro.

Esta afirmação “nós” refere-se ao próprio João que dá testemunho de Demétrio. Eu também dou testemunho dele. Isto seria o bastante para Gaio porque, mesmo que ele não conhecesse nenhum de todos os que tinham dado testemunho de Demétrio – ele poderia confiar no testemunho de João, que era verdadeiro. O fato de João, um apóstolo que andou com Jesus, dar testemunho de uma pessoa com tanta ênfase, não deixa de ser impressionante. Demétrio era um cristão que honrava o nome de Jesus. Era um cristão digno de ser chamado cristão. Boa parte dos cristãos nem sequer imaginam como era um cristão dos primeiros séculos. Não imaginam os desafios que eles tinham que enfrentar. Não imaginam as renúncias  que carregavam por amor de Jesus.

Não imagina o comprometimento com a causa. Principalmente isso, o amor por Jesus, o amor pelo Evangelho, o amor pela causa. Eles, todos eles eram mártires em potencial. A palavra – testemunho ou testemunha – é no original o termo mártir. Todo o cristão sabia que era um mártir.

Os  cristãos hoje não fazem ideia do que seja isso.

IV – DEMÉTRIO ERA UM CRISTÃO DIGNO DE SER CHAMADO CRISTÃO - 

v.12 Quanto a Demétrio, todos lhe dão testemunho, até a própria verdade, e nós também damos testemunho; e sabes que o nosso testemunho é verdadeiro.

Não há outro testemunho igual no Novo Testamento. Todos lhe dão testemunho – Demétrio havia conquistado o respeito, a admiração de toda a comunidade cristã, por sua vida piedosa. Sua vida impactava as outras pessoas, porque vivia o Evangelho na prática.

Até a própria verdade – Disso inferimos que Demétrio vivia de acordo com os mandamentos da Palavra de Deus. Ele não apenas confessava a verdadeira doutrina, mas vivia, praticava.

Nós também, damos testemunho dele – O próprio apóstolo testemunhava sobre a integridade cristã de Demétrio. Todos, a Verdade e eu. Esta é a tríade usada para falar dele.

Sobre Abraão, é dito que era amigo de Deus.

Sobre Jó, é dito que era íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal.

Sobre Davi, que era um homem segundo o coração de Deus.

Sobre Cornélio, é dito que era piedoso e temente a Deus com toda a sua casa.

Estes são alguns notáveis testemunhos das Escrituras sobre alguns personagens. Demétrio, que não se sabe nada sobre ele, é incluído entre estes testemunhos.

Esta deveria ser a vida normal do cristão.

Hebreus 11. 35 Alguns foram torturados, não aceitando seu resgate, para obterem superior ressurreição; 36 outros, por sua vez, passaram pela prova de escárnios e açoites, sim, até de algemas e prisões. 37 Foram apedrejados, provados, serrados pelo meio, mortos a fio de espada; andaram peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos, maltratados 38 (homens dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, pelos montes, pelas covas, pelos antros da terra. 39 Ora, todos estes que obtiveram bom testemunho por sua fé 

Hebreus 12. 1 Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, 2 olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus. 3 Considerai, pois, atentamente, aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos fatigueis, desmaiando em vossa alma.

O cristão é uma testemunha de Jesus. Os cristãos eram chamados assim pelo testemunho que davam. Eles eram chamados no Império Romano também de nazarenos. Eles  mostram Cristo ao mundo. Demétrio era um deles. Era digno de ser chamado seguidor de Jesus.

A pergunta hoje é se grande parte dos cristãos hoje não são fracos, com testemunhos fracos?

A conclusão deste sermão é uma via contrária ao encerramento do anterior.

Demétrio não era um cristão centrado em si mesmo – mas era um cristão comprometido ao contrário de Diótrefes.

O cristão comprometido tem paixão pela igreja e tem amor em colaborar com a igreja e com os irmãos.

O cristão comprometido trabalha para o avanço do Evangelho.

O cristão comprometido vive em missão e é um missionário no mundo

 

Nenhum comentário:

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...