quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Série - Os Cinco Pontos do Calvinismo - Quinto Ponto - Perseverança dos Santos


Pregado em 05 de agosto de 2018 - Na Capela Missional - Igreja Cristã de Confissão Reformada em Porto Alegre.
  
                                   O Quinto Ponto - A Perseverança dos Santos
                        
                        A PERSEVERANÇA DOS SALVOS - Jo 6.37, 44-45.
37 Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora. 44 Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. 45 Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que da parte do Pai tem ouvido e aprendido, esse vem a mim.

Aqueles que o Pai dá ao Filho, não se perderão, antes perseverarão até o fim na salvação.
Esta doutrina nos Cinco Pontos é Perseverança dos Santos.
Chamamos de Perseverança dos salvos. Ele é  mencionada como Perseverança final do santos. Perseverança na santidade.
A doutrina da perseverança dos salvos até o fim é a grande segurança do cristão.
A alegria da salvação é experimentada por aqueles que sabem que receberam a salvação pelo salvador e que o salvador o será até o fim.
A frase – uma vez salvo, salvo para sempre – não pode ser enunciada sem o seu devido significado. Não significa que a pessoa que foi salva por Cristo, pode viver qualquer tipo de vida, longe do salvador – isso significaria que ela não foi salva pelo salvador.

Vamos ver novamente as proposições tiradas do texto:
1 – O Pai dá algumas pessoas ao Filho.
v.37 Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim
2 – Aqueles que o Pai dá ao Filho, com certeza crerão no Filho. 
v.37 - esse virá a mim
3 – Aqueles que creem – o Filho não deixará que se percam.
 v.37 e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.
4 – Ninguém crerá no Filho se o Pai não o levar a crer -
v.44 Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer;
5 – Aqueles que o Pai dá ao Filho, serão do Filho para sempre -
v.44 Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.

Diante disso somos chamados a entender a Perseverança final dos salvos.
- I –
 OS SALVOS SÃO ESCOLHIDOS DESDE A ETERNIDADE.
É o Pai que dá pessoas ao filho. Não são as pessoas que simplesmente escolhem o Filho de Deus. É Deus quem escolhe pessoas para seu Filho.
A doutrina da perseverança dos santos deriva da verdade da eleição incondicional – É Deus quem nos salva. Os salvos são escolhidos desde a eternidade. E faz parte da graça irresistível – É Deus quem chama os escolhidos. Os que ele chama com certeza serão salvos. Ele vêm à Cristo com certeza. É um chamado irresistível. Os que são chamados vêm a Cristo e os que Vêm a Cristo, permanecerão em Cristo atá fim.

- II – 
OS SALVOS VÊM A CRISTO E PERMANECERÃO EM CRISTO.
O Filho não deixará que se percam. v.37 e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.
Veja que é uma garantia do filho de Deus. É uma obra do Filho de Deus. Não se trata de um salvo conduto a uma vida de pecado. 
É uma afronta à obra de Cristo e à doutrina afirmar que uma pessoa pode ser salva vivendo sem santificação na vida. Porque aqueles que Deus salva, ele também santifica.
 Se Deus não está santificando uma pessoa, conduzindo esta pessoa à santidade, esta pessoa não foi vocacionada com a vocação eficaz. Aquele que rejeita o chamado à santidade é porque rejeitou o chamado à salvação – logo ele não foi chamado, porque a chamada à salvação é eficaz.
Veja o que as Escrituras afirmam:
1João 3.9 – Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática do pecado; pois o que permanece nele é a divina semente.

- III - 
OS SALVOS FORAM SALVOS DA PERDIÇÃO E NÃO SE PERDERÃO NOVAMENTE.  – Aqueles que creem – o Filho não deixará que se percam.
v.37 e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.
O novo nascimento é o sinal da salvação. O Espírito Santo é quem regenera. Ele quem faz a pessoa nascer de novo. Uma vez nascido de novo, não haverá outro novo nascimento.
Não existe algo do tipo, a pessoa nasceu de novo, se perde, volta nasce de novo, se perde novamente e nasce de novo novamente.
Aquela pessoa que tem seu nome escrito no livro da vida, não terá seu nome apagado. Ou seu nome está escrito ou não será escrito. 
Se está escrito não será apagado. Aqueles quem o Filho recebe, ele não deixará que ser percam. Ele de  modo nenhum lançará fora. São dele. Pertecem a ele. São de Cristo. São salvos. São preservados.
João 10. 27 - 29 – As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, eternamente, e ninguém as arrebatará da minha mão.
Mas note que isso não é uma afirmação de indolência. Isso não significa falta de esforço em vencer o pecado.
Rom 6.11 – Assim vós considerai-vos mortos para o pecado e vivos para Deus.

- IV – 
OS SALVOS SÃO SALVOS POR DEUS, POR MEIO DE CRISTO E SÃO SALVOS PARA SEMPRE.
v.44 Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia
Esta é a doutrina da perseverança na santidade ou perseverança dos santos. Deus chama para a salvação e capacita o cristão de tal forma que ele persevera salvo até o fim. Aquele que é salvo não se perderá finalmente.
As promessas de Deus garantem a nossa segurança em Cristo.
A certeza da salvação vem da garantia dada por Deus.
Deus é quem capacita o salvo a permanecer salvo até o fim.
Isaías 32.40 – Farei com eles Aliança eterna, segundo a qual não lhes deixarei de fazer o bem; e porei o meu temor no seu coração, para que nunca se apartem de mim.
Aquele que recebeu fé para a salvação, a recebeu de Deus. Foi obra da graça de Deus e não fruto da natureza humana.
A fé para a salvação recebida da parte de Deus é firme e suficiente para a salvação. Por isso afirmamos – somente a fé.
Visto que a fé é firme e imutável, ela nunca será anulada, pois está fundada unicamente na graça de Deus e não na obediência humana.
Tudo é obra de Deus até a obediência que segue a fé para a salvação.

Agostinho – Deus quis que pertencesse somente à sua graça, sem ela a pessoa não vai à ele, e quis que pertencesse somente à sua graça que a pessoa não se aparte dele.

Você recebeu o chamado à salvação, foi um chamado de Deus à sua alma.
Você recebeu o chamado à salvação, e o chamado à salvação inclui um chamado à santidade.
Você recebeu o chamado à salvação, isso significa que você foi livre da condenação do pecado, mas lembre que recebeu também a provisão para não viver mais no pecado.
Não duvide da sua salvação, porque foi Deus que te chamou para Cristo e Cristo sendo teu salvador agora, será teu salvador até o fim.

Nenhum comentário:

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...