segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Sermão sobre a Oração - Exposição do Breve Catecismo - Pergunta 98


Pregado em 13 de maio de 2018 - na Capela Missional - Igreja Cristã de Confissão Reformada em Porto Alegre




PERGUNTA 98. O que é Oração?
R. A Oração é um santo oferecimento dos nossos desejos a Deus, por coisas conformes com a sua vontade, em nome de Cristo, com a confissão dos nossos pecados, e um agradecido reconhecimento das suas misericórdias.

APRENDENDO COM A ORAÇÃO DE NEEMIAS - Ne 1.1-11
1 As palavras de Neemias, filho de Hacalias. No mês de quisleu, no ano vigésimo, estando eu na cidadela de Susã, 2 veio Hanani, um de meus irmãos, com alguns de Judá; então, lhes perguntei pelos judeus que escaparam e que não foram levados para o exílio e acerca de Jerusalém. 3 Disseram-me: Os restantes, que não foram levados para o exílio e se acham lá na província, estão em grande miséria e desprezo; os muros de Jerusalém estão derribados, e as suas portas, queimadas. 4 Tendo eu ouvido estas palavras, assentei-me, e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus. 5 E disse: ah! SENHOR, Deus dos céus, Deus grande e temível, que guardas a aliança e a misericórdia para com aqueles que te amam e guardam os teus mandamentos! 6 Estejam, pois, atentos os teus ouvidos, e os teus olhos, abertos, para acudires à oração do teu servo, que hoje faço à tua presença, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, os quais temos cometido contra ti; pois eu e a casa de meu pai temos pecado. 7 Temos procedido de todo corruptamente contra ti, não temos guardado os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos que ordenaste a Moisés, teu servo. 8 Lembra-te da palavra que ordenaste a Moisés, teu servo, dizendo: Se transgredirdes, eu vos espalharei por entre os povos; 9 mas, se vos converterdes a mim, e guardardes os meus mandamentos, e os cumprirdes, então, ainda que os vossos rejeitados estejam pelas extremidades do céu, de lá os ajuntarei e os trarei para o lugar que tenho escolhido para ali fazer habitar o meu nome. 10 Estes ainda são teus servos e o teu povo que resgataste com teu grande poder e com tua mão poderosa. 11 Ah! Senhor, estejam, pois, atentos os teus ouvidos à oração do teu servo e à dos teus servos que se agradam de temer o teu nome; concede que seja bem sucedido hoje o teu servo e dá-lhe mercê perante este homem. Nesse tempo eu era copeiro do rei.




A oração é nosso principal exercício devocional, pois revela o quanto conhecemos a Deus e dependemos dele.

Devemos orar sempre e sempre devemos orar.
A atitude de orar não se encontra entre as principais atividades das pessoas. Muitos acham que é uma atitude ultrapassada.
Existem pessoas, porém que estão descobrindo que a oração os sustenta quando os problemas que enfrentam parecem maiores que elas.
A oração é um decreto divino. A oração foi "inventada" por Deus. Não é uma criação da criatividade humana. Como vem de Deus, Ele escuta a oração. Ele escuta a oração de quem ora a "sua" oração.
Sl 10.17 - Tens ouvido, SENHOR, o desejo dos humildes; tu lhes fortalecerás o coração e lhes acudirás,
Sl 145.19 - Ele acode à vontade dos que o temem; atende-lhes o clamor e os salva.
 1Jo 5.14 - E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve.
1 Jo 1.9 - Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.
Jo 16.23-24 - Naquele dia, nada me perguntareis. Em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes alguma coisa ao Pai, ele vo-la concederá em meu nome. 24 Até agora nada tendes pedido em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa.
Fp 4.6 -  Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças
Neste texto Neemias nos conta sua experiência com a oração. Ele soube noticias que seu povo e que a cidade de Jerusalém encontrava-se em miséria. Ele estava em outro país e sentia-se impossibilitado de ajudar. O que ele fez. Voltou-se para Deus em oração. Esta história se passa cerca de 80 anos depois do fim do Cativeiro Babilônico.
Do seu exemplo na oração podemos aprender como a oração pode tornar-se um fator decisivo em nossa vida.
Ao analisarmos a experiência da oração de Neemias chegamos a algumas conclusões que são lições práticas para nossa vida.
I - A ORAÇÃO DE NEEMIAS NASCEU DE UMA NECESSIDADE URGENTE E ESPECÍFICA – A SITUAÇÃO DE JERUSALÉM E DO POVO. VS 1-4
Muitas de nossas orações são vagas, vazias. São apenas pedidos a Deus que abençoe a alguém ou a nós mesmos. Quando oramos por alguém geralmente não procuramos saber a real situação e necessidade da pessoa. Quando quisermos orar por alguém devemos entender que devemos nos concentrar numa luta por aquela pessoa. A oração disse Jesus, não é mera tagarelice, é uma guerra. O relato de Hanani era um relato preocupante. E o conhecimento das condições daquelas pessoas leva Neemias a orar. Ele passa dias orando e jejuando. Ele não soltou apenas algumas palavras. Ele lutou em oração.
Primeira lição – a oração deve proceder do conhecimento de uma necessidade especifica.
II - A ORAÇÃO DE NEEMIAS REVELA QUE ELE CONHECIA A DEUS E O REVENRECIAVA PROFUNDAMENTE – V.5
Neemias começa sua oração exaltando ao Senhor. “Ó Senhor, Deus dos céus, Deus grande e Temível...”.
Ele focaliza sua oração sobre a grandeza daquele de quem se aproxima. Ele está diante da majestade do Senhor, reconhece e declara isso. Quanto mais ele declara a grandeza do Senhor, menor se torna seu problema. Menos medo da vida ele tem. O Senhor Jesus nos ensinou este tipo de oração, na oração do Pai Nosso.
Segunda lição – a oração deve ser fruto da reverência a Deus
III - A ORAÇÃO DE NEEMIAS REVELA QUE ELE TINHA CONHECIMENTO DA SITUAÇÃO ESPIRITUAL DO POVO – VS 6-7
Neemias reconhece que é um pecador. Ele não está ali para fazer nem uma exigência a Deus. Ele não diz que tem algum direito. Ele não está em uma posição de colocar Deus contra a parede. Ele se confessa um pecador.
Terceira lição – a oração deve ser fruto de um coração arrependido
IV - A ORAÇÃO DE NEEMIAS REVELA QUE ELE TINHA CONHECIMENTO DO PACTO DE DEUS COM SEUS POVO. VS 8-9
Muitas de nossas orações são ocasionais, descompromissadas. A oração de Neemias demonstra que ele conhecia as promessas do Senhor, ele conhecia a Palavra de Deus. Demonstra também como a Palavra controlava sua vida.
Quarta lição – a oração deve se basear numa aliança com Deus.
V - A ORAÇÃO DE NEEMIAS REVELA QUE ELE TINHA UMA PRATICA DEVOCICIONAL DE LOUVOR A DEUS. V.10
Muitas pessoas oram, mas só pedem. Pedir é muito importante, mas não esqueça de agradecer a Deus, reconhecendo que ele tem agido na sua vida.
Quinta lição – a oração deve também louvar a Deus.
VI -  A ORAÇÃO DE NEEMIAS, REVELA QUE MANTERIA UMA ATITUDE DE PERSEVERANÇA NA ORAÇÃO. V.11
Suas palavras finais neste texto revelam que ele seguirá orando. Na continuação do texto chegamos a conclusão que ele orou quatro meses até que a resposta viesse. Há muitas pessoas que oram, seguem o mesmo exemplo da oração de Neemias, mas não obtém o resultado que ele obteve, mas falham em perseverar. Ele continuou orando. Muitas vezes começamos a orar e depois não perseveramos. Ele poderia orar uma ou duas vezes e depois deixar tudo como estava.
Sexta lição – a oração deve ser perseverante
A oração nos prepara para receber a resposta.
Não podemos orar como se estivéssemos apertando um botão de um micro-ondas ou uma sineta que chama um atendente.
Não podemos orar como se o Senhor fosse um garoto de recados que saltasse sempre que ocasionalmente soltamos nossas palavras. Não podemos orar apenas uma ou duas vezes e já cobrarmos uma resposta. A oração coloca nossa vida em conformidade com a vontade de Deus.
A oração nos prepara para receber a resposta.
A oração fortalece nosso propósito de vida. estabelece e firma nossos planos. A oração nos eleva da desconfiança para a confiança. Da incredulidade para a fé. Da independência para a dependência de Deus. Os autossuficientes não oram, apenas falam consigo mesmos. Os autossatisfeitos não tem conhecimento de sua necessidade.
A oração também tem o poder de colocar os problemas no lugar deles. Todos eles são menos do que o Senhor.
A oração nos dá novas perspectivas. Abre nossos olhos para coisas nunca vistas antes. A oração também não é fruto nem reflexos de mentes e corações egoístas.
A oração torna Deus maior para nós e quanto maior o Senhor se torna para nós, menor é nossa visão dos problemas.
Para concluir: nossas orações diárias diminuem nossas preocupações diárias. Jesus orava sempre. Devemos orar sempre. Neemias era um homem de grandes orações e foi um homem de grandes ações.
Vamos analisar:
Você tem vida devocional e quão intensa é sua prática devocional?
Qual sua posição quanto à oração?
O quanto você acha importante orar?
Você ora? Como você ora? Com quem aprendeu? 
Lembrando que a verdadeira oração é de acordo com a revelação de Deus - sua oração é bíblica? É de acordo com a vontade de Deus?

Nenhum comentário:

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...